terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Vendetta (arcades)

Arcade / Konami / 1991

O gênero porrada de rua (ou beat'n up, pros íntimos), sempre fez sucesso em uma época remota, tanto em arcades quanto em consoles caseiros.Eu lembro das filas que Double Dragon, o simples
jogo de quebra pau com os irmãos Lee, formavam nos arcades de fundo de bares daqui da minha cidade.

Acho que, tanto eu quanto muitos que lêem esse blogs, tem uma apego bem grande com esse gênero que nos proporcionou (e ainda proporciona) muitas alegrias enquanto socamos pessoas random pelas ruas, geralmente pra salvar alguma mocinha em perigo.

Eu diria que esse gênero resume muito bem toda a cultura da época dos anos 80 e 90, onde bater em inimigos com pedras, latões e bastões estava muito acima de qualquer outra coisa na cabeça de muito moleque rato de fliperama.




Mas vamos parar de blá blá blá, o jogo que escolhi hoje é um grande ícone da época, que infelizmente eu só vim a conhecer de fato no nosso saudoso MAME, o emulador múltiplo de arcades. Vendetta esteve por muitos anos na minha cabeça, no meu inconsciente, como um jogo fodão de luta no qual eu gastei muitas fichas e nunca passei sequer da primeira fase.

É como aquele amigo antigo que a gente tem certeza de que conhece quando o revemos em alguma ocasião da vida. Pois bem, falemos do dito cujo então.



Vendetta é um beat'n up de qualidade, pelo menos pra época. Trazia quatro marmanjões enormes com cara de mau, que fazem parte da gangue Cobras, e tinham a missão clássica de salvar alguma esperta que foi raptada por inúmeras gangues dos piores tipos da cidade. São eles:



Blood: ex-lutador, daqueles que brigavam por dinheiro em uma espécie de rinha;
Hawk: lutador de luta-livre profissional;
Boomer: lutador de artes marciais e cosplay do Guile nas horas vagas;
Sledge: ex-militar que adora uma porrada e usa moicano, o que lhe dá mai respeito;
Kate: a raptada no jogo (aka useless);

Acho que esse enredo era divido por 90% dos jogos da época, e isso entre TODOS os gêneros, não só peleja de rua. Pois bem, a tal garota foi raptada e precisamos espancar todo meliante da cidade que se colocar no caminho em busca do seu cativeiro e libertá-la. Simples e direto.

Os gráficos do jogo são ótimos. Não são todos os arcades que tem gráficos tão definidos assim, as cores são vivas e os cenários, bastante variados. Os golpes são bem variados também, indo desde agarrões, chutes, socos e um golpe usado com os dois botões, geralmente uma voadora ou golpe pra frente, que derruba o inimigo na hora.

Os inimigos caídos podem ser chutados no chão, o que ajuda quando um chefe cai e juntam-se os 4 jogadores pra bicudar o vagabundo até ele mijar de dor. Um contra aqui é não existir botão de pulo, portanto, nada de apelar com voadoras nos inimigos.

Pra contra balancear, os golpes especiais não consomem energia, podendo ser usados sempre que necessário.

O jogo, como todo arcade, é difícil. Não é surpresa chegar no final da primeira fase e já ter gasto uns 2 continues (fichas). Os chefes são implacáveis e atacam sem dó.

Claro, existem macetes pra cada um deles. Apesar da dificuldade, Vendetta não é um jogo longo, existem umas 5 etapas, que podem ser vencidas rapidamente, caso o jogador já tenha alguma manha com os golpes.

Apesar de ter 4 personagens (cada qual escolhido de acordo com os controles, como no jogo dos Simpsons), todos são praticamente iguais, sendo as diferenças apenas nos golpes. Particularmente, o carinha de amarelo (Boomer) eu achei mais rápido, mas deve ser só impressão de um velho cujos reflexos já estão talvez desregulados...

Os cenários são lotados de itens que podem ser pegos e usados nos inimigos. Desde os clássicos latões, garrafas de molotov, vasos, placas, bastões, chicotes, correntes e mais um sem número de itens podem ser achados ou pegos dos inimigos. Isso dá mais uma variedade boa ao combate, que já é variado o bastante.

As músicas são as clássicas dos jogos desse tipo, geralmente um techno simples, muito longe da qualidade de um Streets of Rage, mas não faz feio. Destaque pros golpes mais pesados e explosões, com um grave bem bacana que devia fazer a máquina pular.

Vendetta, ainda hoje, é uma boa opção de jogo. Sozinho ou acompanhado com mais 3 camaradas, é sempre bom sair pelas ruas chutando a bunda de inimigos, no maior clima de anos 80, usando todo tipo de coisa pra esmagar a cara dos safados.

O melhor: porrada pra 4 jogadores com o clima dos anos 80;
O pior:
a falta que uma voadora faz;

Blood:
o personagem que todos mais usam no jogo, não minta;


Nota do Cosmão: 8

21 comentários:

  1. Muito dez a análise Cosmão, esse jogo era badass mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ninguém resiste a um negão musculoso de vermelho com óculos rayban, num jogo desses... hauehaue O_o"

    ResponderExcluir
  3. Que saudade desses arcades! Eu curtia muito jogar Vendetta usando os 4 personagens ao mesmo tempo, sabe como é né? Configurar o mesmo controle para todos os players? auhaushuahs

    O que acho legal nesse game é poder usar muita coisa do cenário contra os inimigos, você pode até jogar um balde na cabeça de um e vê-lo ficar perdidinho com o balde na cabeça sem saber pra onde vai... coisa de Chaves mesmo... LOL

    ResponderExcluir
  4. O Hawk por acaso é Hawk Hogan? ;p
    O Sledge é primo do Mr T?

    Tem um jogo da konami que eu jogava que pensei ser este mas é mais bem feito. É um que no começo um cara verde captura a garota vítima em questão.

    ResponderExcluir
  5. Um jogo bem parecido com este é o Crime Fighters da Konami!!

    ResponderExcluir
  6. @Nesbit
    Valeu, o jogo é ótimo mesmo.

    @Jair Costa
    Esqueci de mencionar que o Blood faz um cosplay de Ray Charles nas horas vagas também. E sobre o Crime Fighters, dizem que o Vendetta é a continuação dele (ou o contrário, não lembro).

    @Ernesto
    Valeu cara!

    @Matt
    Não tentei jogar assim, depois vou tentar, deve ficar uma zona na tela uahuahauhua!

    @9Volt
    O lutador real se chama HULK Hogan, mas acho que esse Hawk é uma homenagem sim, os dois são muitos parecidos e lutam a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  7. Caramba o do moicano é a cara do Zangief! O.o
    Adoro beat'n up, e esse eu não conhecia, parece ser muito bom!!
    Mais um para a lista :D

    ResponderExcluir
  8. Nossa Cosmão, na minha pré-adolescencia, eu joguei isso no fliperama e achei um cocô por que não tinha pulo e perdi a ficha em 2 arrastão dos vândalos kk

    Mas nunca mais pensei em jogar denovo, e eu nem tinha senso crítico algum tb né!! É capaz que eu tente jogar denovo pra ver se eu mudo a minha opinião sobre o jogo.

    ResponderExcluir
  9. ÓTIMO GAME!! esse ai eu só fui terminanr no mame, daora a análise, mas faltou falar uma coisa interessante, até então eu nunca tinha visto uma "amiga" no game. O GLSTOQUE já deve ter conferido tb!Tipo o golpe dele/as é te AGARRAR e te beijar, querendo "nhanhar" rsrsrs
    Confiram!

    http://cdn-www.cracked.com/articleimages/dan/racegames/vendetta2.jpg

    ResponderExcluir
  10. ah, esqueci de falar q isso acontece na versão JAPONESA do game.
    rsrss
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de ajuda de alguém, pois nao consigo iniciar o jogo, quais sao os teclas (computador) de controle para iniciar o jogo?

    ResponderExcluir
  12. @nigazallucard
    vou conferir!!

    @anônimo
    emulei esse no MAME, o emulador é meio chatinho de se usar, mas para começar geralmente é algum F (F1, F2) e alguma tecla númerica acima das letras.

    ResponderExcluir
  13. como faco para baixar o jogo?

    ResponderExcluir
  14. esse jogo era o supra sumo dos jogos,cresci jogando isso!!!

    ResponderExcluir
  15. Alguém sabe onde eu posso baixar o jogo Vendetta

    ResponderExcluir
  16. Esses jogos assim era a sensação da mulecada nos flipers do meu tempo .

    ResponderExcluir
  17. Alguém sabe como faço para escolher os outros players que não seja o Blood? Só consigo escolher ele, pois é o primeiro. Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Aos produtores desta obra prima, um agradecimento enorme por sua realização e uma tristeza imensa por tirar de circulação um jogo admirido e jogado por crianças, jovens , e adultos.
    se possivel, traga essa maravilha de volta e teremos de novo o prazer de jogar vendetta em todos os bairros e cidades do nosso estado.

    Parabens aos produtores.

    ResponderExcluir
  19. shu seu filho da puta vai se foder!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. gostaria de gravar o jogo vendeta para play 2 e possivel

    ResponderExcluir
  21. tem algum emulador que rode esse jogo ???

    ResponderExcluir