quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cyber Shinobi (Master System)


Engraçado como o mundo, nas décadas de 80 e 90 principalmente, imaginava o futuro pós ano 2000. Andróides por todo lado, carros voadores, prédios high-tech e computadores em todo canto. É certo que algumas dessas coisas existem realmente, mas muitas não passaram de uma imaginação fértil, pelo menos até hoje. Ainda não temos carros voadores, muito menos andróides perambulando pelas ruas, ou pranchas voadoras.

Cyber Shinobi se passa nesse tempo futurista que ainda não existe. Agora, a pergunta que não quer calar: por quê fazer um jogo de ninjas ambientado no FUTURO? Simples: era novidade fazer tudo baseado no futuro naquela época. Cyber Shinobi foi só mais um produto dessa onda futurista, que atacou a mídia, o cinema e os games, claro. No cinema tivemos grandes clássicos, como De Volta para o Futuro com o saudoso Michael J. Fox e Arnoldão no Exterminador do Futuro, isso sem mencionar O Vingador do Futuro mostrando um Marte todo modernoso com garotas de três peitos e tudo mais. E nos jogos? Tirando toda a tralha gamística baseada nos filmes, temos alguns como.... como... como CYBER SHINOBI! Afinal, situar um ninja futurístico em um mundo futurístico deveria ter sido uma idéia do caralho... ou não?

Joe Cibernético se virando como pode na primeira fase

Pra começar, vamos falar da história do jogo. Se antigamente tínhamos a Neo Zeed como inimigo mortal do nosso Joe Musashi, agora os manda-chuvas são da Cyber Zeed, uma escolha um tanto óbvia pra nome. Pois bem, as intenções da Cyber Zeed são roubar todo o plutônio do planeta e carbonizá-lo com isso........

Pausa pra pensar sobre o assunto............... Ok!

Como o governo já cansou de enviar seus soldadinhos pra impedir a Cyber Zeed (tudo em vão), DO NADA, como sempre, surge o ninja salvador, desta vez NETO de Joe Musashi, chamado...... Joe Musashi. Poderiam ter colocado ao menos Cyber Joe Musashi, ou Neo Musashi, ou até mesmo Robotic Plasma Neo Cyber Joe Musashi, mas a Sega preferiu mandar embora o time criativo dos primeiros jogos e decidiu que o neto de Joe Musashi teria o nome do seu avô. Bom, Joe Musashi vai ter que enfrentar sozinho a Cyber Zeed, não importa seu nome.

a melhor arma é o chute rasteiro, mesmo contra os ninjas malandrões cheios de marra

Como jogo, Cyber Shinobi é bem diferente dos Shinobis, digamos, "normais". Aqui seu ninja é lento, travado, pula e ataca porcamente, sendo empurrado facilmente por inimigos à buracos fatais. Fora que, na maioria das vezes, quando você finalmente limpa a tela e vai andando pro final da fase, o piso resolve ceder te levando à uma morte tão lenta que dá tempo de usar todo seu vocabulário de palavrões enquanto o pobre Joe tenta em vão saltar... Sério, me deu vontade abandonar tudo diversas vezes, mas lutei firme pra conseguir telinhas diferentes pra essa resenha. Quase que fico na primeira fase apenas.

Os inimigos agora estão modernizados também. A maioria deles vem armada com armas de fogo, mas são estáticos, o que denota que são inúteis e não passam de TREINO para Joe e sua espada. Os outros vem no punho ou são tão ultrapassados que usam shurikens e espadas. Hahahaha, espadas e shurikens, sintam o poder da minha arma....... uma espada e shurikens também ¬¬! Mas Joe Neto tem alguns truques também! Assim como seu avô, ele pode usar alguns poderes, que limpam a tela e são bem escassos, como de praxe. Além disso, a arma secundária (shuriken) evolui conforme se acha os itens [P], que aumentam sua eficácia.

O mais engraçado do jogo são os chefes. Acho que quase todos eles são máquinas e não humanos, como eram antigamente. O primeiro boss exemplifica bem isso: um TRATOR ASSASSINO, cujo motorista não aparece, mas temos que acertar sua cabine até que a máquina exploda. O segundo é um submarino que solta MÍSSEIS e o terceiro é um helicóptero que solta bombas napalm capaz de transformar uma cidade em um enorme deserto. E nem vou falar dos outros, quem for corajoso que jogue e tire suas próprias conclusões.

chefe helicóptero e sua bomba de napalm,
nem preciso dizer que é frustrante tentar acertá-lo

Mas, voltando, o combate no jogo não seria tão pobre se os controles ajudassem. O segundo principal problema do jogo é esse: controles. Muitas mortes seriam evitadas se os controles ajudassem de vez em quando. Em alguns momentos o melhor a fazer é agachar com Joe e chutar tudo até todos tenham morrido. E na hora de subir as plataformas? Existe um comando pra um pulo mais alto, mas se o inimigo sacana do alto lhe acertar um tiro, vai voltar pra trás e terá que fazer tudo denovo. E não, a tela não mostra quando esse vagabundo vai atirar, é preciso sorte acima de qualquer coisa. Sorte e paciência, não necessariamente nessa ordem.

a eterna magia da ventania e o capricho dos produtores,
nem pra recortar o maldito sprite das rochas eles prestaram...

Se os controles estão em segundo plano, o principal problema aqui seria a lentidão mesmo. É complicado traçar alguma estratégia de combate com o jogo rodando à 10 fps, com pulos lentos que dá tempo de tomar uma lata de refrigerante enquanto seu ninja ainda está no ar. Atacar é precário, desviar é difícil e vencer o jogo é tarefa pra ninja, literalmente. Engraçado que, no Master System, há milênios atrás, eu conseguia terminar isso sem save-state ou qualquer outro truque. Talvez fosse falta de opção mesmo.

Nota: 3.5

15 comentários:

  1. Eu curto pra cacete o Shinobi III do mega. Esse ai parece bem meia boca.. curto aquele shadow dancer tbm :D

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Meu, hahah, esse jogo é horrível... uma vergonha para os fãs do Master e para a franquia Shinobi.
    A jogabilidade é péssima, não tenho nem vergonha de admitir que nunca tentei sair da primeira fase.
    Sinceramente não sei pq fizeram.
    De qq forma sua resenha ficou divertida! Ri bastante!

    Ps.: Cosmão, quando você disse "saudoso Michael J. Fox" assustei, achei que o cara tinha morrido... :X

    ResponderExcluir
  4. Quase anotei na minha lista.
    Agora vai para a lista de curiosidades.
    Adorei a pedra com sobras de Sprites.
    Foi tão RPG Meker. KKKKK! Ri muito aki.

    ResponderExcluir
  5. @Max Carnage
    Shadow Dancer já passou por aqui, jogão mesmo!

    @Leo S.
    O saudoso Michael J. Fox ainda está vivinho, pena que contraiu Mal de Parkison, mas está vivo pelo menos.

    @GLStoque
    Essas pedras com sobras é foda, nem eu que não manjo nada de edição de fotos não faria um trabalho assim. E se vc reparar, a ponte ali também tem sobras nos tocos das madeiras...

    ResponderExcluir
  6. "[...] O Vingador do Futuro mostrando um Marte todo modernoso com garotas de três peitos e tudo mais."

    Emblemático! :D

    "Engraçado que, no Master System, há milênios atrás, eu conseguia terminar isso sem save-state ou qualquer outro truque. Talvez fosse falta de opção mesmo."

    Idem!

    E assino embaixo do seu texto, o jogo é de fato horrível.

    ResponderExcluir
  7. Aliás, faltam 5 anos para termos carros voadores (De Volta para o Futuro 2) :)

    Se minha memória não está me traindo um colega que tinha mega drive alugou esse jogo por engano e como ele não tinha como jogar me emprestou pelo final de semana (eu tinha o adaptador). Acredito que eu coloquei uma única vez no console, joguei uns 5 minutos e só joguei ele em cima da mesa prá devolve-lo depois, hehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2023 chegou e não temos carros voadores ainda. Pelo menos, não nas ruas

      Excluir
  8. que diabo é aquilo preto ali na pedra??? ahUHAuhauHAUhauHAUhahUAHuhauHAuahUHAUhaHAUhuah
    Complicado XD ja da pra saber de onde vem a nota baixíssima do Cosme XD

    Jogo horrível, bela matéria Cosmão!

    ResponderExcluir
  9. So´tenho uma coisa a dizer sobre esse jogo Lixoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo .

    ResponderExcluir
  10. Concordo!!!
    Cyber Shinobi é simplemente HORRÍVEL!!!
    Jogabilidade péssima, música insuportável e aquela barra de informações toma a metade da tela.

    Nota 0.

    ResponderExcluir
  11. Esse foi um dos primeiros jogos que eu zerei do master. Engraçado que eu dizia q esse jogo era melhor q o shinobi pq o outro era dificil pra caralho kkk. Realmente eu ganho esse jogo numa boas, mas vendo pelo lado critico e comparando com tudo o q ja joguei, digamos, dos outros jogos do ninja da sega, esse ai é o mais fraco. Pelo menos, eu acho as musicas muito boas xD

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro esse jogo. Respeito quem não goste, mas foi um dos jogos que quando descobri, fiquei surpreso por suas qualidades. Ele é lento, mas sabendo jogar, consegue zerar sim. ''Golden Axe'' do Master System também tem controles travados e lentidões, fora que usar a magia com os inimigos deitados no chão não surte efeito. Enfim, todo mundo ama ''Golden Axe'' do Master System, inclusive eu. Mesmo assim, todos amam ''Golden Axe'', mas odeiam o ''Cyber Shinobi'', sendo que os dois são travados, mas sabendo jogar, é possível zerar. Eu curti o jogo e foi um trabalho diferente dos outros da saga de Joe Musashi e gostei muito, apesar da lentidão, foi um trabalho maravilhoso da Sega Japonesa, tanto quanto os outros jogos da franquia. Podem discordar de mim, é um direito, mas não escondo minha admiração por esse jogo.

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro esse jogo. Respeito quem não goste, mas foi um dos jogos que quando descobri, fiquei surpreso por suas qualidades. Ele é lento, mas sabendo jogar, consegue zerar sim. ''Golden Axe'' do Master System também tem controles travados e lentidões, fora que usar a magia com os inimigos deitados no chão não surte efeito. Enfim, todo mundo ama ''Golden Axe'' do Master System, inclusive eu. Mesmo assim, todos amam ''Golden Axe'', mas odeiam o ''Cyber Shinobi'', sendo que os dois são travados, mas sabendo jogar, é possível zerar. Eu curti o jogo e foi um trabalho diferente dos outros da saga de Joe Musashi e gostei muito, apesar da lentidão, foi um trabalho maravilhoso da Sega Japonesa, tanto quanto os outros jogos da franquia. Podem discordar de mim, é um direito, mas não escondo minha admiração por esse jogo.

    ResponderExcluir
  14. Fora a trilha sonora e os gráficos me agradaram bastante.

    ResponderExcluir