quarta-feira, 20 de outubro de 2010

McDonald's Treasure Land Adventure (Mega Drive)


Engraçado como a gente descobria algumas pérolas na época em que alugávamos games. Naqueles tempos que eu tinha um Mega, quando eu ia alugar jogos (geralmente de sexta-feira), eu quase sempre ia direto nos mais badalados, como Gunstar Heroes, Sonic 3 e Ristar. Mas em algumas vezes você era obrigado a pegar algum game que jamais tinha jogado, ou que nunca sequer tinha visto, tudo porque os melhores já haviam sido alugados. Bons tempos que não voltam mais.

E eis que, numa dessas ocasiões, eu vim a descobrir algumas pérolas gamísticas, que geralmente ficavam nos cantos das prateleiras, já que nenhum moleque ousava alugar. Ainda mais um game com o palhaço-propaganda do McDonalds na capa. Mas EU aluguei. E se querem saber, gostei pra caralho do jogo.



McDonald's Treasure Land Adventure é um jogo simples de plataforma, a tradicional aventura na época dos 16 bits. Ele não é pretensioso, nem rivaliza com coisas melhores no console, mas é um joguinho pra lá de divertido. Esqueçam a propaganda da rede de fast-food e encontrarão aqui um belo jogo que poderá diverti-lo por algum tempo.

No game controlamos o simpático Ronald McDonald. Ronald salta, ataca com sua mágica e ainda usa o velho truque dos lenços na manga da camisa pra se pendurar em ganchos espalhados por todas as fases. Uma mecânica simples e imediata. Mas o jogo ainda tem algumas surpresas muito bem vindas.

Como todo bom game de plataforma, é possível achar diversos tipos de itens no jogo. Flores e jóias repõe energia, o item da estrela aumenta o dano da magia e o dinheiro permite compra de itens em lojas e participar de bônus. Mas um dos itens eu considero muito único: os balões! Eles são mais raros de se achar e custam caro nas lojas, mas os balões permitem que Ronald volte quando cair em algum buraco sem fim, é como uma proteção extra para não se perder vidas desse modo. Inovador, não acham? Claro, isso acaba facilitando muito o jogo, que já não é tão difícil...

A história é bem simples: Ronald precisa juntar os vários pedaços de um mapa e encontrar o tesouro no fim. Não disse que era simples? Pois é, no meio do caminho ainda é possível achar os outros personagens amigos de Ronald, que dão dicas e até vendem informações bando de mercenários.

ahhh, a alegria...

O bônus também ficou bem bacana, apesar de ser uma cópia de Tetris. Mesmo assim dá a impressão de que temos dois jogos em um, pois não basta alinhar apenas as figuras, é preciso eliminá-las algumas vezes para que o bônus seja completo. Ou seja: raciocínio e sorte contam muito aqui.

apesar de ser um jogo relativamente fácil, em algumas etapas a coisa pode ficar feia...

Os controles respondem muito bem. Ronald se move numa boa velocidade, salta e se pendura em ganchos com uma extrema facilidade. Em algumas fases essa habilidade é altamente requisitada, pois muitas vezes o chão não existe, o que obriga a fazer bom uso dos ganchos. Caso caia, reze pra ter algum balão reserva, ou adeus vidinha.

Outra coisa bastante elogiada são os gráficos do game. Como eu disse, não competem com a maioria dos gráficos tops do Mega Drive, mas são belos mesmo assim. As fases tem um quê de Sonic, as árvores e o chão lembram muito as palmeiras "feitas de papel" do Sonic, com um efeito muito bonito. McDonald's Treasure Land Adventure parece um misto de Ristar com Sonic, pra dizer a verdade. Tudo nele tem algo desses jogos, seja o gancho, que lembra as mãos de Ristar ou o cenário, que lembra um pouco Sonic.

fase do circo e uma parte onde cair está fora de cogitação

As músicas do game também são bem bacanas. Infantis, alegres, mas muito bem feitas e ajudam a embalar o jogador na aventura. Costumo dizer que falta inspiração pros compositores atuais, antigamente as coisas eram mais difíceis e os caras faziam verdadeiros milagres nos 8 e 16 bits, musicalmente falando. Os efeitos sonoros acompanham o pacote, todos condizentes com a proposta do game. Desde os saltos até a coleta de itens, os efeitos sonoros são bem agradáveis.

talvez uma das fases mais difíceis do jogo, pois não há chão firme e a tela se move sozinha

Pra finalizar, só quero deixar registrado que, apesar do nome e do personagem indicarem que o jogo possa ser uma bela porcaria, recomendo que joguem e tirem suas próprias conclusões. Pra um game que geralmente era deixado de lado em meio à Gunstar Heroes, Castle of Illusions e Sonics, McDonald's Treasure Land Adventure faz bonito no quesito principal: divertir.

Resumão:
+ gráficos bacanas;
+ bônus criativos;
+ sistema de itens inovador;
+ músicas caprichadas;
- dificuldade bem baixa;

FINAL SCORE: 9.0

15 comentários:

  1. Também aluguei esse game (sim, tive um Mega por alguns meses), o pessoal falava bem e fui conferir, realmente é um bom plataform com gráficos bacanas, só o som que acho deficiente (pra variar)

    ResponderExcluir
  2. Cosmão, aconteceu a mesma coisa comigo quando eu era pequeno, mas ao invés de alugar o jogo "McDonald's Treasure Land Adventure" eu peguei o "Mick & Mack as the Global Gladiators" que inclusive tem participação especial do Ronald McDonald, já jogo esse jogo? Se não, dá uma conferida nele depois.

    ResponderExcluir
  3. @Matt
    vc tem cisma com o som do Mega, seu safado :P

    @Juliano
    Conheço sim, jogão muito bacana, gosto demais das músicas dele. Legal que o Ronald dá a bandeirada no final de cada fase.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas só duvidam da qualidade desse jogo porque é só depois de ligá-lo que descobrem quem criou ele: a TREASURE.
    O jogo não é tão difícil como os outros da empresa, mas não é menos criativo ou dorgado, mano. Parece... Um Dynamite Headdy simplificado, digamos.

    E, Cosmão, é impressão, ou você se esqueceu de tirar o jogo do Modo Beginner antes de começar? =P

    ResponderExcluir
  5. @yoritoshi
    Cara, esqueci mesmo. Normalmente eu vou no options sempre que começo um jogo, mas nesse eu fui direto pro game, quando vi já tinha tirado uma penca de screeshots com o BEGINNER heheheh!

    Mas o jogo é bom mesmo e só depois fui notar que foi feito pela fodástica Treasure!

    ResponderExcluir
  6. Foi dessa exata mesma forma que conheci Alisia Dragoon, ja tinham alugado todo o meu sexteto de prache (Ristar, Gunstar Heroes, Vectorman, Spot Goes To Hollywood, Road Rash 3 e Comix Zone), e eu vi ela lá num canto abandonada com uma caixa toda desbotada como era série bronze ninguém ligava (série bronze 1 real, prata 1.50, ouro 2 e diamante 2.50), a turma só alugava as mais caras, resolvi arriscar e conheci um dos mais legais (e mais difíceis) adventures que já joguei, velhos tempos.
    Mas o mega tem muitos jogos legais de propaganda tem esse do Ronald e também o Global Gladiators que fazem propaganda do Mac Donalds, tem o Cool Spot (que muita gente idolatra mas eu não acho nenhum exagero) e o Spot goes to Hollywood (para mim o melhor dos jogos de propaganda) que fazem propaganda da 7UP, e tem o Rent a Hero que faz propaganda da própria Sega (tem cara de ser muito bom mas só saiu na japolândia), bom, nada mais lógico do que fazer propaganda nos meios mais utilizados pelo público alvo, e quanto melhor o jogo mais retorno para a empresa.

    ResponderExcluir
  7. @Rodrigo
    Alisia Dragon é muito BELO, jogo de primeira, gráficos e desafio na medida.

    Os jogos do Spot são ótimos também, inclusive o Goes to Hollywood, um marco nos 16 bits.

    E Rent a Hero deve ter versão traduzida por aí, joguei um pouco uma vez, achei promissor, mas requer um bom tempo pra explorar o game.

    ResponderExcluir
  8. 9.0? Acho q Global Gladiators é muito melhor.

    ResponderExcluir
  9. Posso te confesar uma coisa? Eu tenho medo de Palhaços...
    São muito sorridentes pro meu gosto...

    ResponderExcluir
  10. Sinto que esse jogo tem referencias satânicas ;p

    ResponderExcluir
  11. Ae.. só para constar.. eu NUNCA aluguei esse jogo... eu TENHO ele para Mega Drive.. e estou querendo fazer o down dele para pc.. haha...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  12. Me identifiquei muito com o início do post,parecia até que eu tava lendo um episódio da minha vida hehehe.Também aluguei esse jogo na falta dos "melhores",pois estavam alugados. Gostei muito desse jogo,cheguei a terminá-lo.Com certeza aquele dia de muitos dias da locação(era assim que eu chamava xD)valeu a pena,verdadeira pérola esse daí.

    Ah,esse blog é muito fera,conhecí agora a pouco e tenho certeza que estarei sempre por aki.Um abraço pra galera do Shugames aew,é nóis que voa bruxão

    ResponderExcluir
  13. @Talude
    Global Gladiators também é ótimo, mas é mais repetitivo do que este, na minha humilde opinião.

    @J.F. Souza
    Vc não é o único, conheço uns 2 ou três que também tem medo deles hehehehe!

    @sonictales
    Mcdonalds e Disney, puro satanismo disfarçado de bonecos engraçados uahuahauhauahua!

    @Augusto Sergio
    Vou ter que ira trás de comprar um cartucho do jogo, já que agora vou ter um Mega drive original pra jogar.

    @julio
    Valeu Julio, aquela época de chegar na locadora e escolher um jogo pra passar o final de semana era mágica realmente! Muita coisa era descoberta na mais pura sorte, o que só aumenta a saudade daqueles bons tempos!

    ResponderExcluir
  14. eu já trabalhei no McDonald e odeio esse maldito palhaço.
    e tenho esse game no emulador de mega,mas não perco meu tempo com ele.

    ResponderExcluir
  15. Jogo ótimo. e por acaso eu tenho ele original...

    ResponderExcluir