quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Retro Challenge: Chakan [1]


Depois de uma intensa votação, é hora de começar mais um Retro-Challenge aqui no Shugames. Desta vez o escolhido foi Chakan, uma obra que afastou muitos jogadores por ter uma dificuldade bastante acentuada.

Mas qual o lance de Chakan? O que realmente pega nele? Bom, a história eu já dei uma breve resumida no post passado, mas faltaram alguns detalhes e algumas correções.



Chakan começa o game narrando sua própria trajetória de vitórias, um guerreiro que desconhecia a derrota e o medo. Em vista de tanto poder, um dia ele teve a "brilhante" idéia de desafiar a própria morte em si, que prontamente apareceu e os dois duelaram por dias. Chakan saiu vitorioso (um cara que destrói a própria morte merece, no mínimo, o respeito de todos), mas foi amaldiçoado pela mesma e convocado a destruir todas as fontes sobrenaturais do mundo. Enquanto o trabalho não for realizado, ele continuará preso nessa dimensão e nunca terá paz.


Historinha macabra, cheia de ódio envolvendo um cara que poderia fazer frente à Kratos, não acham? Uma luta entre Chankan e Kratos seria épica... Mas, voltando ao game, hoje é dia de estréia, portanto, mãos à obra!

Chakan é um jogo de plataforma diferente do The Immortal, que passou por aqui também. Controlamos o senhor Chakan saltando entre plataformas e atacando com suas duas espadas.


Pelo que andei lendo por aí, o jogo é divido por portais. Existe uma fase central (HUD) na qual são encontrados alguns portais que levam pras fases propriamente ditas. Após passar por uma das fases de um dos portais, Chakan volta pra essa fase central e é preciso procurar outro portal ou voltar ali pra ir pra segunda etapa do mesmo portal. São 3 fases em cada portal, o que se resuma numa trabalheira imensa...É um estilo bem diferente do que eu pensei, achei que fossem fases progressivas, como em um game de plataforma comum.

Vale lembrar também que cada portal é baseado em um elemento, ou seja, água, fogo, terra, ar, etc, variando a dificuldade entre eles.

No início, já senti o peso do personagem nos controles e o ataque dele, que é bastante limitado, diga-se de passagem. Na tela inicial dá pra ver um monte de tubos de ensaio colocados como em um ritual na parede, todos interligados. Não entendi muito, mas resolvi seguir com o personagem pro lado ESQUERDO. Dá pra ir pelo direito também, mas de cara resolvi ir pela esquerda.

Uma boa novidade: Chakan pode dar um pulo duplo! Segui pelo alto, pela esquerda e encontrei um portal com um rosto de uma mulher azul.  Para entrar, bastou apertar o botão de salto.

o diagrama no começo do jogo e o primeiro portal, com a face do chefe

Primeiro Portal - Spider Queen

"E ela continua cavando, cada vez mais fundo na terra. 
E quando nascem seus filhotes, mais forte ela vai ficando. 
Ninguém nem nada poderá me impedir de entrar em seu palácio, vou ao encontro de você, Spider Queen."

Assim que atravesso o portal, Chakan narra uma pequena introdução da fase: trata-se de uma mulher chamada Spider Queen, a "dona" do local, cuja qual eu devo destruir. A fase tem um tom de roxo predominante, coisa normal no game. De cara os primeiros inimigos fazem a festa comigo. São umas aranhas que atiram sem avisar, vem com tudo pra cima e exigem reflexos rápidos. Chakan ataca pra tudo quanto é direção e os pontos de colisão funcionam bem no game. O problema é a rapidez e imprevisibilidade dos ataques inimigos. Acho que estou muito mal acostumado...

Outro lance bacana: Chakan não morre. Se por acaso perder toda a energia, voltará pra entrada do portal, podendo ou não entrar nele e tentar denovo. Todos os itens achados na fase também não somem, o que não desanima explorar o game, mesmo que pra isso muitas chances sejam necessárias.

Pois bem, saí explorando o local e me virando do jeito que dava pra matar as aranholas e abrir caminho. Já no começo é preciso cair, pois pelo alto é impossível. Nessa fase tem um tipo de inimigo cipó que fecha o caminho e é indestrutível, mas basta acertá-lo uma vez pra abrir a passagem por alguns segundos. Dá pra notar que a fase toda é um enorme labirinto, com alguns itens pra serem achados. Achei algumas garrafas verdes, duas pretas e uma azul. No pause dá pra ver que, com elas, já posso usar alguns poderes. Mas resolvi guardar tudo por enquanto.

Mais adiante, surgiu um monstro diferente, mas não acho que seja a Spider Queen não. Parecia um gafanhoto esquelético... Enfim, destruí o maldito e achei mais uma garrafa verde. Depois dele, apareceu a primeira arma: o machado. Assim que o pego, a fase termina, retorno pra fase principal.

destruindo o esqueletão gafanhoto e pegando a primeira arma secundária: machadão nervoso

Com o botão A eu troco de arma, o machado parece ser mais forte, vamos ver como ele se comporta em batalha. Entrei novamente pra ir pra segunda etapa da Spider Queen. Já de começo achei um dispositivo que só pode ser destruído com o machado. Se tocar nele, adeus.

Segui pela fase e... QUE FASE MALDITA!! Existem uns buracos nas paredes que explodem e tiram energia, além de empurrar seu personagem pra baixo.

Dei a volta na fase inteira (isso após perder umas 2x, malditas aranhas atiradoras), caí num fosso na direita e achei um sub-chefe lá embaixo.

Parece um dragão caveira, ele dá uns urros bizarros e é complicado se de matar.


De cara acabei morrendo! É bem assim que funciona mesmo: você se mata pra aprender a fase toda, depois se mata pra aprender como matar o chefe. Haja paciência.

Segui denovo e dessa vez resolvi dar um pause pra ver o que eu tinha de bom. Pelos desenhos, achei uma magia de cura (desenho de uma cruz) e, em seguida, achei uma magia flamejante de fogo (desenho de uma espada pegando fogo) e fui com esse pra cima do chefe. Legal que dá pra saber quantas e quais garrafinhas você gasta pra castar cada magia no game. Sem garrafinhas, a magia nem aparece no menu central.

morra, desgraçado!!!

Pois bem, matei o chefe rapidamente com a magia do fogo, agora é hora de seguir pra terceira fase, enfrentar a aranhola Spider Queen!

A fase já começa com duas aranhas no pé de Chakan, ou seja: é preciso iniciar a fase já apertando pra baixo e o botão de ataque se não quiser levar dano logo de cara. Logo no primeiro buraco já me vejo obrigado a cair, visto que o salto de Chakan não alcança a parte mais alta. Lá embaixo, encontrei duas garrafas e uma porta fechada por uma espécie de teia verde. Juro, tentei de TODAS as formas destruir a teia, usei toda a gama de poderes que eu tinha em mãos e nada daquela porcaria destruir. Usei o machado também e NADA!

Só me restou ser atacado até sair da fase, talvez com alguma outra arma eu consigo avançar ali. Por hora, vou ficando por aqui, na próxima parte vou atrás de outro portal, talvez exista alguma arma que possa destruir aquilo. Como o jogo me dá essa liberdade de exploração, então vamos usá-la.

13 comentários:

  1. Puntz.. taí um game que eu NUNCA joguei e provavelmente nem vou.. lol, mas parece mesmo ser um desafio e tanto! Boa sorte na caçada, mestre Cosmo!

    ResponderExcluir
  2. @Matt
    Se não fosse pelo Challenge, eu nunca iria me ATREVER a jogar isso.

    Engraçado que o jogo acabou se mostrando algo muito bacana, com uma história e mecânicas muito inteligentes, apesar da dificuldade.

    ResponderExcluir
  3. Cara, Nunca me dediquei a esse Shakan, mas pelo visto parece ser muito bom mesmo! :D

    Irei acompanhar essa jornanada!!

    ;)

    ResponderExcluir
  4. nossa não comsigo sobreviver ate metade de nehuma fase O.o, esses jogos que vc tem que dar 70 hits pra matar algo e tenso

    ResponderExcluir
  5. Belo momento que fui abrir a boca no último post do The Immortal :P

    ResponderExcluir
  6. Cara esse jogo é muito foda, em todos os sentidos, mas apesar de adorar esse jogo nunca tive paciência para passar da segunda etapa (Depois que você passa todos os estágios dos portais que vem no começo do jogo eles passam a te levar para estágios diferentes, e é aí que a coisa fica feia de verdade), mas mesmo nunca tendo terminado posso te dar umas dicas.

    1° não sei se você já descobriu isso mas o Chakan tem um ataque especial junto ao pulo duplo, quando der o pulo duplo continue segurando o pulo e aperte ataque, tanto o ataque quanto o próprio pulo duplo só podem ser executados com as espadas e com o gancho de escalar, todas as outras armas desabilitam o pulo duplo, mas em compensação tem o ataque mais forte.

    2° Se você segurar a diagonal de baixo e direita ou baixo e esquerda e apertar o pulo Chakan rola para a direita ou para a esquerda se movendo muito mais rápido que o normal.

    3° para cortar teias você precisa da foice, para arrebentar portas de madeira você precisa do machado, para arrebentar barreiras de pedra (sejam no chão, teto ou parede) você precisa da marreta e para passar por áreas sem chão você precisa prender o gancho de escalar nos buracos na parede (as áreas sem chão são algumas das mais difíceis).

    4° Sempre guarde algumas magias para renovar o tempo, pois se a areia do relógio se esgotar você terá de passar o estágio denovo.

    5° Você vai precisar encontrar alguns items especiais para passar da primeira etapa para a segunda, portanto fique esperto para coisas diferentes em lugares difíceis de se alcançar no jogo pois se você não pegar esses items vai ter que voltar a jogar a primeira etapa para encontra-los ou então a segunda etapa nunca começa, no modo fácil não tem segunda etapa (nem final).

    Acho que isso é tudo, só para não esquecer eu tenho essa rom em português brasuca se quiser eu te passo.

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa engraçada a respeito da capa desse jogo: O rosto do personagem na capa é um tanto quanto diferente do rosto do personagem do jogo. Se olhar bem verás que é o Eddie mascote do Iron Maiden com a roupa do Chakan.

    ResponderExcluir
  8. @Cyber Woo
    Acompanhe, o jogo não é ruim não, apenas difícil.

    @ziro
    70 hits num sub-chefe é pra cair os cabelos mesmo.... do SACO!

    @Talude
    A voz do povo é a voz de Deus, já fazia um tempo que a galera pedia Chakan nos Retro-Challenges.

    @Rodrigo
    Agradeço muito as dicas.

    Mas esse lance de modo fácil... só vi 3 modos no game, easy, HARD e pratice, teria então que jogar no HARD pra ver o final dessa joça?

    @adailton
    Você não é o primeiro que me diz isso, deve ter rolado uma homenagem ao Eddie no game.

    ResponderExcluir
  9. Não precisa jogar no hard, dá pra jogar no easy, é que na versão traduzida o "gênio" que fez a tradução traduziu "pratice" como fácil e "easy" como normal, é por isso que eu gosto de traduzir eu mesmo, dá um trabalho infernal mas você tem certeza que esse tipo de cagada não acontece.

    ResponderExcluir
  10. @Rodrigo
    Valeu pelos esclarecimentos cara, obrigado mesmo.
    Já tava quase arrancando os cabelos tendo que começar tudo denovo em um modo mais difícil ainda eauheauhaeu!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cosmão, Chakan é um jogo sombrio e tem uma dificuldade insana. Estou jogando atualmente. Cada avanço é árduo e super significativo. Recentemente derrotei a Spider Queen e escrevi um texto narrando esse feito. A seguir estão uma imagem da batalha de Chakan contra Spider Queen e o texto que narra a esse feito, incluindo a fase e a luta contra o chefe.

      http://imageshack.us/photo/my-images/137/chakanvsspiderqueen.jpg/

      Chakan vs Spider Queen (Chakan, Genesis)

      No profundo palácio de pedra, por pavimentos perigosos, passei em busca da presença perversa da Imperatriz das Profundezas. Sua prole pestilenta pensou sem prudência em parar meu ímpeto, porém os punhais poderosos penetraram com pressa e precisão, partindo sem perdão os parentes da peste. Prontamente pulei no poço pleno de pedaços de presas putrefatas do passado. Apareceu perante mim a personificação da praga e da perversão. Suas patas e todas as partes do corpo pareciam perfeitas para se perfurar. Minhas espadas, aperfeiçoados pelo tempo e pela prática, sempre prontas para a próxima peleja, penetraram a pele perniciosa da personagem podre, cujo poder se perdeu para sempre.

      Perdeu, prêi bói! :)

      Excluir
    2. Muito bacana a a descrição Professor, principalmente essa parte:

      "Apareceu perante mim a personificação da praga e da perversão. Suas patas e todas as partes do corpo pareciam perfeitas para se perfurar."

      Chakan realmente dá pra se narrar inteiro quase que poeticamente.

      Excluir