quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Retronado Powerblade NES [1] - por Cosmão

Estreando a nova seção do blog, destinada à somente DETONADOS COMPLETOS, com o nome carinhoso de RETRONADOS, o game Powerblade, de NES.

POWERBLADE - NES
1991, Taito
Por: Cosmão


História


Powerblade serviria muito bem para ser um filme dos anos 80 do Schwarzenegger: o personagem principal tem cara de Schwarzenegger, a história tem cara de filme do Schwarzenegger, o ano que se passa o jogo é no futuro, como nos filmes do Schwarzenegger e as fases tem tudo a ver com...Schwarzenegger!




No jeime controlamos NOVA (e não Schwarzenegger ¬¬), um cara que vive no ano de 2191 (tá longe!). O mundo entra em pânico depois que o computador central que controla tudo entra em colapso. Nova é escalado para dar um jeito na treta, mas precisa ir atrás dos agentes em 6 lugares diferentes da cidade.

São eles que protegem a entrada ao computador central dessa porra toda. Os contatos são: John Gordon, Robert Willians, David Straker, Linda Baker, Martin Douglas e Daniel Leeds.

Cada um deles tem um ID Card, necessário para se entrar na segurança do setor dali e resolver a zica. Cada setor tem uma fita, o importante é sair vivo dali com essa fita antes que tudo vá pra casa do caralho. Só vai poder entrar no computador central depois de achar as 6 fitas nas 6 fases dos 6 setores com os 6 agentes. UFA!

Nova tem uma arma, no mínimo, curiosa: um BUMERANGUE, que pode inclusive ser UPGRADEADO, causando danos irreversíveis ao rabo dos inimigos. Inimigos aliás que são MUITOS!

Bom, já sabemos da historinha, já conhecemos com quem vamos jogar, então, é hora de ir pro jogo direto.

Mapa da encrenca


O mapinha é mostrado toda vez que for entrar em algum setor: são 6, cada um com várias áreas e temas diferentes (indústria, céu aberto, pantanoso, etc).

As fases podem ser escolhidas sem ordem alguma, mas vou seguir a ordem exata das mesmas, pois é mais fácil ^^!

HUD

ENEMY - energia do boss;
PLAYER - energia de NOVA;
POWER - poder de ataque do bumerangue, que pode ser aumentando encontrando ESTRELAS pelo cenário ou em inimigos; aumenta a distância que seu bumerangue alcança;
1 - Granadas: aperte SELECT pra usar, dá uma boa limpada no cenário;
2 - Vidas;
3 - Tempo;
4 - Armadura: em algumas fases (quase todas, pra dizer a verdade), existe uma armadura secreta (às vezes, duas), que dará à Nova mais poder de ataque, mas é mais vulnerável também;

Ao pausar, temos mais algumas coisas a serem mostradas:


1 - Setores em alerta: são as fases que faltam serem vencidas;
2 - Comida: serve pra repor a energia de Nova, mas entra no lugar da granada ao ser escolhido - SELECT usa;
3 - Fitas que ainda faltam ser coletadas;

Bom, conhecidas as minúcias do jogo, mãos à obra!

Parte 1: Sector 1

O primeiro setor do jogo, assim como toda PRIMEIRA FASE na maioria dos jogos, serve pro jogador ir seacostumando com os comandos, saltos, ataques e tipos de inimigos. De cara, suba as escadas e mate a planta natela de cima (cuidado, pois a maldita vomita BOLINHAS VERMELHAS pelo cenário).

Mais adiante, surge o primeiro inimigo MALA do jogo, encontrado em praticamente TODA fase: uma geringonça que desliza mais rápido pelo chãoassim que Nova o toca. É mais ou menos como aqueles espinhos do Megaman que deslizam pelo chão: a diferença é que essa porra, DO NADA, se levanta e atira. Tente sempre retardá-lo com os bumerangues.


Desnecessário dizerque ele só é atingido quando se levanta...Siga em frente e desça as escadas.
Vamos sair no corredor da primeira tela, só que do lado ESQUERDO. Siga matando os ciborgues e desça mais uma vez as escadas. Alguns inimigos voando vão aparecer: eles lembram muito as MEDUSAS dos Castlevanias, pois voam da mesma forma. Na parte externa, mate rápido o SER VOADOR, antes que ele atire seus mísseis teleguiados.

Subindo as escadas após os espinhos, não siga ainda por cima: caia no piso do lado ESQUERDO e pegue a armadura ali. Volte e, agora sim, suba as escadas direto.

Mate o filho da puta voador dali e siga pra DIREITA, subindo nas escadas dali. O primeiro agente lhe receberá debraços abertos.


Somente um lembrete: só dá pra entrar na porta dos chefes quando pegar o ID Card com esses caras, ou seja, teráque revirar a fase até achar esses benditos agentes.

De posse do cartão, volte, DESÇA AS ESCADAS (não caia por ali, senão já era - Nova tem o COMPLEXO de Megaman e de Castlevania: morre em espinhos e nessas quedas, onde poderíamos cortar caminho) e suba pelo outro lado agora. Siga reto pra cima, inclusive na segunda escada.

Mate os bocais por onde saem inimigos, dê a volta por cima e desça as escadas DENOVO.

No caminho abaixo, se caso precisar, suba o primeiro lance de escadas e colete OUTRA armadura. Descendo, uma boa aqui é usar uma granada e limpar os inimigos que vem por baixo. Lembre-se: caiu nos espinhos já era, mesmo de armadura, morre na hora e tem que voltar tudo desde o comecinho da fase.

Siga matando os canhões e pulando com cuidado nas plataformas móveis.

No andar de baixo, siga pela rampa de cima e vá eliminando os robôs e morcegos (!) dali, se estiver com a armadura, é um tiro só pra ir limpando a galera.


O corredor final tá cheio daqueles canhões de teto e uns macacos-robôs-cor-de-rosa-filhos-da-puta, tome cuidado pra não perder a porra da armadura aqui (eu perdi ¬¬).

Chegando na portinha, se tiver feito tudo certo, ela vai se abrir e o primeiro chefe vai pular no seu colo!

Chefe

É um robozão tipo aqueles dos filmes do Robocop, apenas atire sem parar no filho da puta antesque ele te mate. Ele ainda tem a cara de pau de usar uma merda de escudo, atire mais ainda e aniquile esse maldito.


Matando-o, Nova consegue entrar no computador e desarmar o Setor 1.
Fase concluída com êxito ^^ !

Nenhum comentário:

Postar um comentário