domingo, 25 de outubro de 2009

Alien Soldier

Produtora: Treasure
Lançamento: 1995
Gênero: Ação / Shooter
1 Jogador

A história de Alien Soldier é tão complexa que não vou entrar em detalhes aqui, pois isso deixaria a resenha enorme. Basta saber que seu personagem se chama Epsilon Eagle, um parasita geneticamente modificado, capaz de dominar e incorporar em animais e máquinas.

Por este motivo, controlamos uma espécie híbrida de águia e robô, armado até os dentes com os mais variados tipos de armas. Sua missão é acabar com uma raça de aliens que invadiu seu planeta e tomou seu lugar.

Uma coisa pode-se esperar certamente de Alien Soldier: dificuldade.

O jogo lhe presenteia com 6 tipos de armas, de onde podem ser selecionadas 4 tipos para serem usadas nas fases. Além disso, esse deve ser o único jogo com 7 opções de HUD pra se escolher, tudo à gosto do freguês.

Alien Soldier é um jogo muito peculiar por essas coisinhas mínimas. No options podemos encontrar duas dificuldades: super-easy ou super-hard.

Diferente, não ? Mas não espere super facilidades aqui. Mesmo escolhendo super-easy, você pode facilmente morrer em simples inimigos pelo cenário. E esqueça as passwords jogando neste modo...Mas vamos falar da jogabilidade antes de expôr toda dificuldade do jogo...

Epsilon Eagle pode atirar em diversas direções, planar, parar no ar e grudar no teto. Com uma versatilidade dessas, você pode me acusar de ser enjoado por achar o jogo difícil. Mas basta testar o jogo pra perceber que nem tudo é tão simples assim. Seu personagem é grande na tela, o que dificulta na hora de desviar de tiros ou de inimigos.

E eles são tantos pela tela que tem horas que é mais fácil jogar o controle e deixar o pobre Epsilon virar poeira cósmica.

Sobre as armas, elas não são infinitas e trocá-las durante um combate é meio complicado. A energia de Epsilon se esvai mais rápido que o raciocínio do jogador, à não ser que ele treine exaustivamente.


Em algumas fases, existe somente um chefe que é praticamente a fase toda. Nessas etapas a dificuldade é maior ainda, pois, geralmente, o espaço para o combate é pequeno e, sendo Epsilon um personagem grande na tela, vira alvo fácil pra todos os ataques dos chefes.

No campo técnico, Alien Soldier é um primor ! Feito pelos talentosos programadores da Treasure, espere gráficos lindos, cheios de efeitos, muita coisa acontecendo e quase zero de slowdown. A música e efeitos sonoros acompanham os gráficos e não fazem feio.

Alguns chefes tomam a tela toda e ataca de diversas maneiras, a Treasure realmente consegue extrair todo o poder dos sistemas pra onde ela lança seus jogos, fazendo da maioria deles clássicos instantâneos, o que não é diferente com Alien Soldier.

Pra finalizar, se quiser experimentar o jogo, pratique muito, pois se for na louca pelas fases, vai levar tanto chumbo que vai achar Contra um jogo para crianças.

Treine, teste as armas, aprenda a controlar Epsilon e seu propulsor e boa diversão.

Prós: gráficos de babar / trilha sonora de primeira / várias armas disponíveis
Contras: a dificuldade aqui é realmente alta

Nota Final: 9.0

Next - It Came From The Desert

2 comentários:

  1. O jogo realmente tem uma dificuldade ESCROTALMENTE BRUTALMENTE CRUELMENTE MALIGNAMENTE DIABOLICAMENTE alta !!!!!!!!!!!

    Mas dá pra zerar, olha rapá, mas uma coisa eu te digo... dá trabaaaaaiiiioooooooo !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos no emulador dá pra usar save state...

    ResponderExcluir