quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Shining Force

Produtora: SEGA / Climax
Lançamento: 1993
Gênero: RPG tático
1 Jogador

Por Cosmão

Shining Force é mais uma série de RPGs bem sucedida da Sega. Só que, no caso aqui, o jogo é pura estratégia, diferente de um Phantasy Star, por exemplo. Mesmo com uma mecânica mais lenta e diferenciada, Shining Force conquistou uma legião de fãs por todo o mundo devido principalmente ao carisma dos personagens do jogo...

Em Shining Force, controlamos Max, o herói mudo do jogo, como em 90% dos RPGs. Max tem uma missão: salvar seu mundo das forças maléficas de Darksol, o vilão propriamente dito. Pra isso, Max vai escalando um pelotão de combate com os mais variados guerreiros da região, indo desde centauros armados até robôs e animais, passando por soldados e até mulheres armadas até os dentes.

Acredito que 90% do carisma do jogo vem dos personagens que vão aparecendo pelo caminho, pois todos eles possuem um forte apelo, seja pela sua história ou pelos motivos que os encorajam a entrar pro time de Max na luta contra as horas de Darksol.

Bom, sendo um RPG tático, não espere sair por aí distribuindo bordoadas nos inimigos como Kratos faria com uma eficiência exemplar. Aqui o lance é programar seus ataques como se estivesse num enorme tabuleiro, com seus peões e os peões inimigos dispostos no mesmo. As batalhas são por turnos, sendo que cada personagem no campo de batalha tem o seu, diferente de outros RPGs onde o jogador tem seu turno para fazer o que quiser, passando a rodada pra CPU em seguida.

Cada personagem tem um determinado alcance de ataque, limite de passos pelo terreno, vantagens e desvantagens (por exemplo, Amon pode voar, o que lhe dá uma enorme vantagem em terrenos montanhosos), força de ataque, de defesa, etc.


Os combates ocorrem quando se encontra um inimigo em sua linha de ataque e, por meio de comandos num menu, ataca-se fisicamente ou com alguma magia, no caso de magos. A tela muda pra uma perspectiva em terceira pessoa, mostrando sua ação e reação do alvo, com detalhes bem bacanas de cada personagem/inimigo.

Todos os personagens são passíveis de aumentar de nível e, consequentemente, receber promoções. As promoções mudam conforme o número de levels alcançado por determinado personagem, podendo variar entre eles. Geralmente, as promoções concedem novos poderes, aumento de ataque/defesa e mudam o visual do personagem.

O jogo, basicamente, se divide em duas etapas: exploração de cidades e combates. Nas cidades, controlamos Max e podemos conversar com pessoas, procurar por itens em baús, comprar novas armas, itens, etc. A tropa fica sempre localizada em uma das casas e/ou geralmente nos castelos, com os membros podendo ser consultados à qualquer momento para checar as armas, levels, promoções, etc.

É muito importante vasculhar bem as cidades, pois a contratação de novos membros pra equipe depende unicamente disso: CONVERSAR com o povo !


Em se tratando da parte técnica, o jogo não deixa a desejar: gráficos ótimos (principalmente nas batalhas), músicas memoráveis e os costumeiros efeitos sonoros quando falamos com alguém no game, que acabaram se tornando marca registrada da série.

O jogo possui muitas fases, muitos mapas e os inimigos vão ficando cada vez mais casca grossa. Em algumas vezes, é preciso focar o avanço de níveis em algum personagem específico para conseguir vencer determinadas batalhas. Em outras, o cenário é tão apertado que os combates rolam o tempo todo.

Em uma específica, canhões inimigos estão dispostos pelo cenário e podem atingir sua tropa à uma distância razoável. São tantos elementos nas batalhas que fica complicado de descrevê-los aqui. Só tenho certeza de uma coisa: nenhuma batalha é igual à outra, cada uma pede uma estratégia diferente.


Com tantos prós assim, fica complicado achar defeitos no jogo, mas eles existem. Uma das coisas é o próprio avanço dos personagens. O jogo tem batalhas únicas, ou seja, acabando com determinado grupo de inimigos (recebendo a vitória), essa batalha nunca mais ocorrerá. Resumindo: não existem lutas aleatórias como em quase todo RPG.

Isso pode obrigar alguns à usar o recurso da magia EFESS para sair da batalha e voltar denovo, com o objetivo de acumular mais pontos de experiência se quiser avançar todos os personagens.

Alguns podem dizer que, apesar do repeteco, as batalhas são divertidas, mas repetir mais de duas vezes a mesma batalha pode se tornar sacal com o tempo...

Shining Force veio pra provar que a Sega poderia fazer um bom jogo de estratégia para competir com Fire Emblem da Nintendo, e conseguiu fazer isso com maestria. Uma pena a própria Sega matar a série no PS2, transformando toda a estratégia em um hack'n slash sem sentido....

NOTA: 9

O melhor: muitos personagens estilosos !
O pior: sistema de evolução obriga a repetir batalhas...
Shining Force: uma série que nasceu no Mega Drive e morreu no Saturn !

NEXT - Castle of Illusion

5 comentários:

  1. Opa Cosmão!

    Shinning Force é uma série de rpgs que eu nunca joguei, mas algum dia ainda crio coragem pois falam muito bem dos episódios! Curti os gráficos, principalmente as cenas de batalha!! essa perspectiva é muito legal!!


    Adicionei um banner seu lá no retroplayers!

    ResponderExcluir
  2. Shining Force é uma série espetacular, uma pena a Sega ter dado uma de Sega e matado a série nos consoles mais atuais!

    Eu estava até botando fé na versão do DS mas quando vi o primeiro trailer de gameplay entreguei as fichas e voltei minha atenção à outros jogos de estratégia do DS.

    ResponderExcluir
  3. Shining Force é indiscutivelmente um clássico. Um RPG totalmente diferente, original e de imensa qualidade. Vai ficar eterno na história dos games.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca fui muito fã de RPGs de estratégia, mas existem dois games dentro deste gênero que eu adorei e joguei até o fim: Shining Force I e II do Mega Drive! É uma pena que os games mais atuais da série, pelo que eu li, perderam muito da essência dos clássicos, mas é a vida... muitos games mudam ao longo dos anos, e muitos mudam para pior... infelimente...

    ResponderExcluir
  5. Notou que estou dois meses atrasado na leitura deste post? :)

    Joguei pouquíssimo do primeiro Shining Force, mas o II eu zerei e é um dos meus jogos favoritos.

    ResponderExcluir