domingo, 6 de dezembro de 2009

Game Crap - Back to the Future Part 2 (SMS)


No fim da década de 80 e começo da década de 90, fomos presenteados com um dos melhores períodos no que diz respeito aos jogos de videogame. Tínhamos clássicos atrás de clássicos nascendo, tanto no NES quanto no Master System. Talvez nessa onda, algumas "produtoras" tentavam injetar no mercado seus jogos, principalmente aqueles baseados em franquias clássicas do cinema, como é o caso do jogo de hoje...

Acredito que todos já tenham assistido ao filme alguma vez na vida, portanto, não vou me ater à contar a história pra vocês. Caso não conheçam, podem jogar o jogo mesmo assim, pois a história aqui é tão bem contada que até Steven Spielberg, criador da trilogia, ficaria com inveja...

BttF2 começa com uma cena clássica do filme. Nada de contar a história com começo, meio e fim, certo ? Pois bem, já começamos com Marty sobre sua prancha do futuro, andando pelas ruas, provavelmente fugindo da gangue do Biff. Como o jogo guarda algumas surpresas, dividi esse Game Crap em partes que vão contar com detalhes cada uma das etapas dessa por...., arram, desse jogo.

Streets
De cara: os controles não existem. Você acha que está controlando Marty, mas não está. O jogo é tão mal concebido que, às vezes, dá a impressão de estar apenas assistindo à uma demo na tela, e que logo vão surgir as palavras PRESS START BUTTON e seu pesadelo vai acabar....mas não é bem assim....

O controle da prancha é sofrível. E, pra ajudar, existem milhões de obstáculos pelas ruas, desde os velhos do asilo do Gagá até membros da gangue de Biff, pedras, óleo, carros, calçadas, etc...Tudo isso pra derrubar o pobre Marty.....se eles soubessem o quanto é difícil controlá-lo, provavelmente deixariam o caminho livre...

A fase é longa. Não bastando a primeira reta, temos ainda subidas com direito à coisas mais escabrosas pelo caminho ainda. É como se o jogo dissesse: "ahá! não desistiu na primeira etapa, mas aposto que agora ele arremessa o controle no chão...". É bem por aí mesmo...Cães, pedras, carros cortando o cruzamento e uma doida que desce na louca com uma prancha esperam você e Marty na subida.


Quando tudo parece acabar, a rua dobra de novo e é hora de VOLTAR ! Mais um bando de lazarento no caminho e a rua volta pra OUTRA subida...Vale dizer que, em todo esse trajeto, Marty tem a opção de socar os inimigos, mesmo que não adiante nada....e tem uns itens que repõe a energia também, infelizmente eles ficam no meio dos obstáculos, tornando a coisa mais amaldiçoada possível.

No fim do trajeto, é preciso saltar um lago que mais parece um OCEANO ! Na verdade, o mais certo aqui é ter sorte de alcançar o outro lado sem que Marty caia no meio do lago....

DICA: desvie ao máximo dos malas que te perseguem e evite saltar a maldita descabelada que desce as ruas.

Bônus - Jennifer Home
A "ação" agora acontece dentro da casa de Jennifer. Eu não entendi nada do objetivo na história, só sei que é preciso fazer todos as pessoas da casa saírem da mesma, só que pra isso é preciso ir abrindo e fechando portas até todos saírem. E se algum deles entrar no mesmo cômodo que a tal da Jennifer, adeus vida...

A coisa é tão random que te irrita ao ponto de desistir de vencer o bônus...mas calma que ainda tem mais.
DICA: após 10 minutos tentando, caí na real que somente quem criou o jogo consegue resolver isso...

Streets II
Agora a coisa rola em scroll lateral, similar à 90% dos jogos da época.

Mas, vejam bem, eu disse SIMILAR, pois a comparação com qualquer outro jogo acaba aí. Tudo é mal feito, desde saltos, ataques, controles, TUDO !

O lance é se manter vivo e tentar ir matando e saltando os obstáculos que vão surgindo na fase. Pra isso, conta-se somente com um soco e uma rasteira, além de saltos.

DICA: colete todo tipo de tranqueira no chão, eles valem energia.



Bônus - Puzzle


Essa é talvez a parte mais cretina do jogo: montar um puzzle daqueles antigos, em que era preciso ir mudando as peças de lugar até conseguir montar a figura. Acontece que a coisa tem 2 minutos pra ser montada, ou então adeus puzzle. Chega a ser algo tão CRETINO que dá vontade de assassinar o criador do jogo das formas mais doloridas que existem.

DICA: se não montar em 30 segundos, desista.

Final Road


E novamente, pra terminar, temos mais uma etapa de ruas sobre a famosa prancha voadora.....e isso todos já sabem o que significa, não ? SIMMM !!! Mais um pesadelo cheio de velhos corcundas, mulheres malucas, pedras, carros, cães, etc...

Após algumas voltas, se conseguir escapar do game-over, uma cordinha surge e é só pular nela pra terminar o game.


FINAL


É, o final é realmente animador, um flyer do terceiro filme e os dizeres: TO BE CONCLUDE ON....¬¬ !

Bom, espero que esse Game Crap sirva pra ensinar que jogos ruins baseados em filmes existem há muito mais tempo que se imagina.

Bom, qual será o próximo ?? Quem sabe E.T. do Atari....

4 comentários:

  1. acredito que no game o M.J. FOX já apresentava sintomas de parkinson, por isso era dificil contralar o cabra!

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  2. Tá achando esse ruim... Olha os do Nes

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  3. @9voltclub
    Já fui informado que as versões de NES conseguem a proeza de serem piores que esta....não sei se tenho estômago pra encarar não...

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  4. Esse é um jogo que adoro... odiar. Ele é muito mal programado e tirando as fases bônus o jogo tem (felizmente) apenas três fases, sendo que a primeira e a última dão na mesma. E, acredite ou não, a fase que acho mais divertida do jogo é a do puzzle. Uma vez fiquei jogando essa fase várias vezes seguidas até descobrir como resolver esse tipo de puzzle. Adoro a música da fase e os músicos se mexendo e tal... estava jogando-a repetidas vezes no PSP esses dias XD.

    Correção: no bônus Jennifer Home o objetivo é fazer a Jennifer sair da casa pela porta de baixo.

    @Cosmo Kramer
    Não seja por isso, o Angry Video Game Nerd já fez o trabalho sujo (legendado em português):

    http://cid-2f961ff6162480e3.skydrive.live.com/self.aspx/AVGN/AVGN-Back%20To%20The%20Future.wmv

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