quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Os 7 Mistérios do Mundo dos Games

Já faz um tempinho que queria reunir alguns mistérios gamísticos em um único post, como um especial. Mas o que seriam esses mistérios? Muitos deles se misturam com os mais variados clichês, coisas que todo game tem. O André Breder andou postando uma lista bacana dos clichês de RPGs no Retro Fantasy, mas existem muitos outros também em outros estilos de games. Todo mundo que joga acaba conhecendo alguns deles geralmente da pior forma: MORRENDO! Abaixo, vou listar alguns que deixaram (e ainda deixam) muita gente estressada e intrigada por aí...




Os 7 Mistérios do Mundo dos Games

Água Fatal
Comumente encontrada em jogos de plataforma, podendo ser achada em games de ação também. Muitas vezes vem junto com o Buraco sem Fim, listado mais abaixo, mas em algumas vezes, uma simples poça de água pode arrancar energia o suficiente pra deixar o jogador à beira da morte.

Alguns personagens desenvolveram a ARTE DE NADAR, portanto, são imunes à água. Vejam bem, eu disse À ÁGUA, não aos Buracos sem Fim...Sonic e Mario ainda morrem se despencarem em buracos negros...

Em Psycho Fox, do Master System, por exemplo, a água fatal está unida com buraco sem fim junto com uma cola especial que faz seu personagem afundar vagarosamente, enquanto o jogador escuta a música fúnebre e impiedosa de sua morte...

Um exemplo mais recente seria Assassin's Creed, onde o protagonista, um assassino impiedoso, é SURRADO por pequenas piscinas de água nem tão inofensivas assim..

Buracos sem Fim
Esses existem desde quando Adão jogava bola, portanto, não necessitam de explicações. São buracos, simples holes of doom, colocados perto de espinhos, águias, morcegos ou cabeças de medusas prontas pra empurrar de forma pouco gentil aquele jogador irresponsável que não calculou direito os saltos.


São bastante comuns em Castlevania: na trilogia do NES eles são quase os protagonistas, totalizando uns 80% das mortes no jogo e 75% dos controles quebrados por raiva do jogador. Estão SEMPRE perto das cabeças das medusas, onde formam uma dupla infalível de ataque!

Outro jogo é Ninja Gaiden de NES: formam dupla com morcegos, águias, cães endiabrados e outras criaturas. Quando avistar um, pule imediatamente nele e evite se estressar à toa.

Itens de Cura
Em RPGs, quando se leva dano, o jogador logo recorre ao item básico de todo jogo desse tipo: O POTION. Os potions vem de formas diferentes em cada RPG, mas eles tem a mesma função: curar os ferimentos em batalha. Mas o que seriam os potions? Poções milagrosas? Remédios? Não dá pra saber, mas deve ter gosto de refrigerante, segundo a Square...

O mais estranho do item é quando o jogador está bastante ferido e tem 40 potions no estoque. Rapidamente, ele usa um atrás do outro pra se curar o mais rápido mas.....como assim? Alguém aí toma um gole atrás do outro de xarope pra se curar da tosse?

Não acham estranho? E a overdose de potions, onde fica? Outra coisa: os potions vem 3 sabores, cada uma mais potente que a outra. Acredito que a terceira versão, o X-Potion, se usado várias vezes no mundo real, deva servir como viagra......ou te transforma em um monstro lendário, vai saber....

Em Resident Evil, por exemplo, os personagens usam a erva malandra pra se curar...mas de que forma eles a usam? Claro, muitos já imaginam que os personagens FUMAM A ERVA, ficam loucões e desenvolvem a idéia de um mundo paralelo onde tudo está bem agora....


Outros itens clássicos são os eternos FRANGOS dentro de PAREDES em Castlevania ou dentro de LATAS DE LIXO na maioria dos jogos de briga de rua. Pois é bastante natural e saudável retirar um pedaço de lanche de dentro da lata de lixo, comer e ficar mais forte pra espancar os inimigos...

Não poderia deixar de citar os cogumelos do Mario, que o alucinam à tal ponto dele pensar ser maior e sair pisando nos inimigos....

Itens de Reviver
Phoenix Down e Revive estão entre os mais comuns. Phoenix Down então, deveria se tornar padrão e a Square deveria liberar seu uso em todo RPG, pois é um nome extremamente comum pra esse tipo de item. Claro que é, até sua irmã sabe disso.

O bizarro é pensar em como eles usam.......sério, o item, em alguns jogos, vem em forma de vidrinho, similar ao potion, o que nos dá a idéia de ser um líquido. Mas em outros, é como uma pena da ave lendária Fênix....mas e ae, comofas então?

Fazemos cócegas no colega morto e estrupiado com uma pena e *PLIM*, ele volta à vida às gargalhadas? Muito estranho...

Nenhum outro jogo supera Final Fantasy nisso, ele já nasceu com o clássico item. Phoenix Down é um item tombado como patrimônio público dos jogadores de RPG e deveriam pesquisá-lo para trazer ao mundo real. OK, vou parar por aqui antes que me joguem na água fatal...

Chaves e Portas
Ah, as portas.....a maioria delas se abre sozinha ou muitas vezes já estão abertas, basta entrar, coletar tudo que puder e sair tranquilamente do local, inclusive de casas alheias....mas e as portas trancadas?

Nem que seja uma RIPA de madeira, se tiver buraco de chave e você não tiver a tal da chave verde em formato de triâgulo com uma jóia azul na ponta, esqueça. Nem granadas, nem tiros, nem um TANQUE DE GUERRA ou um ATAQUE AÉREO vai derrubar aquela porta.


O exemplo mais clássico seria Resident Evil e outros jogos similares. Você precisa coletar uma chave lááááá do outro lado da cidade pra abrir um guarda-roupas perdido em escombros de uma casa abandonada só pra poder pegar uma jóia, pra juntar com outra, e abrir o portão da casa onde está o primeiro mapa....e não adianta gastar toda sua munição na bendita porta, ela não vai se abrir, não vai se quebrar e você só vai se estressar, além de ficar sem munição e morrer depois...

Outro jogo que isso também acontece é em Tomb Raider. Quantas vezes fiquei perdido sem a bendita chave, que estava escondida atrás de uma pilastra no canto escuro do cenário....os produtores são cruéis....
E em Silent Hill a coisa fica pior ainda....maldito seja aquele hotel em Silent Hill 2...

Morros Cruéis
Quem jogou Zelda, Alundra ou outro similar vai entender perfeitamente isso. Sabem aqueles pequenos morrinhos no chão, montanhas pequenas, que na vista do jogador são fáceis de serem vencidas com pulos, mas que seu boneco na tela insiste em dizer que NÃO HÁ JEITO DE PASSAR? Isso é uma das coisas mais irritantes nesses games.


Cacilda, o personagem pula, ataca, dá até ataques com saltos mortais triplos e não consegue subir um simples morrinho de terra, pois é preciso dar a volta no mapa INTEIRO pra chegar ali em cima....O mais triste da coisa é quando dá pra ver algum item raro (coração, geralmente) dando sopa do outro lado e não ter a mínima idéia sequer de como chegar ali....

AH, mas claro, isso tudo deve depender de alguma chave escondida atrás de alguma porta, cercada por algum buraco cheio de água verde e fatal....

Munição em jogos de Tiro
Alguém aí já jogou Left 4 Dead? Esse é o melhor exemplo pra esse tipo de mistério misteriosamente misterioso. Antes de começar alguma coisa, alguma alma bondosa plantou no chão uma espécie de ÁRVORE DE MUNIÇÃO, pois existe munição infinita à disposição do jogador.

Além disso, armas também estão infinitamente sobre mesas, pois dá pra pegar quantas quiser, trocar várias vezes e elas continuam ali, como se fosse de plástico....


Os jogos de tiro em geral parecem ter, muitas vezes, munição pra terminar 3x seguidas e ainda sobrar balas pra treinar a mira em garrafas. Que o diga os Call of Dutys da vida ou até mesmo Doom.

Em Doom era possível achar munição até dentro da LAVA, coisa que a maioria dos personagens de games detesta por ela ser, normalmente, fatal...

Bom, listei 7 dos mistérios mais famosos, mas com certeza, se for vasculhar, existem mais coisas bizarras por aí. Espero que tenham gostado !

8 comentários:

  1. "Água fatal" vale para GTA I, GTA II, GTA London, GTA III e GTA Advance.

    Os itens de cura existem mesmo em RPGs (o de "mesa") e nos mais antigos, vc pdia achar em algum tesouro.

    O Item de reviver que me lembro mais fácil é a poção milagrosa de Mônica no Castelo do Dragão (Wonderboy in Monster Land): perdia uma vida e já ganhava outra com essa poção, quer mais? Ache uma loja que tenha (difícil) e compre!

    Morros cruéis? É o bloqueio de "ilhas" nos GTAs também. Nos Zeldas de GBC acho isso mais bem pensado, vc só passa se tiver os itens.

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  2. Um item que eu gostaria de ter visto seria o da "mochila infinita" que alguns personagens usam. O melhor exemplo é o Snake, que consegue levar tres pistolas, quatro metralhadoras, cinco granadas, duas bazucas e ainda sobra espaço no bolso pra levar tres binoculos, comida, chave do carro, cigarro, iPod e bloco de notas. O mesmo vale pros primeiros jogos da serie Tomb Raider.

    Legal é que o Resident Evil, la nos primordios, estipulava um limite de coisas pra vc levar nos inventarios, primando pelo realismo, apesar de mesmo assim ser possivel levar uma arma diferente em cada bloco, transformando a Jill num armário de armas ambulante.

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  3. @Talude
    Concordo, esqueci realmente da poção da Mônica de "limpeza", a qual revive, é um item bem clássico também!!!

    @Tsu
    Porra, bem lembrado Tsu! A mochila com espaço infinito da Lara Croft é crássica demais!
    Sobre RE, os primeiros são melhores por detalhes como esse, primando por realismo ao invés de fanfarrices.

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  4. Pior é nos jogos do Pokémon, o cara guarda a bicicleta na mochila! xD


    Eu esqueci de citar esses morrinhos aew no meu post de bizarrices dos jogos! Bem lembrado Cosmo!

    Abraços!

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  5. haHAUhuHAUhauHUh muito bom cosmão XD

    Se vc procurar se vai achar mais com certeza kkk tipo, O MISTÉRIO DA CÂMERA MÓVEL que teima em se mexer sempre que agente está no mei daquele pulo milimétrico... ISSO ME DEIXAVA MAIS-QUE-PUTO!!!

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  6. Estes clichês videogamísticos são bem legais.

    Um que eu acho legal é aquele baú mágico da série Resident Evil, uma espécie de guardador de itens "em nuvem" para tecnologia moderna nenhuma botar defeito.

    Outro aspecto curioso é a forma de se salvar a partida nos mais diversos games: telefone, bloco de notas, pc, celular, hotel, caixão...

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  7. Esse negócio dos buracos é esquisito pra caramba. Tipo, olha o caso do Drácula, que enche o castelo dele com buracos em "Castlevania"... pô, que graça tem o sujeito ter um castelo se ele está todo esburacado? Já pensou, o cara levanta no meio da noite para ir ao banheiro, tonto de sono, e despenca para a morte certa?

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  8. Cara no Phantasy star 2 você guarda uma mulher na mochila, esse eu achei um dos mais bizarros de todos (apesar de pahantasy star 2 ser um dos meus rpgs preferidos de todos os tempos), e também faltou falar das barreiras invisíveis que não te deixam ultrapassar certas áreas dos jogos, e também dos figurantes imortais, como por exemplo na série resident evil, que se você atirar em um figurante importante com gosto e bem no meio da testa, faz um som lata e o cara continua firme e forte, e também os inesquecíveis power ups, o que é aquilo? anabolizante? ecstasy? vai saber, um outro grande mistério inexplorado é o fato do mario fazer apologia ao uso de drogas quando ele toma cogumelo pra ficar alto.

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