quarta-feira, 19 de maio de 2010

Felix the Cat (NES)


Uma vez me indicaram o jogo do Gato Felix pro NES. Eu baixei, testei e acabei encostando a rom, como 99% dos jogadores que dependem de emuladores o fazem. Claro, com a disponibilidade de jogar qualquer jogo, de praticamente qualquer sistema, à qualquer hora, fica fácil juntar um enorme acervo de jogos para desfrutá-los bem devagar. E nem vou entrar no mérito de discutir o eterno problema da dúvida "o que vou jogar hoje?", pois essa é uma síndrome pela qual passam todos que tem milhares de roms no PC. Outro dia eu faço um post especial sobre isso, prometo.



Bom, voltemos ao Gato Felix. Eu nunca fui fã do desenho, nem sequer assistia muito, só via mais ou menos os personagens e logo mudava de canal, tanto é que nem sei a história dele. Entretanto, o personagem fez (e ainda faz) bastante sucesso, sendo exibido em diversos canais e programas infantis. Mas não é sobre o desenho que quero falar, toda essa enrolação foi apenas pra dizer o quanto o jogo me surpreendeu positivamente, visto que eu não esperava muita coisa de um personagem que nunca teve graça pra mim...

dois momentos distintos com transformações diferentes

O Gato Felix tem em sua maletinha muitos segredos. Segredos esses que ele guarda com sua vida, se for preciso. Por conta disso, vários vilões tentam roubar a mala do gato, que sempre escapa. A história do jogo não é diferente, só que traz um adendo: o tal Professor maléfico, além de perseguir o pobre gato, ainda raptou sua namorada, Kitty. A missão é simples: resgatar a pobrezinha enquanto tenta se manter vivo nas fases.

O jogo é um básico game de plataforma, onde é preciso nada mais do que precisão em saltos e ataques. Adicionando à isso, temos as diversas "roupas" e traquitanas do gato espertalhão. Felix pode transformar-se em diversas coisas enquanto coleta símbolos com seu rosto espalhados pelas fases. Essas transformações variam de mundo pra mundo e são a garantia de sobrevivência, pois representam mais um ponto de energia pro gato. Todas as transformações acarretam em novas formas de jogabilidade, sendo que algumas mudam drasticamente o tipo de ataque, saltos e locomoção, sendo umas melhores, mais fortes e mais ágeis que as outras. O grande charme do jogo está concentrado nisso: colete o maior número de símbolos do Gato Felix e se transforme em diversas coisas durante as fases.

o tanque de guerra é o mais forte do primeiro mundo
enquanto o avião é o mais adequado pro segundo mundo

Além disso tudo, passagens com bônus, itens e inimigos estão espalhados por todos os cantos. Se encostar em um inimigo, Felix voltará à transformação anterior, tendo que coletar novamente uma certa quantidade de itens para se transformar novamente. Geralmente são 3 tipos de "roupas" por mundo, sendo que a última geralmente é a mais forte e, óbviamente, mais indicada para chefes. Se levar 3 pancadas, adeus vida.

Felix the Cat é um jogo bem agradável, não devendo em absolutamente nada pra outros do mesmo estilo. É um plataforma bem feitinho, com músicas alegres, controles firmes e uma jogabilidade bastante viciante. Os gráficos são ótimos, Felix é bem grande na tela, tem uma movimentação bacana e a variedade de telas é bem alta.

Recomendado!

+ jogabilidade variada graças às transformações do personagem;
+ gráficos, sons e músicas bem agradáveis;


- pode ser frustrante em alguns momentos;

Final Score: 8.7

15 comentários:

  1. Lembra o Widget (utro desenho animado) e Claymore, que ambos os participantes se transformam.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, esse jogo é muito legal e bonito. Tem excelente jogabilidade, joguei demais com minha cunhada XD

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que Nostalgia!
    Joguei muito Felix Cat. Alugava direto. É um jogo muito bom que eu não me lembrava mais. Arrasou!
    ...
    Adoro a Felix. É tão Gay. Quem mais tem como arma Bolsa, réplica da Louis Vutton?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é homen animal seu gay respeite o gato feli ele tem 100 anos ou mais jumento

      Excluir
  4. @Talude
    Widget resenhei uma vez pra OGZ, joguinho bem bacana, mas difícil também.

    @Yoz
    Prefiro Kid Chameleon hehehehe.

    @Sabat
    os gráficos são ótimos mesmo, só estranhei o jogo ter um filtro mais escuro no emulador, testei em vários e isso não mudou...

    @GLStoque
    uaheauehaeuaehuaeaehuae!!! verdade, Felix adora bolsas uahauhauahua

    ResponderExcluir
  5. WOW! Joguei muito esse jogo e cheguei perto do fim, só não terminei porque cansei.
    Concordo com seus argumentos Cosmão, traduzem tudo o que sinto sobre esse jogo.
    Um dia desses tento zerar.

    ResponderExcluir
  6. Baixei ele recentemente também (possui tradução para PT-BR feita por romhackers da PO.B.R.E.). Eu o joguei rapidamente, e realmente fiquei espantado pela qualidade gráfica XD

    ResponderExcluir
  7. Nossa nada a ver com o chatíssimo Kid Chamaleon. Adoro Felix the cat e não suporto Kit "Chatilion"

    ResponderExcluir
  8. Gostava desse jogo. Era meio bobinho mas quebrava o galho nos fins de semana.

    ResponderExcluir
  9. Nunca soube que tinha o jogo dele para nes fiquei muito surpreso pois assistia seus desenho na tv.Mas me parece divertido o jogo ta ai mas um a ser baixado por mim .

    ResponderExcluir
  10. To procurando o felix p/ download + num to conseguindo achar...
    Eu me lembro q tinha um jogo do ps1 q eu jogava e tinha ele e + vários outros só q eu perdi esse cd e num to achando p/ download. Eu baixei e gravei o snes Station do ps2 + num tinha o gato felix :S.
    Vc sabe onde eu baixo ele em arquivo de imagem para ps2 ou 1? vlw...

    ResponderExcluir
  11. meu e-mail eh gabriel_s_s@live.com se puder me dar uma resposta ficarei agradecido...

    ResponderExcluir
  12. responde porra como eu faço pra achar esse jogo ?

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse jogo ! Fez minha infancia . Pena que não tem público suficiente para um remake </3

    ResponderExcluir