terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Retronado Illusion of Gaia [FINAL]


E vamo que vamo, é a última parte de Illusion of Gaia minha gente!

Assim que entro na torre, encontro uma estátua do Freedam com uma Red Jewel no baú na parede. Mais adiante, uma barreira me impede de avançar. Will é jogado pra trás e alguma coisa se solta da flauta. É o Crystal Ring, do rei Edward, pai de Kara. Com esse item equipado, consigo atravessar a barreira de energia e entrar na torre.

Na próxima tela eu descubro quem havia me seguido...... Ela mesmo..... KARA!! A menina terrorista! Ela vem com a desculpa esfarrapada de que "sentiu algo e imaginou que nunca mais veria Will". Will se atenta pro fato da garota ter atravessado a barreira sem o anel, mas ela mostra outro anel, com uma cor mais clara, diferente do anel de Will, mais escuro. Will imagina que os dois anéis permitem entrar na torre e pede para que Kara não se desgrude dele.



Passei pelos diversos corredores da torre, em várias salas é preciso enfrentar todos os chefes novamente, só que desta vez com a forma de Shadow. Todos tem o mesmo esquema, só que em alguns é preciso matar em sequência, usando o mesmo HP, algo similar ao que ocorre em Megaman e ActRaiser nas fases finais. Depois disso, chego no que me parece ser o ponto final da coisa.

repeteco de chefes e recebendo uma ajudinha pra subir pela torre

Lá no chão estão os ossos do pai de Will. Ele diz que existe uma sala muito bizarra na torre que é iluminada pela luz do cometa que se aproxima da Terra. Na tal sala o tempo passa mais rápido e é por isso que as pessoas não conseguem resistir. Will questiona porque ele e Kara não foram influenciados por isso e seu pai explica que a razão é que os dois estão envolvidos, "enamorados", ou simplesmente se preocupam um com o outro, o que impede a ação do cometa neles dois.

Agora vem um papo muito estranho sobre a criação do mundo, coisa muito conversada nos 3 games da Enix, ActRaiser, Soul Blazer e Illusion of Gaia. Segundo o pai de Will, antigamente as pessoas canalizaram a luz do cometa e com ela conseguiam criar tudo que queriam, desde animais até árvores e todo tipo de coisa. Só que, como sempre, tanto poder nas mãos de humanos dá em merda e assim os demônios foram aparecendo também. Nisso os Cavaleiros da Luz e das Sombras entram em ação, para por ordem na casa, e as seis Mystic Statues são criadas. Will recebe a sexta Mystic Statue e seu pai os teleporta para o alto da torre.

Lá no topo, as almas dos conhecidos de Will estão reunidas. Sua mãe, Seth, o pai de Neil e até o Hamlet estão todos lá, na forma de espíritos. O pai de Will pede a todos que aumentem o poder de Will e a batalha decisiva começa! Will se transforma em FIREBIRD, uma versão turbinada de Shadow e parte pro espaço em busca do cometa que ameaça a Terra. Lá finalmente eu encontro a razão dos problemas em Illusion of Gaia!

Will se transformando em Firebird

O chefe final não ofereceu muita resistência. Ele vem em duas formas: a primeira consiste em acertar a parte mais baixa e desviar dos raios verdes que caem. Na segunda etapa ele ataca de três formas: com duas esferas verdes que perseguem, com um monte de bolinhas azuis que circulam a tela e com um raio verde que sai da boca quando o chefe abre a guarda. Fiquei no centro atirando pra cima e detonando as bolinhas azuis que surgiam. As esferas verdes são facilmente defendidas com o L/R e quando o chefe abriu a boca, enchi de tiro e sai da frente porque lá vem rajada. Repeti isso umas dez vezes mais ou menos e o chefe já era.

as duas formas do último chefe de Illusion of Gaia

O final vem uma narrativa muito interessante, principalmente do ponto de vista filosófico da coisa. Os pais de Will começam a falar da Terra, do quão ela é solitária e esquecida pelos humanos, que apenas vivem e estão pouco se importando pro resto. Depois eles pedem para que Will veja seu mapa, e os continentes começam a se mover, dando uma forma muito semelhante ao que temos hoje (América, Europa, Ásia, etc). Então o pai de Will comenta que essa é a evolução do planeta, que aconteceu devido à extinção do cometa. Isso me leva a crer que a galera da Enix fumou muita erva doce estragada, fez uma salada de tudo que temos no mundo real e jogou no game.


Kara pergunta se, ao voltarem à Terra, ficarão juntos e a mãe de Will responde que não, que daqui por diante, o planeta vai seguir seu curso normalmente. Mas, se acaso algo similar aconteça no futuro, ambos serão chamados novamente, pois carregam consigo o espírito dos Cavaleiros da Luz.

Will e Kara então se despedem e o jogo termina com os dois voltando à Terra. Após os créditos, Will é mostrado saindo da escola e os seus amigos todos indo encontrá-lo, juntamente com Kara. Será que ficaram juntos? Será que a Enix tinha planos pra fazer uma continuação? Pra ter deixado tantos ganchos, acho que o que faltou mesmo foi dindin pra fazer um Illusion of Gaia 2.


Enfim, esse é mais um final de um Retronado no Shugames! Demorou pacas, me perdi algumas vezes na história (que é ótima, eu garanto), mas finalmente acabou.

Espero que todos tenham gostado!

2 comentários:

  1. grande jogo, pensei que os dois iam se beijar no final, mas esse foi um final que valeu a pena, diferente de outros jogos que mostram uma animação rápida e simples

    acho que os caras da Enix são adeptos da Nova Era!

    ResponderExcluir
  2. @lobo
    Também tenho a mesma opinião, os caras são religiosos, independente da religião, nota-se muitas referências não somente nesse jogo, mas nos 4 jogos mais importantes da Enix no SNES.

    ResponderExcluir