quarta-feira, 2 de março de 2011

Fantasy Zone The Maze (Master System)


Fantasy Zone acabou constituindo uma série de joguinhos na época do Master System, ou seja, na era dos 8 bits. Com versões até pro NES e Mega Drive (não me recordo se a versão NES é oficial), Opa-Opa e sua turma pintaram e bordaram em diversos sistemas, sendo oriundo, mais uma vez, dos arcades da Sega. Basicamente temos um shooter, mas as particularidades do jogo deram as diferenças que fizeram de Fantasy Zone uma série de prestígio e originalidade.

Não vou falar dos jogos clássicos, mas de um que também é shooter, mas é um shooter misturado com Pac-Man e muitos labirintos, mais uma prova da criatividade da Sega na época. A missão é a de sempre: vencer os labirintos com o menor tempo possível, se mantendo vivo até o "comer" a última pílula, neste caso, a última moeda.


Sendo jogado sozinho ou com alguém, Fantasy Zone The Maze é um jogo bem difícil. Qualquer cagadinha você morre, e, se caso esteja armado, perderá tudo. No game coletamos moedas em diversos labirintos que começam com poucos inimigos (três apenas), mas que, se não tomar cuidado, poderá estar forrado deles em pouco tempo. Tudo porque, no centro da tela, existe um círculo vermelho de onde os inimigos nascem. Os três inimigos primários podem originar outros quando esse círculo se encher de energia, cabendo ao jogador sempre passar por ali para zerar essa energia, ou as coisas podem complicar. Os inimigos originados pelos três primeiros são mais rápidos e espertos, cercando sua nave à todo custo.

Para lhe ajudar, toda moeda coletada vale dinheiro na compra de itens espalhados pelo cenário. Vão desde armas dos mais variados tipos até asas que aumentam velocidade, o especial "foguinho" que vale como uma invencibilidade temporária e até mesmo raios fatais. Cada item tem um valor específico, designado antes da fase começar, quando Opa-Opa está na tela do mundo. Variam desde 2 mil até 5 mil moedas no início, dependendo do item e da fase, podendo chegar à preços exorbitantes em fases finais.

Desnecessário dizer que o dinheiro no game é essencial e acaba se esvaindo antes que se perceba se não tomar os devidos cuidados. Todos devem conhecer Pac-Man, aquele do Come-Come, onde era preciso LIMPAR o labirinto das pílulas, pra só então terminar a fase. O objetivo em The Maze não é diferente, logo, uma boa estratégia é sempre bem vinda, principalmente nas fases mais adiantadas. No começo do jogo ele te dá a opção de escolher por qual mundo começar, mas é uma boa começar sempre pelo primeiro, Plaleaf, pois os outros são difíceis e requerem uma boa quantidade de dinheiro e de vidas.

tela de jogo com as moedas e um bônus, onde é preciso decorar o percurso pra se dar bem

Falando em vidas, elas são conseguidas nos próprios labirintos. Por alguns segundos, uma bolinha verde pode surgir no canto do cenário e se abrir, revelando um Opa-Opa em miniatura. Corra até lá e colete o item antes dele sumir, ou adeus vida. Da mesma forma podem surgir um pato, que vale 5 mil pontos ou um tiro grátis fortíssimo, que pode salvar sua vida em momentos desesperados. Portanto, ficar esperto no cenário é primordial!

à esquerda, usando o item "foguinho", que aumenta a 
velocidade e te deixa invencível por um certo período,
à direita, os preços dos itens antes da fase começar são mostrados nessa janelinha

A dificuldade do jogo é alta, realmente. Mas jogando com alguém não é nada tão impossível assim pra se terminar. Ambos podem combinar de dividir o cenário e cada um limpa um lado, facilitando o serviço. Jogando sozinho, cabe ao jogador planejar as coisas antes de sair feito louco coletando moedas.

observem o centro da tela com a indicação "enemy's energy", 
é ali que devemos passar de tempos em tempos para evitar que mais inimigos apareçam na tela

Opa-Opa, o herói da série
Os gráficos do jogo são padrão Master System, não possuem scroll (in-game), apenas entre as fases quando Opa-Opa vai de uma até a outra e os efeitos sonoros são simples. As músicas eu sou suspeito pra falar, gosto da maioria das músicas dos jogos do Master System e com esse Fantasy Zone não é diferente. A música tema é um clássico absoluto!

Pra finalizar, The Maze é um bom diferencial na série sem destoar completamente do personagem principal e seu objetivo, que é atirar em inimigos. O sistema de compra de itens e da curva de aprendizado foram bem felizes, dando um ar diferente e original ao jogo. Vale uma jogada, principalmente naquelas noites tediosas onde não tem nada pra fazer. Se tiver companhia então, melhor ainda!

Resumão:
+ sistema de compra armas original;
+ dificuldade que pede uma estratégia pra cada fase;
+ músicas bem legais;

Final Score: 8.0

3 comentários:

  1. Eu fiz final nesse aí usando o cheats.dat do Mame, esse é um dos jogos que mais cansam.

    ResponderExcluir
  2. @Talude
    Terminei uma única vez, na raça, mas junto de um amigo. Foi uma tarde inteira de infindáveis labirintos cheios de moedas...

    ResponderExcluir
  3. Eu e meu primo jogamos esse jogo desde o lancamento em 1988, ainda temos o cartucho original, naquela fase da adolescencia que jogamos quase tudo fora esse cartucho ficou conservado, depois me arrependi e fui comprando tudo de novo. Nos jogamos esse jogo a tanto tempo que a gente zera ele esnobando, excelente jogo, mas precisa ter paciencia e estrategia pra jogar.

    ResponderExcluir