Confesso que não cheguei a jogar o Punch Out de Nintendinho. Mas com o SNES foi diferente, foi um dos primeiros jogos que pude experimentar do console, mesmo que em emuladores. E se um dia foi possível unir irreverência com boxe (antes mesmo que Ready 2 Rumble pudesse existir), Super Punch Out foi genial nessa missão.
Em Super Punch Out ainda controlamos Little Mac, dessa vez bem diferente do original, em lutas contra personagens fictícios, embora às vezes lembrem personalidades reais do boxe. Dividido em 3 circuitos principais, é preciso vencer nos três para se tornar o grande campeão. Claro que a dificuldade foi mantida e o jogo é casca grossa com quem gosta apenas de bater e não estuda os movimentos dos adversários. Aliás, observar aqui vale muito mais que bater, principalmente se não conhecer o oponente.
Muitos dos rivais executam movimentos parecidos, onde geralmente é preciso unir a combinação de golpes, defesa e esquiva com uma certa exatidão, impedindo assim de ser massacrado. Unindo isso aos movimentos que usam a barra de especial, temos um sólido gameplay em um jogo de boxe aparentemente infantil. Alguns oponentes requerem atenção dobrada quanto ao timing exato de se esquivar de seus golpes mais fortes, como é o caso da voadora de Dragon Chan, indefensável e aparentemente impossível de ser desviada em uma eventual primeira luta.
Dragon Chan representa o primeiro desafio DE VERDADE,
esquivar de sua voadora é uma tarefa ingrata em muitas das vezes....
As lutas acontecem em um round único, onde quem tombar três vezes perde. Isso adiciona alguma estratégia na hora de avançar batendo ou se conter defendendo, bem como guardar a barra especial pra tombar de vez o inimigo ou usá-la para garantir as primeiras quedas. Ao derrubar o oponente, é possível recuperar um pouco da energia apertando freneticamente os botões. Assim que cair, o jogador também pode fazer o mesmo para se levantar mais rapidamente.
Mr. Sandman, terror do Major Circuit |
Falando neles, os golpes especiais são ativados quando se completa a barra no rodapé da tela. Quanto mais se bate nos inimigos, mais ela se enche e permite usar os golpes mais fortes. Alguns inimigos podem bloquear o golpe, como é o caso de Mr. Sandman, mas pra maioria é praticamente indefensável, principalmente depois do jogador quebrar a sequência de golpes do oponente e atordoá-lo.
Os gráficos do jogo também formam outro ponto à favor do mesmo. As lutas ocorrem com a câmera posta atrás do seu lutador, sendo que ele fica transparente a maior parte do tempo enquanto seus braços podem ser vistos e controlados, um com cada botão. Essa dinâmica visual deu muita identidado ao título e um ar de novidade ao gênero. Uma outra caraterística bacana do jogo são os treinadores do oponente berrando frases como "mostre à ele seu jogo de pernas agora", sempre no round decisivo, o que pode indicar alguma brecha pro jogador explorar na luta. São frases simples, mas que deixam evidente a busca por detalhes dos criadores.
entre as celebridades estão esse travesti japonês
e esse gordo palhaço apelão, clone do segundo oponente
Se por um lado os controles e a dificuldade são o ponto forte, as músicas deixaram a desejar. Temos sempre o mesmo tema pras lutas e mais umas duas ou três músicas para menus e vitória. Os sons de vozes e golpes, no entanto, ficaram ótimos, inclusive com direito à anúncio dos inimigos antes de cada luta.
Enfim, Super Punch Out não é um jogo fácil, tampouco de aprendizado simples. Ele requer um bom tempo de treino em oponentes mais avançados, mas recompensa o jogador com lutas praticamente perfeitas após levar muita pancada na cabeça.
Resumão:
+ gráficos bacanas e diferentes;
+ controles precisos;
+ o aprendizado requer dedicação;
- pode afastar quem não tem tempo ou não tem paciência;
Final Score: 8.5
Vou ser honesto com você: dos 3 jogos de Punch Out que eu joguei (NES, SNES, Wii), o único agradável que eu achei foi o de Wii. O de NES é bem simples mas enche um pouco porque fica repetindo os inimigos até 3 vezes e o de SNES é MUITO dificil, além de ter coisas nada haver como aquele cara que dá chutes...
ResponderExcluirA série é até boa, mas só me deu na graça quando eu comprei pra Wii.
BTW, excelente review embora eu não goste tanto assim do jogo.
eu não joguei esse game. mas já vi o meu irmão mais novo jogar, ele quase zerava , mas desistiu. esse Punch Out seria o jogo mais perto das lutas do Rocky. onde as lutas são ferradas mesmo.
ResponderExcluirsinseramente odeio jogos de boxe, + a serie punch out e totalmente diferente sao viciantes e otimos, esse super e um dos jogos com melhor imagem do snes, o cartucho e muito gigante
ResponderExcluir@João Carlos
ResponderExcluirTenho muita vontade de experimentar essa versão do Wii, em todo canto só vejo elogios. A versão do SNES eu não achei muito difícil não, já a do Nintendinho dizem que é do capeta hehehe!
@Leandro
Eu também nunca consegui zerar, é preciso paciência e timing exato pra passar de alguns lutadores mais apelões...
@Ziro
Super Punch-Out também é o único jogo de boxe que gostei na vida, tirando o Rocky de Master System.
Um clássico!! Já fiquei muito viciado nele! Não consegui passar do segundo circuito. vou tentar zerar qualquer dia desse... lembrando que é o único jogo de boxe que eu gosto!
ResponderExcluirCara este é um dos clássicos do Snes que joguei muito pouco mas curto pra caramba e tem o do Nes que é demais também .
ResponderExcluirMuito bom! Sem dúvida nenhuma, um dos meus jogos favoritos de todos os tempos.
ResponderExcluirMuito boa a análise. Eu joguei o do NES até enjoar na minha época de criança. O do SNES porém só joguei em emuladores mas consegui ir bem longe no jogo. Provavelmente devido a graaande experiência adquirida no NES rsrs.
ResponderExcluirParabéns pelo post.
A franquia Punch Out é genial. Jogabilidade incrível e os personagens caricatos são marcantes demais. Não gostar do game ou do gênero, eu até entendo, mas não admitir que ele é genial ae é foda..
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