quinta-feira, 30 de julho de 2009

Especial SHUGAMES - A Série Illusion Parte 1 - Castle of Illusion (Mega Drive e Master System)


A série Illusion no mundo dos games - Parte 1

Apresentando:

Castle of Illusion versões Master System e Mega Drive

Introdução

Esse especial será dividido em algumas partes, pois são 5 jogos que serão analisados detalhadamente. Ficaria estranho e cansativo de ler juntar tudo isso num único post.

A série Illusion sempre foi muito prestigiada desde seu primeiro game lançado, o saudoso Castle of Illusion para Meguinha.

Lançados exclusivamente para consoles da Segueta, são 5 os jogos que fazem parte da "série". Isso não quer dizer que todos se interliguem, mas, por se tratar de mundos de ilusões (em quase todos os games temos fases com coisas gigantes), podemos ver aí algum sentido de SEQUÊNCIA na série.

Todos eles tem Mickey como protagonista, apenas no World of Illusion temos Donald para acompanhar o rato pelas fases.

Naquela época, a Disney e a Sega tinham um parceria imbatível, tanto é que a própria Sega era responsável por jogos dos personagens Disney no console. Pro SNES, esse trabalho ficou à cargo da não menos importante, Capcom.

Bom, como o primeiro game da série foi lançado para Mega Drive é por ele que vamos começar.




::::: Castle of Illusion - Mega Drive :::::

"...Mickey mergulha numa chícara de café e sai nadando entre torrões de açúcar que boiam ali..."


Ano: 1990

Castle of Illusion mexeu com muita gente quando saiu. Tinha (e ainda tem) gráficos lindos, uma jogabilidade simples e fácil, músicas maravilhosas e um desafio na medida pra qualquer idade. O jogo logo acabou se tornando clássico da plataforma de 16 bits da Sega, sendo um dos jogos mais aclamados pela crítica de todos os tempos.

No game, controlamos Mickey, o rato símbolo satânico gay da Disney. Estava ele e Minnie dançando NO MEIO DO MAT, quando surgiu uma bruxa e raptou Minnie. Mickey deve salvar sua amada em um longínquo (palavra bizarra essa) mundo, onde uma bruxa malévola (outra palavra bizarra) à prendeu em seu castelo (o da bruxa).

Para isso, Mickey precisa coletar as GEMAS COLORIDAS e formar um ARCO-ÍRIS pra poder alcançar o castelão da bruxa. O nome da bruxa ficou gravado na minha (e acredito que de muitos que estão lendo isso), MIZRABEL (ok, é a última palavra bizarra que ponho aqui ).

O jogo se passa em fases temáticas, todas escondidas atrás de portas de um enorme castelo. Cada porta leva à um mundo diferente, tendo um tema diferente. Aí começam as diferenças pra versão Master System.

Na versão Mega Drive não é possível escolher por qual dos três primeiros mundos o jogador pode começar, sendo obrigatório seguir a sequência das portas.

:::::::::: FASES ::::::::::


Primeira porta: Mundo da Floresta





Clichê total, mas na época fazia sucesso. A floresta de Castle of Illusion do Mega é menos explorativa que a versão de Master, que incluía mais passagens subterrâneas em meio à insetos.

No Mega temos um caminho contínuo com direito à cipós, cogumelos assassinos e algumas árvores que adoram fazer caminhadas ali. Após essa primeira etapa, uma maçã gigante corre atrás de Mickey e ele chega na segunda parte da fase, onde salta sobre folhas soltas no ar.

Depois, já de noite, onde morcegos e fantasmas surgem, a fase fica um pouco mais complicada. Após isso vem o chefe, similar ao da versão 8 bits, mas com uma diferença: é bem mais fácil aqui.

Uma outra diferença das duas versões é que, aqui, Mickey pode coletar maçãs/bolas/outros itens colecionáveis pra jogar nos enemigos, no Master, só vale bundada ou arremessar objetos fixos, coisa que não existe no Mega. Outra diferença: no Master temos estrelas escondidas pra achar, no Mega, nada disso.


Segunda porta: Mundo dos Brinquedos




Praticamente não tem nada a ver com a versão do seu irmão mais novo. No Mega, a fase é longa, com direito à subidas e descidas, além da tela que inverte na segunda etapa da fase. O chefe é um palhacinho que se desmonta pra acertar Mickey.


Terceira porta: mundo do..hã..canyons ? Montanhas ? 



o chá desse cogumelo roxo-brilhante deve ser dos bons

Já vou ser direto: pra mim cagaram nessa fase totalmente. A versão do Master System apresenta uma das fases mais inesquecíveis de todo retro-gamer que já jogou esse jogo, a famosa FASE DOS DOCES. Aqui temos uma montanha pra escalar cheia de gêisers e depois uma espécie de templo abandonado com água subindo e descendo.

O chefe é um doido que fica pulando pelo cenário, perde fácil em CARISMA pra barra de chocolates no Master System. Estranhamente, a música é a mesma da fase dos doces do Master System.


Quarta porta / segundo andar: Biblioteca




digam a verdade: não parece com aquele dragão do filme?

Fase legal, música bacana e alguns inimigos bem chatos. Aqui está uma cena marcante no game todo: Migay mergulha numa chícara de café e sai nadando entre torrões de açúcar que boiam ali.

 Mais uma nostágica: Mickey entra numa garrafa de leite e vai parar e um cenário cheio de doces boiando num mar de leite. O chefe, inclusive, fica em uma outra garrafa de leita.

Esse chefe que lembra o dragão do filme História sem Fim, é um monstro que fica mergulhando no lago de leite tentando acertar Mickey.


Quinta porta / segundo andar: Torre do Relógio




Fase longa, talvez uma DAS que pode trazer complicações ao jogador. O começo dela é num castelo, estátuas ganham vida e algumas piscinas de ácido esperam a bunda de Mickey.

Depois disso, túneis aquáticos cheios de piranhas requerem habilidade. A torre em sim vem em seguida: a subida requer cuidados nos saltos entre as engrenagens e com os malditos morcegos.

O chefe é o vigia do relógio, bem fácil de ser vencido.


Castelo da Bruxa Mizrabel



andando alegremente pelo arco-íris

SHU! Não existe essa porra. Passou da torre, já vai enfrentar a maldita. Que, aliás, mudou totalmente e virou quase uma MODELO, toda magrela e altona.

Talvez tenham mistura a Torre com o Castelo junto, ou algo do tipo.

O esquema é que Minnie fica no centro da tela choramingando enquanto Mickey luta contra a safada. A luta não é tão fácil, é preciso acertá-la diversas vezes enquanto ela se teleporta em várias direções da ARENA e joga seus fantasmas em várias direções.


Vencida, Minnie é libertada e o jogo termina com aquele final que só a Disgay sabe fazer.

::::: Castle of Illusion - Master System :::::

"...forçando inclusive o jogador a testar seus reflexos dando bundada em fantasmas SEM CAIR no abismo..."

Ano: 1990

A história é a mesma, a temática é a mesma mas existem diferenças cruciais entre as duas versões. Pessoalmente, prefiro a versão do Master System. Acho mais clean, caprichada, com melhores músicas e fases. Mas isso é uma opinião pessoal.

:::::::::: FASES ::::::::::

No Master, dá pra se escolher a ordem das portas, ou seja: caso já tenha terminado, podes começar por qualquer mundo que tenha achado mais fácil.


Primeira porta: Mundo da Foresta




Mundinho clichê esse em ? Todo game de plataforma fofinho tem um desses, parece LEI. Esse aqui é meio diferente da versão PAI: tem mais partes subterrâneas cheia de insetos e uma área ao ar livre antes do chefe, com direito à saltos em folhas pelo ar. Chefe àrvore rodopiante, já falado antes.


Segunda porta: Mundo dos Brinquedos




Fase simples, com inimigos próprios e cheia de passagens secretas e até uma possibilidade de se escolher qual caminho seguir.

Destaque pro finalzinho dela, onde é preciso coletar uma chave pra se abrir a porta do chefe, que é uma boneca saltitante maldita.


Terceira porta: Mundo dos Doces




Aqui mora uma das fases mais memoráveis dos 8 bits: uma fase inteiramente feita de doces, conceito muito legal da época. Ela começa com a famosa TELA-PEGA, que se movimenta sozinha pra frente, obrigando Mickey e sair pulando pra se salvar.

Após isso, passamos por potes de sorvete rodeados por barras de chocolate, rosquinhas que seguem a rosca de Mickey, um lago de leite com golfinhos feitos de bala bilula e um chefe que é uma barra enorme de chocolate. Fase fumada, sim, mas muito interessante e nostálgica.


Quarta porta / segundo andar: Biblioteca




A biblioteca do Master pouco se difere da versão Mega Drive. Temos a chícara com café, temos aviões pelo cenário e temos traças sobre livros perambulando.

O que muda aqui é o chefe: um livro que arremessa suas letras no Mickey, sendo que o jogador precisa usar tais letras na bundada pra alcançar a CARA do livro.


Quinta porta / segundo andar: Torre do Relógio




A torre da versão Master System é mais interessante, com inimigos próprios, algumas passagens secretas e um chefe bizarro: um relógio de pêndulo que solta uma CARINHA SORRIDENTE. Ela fica voando pelo cenário tentando acertar Mickey com suas engrenagens.


Passando a torre, Mickey consegue reunir todas as gemas e parte pro último estágio antes de arregaçar a cara da bruxa safada.


Castelo da Bruxa




Castelão bizarro, onde cavaleiros mortos ganham vida, aranholas safadas descem do teto e alguns fantasmas dão boas-vindas.

O Castelo tem 3 partes: a inicial, onde é mais exploração do que tudo, a segunda etapa com TELA-PEGA, forçando inclusive o jogador a testar seus reflexos dando bundada em fantasmas SEM CAIR no abismo e a terceira parte, onde temos 3 portas, sendo que uma delas leva ao famigerado Dragão.


Esse Dragão é como um protetor da Bruxa, vindo antes dela pra dar cabo de Migay.


Bruxa Mizrabel




A única forma de acertá-la é jogar o lampião nela, diferente da versão Mega onde as bundadas de Mickey resolviam a parada.

Bom, essa é a primeira parte com esses dois clássicos dos 8/16 bits, no próximo capítulo, Land of Illusion dá seu ar da graça, com fases criativas, músicas soberbas e mais novidades, um verdadeiro avanço de Castle of Illusion.

11 comentários:

  1. ahhhhhhhhhhhhhh =~~~~~~

    quantas boas memórias.
    e SIM, COI do SMS >>>>>>>> COI do drivo. tanto em fases, quando nos sprites e mas músicas.

    Ótimo review, cosmo!

    ResponderExcluir
  2. Pô, o castle of ilusions do master chegou a me dar mto medo, eu era um guri bem pivete qdo joguei ele... lembro de ter minha fita original do master... cara isso me trouxe mtas lembranças da infancia agora hehehe

    ResponderExcluir
  3. saudades heinn
    puta merda
    dahora
    parabens du.. novo blog ta dahora

    abs, doug

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela força galera, acredito que nesse final de semana sai a parte 2 do especial, não PERDAMMMMMMMMMMMMMMMMM MMMMMMMMMMMMM...MMMMMM (by silvio santos)

    ResponderExcluir
  5. www.instantsilvio.com

    ResponderExcluir
  6. Olha, fiquei impressionado com a qualidade do review, assim o blog vai longe!

    Castle of Illusion de Master System é um jogo que guardo no meu coração, com gráficos e músicas fantásticas que exploraram a nata do console, e claro, é uma aventura memorável.

    ResponderExcluir
  7. pra mim tbm, o do master >>>>>>>>>>>> o do mega. Só que dessa série meu game preferido é o laaaaaaaand. É o batera colou um link novinho aí ¬¬ uhahuahu

    ResponderExcluir
  8. Mr. Cosmo está anotado.

    Desses jogos o único que eu não gosto é o Legend of Facil Illusion

    ResponderExcluir
  9. Bah eu tenho o cartucho do mega drive original e guardadinho no guarda roupa :)
    Bom ver que voltaram as analises de jogos antigos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu também prefiro o Castle of Illusion versão Master, assim como o Land of Illusion, que é tão bom como o Castle. Queria que houvessem mais jogos deste naipe... quem sabe um dia eu consigo hackear o Land e fazer o Universe of Illusion, com umas 100fases...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está nos planos uma espécie de "remake" desse especial para breve, muito mais detalhado.

      Excluir