domingo, 2 de agosto de 2009

Especial SHUGAMES - A Série Illusion Parte 2 - Land of Illusion & Legend of Illusion


A Série Illusion no Mundo dos Games - Parte 2

Apresentando:


Introdução

No capítulo anterior, revivemos os mais antigos jogos da série Illusion, as duas versões do aclamado Castle of Illusion, tanto pro Mega como pro Master.

Neste aqui, vamos densenterrar mais dois jogos, um para Master System: Land of Illusion e o segundo também para Master System, o quase desconhecido Legend of illusion, que saiu primeiro no Game Gear.

::::: Land of Illusion - Master System :::::



"...espinhos seguem o rato por todo lado, indo acabar na ARENA do chefe..."

Ano: 1992

Nesse jeime, também estrelado pelo famoso rato da Disgay, vamos ajudar Mickey à recuperar um cristal roubado por um fantasma fodão. A história é contada durante o jogo, com cutscenes, geralmente após chefes. Mickey vai encontrando os amigos perdidos pelas fases, cada um ajuda como pode, muitas vezes oferecendo itens que concedem novas habilidades para Mickey.

O jogo é mais longo que Castle of Illusion, possui um mapa e é possível voltar nas fases para investigar passagens que antes eram impossíveis de se alcançar ou chegar.

Mickey ainda é o mesmo, mas seu sprite teve algumas mudanças, principalmente nas quedas e quando está parado. Outra mudança é que Mickey pode de abaixar quando está segurando algum objeto ou caixa, coisa impossível em Castle of Illusion.

As fases continuam temáticas, mas sem a estravagância anterior. Ainda temos fases em castelos, em florestas e em uma fábrica de brinquedos, assim como o Castle of Illusion. Juntando à essas, algumas fases legais como uma pirâmide e um jardim foram inclusas. Em todas elas, uma chave deve ser encontrada para que a porta de saída surja. Vamos conhecer uma por uma agora!

:::::::::: FASES ::::::::::

As fases, como eu já havia mencionado, são dispostas num mapa que Mickey deve percorrer procurando ajuda sobre como alcançar o tal fantasma em seu castelo.

A primeira etapa é a conversa com uma moça (Margarida) que explica tudo à Mickey. Depois disso, temos a fase-clichê-dos-jogos-de-plataforma, a famosa FLORESTA.

Fase 1 - Floresta.


De início, é cheia de aranholas e teias, além de cobras rastejando por todo lado. Já de cara, vemos um novo elemento: um mini-tornado que faz Mickey girar no ar com um efeito bem bacana. A segunda etapa da fase se passa numa escalada em uma enorme árvore, onde, no final, ainda temos que jogar uma maçã na boca de uma cobra...

Fase 2 - Lago


Outra fase clichê, mas essa esconde segredos mais adiante. O lago, nessa primeira PASSADA, está quase vazio. Mickey inclusive explora profundamente, enfrentando correntezas até atravessar do outro lado. Além de inimigos, o AR do rato precisa ser controlado, pois agora dá pra morrer afogado...

Fase 3 - Castelo do Ferreiro


Fase legal e diferente. Mickey está num castelo onde naturalmente armas brancas são forjadas, ou seja: é quente, tem muito fogo e muito inimigo pentelho. Já no começo aparece um FOGUINHO correndo atrás de Mickey por toda a fase, até chegar na primeira porta.

A segunda parte da fase consiste em saltos sobre um lago de lava, com direito até à dragões voando por ali.


O chefe, naturalmente, é outro dragão, mas é maior e mais MÓVEL que o dragão do Castle of Illusion. MATANDO o dragão, você salva o Horácio, que, além de lhe dar uma flauta que tem a mesma função do START+SELECT em Super Mario World, revela que o dragão estava impedindo que a água descesse e o lago estava secando por conta disso.

Conclusão: o lago agora está mais cheio e Mickey deve voltar lá pra conseguir seguir caminho por baixo, chegando ao...

Fase 4 - Castelo Fantasma


Isso é uma coisa que poderia ser mais comum no game: fases com múltiplas saídas que resultam em mais caminhos pelo mapa.

Bom, esse novo castelo é bem doido, algumas vezes tudo fica escuro DO NADA e só acende quando Mickey pega um lampião. Fantasmas, abóboras voadoras e outras coisas perambulam pela fase inteira. Em certa etapa, é preciso montar uma ponte entre espinhos alinhando blocos, em outra, a tela se move sozinha de acordo com os botões que Mickey pisa. É uma fase longa e bem interessante.


Sua recompensa ao destruir o fantasma engraçadão é uma poção que faz Mickey encolher, essencial na próxima etapa, a tal da...


Fase 5 - A Caverna Minúscula


Para usar o item, basta apertar pra baixo + botão 2. Mickey fica minúsculo e agora pode entrar em lugares apertados do cenário.

A fase toda ocorre numa espécie de caminho de minhocas, com aranhas, tatuzinhos e outros insetos pelo caminho. A fase não tem chefe, mas esconde segredos...

Fase 6 - Jardim de Rosas


Fase gay, mas muito diferente do que se via na época: um jardim reto, com poucos desafios, à não ser um mar de plantas carnívoras por onde Mickey precisa passar sobre uma pétala. Fora isso, não existe mais nada aqui, mas trata-se de uma fase bem diferente e legal.

Fase 7 - Fábrica de Brinquedos


Maior que a do Castle of Illusion, essa fábrica é cheia de portas e de inimigos chatos pra caralho. De cara, temos uns canhõezinhos atirando sem parar e uma descida em revolvinhos de água. A fase extende-se até um piano onde as notas ganham vida de forma similar ao piano do Castle of Illusion. Aqui temos um boss: um baralho que fica rodopiando pelo cenário, meio chato de ser vencido.

Ao MATÁ-LO, Pateta surge e libera caminho pro templo no alto do mapa, disparando um canhão e destruindo as pedras do caminho. Ele ainda fala sobre uma corda pra poder chegar ao Castelo de Areia.

Fase 8 - Templo


A fase é longa e uma das mais difíceis, com blocos que ganham vida e algumas carinhas nas paredes que atiram. No início, em meio à ruínas, algumas corujas podem dar trabalho. O real problema desses blocos VIVOS é que, ao acertá-los, eles param e Mickey deve usá-los pra alguma coisa, seja abrir passagem ou atingir inimigos.

A fase termina numa descida onde o rabo de Mickey será posto à prova: espinhos seguem o rato por todo lado, indo acabar na ARENA do chefe.

A bola de pedra não é difícil, bastando acertar os blocos e usá-los no chefe quando der tempo. Vencendo, Mickey consegue a corda, que permite escalar paredes (basta
encostar na parede para que o rato tome posição de subida).

Nessa hora é uma boa dar uma volta pelas fases antigas e usar a corda pra achar algumas passagens e, principalmente, ESTRELAS.

Fase 9 - Montanha


A fase da montanha é simples: envolve uma escalada inicial e, logo após, uma pequena caverna onde o nível sobe e desce. Guie-se pelos lampiões presos no teto da fase, usar a poção que diminui Mickey aqui é ótimo. A terceira etapa tem mais escaladas, é só ficar esperto com os abutres da fase.

Fase 10 - Deserto


O deserto em si não é difícil, a única coisa maldita é o abutre fdp que fica voando tentando acertar o pobre camundongo. No meio da fase existe uma pirâmide, a entrada para ela fica numa portinha pequena, atrás de um bloquinho. É preciso ficar nanico pra poder entrar.

Caso passe reto, dá pra passar a fase numa boa, mas na pirâmide tem um chefe que esconde os sapatos mágicos que permitem que Migay ande sobre as nuvens. Por isso é obrigatório entrar na porra da pirâmide.

Fase 10-1 - Pirâmide


A pirâmide é meio complicada se fores um jogador de primeira viagem em Land of Illusion. O começo já vem com tudo com a famosa TELA-PEGA, dessa vez com espinhos no canto, obrigando o jogador a correr pra escalar e desviar de espinhos pelo caminho.

Depois, uma plataforma que é controlada conforme a direção que Mickey esteja olhando pode dar algum trabalho. A chave à princípio está cercada, mas, ao chegar embaixo, fica fácil de consegui-la. Aproveite e colete outra chave e use-a pra pegar uma estrela à esquerda.


O chefe é uma cobra que fica vagando dentro do ovo. Primeiro, é preciso fazer o ovo bater nas paredes do local até a cobra por a CABEÇA pra fora: acertando-a 2x, ela sai do ovo e parte pra porrada.

Ela fica se enterrando na areia sem parar: o objetivo agora é acertá-la com bundadas toda vez que os olhos da maldita aparecerem. Depois de acertada, ela sai e é hora de mais bundadas. Repetindo isso, ela se dá por vencida e entrega os sapatos mágicos para Mickey.

Fase 11 - Castelo da Princesa


Já de cara a chave está ali, mas a saída está cercada e é preciso percorrer todo o castelo até achá-la. O começo já mostra o que o castelo reserva: poços de espinhos, molas, algumas abóboras para servir de plataforma para Mickey e alguns fantasmas.

O lance aqui é ficar minúsculo e usar as bundadas de Mickey em alguma abóbora que se locomova pra direita: como Mickey é pequeno, ele não mata a abóbora, sendo possível ir dando bundadas nela até chegar no final do corredor. Lá, duas portas esperam: a de cima leva Mickey à um corredor cheio de ácido roxo FATAL, onde aquelas plataformas que giram são o único método para passar. No final deste, uma ESTRELA aguarda.

Indo pela porta de baixo, a fase fica mais fácil, mas não existe estrela alguma. Terceira etapa da fase: uma escalada fodida, onde é preciso ir usando os bloquinhos pra alcançar os lugares mais altos. Depois, um corredor sacana cheio de espinhos, onde o melhor a fazer é ficar minúsculo e passar rasgando pelos espinhos que sobem e descem. No final, a descida até a porta de saída, sem chefe pra enxer o saco.

A princesa dessa porra tem um puta mal gosto pra CASTELOS, mas me deu uns feijões mágicos pra plantar numa ilha, ali perto do castelo. Só que, antes disso, vem o...

Fase 12 - O Castelo de Areia


Castelão LONGO, CHATO, MALDITO, mas com uma música MEMORÁVEL. Como disse Iyasu uma vez: "A MÚSICA É TÃO BOA QUE TRANSCENDE O CARTUCHO...". Isso se encaixa aqui facilmente.
 
O começo da fase é simples, com poucos saltos, alguns inimigos pentelhos e alguns lugares CHEIOS de areia (não diga?). A segunda etapa é dentro d'água e envolve botões, peixes lazarentos, espinhos por todo canto e ratos mortos por falta de ar, se é que me entendem.

O importante é não se descuidar do ar de Mickey, visto que existem pontos no meio do trajeto onde ele pode parar pra respirar. Saindo do lago, use sua corda e escale a parede para pegar mais uma estrela pra coleção.

O chefe é um caranguejão que fica fazendo redemoinhos dentro d'água, ou seja: cuidado com o ar do rato.

Para acertá-lo, espere ele soltar uns 2 redemoinhos e use o barril na CARA dele quando ele parar.

Repetindo, o rei Donald será salvo e lhe dará um barco para chegar até a ilha onde será plantado o pé de feijão.

Fase 13 - Pé de Feijão


A fase é curta e simples: use os redemoinhos pra alcançar as escadas e vá subindo devagar, tomando cuidado com as aranholas e cobras pelo caminho.

Fase 14 - Castelo Fantasma


Esse castelo é uma lambança total de partes invertidas, chaves e botões. Muito raramente não se fica perdido aqui, por isso vou dar uma explicada geral na fase pros marinheiros de primeira viagem. Temos 3 portas já na entrada: eu sempre vou na primeira, pois acho mais fácil.

As outras envolvem mortes instantâneas em lagos de ácido, enquanto a primeira só pede mais agilidade no controle, pois temos uma PAREDE que se move na latera esquerda (estilo TELA-PEGA) que Mickey precisa ficar escalando e desviando dos perigos que vão vindo, desde inimigos até espinhos ou outras paredes que podem esmagá-lo.

A coisa agora é meio invertida: no início, o importante é ativar o botão e seguir reto, até a porta, ativar OUTRO botão, pegar a chave, abrir a parede, pegar outra chave e cair na água (que antes era ácido). UFA!

Ao cair na água, verás que tudo se inverte denovo! Seu objetivo: a porta no ALTO do lado direito. Pra isso, use a chave na parede, siga pra esquerda, dê uma cabeçada no botão no teto e volte tudo, entrando na tal porta.

Agora uma portinha-demônio sai pulando atrás de Mickey, leve-a até o fim da tela (à direita) acerte-a e entre nela. Pise no botão e siga pra esquerda ali mesmo.

A porta NORMAL (sem ser meio invisível) é a correta.

Após isso, apenas um laguinho pra descer e estamos de frente com o tal FANTASMA, que na verdade é uma bruxa tipo a Mizrabel do Castle of Illusion do Mega Drive.

Chefe Final


Seus ataques variam em 3: primeiro, bolas de fogo, fáceis de serem desviadas. Cada vez que ela parar, acerte uma bundada rapidamente, antes dela levantar os braços. Cada acertada faz ela girar denovo feito tornado, indo parar randomicamente no cenário.

Segundo: ela vai pro teto da ARENA e fica rodando, quando parar, blocos vão cair e um deles vai servir pra Mickey pegar e acertar a maldita.

Terceiro: ela vira uma bola e sai pulando pelo cenário. Após cansar de pular, é a hora de Mickey acertar uma bundada na safada, antes dela soltar 2 raios em volta de si mesma. 3 bundadas e ela vira história.


Após terminar, não aperte nada e espere os créditos. No final uma telinha surge mostrando quantas estrelas conseguiu coletar. São 14 no total e eu nunca consegui achar todas...

Enfim, esse foi Land of Illusion, nosso segundo game do especial Illusion. O próximo eu acredito que pouca gente conheça...


::::: Legend of illusion - Master System / Game Gear :::::


"...seus ataques se resumem em jogar umas bolinhas nos inimigos..."

Ano: 1994

A história desse game é simples: o reino do Bafo de Onça tava todo zuado após uma grande nuvem negra aparecer por lá. A única cura seria o rei partir numa jornada pra achar a Água da Vida.

Mas o rei é um cagão, e viu em Mickey, agora um simples faxineiro do castelo, a oportunidade de salvar seu reino: tascou a coroa no rato e o proclamou rei ali mesmo, tudo pra ele se virar e ir atrás da Água da Vida. Mickey, sem saber o que fazer, partiu em busca de respostas...


Tá, ok, a história não é tão simples e nem tão clichê assim. O game também tem um mapinha, tipo do Land, mas é muito mais simples. A jornada de Mickey começa pelo reino do Pateta e segue aventura em fases cada vez mais diferentes do que já vimos nos outros jogos.

Mickey nesse game tá meio diferentão, uma roupa pra combinar com o tema, uma mudança leve no design do sprite (está mais rápido) e seus ataques se resumem em jogar umas bolinhas nos inimigos. No more bundadas! TENSO!

Mickey ainda pode pegar e arremessar blocos e alguns objetos, assim como coletar itens em baús, mas dessa vez eles são bem diferentes de BOLOS ou MOEDAS: a maioria dá pontos e são itens diferentes, como diamantes, biscoitos, e etc. O rato ainda pode atacar abaixado e pegar blocos durante o salto.

Alguns itens ficam alojados num inventário logo ao lado da pontuação e eu não tenho a menor idéia para que sirvam...

:::::::::: FASES ::::::::::

Fase 1 - Reino do Pateta


A fase é curtinha e só serve mesmo pra ir aprendendo e se acostumando com a nova mecânica de jogo. Seu único ataque são as bolinhas e a única forma de abrir os baús é jogando eles em algum lugar, pois as bolinhas só acertam os inimigos.

Mickey ainda sobe escadas, mas agora temos um novo movimento: ele anda em varais/cipós, com uma movimentação bem bacana. No final da fase, ele comemora como se tivesse feito um gol. Um morador vem e fala que o rei Pateta não está por ali, saiu para visitar o rei Donald e não voltou mais. Hmmm...

O interessante vem agora: surge uma cutscene mostrando o Bafo recebendo uma mensagem: "quem quer que seja que traga a Água da Vida, se tornará dono deste reino imediatamente". Nessa hora ele ficou maluco de raiva e disse que ia impedir Mickey de qualquer forma. Até que a historinha é bacana.

Fase 2 - Floresta


Claro, não podia faltar essa fase nesse jogo nem a pau. A fase é meio curta, sendo a sua maior parte em cipós, à noite.

Aqui já podemos ver novos movimentos de Mickey, como puxar blocos e empurrá-los também.

Fase 3 - Reino do Pato Donald


No reino do Pato Donald, poucas coisas a serem feitas, a principal é matar o chefe e salvar o rei Pateta, que é bem fácil. Ele lhe entrega um mapa e um medalhão pra ajudá-lo na missão.

Mickey vai até uma esfinge e ela lhe diz que o problema de seu reino é a Árvore da Vida que tá indo pro saco.

A esfinge ainda revela que o rei Donald está no Lago dos Sonhos, nossa próxima parada.

Fase 4 - O lago dos Sonhos


É uma das fases mais estranhas. Com rolos girando, partes aquáticas e cheio de botões para puxar e empurrar, semelhante ao último castelo do Land of Illusion.

Mas o pior dessa fase, é que ela não tem fim. Exatamente o que alguns estão pensando, o jogo TRAVA aqui. Testei com o DEGA, MEKA, MESS, GENS, todos travam nessa fase. Testei outras 7 roms baixadas de lugares diferentes, TODAS travam.

Mickey, ao entrar numa porta lá, aparece perdido numa parte do cenário, totalmente TRAVADO.

Infelizmente, essa parte do especial se encerra aqui. Odeio quando isso acontece, mas, que pelo menos sirva de aviso pra galera que pretendia jogar o game.

6 comentários:

  1. Esses da série eu não cheguei a jogar...
    Orra, to com um ps3 encostado aqui, pq depois que eu comecei a ler o blog, bateu saudosismo e só to jogando master sistem aiehuieahiuaehiueah

    ResponderExcluir
  2. @Rao
    Retro-jogos sempre estão presentes na vida de um gamer, hehehe!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cosmo. Vi que vc colocou o Console Sonoro nos seus parceiros. Já adicionei o Shugames também. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. a cara eu consigui passar agora a pouco
    tipo acontece oq vc fala mas eu insisti pra passar da fase fiquei pulando ate ele cair na agua
    ae tentei e conseguir
    so q o poblema e o mundo seguinte dos cristais
    q trava de um jeito q não da mesmo ae sim o jogo trava mas vou exprimentar outras roms pra ver se o parte dos cristias esta de boa pq a da agua ja peguei a manha

    ResponderExcluir
  5. eu zerei esse jogo usando a rom do gamegear, que rom vcs es~tao usando?

    ResponderExcluir
  6. O cara que não sabia onde era o final da fase, passei totalmente de boa usando o Kega Fusion 3.63 e a rom do Game Gear... é subir um escada no final em vez de cair no buraco novamente e achar o Donald...

    ResponderExcluir