segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Especial SHUGAMES - Série Illusion Parte Final - World of Illusion



A Série Illusion no Mundo dos Games - Parte Final

Apresentando:

Introdução

Já falamos dos Castle of Illusions, de Land of Illusion e da rom bugada do Legend of Illusion.
Chegou a hora de falar do último jogo da série, WORLD of Illusion. Ele não é o último CRONOLOGICAMENTE, pois Legend saiu em 1994. Mas foi o último no Mega Drive.

::::: World of Illusion - Mega Drive :::::

"...a fase continua ainda, com direito à afundar em uma goiabada até chegar no chefe..."

Ano: 1992

O ano é o mesmo do Land of Illusion. PONTO. As comparações com quaisquer outros jogos da série acabam aqui. O jogo é outro, a cara é outra, a mecânica de jogo é outra, tudo novo e diferente, e, talvez por isso, único.

A história é simples: Mickey e Donald, praticando pra um número de mágica, acabam entrando numa caixa estranha e vão parar no tal Mundo da Ilusão. Estando presos ali, precisam buscar uma forma de escapar vivos dali. Logo descobrem, por um tal de Senhor Fodão da Mágica, que precisam aprender truques de mágica se quiserem sair do Mundo das Ilusões. A cada fase passada, os dois vão aprendendo truques de mágica que vão ajudá-los à sair dali o mais rápido possível.

World of Illusion inaugurou um novo estilo de programação gráfica, chamada na época de Efeito D'água, por isso seus gráficos tem um quê de pintura.

O desafio aqui fica por conta do personagem escolhido: nessa versão podemos escolher entre Mickey ou Donald, ou, se tiver um parceiro pra jogar, ambos. E, para cada uma das três escolhas, algumas fases novas são introduzidas e outras são modificadas.

Existem fases que somente Mickey joga, enquanto existem outras que somente Donald percorre. Qual escolher ? Tanto faz.

Após conhecer as fases dos dois, vai variar de acordo com o gosto. EU prefiro as fases do Donald, mas o Mickey tem fases bem interessantes também. E, jogando à dois, mais algumas fases exclusivas aparecem, fases essas que necessitam de colaboração um com o outro para serem vencidas. Sim, a amizade conta muito aqui também, caso esteja jogando com um amigo.

É preciso se ajudar, seja pra alcançar lugares altos, seja pra passar por fendas, pra correr, etc. Não é um jogo de competição, é um jogo de COOPERAÇÃO. Bom, mas chega de ENROLAÇÃO e vamos às fases que esse jogo nos apresenta.

:::::::::: FASES ::::::::::

Os dois personagens tem os mesmos ataques, ou seja: ambos usam aqueles lençóis de mágico para transformar os inimigos em seres inofensivos. A única diferença é que Mickey pode passar em fendas e Donald não. Simples assim.

As fases são diferentes para ambos, ou seja: vou falar das fases pros dois personagens, sendo que, jogando em 2 players, todas elas terão que ser passadas. Ou não.

Fase 1 - Floresta


É a fase inicial e existe nos 3 modos de jogo, portanto, não será listada mais adiante. É a fase clichê, famosa por aparecer em TODOS os jogos dessa série em 99% dos jogos de plataforminha do prazer da época.

O começo é entre árvores, depois vem uma sessão de saltos em troncos e finaliza com uma parte cheia de teias de aranholas, onde uma simpática aranha nos ensina o caminho com a sua teia.

aranhola ajudante da fase

Donald aqui tem uma seção especial que se parece com a escalada do pé de feijão do Land of Illusion.
O chefe da fase é uma aranhola gigante que é facilmente derrotado. Mickey aprende uma mágica que faz surgir um tapete mágico.

Fase 2 - Montanha


A fase já começa num penhasco, onde Mickey usa a mágica e o tapete aparece. Essa primeira etapa toda rola sobre o tapete, voando e desviando de ciclones e gaviões. A segunda parte é uma escalada pela montanha, onde uma tempestade acontece. Essa fase é exclusiva de Mickey.

Com Donald, temos que descer um rio sobre uma folha, um milhão de vezes mais difícil. Depois vem uma correria numa caverna onde o teto está descendo (a la Indiana Jones) e segue com uma queda onde é preciso ser NINJA pra cair na pedra certa.


Depois disso (a fase é longa), vem uma seção de pula-pula em nuvens com carinha de "¬¬". Particularmente, curto muito tanto a fase quanto a música dela.

O chefe é uma rocha mística que solta um dragãozinho bizarro, muito fácil de ser OBLITERADO (by Iyasu McFly). A mágica ganha aqui serve pra formar uma bolha de ar em volta do personagem, possibilitando-o de respirar dentro d'água.

Fase 3 - Oceano


A fase inteira é sonolenta, com uma música bem calma e requer, além de habilidade, paciência do jogador. Você passará o tempo todo nadando dentro de uma bolha de ar, desviando de peixes, espinhos e outros inimigos marinhos.

A maioria dos itens da fase estão em passagens secretas, explorar bem o local é vital aqui.

fase com um visual bem foda

A segunda etapa da fase ocorre dentro de uma pequena caverna submersa: outra fase exclusiva de Mickey.

Com Donald, a fase se passa SOBRE o oceano, onde o pato precisa sair pulando em bóias, ilhas e ir matando peixes e outros inimigos. A música é bem legal, bem JAMAICA mesmo.

A terceira e última parte da fase é dentro de um navio afundado, onde a música é SUBLIME (não, não é aquela banda não).


O chefe é, naturalmente, um tubarão, que tá doido pra RASGAR o rabo do nosso amigo. Derrotando, a mágica ganha é uma que faz entrar numas caixas bizarras, tipo aquelas que os dois entraram no começo do jogo.

Fase 4 - Biblioteca


Ao terminar a fase do Oceano, a maioria dos jogadores se espanta ao saber que estavam dentro de um AQUÁRIO. E eis que a famosa fase da Biblioteca deu o ar da sua graça nesse jogo também. E é uma das melhores fases com uma das melhores músicas.

A fase toda é genial, cheia de suas coisas próprias, como o tubo de tintas (ou pasta de dente), pote de biscoitos, inimigos próprios como a caneta assassina, grampeadores que servem como molas, etc.

A fase ainda nos brinda com uma visita à LATA DE DOCES, uma fase espetacular que lembra muito a FASE DOS DOCES do Castle of Illusion do Master System.

o senhor bolacha traquinas enche o saco

Essa fase pode ser diferente, caso o jogador ache a caixa com enfeites de natal nessa fase da Biblioteca. Aí a fase é completamente diferente. Outra coisa que pode ser encontrada (talvez somente com Donald) é a caixa de livros, onde existe uma fase totalmente nova.

fase da caixa de livros, exclusiva de Donald

Pois bem, fase dos doces aqui é grande, algumas vezes até irrita por conta dos inimigos dali: uma barrinha de chocolates que atira canudinhos e o SENHOR BOLACHA, que precisa ser acertado duas vezes pra morrer.

o passeio na rolha é exclusivo de Mickey

No finalzinho, um passeio na rolha de uma champanhe, pelo céu da fase, onde é possível coletar alguns itens. Depois de descer, a fase continua ainda, com direito à afundar em uma goiabada até chegar no chefe, a Madame Min.

Madame Min: exclusiva de World of Illusion

Acho que esse deve ser o único game que ela dá as caras. E é bem fácil de ser vencida.

Fase 5 - Jardim das Cartas

fase longa, mas com uma música legal

Essa fase lembra Alice no País das Maravilhas, com direito à cartas andando por todo lado na fase. A mágica ganha com a Madame Min serve pra montar pontes de cartas ou plataformas com as mesmas.

No final dela, um monte de dados surgem no chão e uma placa PRESS ME está ao fundo: cada um deles leva à uma parte da fase, alguns à bônus, outros voltam você no começo, tudo randomicamente.

O objetivo é acertar o dado que abre as portas pro labirinto no jardim. Mas Mickey, ao entrar na porta, sai dentro de uma casa bizarra, onde objetos tomam vida e atacam o pobre rato.


Com Donald, essa casa bizarra não aparece. Jogando com o pato, a fase é uma espécie de escalada num labirinto verde, onde é preciso ficar procurando a passagem certa pra poder sair dali. Na casa bizarra do rato, o chão se desloca sozinho pra trás, como um rolo, obrigando o jogador à correr pra frente sem parar.

Bom, a terceira etapa é num local mais estranho ainda, com os signos representados ao fundo e uma bruxinha que deve ser parente da Madame Min voando e criando buracos pra Mickey pular. Não sei se isso tudo faz parte de algum filme antigo da Disney, pois não conheço muita coisa.

O interessante da fase está no segundo andar desse lugar: algumas cortinas do cenário mostram só a sombra dos personagens, gerando um efeito bem bacana.

efeito bacana da fase

Chefão Final

Após mais um corredor cheio de inimigos, o chefe final dá as caras: Bafo de Onça em sua versão CAPETA ! O que não significa que ele seja difícil. É um dos chefes finais mais fáceis que já enfrentei, só tem que ficar ligado na energia de Mickey.

BWAHAHAHA

Após derrotado, ele surge novamente e entrega o MASTER BOOK OF MAGICIANS para Mickey, o único livro capaz de livrá-los daquele mundo.


Mickeyfaz a mágica e se livra junto com Donald daquele mundo de ilusões.
A cena final mostra o tal número de mágica dos dois, onde eles fazem aparecer a frase "THANKS FOR PLAYING".


Muitos personagens Disney estão na platéia, inclusive Bafo de Onça, o que me faz pensar que o jogo inteiro é um sonho de algum maconheiro...

Os créditos rolam enquanto Mickey e Donald andam por um cenário bucólico e a música lembra alguma passagem de Shining Force.

Bom, com esse jogo, termino aqui o Especial da Série Illusion nos consoles. Espero que tenham gostado, o próximo especial já está à caminho!

3 comentários:

  1. Grandes clássicos de uma puta era brilhante, duvido que os jogos hoje voltem a ter a mesma mágica de antes x.x

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha este, mas era tao facil que eu fiquei com raiva dele.

    Tem uma fase muito legal com tema de natal que só da pra acessar jogando de 2 players

    ResponderExcluir
  3. Muito legal a matéria! WoI é um jogão.

    Estamos aguardando a efetividade da nossa parceria com o Shugames:

    http://passagemsecreta.wordpress.com/2010/09/28/entrevista-com-bruno-guitardreamer/#comment-1843

    Abraço!

    ResponderExcluir