domingo, 16 de agosto de 2009

Os 10 jogos Mais Bonitos do SNES


OS 10 JOGOS MAIS BONITOS DO SUPER NES

Há algum tempo eu andei pensando em COMO fazer um especial desses: listar os 10 jogos mais belos pro super sistema da Nintendo. Pesquisei um pouco e finalmente consegui fazer uma lista coerente. Tenham em mente que a lista foi feita com base no meu gosto e conhecimento pessoal, portanto, não vale como regra alguma.
Tanto é que podem muito bem existir jogos desconhecidos que podem ser maravilhosos, mas que muitos não devem conhecê-los, portanto, podem mandar ver nos nomes que vou correr atrás e posso até fazer uma segunda lista com opiniões dos leitores.
Outra ressalva: a lista não pretende eleger o jogo mais FODÃO, porque simplesmente não vejo graça em eleger o jogo MAIS BONITO DE TODOS e, sim, os 10 jogos mais bonitos.
A numeração é simplesmente pra organizar a lista, haja visto que é até uma injustiça com o sistema catalogar apenas 10 jogos bonitos, pois o SNES tem muito mais que isso...
Então, chega de enrolação e vamo pra lista!




10 - Actraiser II


Taí um jogo pra fazer frente com muita coisa, inclusive com jogos lançados hoje. Actraiser 2 segue o padrão do primeiro game, mas mais focado na parte PRÁTICA do que na ESTRATÉGICA, com mais combates e exploração de fases.
Os gráficos são lindos, cheios de efeitos, mas o que chama atenção é o uso absurdo de cores nas fases.
Logo na primeira etapa se percebe a qualidade dos gráficos, a mata parece viva e os inimigos, reais.
Pena o jogo ser TÃO difícil, mas nosso amigo Colimar fez um pequeno detonado esperto pra galera e postou no Desafio FTW! Clique aqui e conheça as outras etapas e chefes do jogo !

======================================================

9 - Super Castlevania IV


Castlevania era uma série muito esperada no SNES, devido ao enorme sucesso no NES, seu irmão mais velho.
E chegou com estilo: mantiveram a mesma jogabilidade e aprimoraram tudo, desde gráficos até sons, fases e armas.
SCIV é bonito do começo ao fim: desde jardins e trepadeiras em portões velhos até riachos, florestas, cavernas úmidas e castelos bizarros, tudo foi muito caprichado.

======================================================

8 - Rockman & Forte


Megaman chegou no seu NONO jogo da série clássica e ganhou um amigo pra dividir a tela: FORTE.
O robôzinho preto e roxo manda ver com seus tiros seguidos, podendo inclusive atirar na diagonal da tela.
Mas não é só isso que chama atenção no jogo: parece que a Capcom resolveu fazer o Megaman definitivo pro SNES, a SAIDEIRA, como dizem. Desde itens, telas e inimigos, todos os personagens e fases são caprichados ao extremo. Tanto é que algumas pessoas torceram o nariz para Megaman 9, pois queriam que fosse algo do naipe deste aqui...

======================================================

7 - Super Mario World 2: Yoshi's Island


Um dos maiores e melhores jogos de plataforma de todos os tempos, saiu, injustamente, num período onde poucos davam importância ao SNES. A maioria só queria saber de Saturn e Playstation com seus jogos poligonais. Mas eu lhes digo: esse jogo é um dos maiores jogos que já tive o prazer de jogar até o fim. É um jogo onde a criatividade passou dos limites, onde a criatividade assumiu o lugar de gráficos, de som, de jogabilidade, pois foi praticamente fundida em cada byte do cartucho.
Temos músicas memoráveis, castelos enormes cheios de segredos, fases temáticas coloridas e um dos estilos gráficos mais charmosos da época. Tudo parece ter sido feito à mão, com giz de cera, lembrando muito os nossos rabiscos da época da pré escola. Enfim, faltam elogios pra essa obra do Shigerão !

======================================================

6 - Donkey Kong Country 2


A trilogia toda é belíssima, mas se eu precisasse destacar um jogo por tudo o que ele envolve, seria a segunda versão.
Fases mais diversificadas, jogabilidade mais diversificada, mais bônus, mais mapas, mais itens, mais elementos de cenário, mais capricho...Donkey Kong Country 2 é tudo isso e muito mais.
Acho que a fase mais marcante do jogo é a saudosa fase da colméia de mel, com um visual realmente único.

======================================================

5 - Tales of Phantasia


RPG dos bons, e quando digo isso, podem acreditar.
O Gagá detonou o jogo no passado, pude conferir o game também e confesso que me surpreendi: dá pra confundir com qualquer RPG do Playstation do mesmo estilo.
Efeitos de sombra e nuvens, as cores usadas e todo o capricho em cidades e vales, o jogo surpreende em cada locação que se chega, fora a história, bem legal também.
O início da abertura já impressiona: uma música inteiramente CANTADA, percorre toda a abertura, que mostra os personagens principais. Coisas de um chip sonoro de RESPONSA. O jogo ficou restrito ao mercado japonês, mas os tradutores da equipe DEJAP fizeram o milagre de traduzir completamente o jogo para o inglês, tornando-o jogável deste lado do planeta.

======================================================

4 - The Adventures of Batman & Robin


Até hoje é um jogo que me surpreende pelo capricho e pela fidelidade ao desenho animado.
É jogo bonito e gostoso de se jogar, apesar de ser difícil em algumas etapas. Tanto no Mega quanto no SNES, fizeram um trampo supreendente.

======================================================

3 - Axelay


Um jogo de naves com rotação durante todas as fases ? Assim é Axelay, que foi um dos primeiros jogos de SNES e até hoje surpreende alguns jogadores.
Os chefes são o destaque, um maior que o outro e mais CABULOSO que o outro. Apesar de difícil, vale a pena tentar e chegar nos chefe mais longínquos.
O nosso amigo Colimar, em mais um desafio do FTW, conseguiu terminar o game e mostrou todas as fases!

======================================================

2 - Mario RPG


Juntou Square e Nintendo deu nisso: um RPG único, com personagens único e um estilo gráfico, ÚNICO.
A história, mesmo clichê, já serve de pano de fundo pra uma aventura diferente no reino dos cogumelos. Mario agora não vive de pular em tartarugas, ele escolhe opções, usa poderes e ataca de frente e com as mãos os inimigos. É uma nova forma de ver Mario em ação, cortesia da Square.
No Gagá Games, nosso colega Bangagá iniciou um Diário sobre o game. Para acompanhar, clique aqui !

======================================================

1 - Star Ocean


Ok, ele pode não ser o MAIS BONITO, mas rivaliza com MUITA coisa.
A qualidade da vegetação do jogo é o que mais chama a atenção aqui, a riqueza de detalhes supera a de Tales of Phantasia, tamanho o capricho.
E olha que pra superar o Tales o jogo tem que ser bonito mesmo.


Bom, esses foram os 10 jogos mais bonitos do SNES. Faltou algum ? Quer sugerir algo ? Sinta-se à vontade. Óbviamente, toda lista acaba faltando alguma coisa e essa não é excessão!

14 comentários:

  1. Cara, só faltou o Chrono Trigger aí, pq o resto da lista está excelente...

    ResponderExcluir
  2. Pra mim quem mandou na arte visual no SNES, disparados, foram a Square, a Enix (com games já citados) e a CAPCOM. A Rare tbm tem seus méritos, principalmente pela série DK. Boa análise Cosmo.

    ResponderExcluir
  3. A Square sempre conseguiu tirar leite de pedra em seus jogos, não é de se espantar a qualidade nos mesmos.
    Gostaria muito de ter visto o que ela teria feito no Mega Drive se produzisse jogos pra ele na época...

    ResponderExcluir
  4. A lista está bem balanceada, concordei com a maioria dos jogos.

    Outros que também poderiam estar nessa lista são os belíssimos Castlevania Dracula X, Demon's Crest, Seiken Densetsu 3, Street Fighter Alpha 2 e Treasure Hunter G, entre outros.

    ResponderExcluir
  5. Se tem um que eu acho lindo, é o Star Wars: The Empire Strikes Back.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com os que disseram que faltou o Chrono Trigger e o Street Fighter Alpha! ;)

    De resto, concordo com sua lista! Fiquei feliz em ver Yoshi's Island e Batman! o/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Realmente os mais belos games do SNES. Ótima lista.

    ResponderExcluir
  8. Axelay e Donkey Kong 2 realmente tem gráficos de cair o queixo, ambos as vezes dão uma sensação de realismo incrível, principalmente DK.Yoshi Island também é maneiro.

    Um jogo que eu colocaria aí também é o Ninja Warriros, o 2D dele nem parece 16-bits lembra arcade, também tem gráficos sensacionais, a presença de cores também fantástica e belo desenho dos boss

    ResponderExcluir
  9. Meu Top1 da lista seria o Super Mario Bros 2, muito caprichado, seguido pela trilogia DKC.

    ResponderExcluir
  10. Gostei das cateorias que usa para analisar os jogos,pensava ser o unico que classificava assim. Muito boa a seleção, acho que irei baixar o emulador do super nintendo e matar saudades !^^

    Alias, a fase mais bonita do DKC2 é a dos espinhos, alem da musica foda.XD

    ResponderExcluir
  11. Olá Cosmao!

    Já que vc citou o Tales Of Phantasia como um dos mais belos, pq não faz uma resenha do mesmo? Cara... acho este jogo um dos mais espetaculares de todos os tempos... fica a sugestao...

    ResponderExcluir
  12. Cosmão, ficou excelente a lista. Falando em termos de qualidade gráfica, senti apenas a ausência de três jóias raras: Super Metroid, Chrono Trigger e Far East of Eden Zero. Super Metroid não tem um nível tecnológico muito alto nos gráficos, mas a ambientação do planeta é intensificada pelos traços convincentes, expressivos. Chrono Trigger tem um estilo gráfico virtuoso. E não poderia ser diferente, pois o responsável pela parte gráfica é o genial Akira Toriyama.

    Finalmente, e principalmente, Far East of Eden Zero tem gráficos incríveis, maravilhosos, perfeitos! Chrono Trigger, Star Ocean e Tales of Phantasia têm visuais excelentes, mas nenhum deles é pário para Far East of Eden Zero nesse aspecto.

    Veja: http://www.youtube.com/watch?v=rR5bVnIaLvc

    ResponderExcluir
  13. o Batman não é nem tanto, Chrono Trigger e mais um monte de outrso j-RPGs é muito mais bonito

    ResponderExcluir
  14. clássicos!!! bons tempos!

    ResponderExcluir