sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Relíquia Retrô - Master of Darkness (Master System)

Nosso segundo game da seção Relíquias Retrô (que, aliás, mudou de nome XD) vai falar de um jogo que talvez alguns até conheçam ou achem parecido com o sua fonte inspiradora: Castlevania, para NES.

O jogo sofreu o mesmo mal de outras relíquias: pouca divulgação, o que fez com que muita gente sequer ouvisse falar no tal...


Master of Darkness

Gênero: Plataforma

Ano:
1992


Sistema:
Master System


Por:
SEGA

Jogadores: 1








Master of Darkness pode, facilmente, ser considerado o Castlevania do Master System por motivos óbvios. Além de ter um protagonista que usa vários tipos de armas, temos um chefe final idêntico ao da série da Konami: um tal de Conde Drácula.



Nesse jeime, controlamos Dr. Social. Talvez ele tenha esse nome por ter muitos amigos, ou não. O importante é saber que Dr. Social tem a missão de resolver o mistério que ronda a cidade de Londres: mortes estranhas estão acontecendo e ninguém sabe a razão. Corpos aparecem mortos quase sem nenhuma gota de sangue, quase todas as manhãs. Então, entra em cena um policial disfarçado, que vai tentar de todas as formas acabar com essas mortes MATANDO o principal culpado. Lindo, não ? :D !

O jogo começa brando: Social percorre uma cidade portuária qualquer, á noite, onde dá até pra sentir o vento gelado e o clima nublado do local. Sua única arma de começo é uma simples faca, que servirá muito bem até achar outras, como um martelo, espadas e até armas de fogo. No caso, as armas de fogo aqui servem como item secundário, aumentando sua capacidade quando achadas mais vezes (a.k.a facas, machados, água benta em Castlevania).

Aliás, falando em itens, temos vários aqui que são referência no jogo da Konami:
  • diamante: serve pra limpar a tela, o nosso querido e famoso BOTÃO-FODA-SE-AUTOMÁTICO;
  • poção: geralmente encontrada dentro de paredes, tem a função do frango em Castlevania;
  • armas: ficam dentro de máscaras flutuantes, similares às tochas/lamparinas dos jogos Castlevania;
Então, por todas essas "coincidências", podemos chamar Master of Darkness de um mero clone mal feito de Castlevania ? NÃO!

O jogo pode até ter copiado na cara dura (quase todos) alguns elementos, mas, na minha opinião e de muita gente também, é o melhor "clone" de Castlevania já feito.

A única coisa que não dá pra entender realmente, é por que pirocas a Sega não continuou esse jogo no Master ou no Mega Drive, visto que ele vai muito bem tecnicamente. Teria a Sega sofrido pressão da Konami em alguma parte ?

Master of Darkness no setor técnico é quase impecável: é fácil mexer seu personagem, atacar, se virar, pular e atirar. Os inimigos são bem variados e as fases também são bem legais, com ótimos gráficos e uma trilha sonora de primeira, o que alimenta mais ainda minah dúvida sobre uma continuação do jogo.

Bom, como nunca existiu continuação, temos então uma jóia rara, que copiou descaradamente Castlevania e trouxe aos donos de Master System um belo joguete nas terras do Drácula.

Imperdível!

6 comentários:

  1. Eu conheço esse jogo pelo nome Vampire

    ResponderExcluir
  2. Como sou muito fã da franquia Castlevania, Master of Darkness foi um dos games que mais joguei no Master System.

    ResponderExcluir
  3. caraca, tava jogando isso no emulador de sms semana passada. Jogão que eu debulhei em cartucho ainda, alugado após muita paciência!! castlevania-lesco de qualidade muito bacana pro masterzinhu.

    ResponderExcluir
  4. esse jogo eu jasalvei varias vezes e nunca me enjoou de jogar muito legal!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu também conheço pelo nome Vampire,achei ótima a resenha.

    ResponderExcluir