domingo, 16 de agosto de 2009

Resenha - Megaman X (SNES)


Megaman X
- Mega-Homem X -

Year: 1994
Quem fez:
Capcom

Sistema:
SNES

Playahs:
1




:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: NOTAS ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Cosmão: 10
"...as coisas mudaram muito...."

Diego Batera: 10
"...deves sair tocando plasma quente na fuça dos mavericks fdp..."


Max Carnage: 10
"...se fode que eu vou contar o ponto fraco de um a um agora, gracinha..."


Iyasu McFly: 10
"...as CANÇÕES desse jogo TRANSCENDEM o cartucho..."

:::::::::::::::::::::::::::::: Avaliação do Cosmão ::::::::::::::::::::::::::::::

Mega Homem X, o crássico robozote da Capcom chegou ao SNES com o sobrenome X e uma história paralela pra contar.

Neste crássico absoluto, controlarás Megaman por fases temáticas, escolhendo os chefes num menu à vontade. Sim, é como os antigos jogos da série clássica, mas as coisas mudaram muito....

Além de gráficos, X agora pode achar pedaços da armadura em fases específicas, colecionar corações pra aumentar a energia e achar até 4 sub-tanks pra armazenar energia pra usar naquelas horas de angústia.

Tanto gráficos quanto música estão perfeitos ! A jogabilidade é macia, precisa e perfeita, a Capcom é realmente mestra nisso !

Megaman X é mais um jogo obrigatório no SNES, o que me lembra que só peguei a nata do console até agora....hm...acho que é hora de começar a mostrar o lado negro de alguns consoles nas próximas resenhas heheheheheehe...BWAHAHAHAHA !!!

:::::::::::::::::::::::::::::: Avaliação do Diego Batera ::::::::::::::::::::::::::::::

Primeiro episódio da extremamente bem-sucedida série X da azulzinho da Capcom no SNES. Até hoje não se sabe com certeza se X é um upgrade do Mega (Rock), ou um robô totalmente novo, embora haja muitas teorias comprovando a primeira possibilidade, sendo que Dr. Light tb é criador de X.

Neste game, você controla XÍS, que luta contra a mais nova ameaça à paz do planeta futurista onde ele vive.

Com a ajuda de seu parceiro Zero (que não tem nada a ver com Protoman :P), eles decidem conter a revolução dos Mavericks (reploids infectados pelo vírus SIGMA, responsável pela zona que tá o mundo) antes que a coisa saia do controle.

Logo, deves sair tocando plasma quente na fuça dos mavericks fdp que ousam atravessar o teu caminho da glória e justiça.

A jogabilidade do game é, por falta de outra palavra, GOSTOSA. Os controles são muito bem calibrados, e você controla X com leveza e precisão.

Você deve escolher a ordem das fases, derrotando os chefes e coletando suas armas, descobrindo novas partes de sua armadura, pegando tanques de energia e corações pra aumentar sua energia.

Detalhe para a cápsula especial onde você pode descolar o hadouken, com direito a Dr. Light vestido de Ryu AUEHAIUEHAUH foda.

A trilha sonora deste jogo é especialmente esbucetante. Rock n' roll MIDIzado de excelente qualidade, haja visto a fase de introdução, a de STORM EAGLE, STING CHAMALEON, BOOMER KUWANGER e ARMORED ARMADILLO, dentre outras.

MEGA HOMEM XÍS tem uma dificuldade mediana, com pouco valor de replayability por si só, mas todos os elementos comentados fazem-no ser um dos melhores plataformers de SNES de todos os tempos.
NOTA MÁXIMA com louvor.

:::::::::::::::::::::::::::::: Avaliação do Max Carnage ::::::::::::::::::::::::::::::

Ok, agora no futuro o azulão se lascou pra valer... mas não no primeiro game já de cara. A Capcom não dificultou tanto aqui (exceto nas batalhas finais), você encontra vídeos de léks terminando este game em minutinhos pela net. Mas o que dizer da produção artística ?

Maravilha da 15ª arte, trilha sonora do CARALHO, uma das melhores produzidas de games do SNES (e não digo na minha opinião apenas), gráfico fodão pra época (ainda que leve um pau grande dos sucessores) e história... hm... é, não tão criativa, aquela coisa de que tá tudo fudido e precisa restabelecer a paz e blablabla.

Uma curiosidade é que terminei a versão Rock Man X (japonesa) e percebi que os nomes dos chefes são diferentes. O Vile por exemplo, se chama VAVA !!! UHAuhhuaHUHUAuh. Vavá xD se fosse no fim dos anos 90 a Capcom podia ter batizado os outros de Belo, Alexandre Pires, Salgadin, Netinho de Paula e por aí vai.

Como disse anteriormente, o desafio pro final é mais pesado. Nem pense em ir enfrentar o Sigma sem pelo menos 2 tanques de energia reserva e com a armadura especial que tu cata na fase do camaleão. Fica a dica. Já pros outros chefes, faça algorítmos usando as melhores armas pra combatê-los. Se fode que eu vou contar o ponto fraco de um a um agora, gracinha... ¬¬ !

:::::::::::::::::::::::::::::: Avaliação do Iyasu McFly ::::::::::::::::::::::::::::::

Megaman X é um grande classicuzinho do Super Nintendo, inovando o conceito de games de plataforma em seu tempo, e que se mantém atual até hoje.

Vendeu horrores quando foi lançado, mais que aqueles yoyôs da coca-cola que brilhavam no escuro.

Aqui tu és o noblário MEGAMAN X, uma evolução (ou não), do Megaman original, e tua missão é parar o malvado SIGMA na base da porrada. No caminho, os tradicionais 8 robôs pra se destruir, subchefes, passagens secretas e robôs voadores filhos da puta que tiram uma porrada de life.

Além da tradicional mega buster, que pode ser carregada desde Megaman 4 do NES, aqui tu podes escalar paredes e usar de Dash pra ir mais rápido (ou "corridinha", como era chamada essa skill na locadora onde eu jogava).

Mas a marca registrada dessa série é mesmo a possibilidade de dar um upgrade no teu boneco, pegando partes de sua armadura, escondidas pelas fases. Tais peças da armadura poderiam estar muito bem escondidas, então era preciso usar de SAGACIDADE e MALEMOLÊNCIA para reuni-las todas e se transformar o teu boneco em uma máquina de destruição voraz.


As CANÇÕES desse jogo TRANSCENDEM o cartucho, grudando na cabeça em pouco tempo. E o melhor de tudo é que há um BGM TEST no menu de opções para que você possa ouvi-las. Valeu, Capcom!
As fases são bem construídas, e os chefes são desafiadores o suficiente para não serem fáceis demais nem com a arma certa para matá-los. Dificuldade show de bola.

É um jogaço que eu recomendo aos 4 ventos. Compre um Super Nintendo, gaste seus dinheiros adiquirindo o jogo ORIGINAL e preste tributo à Capcom por esta genuína obra de arte.

NEXT - Altered Beast (Mega Drive)

4 comentários:

  1. Joguei muito esse jah
    lembro que eu gostava pq podia locar o jogo e anotar os passwords pra continuar depois..
    afinal de contas ficava mto puto qdo devolvia o jogo e no fds seguinte qdo locava de novo alguem tinha apagado meu save ><
    e o bom desse jogo são os segredos..primeira vez virei só com uns poucos equipamentos que voce consegue e morri de inveja qdo meu vizinho mostrou o password dele que tinha até o hadouken O_O
    sdd desse tempo q n volta

    ResponderExcluir
  2. Realmente, quando eu descobri o maldito Hadouken, era apelação total.
    Até então achei que fosse fake tudo isso!

    ResponderExcluir
  3. Bons tempos de Magaman, joguei demais esse game e aluguei várias vezes até conseguir terminar.

    O jogo tinha umas "sacadas" bem maneiras do tipo ir na fase do Flame Mammoth depois de derrotar o Chill Pinguin e ver que toda a lava ficou congelada, essas pequenas coisas que fazem vc lembrar de um game.

    Bons reviews

    ResponderExcluir
  4. *----------*
    sinceramente eu zerei esse jogo a uns meses atras quando consegui o emulador de Snes ... enfim eu chorei ouvindo a musica final e vendo todos os chefes q eu derrotei enquanto o mega corre pela rua da primeira fase !!
    minha infancia ficou marcada com esse jogo !! zerava ele varias e varias vezes !! sinceramente eu acho q ele foi o melhor game pra snes q eu ja joguei !!!

    muito cativante a historia perfeito de mais
    (Y)
    *-----*

    ResponderExcluir