terça-feira, 18 de agosto de 2009

Relíquia Retrô - Crystalis (NES)

Hoje estréia uma nova seção, destinada à mostrar e divulgar jogos desconhecidos (ou quase) do mundo dos games.

São jóias raras, daquelas que geralmente faz o jogador pensar: "poxa, como eu nunca soube desse game?". Óbviamente, hoje em dia muitos já devem conhecer a maioria desses, mas mesmo assim, pros que não conhecem, valerá a pena desenterrar essas verdadeiras relíquias e mostrar que no passado, muitos tesouros ainda permanecem enterrados. Pros que já conhecem, será como rever um grande amigo que há muito não aparecia.

Portanto, boa leitura!



Crystalis


Gênero:
RPG

Ano: 1990 (NES) / 2000 (GBC)


Por: SNK

Jogadores: 1






Inaugurando a nossa nova seção, um RPG de peso pro NES, mas que, infelizmente, foi bastante esquecido e pouca gente tem conhecimento de sua existência: Crystalis.

Ao contrário do que muitos pensam, esse RPG não foi feito pela Square e sim, pela novata na área SNK, famosa soft experiente em jogos de luta. Crystalis pode ser considerado uma jóia rara por mais este motivo...



A história de Crystalis é simples:
No dia 1º de Outubro de 1997, aconteceu a destruição mundial...a mutação tomou conta de todas as criaturas terrestres e o planeta nunca mais seria o mesmo...
Sobreviventes da catástrofe ergueram uma enorme torre flutuante, para evitar todo o mal que contagiou o planeta...
100 anos depois, a maior parte do planeta já havia sido tomada pelos monstros mutantes. As pessoas trabalhavam duro para reerguer vilas e cidades, embora ataques e monstros ainda os deixassem em pânico.
Temendo uma nova onda de destruição, lembraram da torre que haviam construído 100 anos atrás com o propósito de se livrarem do mal...Seria ela a única chance de sobrevivência DENOVO ?

A história continua mostrando uma tela de computador onde o jogador precisa por seu nome...de dentro dele, sai um ser de cabelo rosa (na capa parece uma mulher) e assim começa o jogo.

O começo é aquela descoberta: os moradores estranham você ter "acordado", mas parece que todos já esperavam por isso, pois na primeira casa que entrei o cara me deu uma graninha falando que Zebus já havia deixado ali, caso eu acordasse.
À partir daí, o jogador vai descobrindo os segredos e o enredo vai se desenrolando.

Crystalis, antes de mais nada, é um RPG de ação, nos moldes de Zelda e Golvellius. Você controla o personagem principal em mapas, muitas vezes enormes e em cidades também.
As lutas ocorrem em tempo real, como nos já citados Zelda e Golvellius. Mas, em Crystalis, a coisa é bem mais caprichada, pelo menos graficamente.

Pra começar, seu personagem se move na diagonal, dando mais liberdade de movimentos. Enquanto Kelesis e Link só se movimentam em 4 direções, em Crystalis é possível sair em diagonal e inclusive atacar mais repetidamente os inimigos.

E matar inimigos geralmente dá grana, as moedinhas pulam deles ao morrerem.

Os mapas são temáticos, sendo que, de início, é bem parecido com Golvellius, com vegetações rasteiras, algumas árvores e pedras.

As vegetações também podem atrapalhar, visto que dá pra entrar nelas. Quando no meio do mato, seu personagem se mexe mais lentamente e os inimigos ficam parcialmente escondidos também.

Existem muitas passagens secretas no jogo: já de início, na caverna à esquerda, um senhor no final dela dá a dica pra poder prosseguir no jogo. São muitas minúcias pro jogador ir descobrindo com o passar do tempo.


Além disso, o jogo apresenta toda uma cara de RPG mesmo: acessórios, armas, armaduras e itens, que podem ser equipados num menu próprio, o que também o difere dos outros dois jogos já citados.

Uma coisa que Golvellius podem levar vantagem em relação à Crystalis é a variedade de jogabilidade: hora em mapas, hora side scroll, hora shooter. Em Crystalis, o jogo todo é sob a perspectiva aérea, mas ele compensa isso com áreas mais diversificadas para explorar, como cidades, vilas, casas, etc.


Se quer conhecer um RPG diferente, mas que ao mesmo tempo lembre os bons momentos de Zelda ou Golvellius, dê uma chance à Crystalis.

Um jogo esquecido, mas que não fica devendo em nada pros outros do mesmo gênero.

6 comentários:

  1. Esse é um dos mais inovadores dos anos 80

    ResponderExcluir
  2. Ouvi falar tanto de Crystalis, mas não fazia idéia que era da SNK, quem diria.

    Parece muito caprichado, com certeza vou ter que experimentar esse clássico.

    ResponderExcluir
  3. Amigo! Adorei o visual do site! Parabens...
    :-)

    ResponderExcluir
  4. esse jogo é muito bom eu ainda jogo ele, pra epoca ficou otimo

    ResponderExcluir