domingo, 13 de setembro de 2009

Relíquia Retrô - Mickey no Tokyo Disneyland Daibouken (SNES)

De vez em quando nos deparamos com jogos que sequer imaginamos que pudesse existir. Talvez muitos já conheçam esse game, um jogo diferente com o rato mais famoso do mundo, Mickey. O fato é que só vim a descobrir esse jogo via Max Carnage, que um dia comentou sobre ele e eu fui atrás da rom. E é ele nossa próxima Relíquia Retrô a ser colocada no baú dos jogos raros e belos hoje.



Mickey no Tokyo Disneyland Daibouken saiu exclusivamente no Japão. É um jogo que pode ser resumido por sua jogabilidade diferente, em que consiste em usar dois tipos de balões tanto pra atacar quanto pra passar pelos obstáculos das fases.

Mickey anda com uma bomba de ar acoplada nas costas, para encher os balões. Ambos os balões servem como arma, mas com um diferencial: um deles, o vermelho, tem ar quente, ou seja, ele sobe.

O balão vermelho pode ainda dar um gás na mobilidade de Mickey, fazendo o rato subir por lugares mais altos e dar uma avançada no cenário, se livrando de inimigos e perigos. O balão azul serve como ataque mais básico, pois, como não sobe, fica mais fácil jogá-lo nos inimigos. Além disso, pode servir como plataforma pula-pula se colocado no chão.

Os balões são infinitos, mas ainda assim o jogo não facilita.

Muitas vezes dá pra ficar perdido, principalmente na primeira jogada, até se acostumar com a mecânica dos balões.


Só pelo fato de Mickey não dar as famosas bundadas ou se vestir com roupas diferentes, esse jogo já mereceria destaque. Mas a física, mesmo que simplória, embutida no jogo através da criativa jogabilidade com os balões, rouba a cena facilmente.

Como exemplo, a terceira fase dentro da água exibe bem a função básica do balão vermelho: quando Mickey afundar, basta encher um desses pra subir à superfície e recuperar o fôlego.


Gráficos bacanas, sons legais, desafio alto, mas ainda assim, tem seus defeitos, como toda relíquia: são poucos os inimigos, os cenários muitas vezes são quase vazios, apesar de baús estarem espalhados por todo canto.

Os controles podem soar meio complicados de início, mas, na onda da tentativa, é capaz de muita gente descobrir um jogão que pra muitos sequer existia.

5 comentários:

  1. II Esse jogo ai eu joguei pra caramba quando tinha meu NES. Esse vale a pena jogar.

    ResponderExcluir
  2. Jogo snsacional...lembro que quando joguei pela primeira vez,não gostei até descobrir a "manha" dos balões...lembro que era dificil zerar,exige bastante paciencia...comprei o jogo pela net,vamos ver como me saio 15 anos depois,hehehe...

    ResponderExcluir
  3. muito bom esses jogos do mickey, jogo até hoje!!

    ResponderExcluir
  4. Como se faz para passar da 1ª fase? Chega uma hora que tem uma parede que sobe para ele passar, mas para isso ele tem que pisar num negócio que tem no chão, mas quando ele sai de cima do negócio a parede desce de novo e não tem como passar. Me ajudem!

    ResponderExcluir
  5. é só encher o balao azul e colocar em cima

    ResponderExcluir