domingo, 27 de setembro de 2009

Shadow of the Beast


Por: Reflections Interactive
Ano: 1989
Gênero: Plataforma
1 jogador




4.0

"... seus únicos golpes são seus punhos e uma voadora..."



Eis um jogo sem um objetivo explícito na história: você começa controlando um bode roxo de tanga azul que precisa fazer alguma coisa numa terra infestada de capetas coloridos, voadores e rastejantes. Seus únicos golpes são seus punhos e uma voadora, mais nada.

Pesquisando um pouco, descobri que o tal bode roxo era um homem que foi amaldiçoado e precisa de alguma forma mais bizarra ainda reverter tal maldição...

O jogo é em side scroll, com inimigos grandes no cenário, algumas vezes invencíveis, mas não existe somente isso no jogo...


Em algumas áreas, obstáculos surgem do chão, como mãos, chifres e outras coisas bizarras.

No começo do game, dá pra ir ou pra direita ou pra esquerda. À direita, achei um poço com uma escada que não dá em nada, continuei seguindo pra direita e morri no caminho ¬¬. Tentei pela esquerda e achei uma passagem pro subterrâneo.

Lá, além de novos amiguinhos chifrudos, encontrei uma magia parecida com hadouken, que usei e abusei pra matar o boss que mais parecia uma carreta de chifres. Depois disso não consegui avançar mais e desisti.

O jogo parece ser longo e cheio de mistérios, visto que achei duas chaves nesse subterrâneo, pra alguma coisa elas devem servir...

Gráficos simples, jogabilidade dura e som podre, não gostei. Mas talvez o fato de não ter quase texto nenhum informando de nada, acabe agradando alguns.


Prós:
- belo e bizarro design de monstros;
- dificuldade que instiga a curiosidade quanto ao enredo;


Contras:
- é um jogo bem bizarro com coisas bizarras ao tempo todo;
- história praticamente nula, pelo menos antes do PRESS START BUTTON e dos primeiros passos no jogo;

- a dificuldade acentuada pode afastar os menos pacientes;

- gráficos e sons fracos demais;


NEXT - Alien Storm

12 comentários:

  1. Porra peraí né cara ? vc faz uma crítica esculachando o jogo ? porra SHADOW OF THE BEAST é clássico !!!!!!!!!!!!!!!

    Agora me diga uma coisa...

    Esse Shadow Beast aí que vc jogou é a versão americana ? pq se for, ela é uma merda, totalmente mal acaba, sons e músicas podres como vc falou, jogabilidade ridícula, horrível !!!!!!! é uma blasfêmia e desrespeito a este clássico !!!!!!

    Jogue a versão japonesa, essa sim está ótima, na jogabilidade, som, música, dificuldade maior e gráficos mais bem defenidos.

    De preferência, conheça o Shadow of the Beast do Amiga, Super Nintendo e PC Engine que são bem melhores que a versão do Mega Drive.

    Pra finalizar, vc deve começar pela esquerda e depois ir pra direita, vc vai andar pela floresta e vai chegar em um castelo, depois o jogo se transforma em "Jogo de Nave" e depois vc sai do castelo já no entardecer e enfrenta o último chefe.

    Por sinal, sabia que este jogo teve duas continuações ? Shadow of the Beast 2 e Shadow of the Beast 3, pra vc ver, é um jogo de respeito.

    UM ABRAÇO !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pôxa vida Anônimo, não sabia de tudo isso não. Joguei a versão americana (aliás, sempre joguei essa) e não sabia da grande diferença da versão japonesa e muito menos que existia Shadow of the Beast 3 !!
    Valeu pelas dicas !
    Joguei um pouco mais e achei algumas chaves no subterrâneo, algum dia desses vou pegar a sério pra jogar, quem sabe não surja um retronado daí hehehehe.

    ResponderExcluir
  3. Eu também não sabia dessa diferenças de versões...lembro que só jogava a versão americana e ganhava um pau direto dos inimigos...mas sempre quis pegar pra terminar pq o jogo é excelente!

    ResponderExcluir
  4. O grande problema dessa versão gringa do Mega é que parece ter sido feita nas coxas, o sistema de hit detection é terrível, tudo mata você e o jogo deixa de ser um desafio dificl para ser um troço irritante e mentiroso, fora que é preciso ter reflexos de lince para passar algumas partes com inimigos que vem contra você na velocidade da luz.

    ResponderExcluir
  5. Isso que o Matt disse é verdade: precisa andar com um dedo no direcional e outro no botão de soco. Qualquer coisa que apareça você precisa socar na velocidade da luz, antes que te acerte.
    Parece aqueles treinamentos dos filmes antigos do Van Damme...

    ResponderExcluir
  6. Olá Cosmo, aqui é o anônimo aí de cima, na verdade eu me chamo Guilherme, mas não tenho uma conta e acabo tendo que postar como anônimo rsrsrs

    Essas chaves aí que vc descobriu vão ser importantíssimas no futuro do jogo, uma serve pra abrir uma ponte depois que vc destrói a Máquina de Ossos (eu sempre chamei aquilo de Caravela do Mal) e a outra pra vc poder passar pra 4º fase, se não vc fica bloqueado...

    Agora instale urgentemente a versão japonesa do Mega, toma a rom, vc vai ver que a diferença é ABSURDAMENTE melhor.A versão americana é podre.

    http://www.emuasylum.com/index.php?page=rombody&id=476338&system=Sega%20Genesis&title=Shadow%20of%20the%20Beast%20%28J%29%20[!]

    Existe Shadow of the Beast 2 também para o Mega Drive, nele o herói consegue recuperar um pouco da forma humana dele mas não o suficiente, aqui ele é uma meia besta.

    http://www.emuasylum.com/index.php?page=rombody&id=477171&system=Sega%20Genesis&title=Shadow%20of%20the%20Beast%202%20%28UE%29%20[!]

    Mas o melhor Shadow of the Beast 2 que joguei mesmo foi do SEGA CD, bem melhor

    http://www.emuasylum.com/index.php?page=rombody&id=102603&system=Sega%20CD&title=Shadow%20of%20the%20Beast%20II%20%28U%29

    Tem também o Shadow of the Beast 1 do SNES que é melhor que a versão do Mega Drive.

    http://www.emuasylum.com/index.php?page=rombody&id=38788&system=Super%20Nintendo&title=Super%20Shadow%20of%20the%20Beast%20%28U%29

    Agora se a uma versão do Shadow of the Beast que eu queria conhecer, é a versão do computador Commodore Amiga, que fez um baita sucesso na década de 80, foi um computador muito importante, infelizmente no Brasil não fez muito sucesso por causa da inflação absurdamente alta naquela época, mas na Europa e países desenvolvidos (1º mundo) fez muito sucesso.Na época o Shadow Beast fez enorme sucesso principalmente pq revolucionou a parte gráfica, com cores nunca vistos antes, utilizando 12 layers para movimento de cenário.Ele também teve uma revolução nos Paralax que surpreendeu na época.O jogo desde então fez muito sucesso e é muito prestigiados por jogadores em todo mundo, não só pelos gráficos mas pela qualidade do jogo também.Esse jogo é considerado um dos clássicos supremos do Amiga.Tem aqui um vídeo dele de um cara jogando pelo Amiga, veja só:

    http://www.youtube.com/watch?v=KHU2guYH7Og

    O Shadow of the Beast 2 do Amiga parece ser melhor que o do Mega Drive, mas acho que a versão do Shadow Beast 2 do SEGA CD é melhor.

    Depois teve o Shadow of the Beast 3, mas ele foi lançado EXCLUSIVAMENTE pro Amiga, tem um vídeo dele aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=nKwtjsDcvb4&feature=related

    No 3 o carinha que é protagonista do jogo consegue voltar ao normal (ufa!)

    Uma coisa que eu acho engraçado é a forma do personagem em cada jogo; no 1 ele parece aquele Alien do filme da Tenente Ripley (Sigouner Weaver); no 2 ele parece o Tarzan e no 3 ele parece o Indiana Jones.

    Agora, continue jogando este jogo, ele é muito legal, tem várias coisas intrigantes nele, itens que vc tem que pegar, no castelo vc vai pegar uma arma fodona e a 4º fase é show de bola, ele também tem uma dificuldade muito boa.Shadow Beast 2 também é ótimo.Valeu galera é isso aí, um abraço a todos !!!!!

    PS - Cosmo, vc é aquele mesmo cara que foi vicecampeão do Clássico da Semana na comunidade do Orkut do Mega Drive pelo Pit Fighter ? perdendo pro Marcelo...

    ResponderExcluir
  7. Respondendo ao Anônimo: não, não fui vice-campeão do Pit Fighter e estou impressionado com seus conhecimentos para com a série Shadow of the Beast.
    Pode ter certeza de que vou pegar essa versão japonesa e testar, pois gosto de coisas novas.
    Não sabia que o terceiro game sequer existia e que era pro Amiga (existe emulador de Amiga ? XD).
    Farei os testes na versão japonesa e depois eu conto como foi ^^ !

    ResponderExcluir
  8. Existe emulador pro Amiga sim, o Winuae, só que eu nunca consegui emular ele, é meio difícil configura-lo e tals, acabei morrendo na praia

    ResponderExcluir
  9. shadow of beast versão japonesa do mega onde eu encontro

    ResponderExcluir
  10. Eu terminei esse jogo usando trapaça lamento por isso!

    ResponderExcluir
  11. A Versão de Super Nintendo além de nunca ter saído (por ser um protótipo), é um lixo!
    Essa modinha ae de nem jogar, e já sair falando que versão do SNES é melhor, pqp..

    A versão Americana foi um port bem porco da versão original (como todos os ports que a EA botava a mão) e a versão japonesa é bem melhor mesmo (mas não chega nem a 50% do que daria pra se fazer no sistema) mas ainda assim, esqueceram de colocar as músicas dos boss que por mais incrivel que pareça, foram feitas! Pra quem duvida, é só acessar o sound test, e ouvir umas 4 músicas que não foram utilizadas deixando o game mais inacabado.

    Já o port de Shadow of the Beast II para o Mega Drive, tem bem mais qualidades que o primeiro, trabalharam bem mais na trilha sonora pra ficar mais fiel a versão do AMIGA e deu certo!

    SOTB AMIGA= 9
    SOTB Mega Drive= 5

    SOTB II AMIGA= 9
    SOTB II Mega Drive= 7

    ResponderExcluir
  12. Eu lembro que comprei Golden Axe 2 no mercado livre e esse jogo veio de brinde.

    ResponderExcluir