quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Chuck Rock


Por: Core Design
Ano: 1994
Gênero: Plataforma
Também para: Acorn Archimedes (wtf?), Amiga, Amiga CD32, Atari ST, Commodore 64, Game Boy, Game Gear, Sega CD, Master System e SNES.
1 Jogador



7.5
"...Chuck Rock não é um jogo ruim..."




Jogos e pré-história quase sempre andaram lado a lado. E, quando o fizeram, vimos nascer pérolas como Joe & Mac e porcarias como o jogo dos Flintstones pro Master System. Claro, como em tudo na vida, existe um meio termo em jogos baseados na pré-história também. E o jogo de hoje se encaixa nesse meio termo...

Vejam bem: Chuck Rock não é um jogo ruim. É um jogo que envelheceu mal, seus gráficos envelheceram mal, seu som envelheceu mal e Chuck hoje não passa de uma vaga lembrança de um velho barrigudo gerado nos 8/16 bits...diferente de Joe & Mac, jogo que muita gente ainda joga online pelos Zsnes/Gens da vida...

Neste primeiro jogo trava-se uma batalha para recuperar a mulher raptada de Jo...ops, Chuck. Na abertura do jogo podemos ver algo, no mínimo, inusitado: Chuck tocando com sua banda das cavernas, onde dinossauros, amigos e até a esposa dele faz parte da banda....enfim, deixemos as breves loucuras dos produtores fumetas de lado e vamos falar do jogo em questão.

Chuck é fácil de se controlar. Eu diria que fácil até demais, ele só pula e ataca com uma barrigada. Pronto. Ah claro, ele também pode carregar pedras que joga nos inimigos, faz de plataforma ou usa como escudo. É, Chuck não é um completo inútil no jogo...

As fases, como todos devem imaginar, são baseadas na pré-história. Cavernas, florestas, descampados, fases aquáticas (sim, Chuck sabe nadar, Deus seja louvado por ele não morrer em contato com a água como 99% dos personagens de jogos de plataforma), fases na neve onde o chão parece feito de sabão, etc, todas forradas de inimigos, armadilhas e itens, muitos itens.

A enorme maioria deles serve pra Chuck acumular pontos que, óbviamente, dão vidas no futuro. De longe, a enorme cabeça de porco nas primeiras fases é o mais valioso, dando mil pontos de uma vez. Esse item varia de tema pra tema, indo desde ossos gigantes até estrelas do mar em fases aquáticas.


Um dos primeiros problemas encontrados no jogo é que os inimigos de Chuck se mesclam de maneira tão foda ao cenário que deixaria Sam Fisher de Splinter Cell se descabelando de raiva. É complicado enxergar os sacanas em meio às folhagens, árvores, coqueiros e pedras embutidos em todos os cantos do cenário. Merda, é difícil ver uma piscina de espinhos, imaginem uma joaninha voando....

Aliando-se ao fato de Chuck somente atacar com sua barrigada (o que exclui totalmente o fato de poder atacar de longe - exceto se houver pedras ali perto), vidas e mais vidas são perdidas de maneira praticamente INVISÍVEL! Pelo menos os comandos são rápidos o bastante pra amenizar um pouco o trauma.

Bom, a maioria dos puzzles do jogo incluem saber fazer bom uso das pedras, que são encontradas em dois tamanhos. As duas podem ser usadas como plataformas, então, saber posicioná-las no cenário recompensará o jogador com o acesso à áreas com mais pontos e, consequentemente, aumentando as chances de vidas.


O jogo tem gráficos legais, principalmente nos inimigos. A grande maioria deles (e são vários, outro ponto de destaque), morre de maneira diferente ou ataca de maneira diferente, alguns tentando ser engraçadinhos enquanto escalpelam Chuck de várias maneiras.

Algumas vezes dá pra ficar perdido de tanto sopapo que sobra pra cabeça careca de Chuck, pois os inimigos, como eu já disse, adoram se esconder nos enfeites do cenário. Mas nem tudo no cenário está lá pra foder nosso querido homem das cavernas: Chuck conta com ajuda de vários amigos dinos, alguns podem arremessá-lo pro alto, outros podem dar uma forcinha, etc. Algumas vezes é preciso usar as pedras como trampolim para continuar pelas fases.

É um jogo bonito, mas que tem aquele ar velhão que pode desagradar alguns. Cenários bacanas, dificuldade acentuada e músicas simples e animadas.

É uma boa pedida pra um final de semana.

Prós:
- fases enormes pra se explorar;

- inimigos bem feitos, com vários trejeitos e bem variados;

- Chuck é um personagem simpático;

Contras:
- a gama de ataques poderia ser maior;

- a enorme quantidade de detalhes nos cenários pode vir a atrapalhar o jogador;


NEXT - Double Dragon II - The Revenge

5 comentários:

  1. Aí guri, as últimas críticas estão muito fracas... tô sentindo falta de um CLÁAASSICOOO na crítica, ultimanete tem tido jogos muito medianos...

    últimas críticas boas - Alien Storm, Boogerman, Toe Jam e Earl, Capitão Havoc, Fantasy Zone...

    Depois teve até alguns jogos bons como Tood's Adventure, Jewel Master, Arcus Odissey... mas sei lá, antes o nível tava melhor... coloca aí um Streets of Rage 2, Strider, Revenge of Shinobi, Thunder Force, Gaiares, Alien Soldier, Decap Attack, Contra Hard Cops... clássicos :D

    Bah... o Double Dragon do Mega é meio fraquinho...

    ResponderExcluir
  2. Jack, parabéns pelo novo visual do blog. Tá lindo.
    Chuck Rock eu conheci primeiro o II, através de revistas. Sempre é bom dar atenção a todo tipo de jogo das outras eras. Você foi corajoso ao escolher Chuck Rock. Acredito que vi pouca gente falando sobre ele hoje em dia. É um jogo que não conheço nada, mas vou dar uma fuçada uma hora dessas.

    ResponderExcluir
  3. @Anônimo
    Pode ficar tranquilo que os clássicos vão passar por aqui, com certeza. É que, como a Era Mega Drive vai abranger todos (ou pelo menos a maioria) os jogos de Mega Drive, muitas porcarias também serão analisadas.
    Só pra saciar, o próximo já é um jogão sem precedentes, espero que goste.

    @Mestre Ryu
    Valeu cara, Chuck Rock é mesmo um game bacana, pena que, como eu disse, acabou envelhecendo mal, ficando com um estilo gráfico meio ultrapassado.

    ResponderExcluir
  4. Bah valeu, essas sequencias de jogos fraquinhos tava xarope...

    Eh que é tri legal ve os clássicos, tava dando saudades jah agora é o Contra que bom...

    valeu

    E chuck rock eh bom, mas tbm naum é grandes coisas...

    valeu guri

    ResponderExcluir
  5. Nem conhecia esse jogo, instalei aqui e achei bem legal, só achei meio ruim a jogabilidade, principalmente quando vc tem que pular e dar o chute, tem que apertar o B e C ao mesmo tempo, e muitas vezes acaba não atingindo o adversário... sei lá... poderia ser menos complicado.

    Joguei a versão do SNES, e achei melhor que a do Mega Drive

    ResponderExcluir