quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Beavis and Butt-Head

Produtora: Viacom
Lançamento: 1994
Gênero: Ação / Adventure
1-2 Jogadores

Por Cosmão

Acredito que praticamente 90% das pessoas que frequentam blogs de games conhecem essa dupla que fez um enorme sucesso como desenho animado nos anos 90, na MTV. Beavis and Butt-Head são dois adolescentes cheios de manias, vícios, são retardados, imbecis e, por esses mesmos motivos, são adoráveis.

Os caras fizeram tanto sucesso na época que até um filme sobre eles foi feito. E quando até mesmo Hollywood entra na parada, é porque dinheiro pelo menos deve render. Mas vamos falar do jogo em si...

Beavis and Butt-Head (BaBH daqui pra frente) pro Mega é bem diferente da versão SNES, que é mais diferente ainda da versão PC. Não conheço outra plataforma que tenha o game, só joguei esses 3 e acredito que não existam outros.

No Mega, a coisa é meio adventure misturado com ação: temos que percorrer diversos locais conhecidos do desenho animado, procurando pistas sobre onde encontrar os diversos pedaços de dois ingressos pro show do Gwar, banda favorita dos moleques.

A coisa progride conforme o jogador junta itens específicos e os usa em locais certos. Até aí tudo bem, mas a dificuldade em algumas etapas podem afastar até os mais fãs do desenho...

São 6 locais diferentes, todos selecionados pelo controle remoto da TV dos caras, além da casa deles, lógico. O quarto da casa serve basicamente como depósito dos itens encontrados. Uma coisa a ser dita sobre os itens: todos eles tem papel fundamental no game, sendo usados somente nos locais certos e nos momentos certos.

Os únicos itens que podem ser achados mais de uma vez são as armas (explicados mais adiante) e as comidas, que servem pra repor energia. Mas BaBH não se resume à sair coletando itens por aí, o jogo envolve combate, aliás, MUITOS combates...

escolhendo as fases e Butt-Head "atacando" um guarda

Estão disponíveis 3 tipos de ataques, sendo dois deles usando armas como o canudo pra cuspir porrolho e a metranca de flechinhas, a melhor arma do jogo. Caso esteja PELADO, dá pra quebrar o galho com os arrotos do Beavis ou com os peidos do Butt-Head, mas, apesar de nocivos à camada de ozônio, não são tão eficazes assim com os inimigos.

Falando neles, os inimigos vão desde os desafetos do próprio desenho até mesmo guardas, carrinhos de compra, ratos, urubus, biscates que transitam shopping centers, etc... Os inimigos são bem variados mesmo, inclusive se for analisar pela proposta do jogo, ele é bem variado como um todo.

na loja de animais e na correria no shopping

A dificuldade mora nos trajetos, alguns deles requerem muita habilidade com saltos e ataques. Exemplo: o trajeto pra conseguir itens pelo esgoto, onde ratos e a água podre podem matar os dois bestas. Apesar de tudo, os controles costumam responder bem, pelo menos.


BaBH pode ser jogado à dois, o que o torna mais bacana e mais difícil ao mesmo tempo, pois, jogando sozinho, dá pra trocar entre os dois e evitar morrer de bobeira.

Gráficos bacanas, sons direto dos desenhos (inclusive as famosas risadas), personagens clássicos e uma boa longevidade. Só não curte quem não gostava do desenho realmente.

NOTA: 8

O melhor: é praticamente o desenho jogável !
O pior: morrer, morrer, morrer...
Beavis and Butt-Head: infelizmente não passa mais...

NEXT - Quackshot

4 comentários:

  1. Nao consegui jogar nem o começo disso aí

    ResponderExcluir
  2. "O melhor: é praticamente o desenho jogável !"

    Exatamente. Sempre lembro do episódio em que o Beavis pirava e ficava dizendo "eu sou Cornolho"... e o joguinho de Mega é bom mesmo, eu curtia bastante.

    ResponderExcluir
  3. Haha! Eu sempre travava na parte da vara de pescar o penúltimo ingresso. Como pega essa joça? Só saio de lá a base de Password.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo essa série, mas os personagens são verdade feia carismático é que eu tenho muito divertido com este programa. Não há dúvida de que Mike Judge estava certo com esta proposta.

    ResponderExcluir