quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mercs

Produtora: Capcom
Lançamento: 1991
Gênero: Shooter / Ação
1 Jogador

Por Cosmão

Acho que muita gente conhece, ou pelo menos já viu ou jogou Mercs. É aquele jogo antigo, onde controlamos um soldado super armado, com pinta de Schwarzenneger, que atira pra todo lado, coleta armas e enfrenta chefes milhões de vezes mais armados que ele...pois é, sinto falta desse jogos onde você é um "exército de um homem só". Aliás, faltam filmes assim também....

Em Mercs, controlamos um herói que não tem nome. Ele é apenas um soldado (um super soldado, no caso) escalado para salvar o presidente dos Estados Unidos que foi sequestrado por forças inimigas da África do Sul....Aposto que muitos perguntam: "o que picas o presidente da América foi fazer lá pra ser sequestrado?".

O enredo, na época, era pouco importante. A ação aqui é contínua, com tiros e explosões vindos de todas direções.

em algumas fases dá pra pegar um jipe ou montar em uma artilharia fixa

O jogo é baseado na versão arcade, mas a Capcom fez muito mais que um mero port pro Mega...

Apesar da opção 2 players ter sido cortada (no arcade eram até 3 jogadores), a Capcom incluiu dois modos de jogo: o Arcade, onde temos a historinha e jogamos apenas com o personagem principal, coletando armas, pontos, pedaços de carne pra repor energia e metralhando tudo e todos, e o modo Original, sem dúvidas, a melhor coisa do jogo.

chefe helicóptero e o lança-chamas, uma das melhores armas no modo Arcade

As diferenças entre os dois modos são gritantes: no Arcade, temos alguns continues, caso morra nas mãos dos inimigos, no Original, morreu já era. No Arcade, só um personagem controlável, no Original, juntam-se vários deles, cada um manuseando um tipo de arma única. Apertando pause, dá pra escolher qualquer um pra continuar jogando, o que adiciona uma boa dose de estratégia.

Além disso, no Original são encontradas lojas onde é possível comprar vidas, energia, e até armas novas usando as medalhas encontradas nos caixotes espalhadas pelas fases. No Arcade, as medalhas servem apenas para acumular pontos.

Mas a maior diferença está nas etapas do jogo, totalmente novas no modo Original, sem dúvidas um enorme extra ao game.

Mercs é um jogo de tiro. Atire em tudo, explore bem os cenários em busca de itens e use sabiamente as bombas pra limpar a tela e os chefes, que são bem apelões. Os gráficos são bem bacanas, coloridos e bem variados. O som é normal, nada muito destacante aqui, apenas cumpre seu papel. Mas oras, estamos falando de jogos de guerra, o importante é que existam explosões e tiros convicentes, e isso existe!

Como jogo de guerra com muito tiroteio, Mercs se dá bem, sendo bem variado e bacana. O único porém mesmo é terem limado a opção de 2 players, ficaria mais bacana enfrentar os inimigos ao lado de um parceiro/a. Aliás, mais bacana e mais fácil, pois, sendo um jogo da Capcom, por padrão a dificuldade aqui beira o very hard, mesmo jogando no normal.

o modo Original conta com fases totalmente novas, além de poder escolher personagens

O melhor: dois modos de jogos bem bacanudos.
O pior: nada de jogar com um amigo aqui.
Mas não se desespere: pra isso temos Contra Hard Corps !

NOTA: 7.5

NEXT - Golden Axe 2

2 comentários:

  1. quase ninguem sabe mas esse jogo é o commando 2.
    No Japão os dois tem o mesmo título

    ResponderExcluir
  2. Cosmão,

    Graças ao contrato de exclusividade que a Nintendo obteve com praticamente todas as softhouses existentes na década de 80, a Sega foi, principalmente até 1990 a principal produtora de versões de sucessos de arcade de outras empresas, como é o caso de Mercs.
    Para se ter uma idéia só conheço dois jogos desenvolvidos fora da Sega na década de 80 para o Master System! Os sucessos da Irem, Vigilante e R-type, foram convertidos pela Sega, e há ainda muitos outros exemplos como Double Dragon e Jogos de Verão.

    Mega Drive
    Ghouls'n Ghosts (Sega 1989)- Jogo do ano
    Forgotten Worlds (Sega 1989)
    Strider (Sega 1990)- Jogo do ano
    Mercs (Sega 1991)
    Chiki Chiki Boys (1993 Sega)

    Sega CD
    Final Fight CD (Sega 1993)

    Master System
    Ghouls'n Ghosts (Sega 1990)
    Strider (Sega 1991)
    Forgotten Worlds (Sega 1989)
    Mercs (Sega 1991)

    Os jogos relamnete produzidos pela Capcom para o Mega Drive são os seguites:
    Street Fighter 2: Special Champion Edition (Capcom 1993)
    The Great Circus Mistery (Capcom 1994)
    Mega Man: the Willy Wars (Capcom 1994)
    The Punisher (Capcom 1994)
    Saturday Nights Slam Masters (Capcom 1994)
    Super Street Fighter 2 (Capcom 1994)

    ResponderExcluir