segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Os 20 Melhores Jogos do Master System


Tive a idéia de fazer um especial dos jogos do Master System faz muito tempo, pois este é um console que realmente marcou minha vida. Por conta de outros imprevistos, sempre fui adiando, adiando, mas finalmente chegou o momento. Como toda lista que se preze, elas variam conforme o gosto de quem as faz, portanto, enumerei os jogos de acordo com o meu gosto pessoal, podendo até mesmo estar faltando um ou outro jogo mais desconhecido aí.
Bom, chega de enrolação, com vocês, os 20 Melhores Jogos de Master System !
Espero que gostem !






Um jogo de luta com qualidade na época dos 8 bits era motivo pra qualquer moleque se descabelar e esfolar os bolsos dos pais alugando e re-alugando o dito cujo por semanas à fio. Digo isso quando me vem à mente o saudoso Mortal Kombat pro Master, um dos melhores (ainda que substancialmente capados) jogos de luta pro console.
Masters of Combat eu conheci já quase no final do Master. Como todo mundo na época, aluguei o jogo no escuro movido principalmente pela capa e, ao colocar o cartucho no console, me deparei com um jogo de luta muito bacana e divertido. Nem preciso dizer que acabou se tornando um clássico imediato na minha rua, visto que a molecada toda vinha jogar. E, reparem: o jogo tinha apenas 4 lutadores ! Hoje, com jogos onde o número de lutadores supera a casa dos 30, não me divirto tanto mais como antigamente....



Jogos de moto não eram exatamente raridades na época e a maioria que saía logo se tornava um clássico imediato que seria sumariamente jogado milhares de vezes até conseguir extrair ÁGUA do cartucho. Aposto que você também jogou pra cacete Excite Bike e, por sua vez, Hang On tanto nos arcades quando no Master System, morreu sem parar e profanou palavras satânicas à tudo e à todos !!! Não minta pra mim ! Com Enduro Racer não é diferente. Aliás, até é bem diferente ! Diferenças essas que eu digo ficam nas versões americana e japonesa. CAPARAM totalmente o jogo ao trazê-lo pra esse lado do mundo, portanto, se ainda quiser jogar Enduro Racer, baixe a versão JAPONESA ! Qualquer dia eu faço um post com as diferenças das duas versões, é algo INACREDITÁVEL !



E eis que surge Aztec Adventure, jogo esse que NUNCA aluguei, fui conhecer através da magia transcedental dos nossos queridos emuladores. Mas muita gente jogava na época, pois eu sempre via o jogo com um daqueles selinhos de "ALUGADO" na fita.....ou a dona da loja esqueceu lá por anos à fio.....Bom, de qualquer forma, Aztec Adventure é um jogo que lembra muito Zelda, mas é focado mais na ação do que no RPG propriamente dito. Aqui o lance é matar os monstros, coletar sacos de dinheiro deles e usar essa grana pra SUBORNAR outros personagens perdidos pela tela a te ajudarem na luta contra o mal. Ou, se preferir, mate tudo e todos e seja feliz.



Tá certo que a série nasceu e morreu praticamente no NES, mas a Sega deu um jeitinho de trazerem uma ÓTIMA versão de Ryu e sua turma pro Masterzinho. E, olha, não é querendo puxar o saco da Sega, mas essa versão põe em dúvida a qualidade do primeiro jogo do NES. Eu disse do PRIMEIRO jogo, não entenda errado, por favor. O terceiro jogo da série pro Nintendinho come esse com farinha e carne-seca, com direito à sobremesa ainda.
Além de belos gráficos, os controles ficaram maneiros, as músicas maravilhosas, as cutscenes caprichadas e a dificuldade descabelante, como todo Ninja Gaiden deve ser.



Uau, um jogo de samurais ! Kenseiden foi, por um LONGO tempo, o único jogo no qual controlávamos um samurai portando uma enorme espada cujo objetivo era ceifar a alma de diversos demônios, insetos e inimigos gigantes à fim de conseguir novas habilidades e livrar sua terra do mal. Pensando bem, talvez ele ainda seja o único a fazer isso até hoje...
Uma história interessante que é contada é que Kenseiden foi projetado para disputar com Castlevania do Nintendinho, podemos até perceber algumas semelhanças. Claro, o jogo ficou famoso no Master, mas não o suficiente pra gerar continuações até os dias de hoje, como Castlevania ainda o faz. Será que se a franquia fosse da Konami ainda veríamos Kenseiden 7 pra Xbox 360 e PS3 ???



A verdade seja dita: dos jogos envolvendo o Donald, apenas os da época dos 8 e 16 bits realmente prestaram. Após descambar pro Playstation com aquele jogo fraquíssimo, entitulado Goin Quacker's, Donald acabou pedindo arrego e só foi dar as caras em Kingdom Hearts.
E não me venha com chorumelas falando que Kingdom Hearts e seus vários personagens da Disney foi o àpice dos jogos com pato que lhe dou uns cascudos ! Aquilo perto disso é como um Big Brother de personagens comparado à maestria dos jogos de plataforma pro Master System. O pato estressado nunca foi tão bem representado em aventuras únicas como em Lucky Dime Caper e Quackshot. E tenho dito !



Um dia, Wonderboy tomou uma poção brasileira e se transformou na querida Mônica dos quadrinhos. Os responsáveis pela tal poção foram os camaradas da Tec Toy que, naquela época, faziam coisas bem melhores do que consoles como....como....como o Zeebo, por exemplo ¬¬ !.
Pois bem, Wonderboy virou Mônica e, junto com ele, trouxe toda a turma do jogo de ação/RPG pro Brasil, tornando Mônica no Castelo do Dragão um dos clássicos mais gostosos de se jogar de todos os tempos e um dos jogos mais amados do Master System.
Existem inclusive pessoas que preferem a versão hack brasileira do que o original e eu sou uma delas. O mesmo acontece com a segunda aventura da dentuça.



Sendo um dos ícones da Sega, essa versão conseguiu ser a única portada diretamente dos arcades. As versões do Mega Drive foram todas feitas do zero, com novas histórias e inimigos, além da jogabilidade. Só por este motivo ele poderia figurar aqui, mas o carisma do esquema de jogo e a dificuldade do mesmo também se sobressaem. Não esquecendo, claro, de um dos melhores finais de jogos da época !!!! Eu não estou mentindo !!! :D :D !!!
Infelizmente (ou felizmente), a série tentou respirar no PS2 com um jogo até cativante, mas que infelizmente não rendeu uma continuação à altura (ou conseguiram enxergar qualidade naquele Kuinochi ??).
Shinobi de qualidade mesmo, só os encontrados nos consoles da Sega.



Quando eu vi a raposinha psicótica tomar uma poção e virar um hipopótamo ROSA capaz de destruir paredes eu pensei: "eu preciso trocar de videogame..." ! Foi amor à primeira vista e foi meu singelo começo na era 8 bits.
Claro, eu já havia me aventurado nos Megamans e Marios da vida, mas nunca havia controlado 4 personagens diferentes em um game que me permite trocar entre eles quando eu bem quiser.
E não só isso: as músicas, desafios, fases e efeitos sonoros estão soldados no meu cérebro desde a primeira vez que vi esses pixels se movendo em uma tela, e só isso já bastaria para torná-lo um clássico inesquecível.



E Mickey Mouse debutou no console da Sega !! E o fez em grande estilo !
O joguinho do ratinho pro console 8 bits foi feito com extremo capricho, tendo como base a versão do Mega mas com coisas exclusivas aqui, como fases e até inimigos.
Além de todo charme que somente um jogo da época tinha, as músicas chamavam a atenção e o jogo não tinha uma dificuldade descabelante, coisa rara na época.
Era prazeroso percorrer as fases temáticas, sempre tentando ser engraçadinhas e inovadoras, o carisma da época dos 8 bits transpira desse cartuchinho !



A Tec Toy achou que somente um jogo da Mônica não era suficiente e repetiu a dose, pegando dessa vez o terceiro game da série Wonder Boy, mais precisamente o Monster World. O jogo é bem mais focado em um RPG dessa vez, lembrando muitas vezes Zelda em scroll do que qualquer outra coisa.
Controlamos dessa vez vários personagens da turma, todos com o intuito de salvar a Mônica e tocar fogo no Sansão logo em seguida, evitando assim os espancamentos futuros.
É um jogo longo, imersivo, com alto teor de exploração de cenários e muita variedade, visto que são uns 5 personagens diferentes que vão mudando conforme o jogador avança pelas fases, todas temáticas e interligadas por uma cidade central.



Reunir a galera no começo da década de 90 para jogar Jogos de Verão na sala de casa, em pleno domingo à tarde, realmente não tinha preço.
O jogo que conquistou muitos brasileiros ainda é referência hoje em dia para jogatinas em turma.
Claro que hoje, o que sobrou de fato foi a nostalgia, mas mesmo assim, ainda me pego tentando quebrar recordes na embaixadinha.
Com um punhado de esportes radicais, o jogo conquistou praticamente o Brasil inteiro, até hoje vejo pessoas citando os Jogos de Verón como referência pra jogatina em turma.



Um RPG pra rivalizar com Zelda. Esse foi, provavelmente, o pedido da Sega e a Compile atendeu, fazendo um dos jogos mais memoráveis que já entraram no meu Master System.
Golvellius é enorme, é variado, tem músicas excelentes, dificuldade acentuada e um carisma sem igual. É até triste pensar que a série morreu aí, com uma espécie de continuação pífia para MSX-2 que, infelizmente, ficou presa eternamente na terra do sol nascente...
O final do game deixa em aberto uma história que poderia muito bem render uma bela continuação, mas acredito que tanto a Sega como a Compile estão mais preocupadas em sacanear o Sonic ou viver de shooters pelo resto da vida...



Mickey repetiu a dose no Master ! Digo, a Sega repetiu a dose no Master ! Resultado: mais um jogo soberbo de plataformas !
Dessa vez tem até um mapa para se guiar, permitindo inclusive voltar nas fases já vencidas pra procurar por itens esquecidos. E isso quer dizer somente uma coisa: 2 finais diferentes, o que extrapola a concepção de jogos de plataforma da época.
Só por esse motivo o jogo já fica acima de Castle of Illusion, mas tem muito mais: músicas, chefes, história contada em cutscenes, desafios e muitas fases para se explorar usando as diversas habilidades conseguidas nas fases ! Ufa !



Sonic estreou no Master com um joguinho muitíssimo caprichado.
Primeiro fato: as músicas foram feitas pelo mago Yuzo Koshiro, mais conhecido como Koshirão.
Segundo: ele não segue o jogo do Mega, possuindo fases próprias bem como músicas próprias também.
Terceiro: o sistema de coleta de esmeraldas é mil vezes melhor que o do Mega, pelo simples fato de não depender de bônus stages pra isso, pois todas elas estão escondidas nas próprias fases.
Isso aumenta muito o fator exploração do jogo, o que por consequente aumenta a diversão. Só por esses motivos, muita gente acha melhor a versão do Master. Eu acho que as duas se equivalem, cada qual com suas qualidades.



A Sega resolveu inovar e misturou Alex Kidd com Shinobi, resultando em um clássico instantâneo.
Jogamos com o mesmo Alex, mas dessa vez empunhando uma espada (que pode ser trocada por uma lança) e portando habilidades ninjas como girar no poste ou escalar paredes com base no pulo (sinta inveja, Mario, Alex faz isso há muito mais tempo).
Os gráficos estão caprichadíssimos e, apesar de apenas 4 stages, o jogo tem boa duração e uma boa dose de exploração das fases.
É um dos jogos mais carismáticos do sistema mestre.



O Faixa Preta poucos sabem, mas é um game adaptado de um jogo que é baseado no mangá Hokuto no Ken, que fora lançado apenas no Japão.
Novamente, adaptando o jogo pro mercado americano, trocou-se personagem, gráficos, história e inimigos, mas ainda assim manteve seu charme, diferente de Enduro Race.
Com uma boa leva de fases e chefes que imitam as lutas de Street Fighter, o jogo conquistou seus fãs, mas ainda assim recomendo jogar a versão original japonesa, apesar desta ser muito mais longa e difícil.



Poucos jogos existem hoje sobre o personagem Asterix, acredito que o último deles saiu para Playstation e nem foi lá grande coisa. Na época do Master era tudo diferente, talve por isso é que nele moram os melhores jogos já feitos com o baixinho tarado por espancar romanos. Ambos os 2 jogos pro Master System são excelentes, exclui-se dai o terceiro game, que saiu pro Mega Drive também (e já foi analisado aqui), pois ficou uma lástima, principalmente se comparado com esses dois.
Este primeiro game, no entanto, consegue ser melhor ainda por ser um puro jogo de plataforma, onde, no máximo, se usa bombas pra estourar pedras ou formar plataformas em rios poluídos. O jogo tem dezenas de fases, todas muito bem feitas e conta com gráficos e músicas que todo jogo da época gostaria de ter.



Não poderia deixar de colocar esse game na lista, ou o Orakio iria me chicotear em praça pública.
Phantasy Star inaugurou os RPGs no Master, com um estilo gráfico todo único, com batalhas memoráveis, com cidades inesquecíveis e com personagens marcantes, desde o mísero inimigo mosca até Myau e toda sua desenvoltura em batalhas. A história é épica e longa, somente os mais fortes sobrevivem. Coisa que eu nunca consegui fazer.....*slapt*
Com certeza, o maior chamariz do jogo são os labirintos com um efeito 3D que deixou os donos de NES na época de boca aberta, afinal, efeitos 3D convincentes em um jogo de 8 bits foram raridades na época.



Como não poderia ser diferente, o jogo da memória do Master conseguiu a proeza de nunca ser ultrapassado em vários quesitos, inclusive o principal: CARISMA.
O jogo transpira carisma, desde o blocos de pedra até nos chefes que simbolizam o jogo pedra, papel e tesoura.
Claro, como toda lista, muitos podem discordar (já estou vendo o Orakio se debater no chão por eu ter deixado Phantasy Star em segundo lugar), mas, pra mim, Alex no Mundo dos Milagres ainda é um jogo a ser superado.
E pelo jeito que as coisas vão, jamais conseguirão fazê-lo....

63 comentários:

  1. Fantástico Cosmão, seleção apurada, concordo com quase tudo, eu só colocaria o Zillion e o Dynamite Duke a mais, que são igualmente clássicos.

    Muito legal ter lembrado de Golvellis, eu sempre fui apaixonado por esse jogo, acho que mais ainda pelo fato dele ter sido tão injustiçado.

    A Sega realmente não sabe aproveitar as suas franquias, uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda incluiria na lista os jogos R-Type e RC Grand Prix! Mas concordo com a lista aí!

    ResponderExcluir
  3. Bela lista! Só "crássicos" do Master!!! Joguei a grande maioria, e são realmente games inesquecíveis!

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito conhecedor do Master, pois tive o NES. Mas o Top serve como um conselho de bons jogos pra que eu possa começar a jogar o console de 8 bits da Sega!

    Exceto pelo Alex Kidd que eu odeio e não acho que ele seja muito carismático! Sou mais Sonic e Mario!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc odeia o alex kid, porque com certeza n foi de sua época, porque se tivesse sido vc entiria a magia que ele passa, hoje tenho 38 anos e parei com jogos aos 18, mas ate hoje as imagens ea musica do game n saiu de minha memoria. foi demais.

      Excluir
    2. Cara, vc é mto NOOB.

      Excluir
  5. A lista ficou boa, embora eu colocasse jogos como RC Grand Prix e Zillion 2 na minha e também mudasse algumas posições. Alex Kidd in Shinobi World, por exemplo, ficou numa posição muito elevada.

    ResponderExcluir
  6. É, como toda lista, o bacana é, além de divulgar alguns jogos mais esquecidos, conhecer outros que a galera vai comentando !

    Rc Grand Prix realmente é muito bom e foi um erro meu deixá-lo de fora *slapt*

    ResponderExcluir
  7. Ei de boa as musicas do Land of Illusion são bem chatinhas.

    E jogo de luta de 8 bits, não dá. Eu jamais colocaria numa lista de bons jogos, quanto mais nos melhores ;p

    ResponderExcluir
  8. 9voltclub
    É complicado gostar de um jogo sem conhecê-lo. Tem gente que se derrete por Excite Bike e eu não vi graça ainda....enfim, gosto é igual braço, uns tem, outros não tem...;D

    ResponderExcluir
  9. Aztec Adventure, Golvellius, Kenseiden, Alex Kidd in Miracle World...As lágrimas escorreram aqui, Cosmão. Bela lista. Mas os jogos da Mônica...peralá, né? Nesses, como diria um vereador aqui da área, eu "desconcordo". Sou muito mais o a série Wonder Boy mesmo. Esse tipo de coisa mostra a preguiça e a falta de criatividade dos "programadores" brasileiros, apesar de também concordar que foram bem feitos...
    Bom, a intenção era essa mesmo, certo? Ah e "Ambos os 2" lá no Asterix é pleonasmo, num é não?

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que o único que tiraria da lista é o Lucky Dime Caper, o qual acho fraco. Aí colocaria Taz-Mania (menos provável), Shape and Collumns (regularmente provável) ou Bonanza Brothers (altamente provável).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caralho... q gosto diferente do meu.. todos esse ai q vc falou, na minha humilde opinião, são bem fracos. especialmente shapes & collumns, aquele tetris colorido sem graça.

      Excluir
  11. Foi muito bom ver Black Belt sendo valorizado. Um jogo incrível, principalmente considerando que foi feito em 1986!

    Porém, o seu ranking reflete principalmenteos jogos que fizeram sucesso no Brasil entre 1990 e 1992, que deve ser o período no qual vc mais jogou Master. Senti falta principalemente de Golden Axe, Rocky, Vigilante, Double Dragon, Outrun, Altered Beast e After Burner.

    Faltaram ainda jogos clássicos da Light Phaser como Gangster Town, Rambo III, Assault City, Wanted e Rescue Mission e dos Óculos 3D como Space Harrier 3D e Poseidon Wars 3D.

    Alguns jogos incríveis de anos mais recentes também mereciam ser citados como Prince of Persia, Land of Illusion, Shadow Dancer, Lemmings, Krusty's Funhouse, Aladdin, The Lion King, Populous, Alien 3, The Terminator, Shadow of the Beast, Desert Speedtrap, Hulk, Desert Strike, Road Rash, Battletoads, Ecco, Sonic 2 entre outros.

    Acho que a única solução seria fazer o Ranking dos 100 melhore jogos (rs).
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  12. Dos clássicos (1985-1990) esqueci de citar R-Type, Zillion 1 e 2, RC Grand Prix, Choplifter, Rampage, Shooting Gallery, Dead Angle, Fantasy Zone 2, Fantasy zone: the maze, Ghostbusters, Alex Kidd: the lost Stars, Ghouls'n Ghosts, Y's, Miracle Warriors, Lord of the Sword, Spellcaster, Galaxy Force, Zaxxon 3D e Moonwalker.

    Dos jogos mais recentes (1991 em diante) faltaram Wonderboy IV, Dynamite Headdy, Streets of Rage, Deep Duck Trouble, Earth Worm Jim, Master of Darkness, World Class Leader Board, Mortal Kombat 1 e 2, Street Fighter 2, Pit Fighter, Rampart, Asterix 2, Hook, Olympic Gold, Winter Olympics, Golden Axe Warrior, Klax, Cool Spot, Marble Madness, Legend of Illusion, The Jungle Book, Bonanza Bros, Tazmania e Renegade.

    Aguardo o Ranking dos 100 melhores. O Master merece!

    ResponderExcluir
  13. @Arnold
    Brilhante post meu caro, obrigado por comentar.
    Realmente, cometi vários pecados deixando vários jogos de fora, admito. Mas, como eu disse no início, toda lista tem seus erros, pois são baseadas no gosto pessoal.

    Mas, Deus do céu, deixei de fora Fantasy Zone the Maze, Moonwalker, Tazmania..... mereço as chicotadas....

    Pode deixar que qualquer dia eu faço um top 100, mesmo que isso me leve meses pra aprontar hehehe.

    ResponderExcluir
  14. Valeu, Cosmão!

    Concordo. Toda lista é influenciada pela história pessoal do jogador.
    Você de ve ter comprado seu Master no início de 1991,época do Master System 2 com Alex Kidd na memória. A tradução do Phantasy Star, Mônica, Sonic, Psychic World, Castle of Ilusion, Psycho Fox, Moonwalker, Kensiden e E-swat foram todos lançados em 1991 pela tectoy. Já o meu console é de dez de 1989 (tenho até hoje).
    Já visitei muitos blogs e vc tem uma das opiniões mais coerentes.
    Tem muita gente dos EUA (leia-se Nintendo fanboys), espalhando que os jogos brasileiros são bootlegs. Temos mais é que divulgar os jogos fantásticos desse console subestimado, os quais muita gente não teve a oportunidade de conhecer.

    ResponderExcluir
  15. @Arnold
    Concordo com tudo o que você disse.
    E realmente, meu Master era um Master System 2 comprado por volta desses anos aí mesmo, com o Alex Kidd na memória.
    Joguei muita coisa dessa época no console e com certeza isso influenciou muito nas minhas escolhas.
    Continue aproveitando o blog, obrigado pelas visitas e comentários.

    ResponderExcluir
  16. Kzduardo Oliveira - 25 anos RJ12 de julho de 2010 às 00:51

    Muito boa a Lista,parabens!!Tive todos esses jogos e guardo alguns até hoje.. Eu incluiria Sonic 2 que é realmente um dos melhores Sonic na minha opinião, e colocaria o Clássico MASTERS OF COMBAT em posição mais privilegiada..hehe

    Pra quem não lembra ou nunca se aventurou nesse fantastico game de luta para o saudoso Master,aqui vai uma pequena amostra :

    http://www.youtube.com/watch?v=K5RjXncOA_k

    ResponderExcluir
  17. ta aki sem fazer nada no meu pc, ai resouvi ver augumas imagens no google do master system.
    Ai caiu nesse topico quando vi esse topico não pude deixar de comentar porke EU AINDA TENHO O MASTER SYSTEM COM 74 JOGOS NA MEMORIA.O jogo ki eu mais gostava era o MASTER OF COMBAT e
    SECRET COMANDO jogo ki vcs divian colocar pq era um dos melhores.

    fllw foi bom remembrar os velhos tempos !

    ResponderExcluir
  18. Bacana a lista...mas alguns aí eu acho desnecessário colocar !! turma da mônica por exemplo...rs

    Tantos outros jogos muito animais e vc esqueceu : Spellcaster, Altered Beast, Golden Axe e um ótimo rpg que nem todos jogaram chamado Y's.


    só quem teve um master sabe como é essa paixão que nós até hj sentimos.

    Parabéns !!

    ResponderExcluir
  19. *REVIVENDO O TÓPICO* rs...

    Amigos do blog, parabéns pela iniciativa tanto de criar como de comentar esses clássicos jogos de Master System. O console marcou a minha infância (eu que nasci em 85) e que ganhei meu Master 2 (e ainda o tenho!) no ano de 89 ou 90 (não sei ao certo). GOSTARIA DE UMA AJUDA DOS SENHORES PARA ME AJUDAR A ENCONTRAR O NOME DE UM JOGO.
    Certa vez eu joguei um jogo que era de carrinho, rolava umas perseguições a bandidos e esse carrinho que você controlava, certo momento, era possível de se entrar com o carrinho em um caminhão e arrumar/incrementar o carrinho. Se não me engano era de vista aérea. Ajudei em alguma coisa? Me desculpem os poucos detalhes mas eu era muito novo. Se puderem me dar alguma dica e enviar para o meu e-mail , ficaria muito feliz. Faz anos que quero descobrir.
    Muito obrigado! VIVA O MASTER SYSTEM!

    ResponderExcluir
  20. Yvys, a visão aérea era tipo TOPGEAR ou GTA1/GTA2/MICROMACHINES???

    ResponderExcluir
  21. @Yvys
    Pela descrição, parece ser Battle Out Run. Mas ele não tem vista aérea, então não sei uhauhauaha! :P

    ResponderExcluir
  22. @Yvys, acho que é o Action Fighter, dá uma olhada: eu tinha esse cartucho, ganhei de aniversario do meu pai! hahaha
    http://www.youtube.com/watch?v=ktFT8h9wqUA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex Kidd, MUUUITO OBRIGADO POR ME AJUDAR ME DIZENDO O NOME DO JOGO! É ESSE MESMO. ASSIM QUE FUI COLOCANDO NO EMULADOR A LEMBRANÇA FOI SURGINDO! OS GRÁFICOS E A DIVERSÃO ERAM BEM MELHORES NAQUELE TEMPO, MAS MESMO ASSIM ME DIVERTI POR UMA HORA AGORA HÁ POUCO! xD

      MUITO OBRIGADO MESMO!
      ENJOY SEGA MASTER SYSTEM!

      Excluir
  23. Essa lista ficou muito boa para os jogos mais antigos do Master. Faltou Double Dragon, Golden Axe, Ghouls'n Ghosts e R-Type
    Porém, a parti de 1993, o Master System ganhou jogos melhores e a minha lista seria assim:

    Street Fighter !!
    Streets of Rage
    Sonic 2
    Asterix
    Legend of Illusion
    Deep Duck Trouble
    Chuck Rock II- Son of Chuck
    Sonic Blast
    Sonic Chaos
    Sonic
    Earth Worm Jim
    Mortal Kombat II
    Prince of Persia
    Shadow of the Beast
    Asterix and the Secret Mission
    Streets of Rage II
    Ecco the Dolphin
    GP Rider
    Robocop Vs. the Terminator
    Golden Axe

    ResponderExcluir
  24. è uma pergunta....
    Porque ninguem nessas listas do Master System colocam o Dragon Crystal como preferido???
    será que só eu joguei???
    ah e realmente Tazmania é bem legal tanto ele quanto double dragon (que já zerei yah!!!)Mortal Kombat que jogava constantemente e at´pe hoje é um dos poucos (talvez o único que eu consiga zerar EHEHEH OO),Shadow of The Beast,o crássico Sonic e tem Kenseiden que eu me maravilhei na época são muito bons mesmo,e parabens pelo blog que eu já acompanhava,seus posts,desde o FTWGames e OLDFTWGames e saber que tem mais um (e mais atualizado diga-se de passagem que eles)blog que fala sobre os bons jogos de até 32 bits,pois eles para mim são os melhores.
    OBRIGADO ^^

    ResponderExcluir
  25. Olá pessoal legal relembrar mas imagine a minha situação. Sou mãe de um rapaz de 19 anos que me pediu pra lembrar o nome do jogo que ele jogava eu aluguei e ficou 10 dias aqui em casa era de uma mosca(ou abelha) que quando a gente não mexia o controle ela prendia o ar e ficava musculosa depois ficava roxa de lingua pra fora kkkk desculpe mas eu só lembro desta parte será que alguem lembra tem tambem um que as minhocas desciam de pára-quedas por favor se souberem me iluminem e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  26. MUITO BONS ESSE JOGOS MWE LEMBROU QUER PEQUEI ENPRESTADO UM JOGO DO SONIC, CLAY FIGHTER. E STREET RACE. S~ÇAO MUITO BOM.

    ResponderExcluir
  27. Para essa lista ficar perfeita, falta o melhor jogo de todos os tempos. Ele era tão especial que precisava de um código secreto na tela de apresentação ( SEGA ) para surgir da memória interna do Master. Alguém sabe qual é ?! rsrsrsr

    Abraço a todos.

    mp3game.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. ai yves o jogo q vc ta procurando é o action fighter joguei muito no meu master mais nunca passei do ultimo chefe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HEY, MUUUITO OBRIGADO POR ME AJUDAR ME DIZENDO O NOME DO JOGO! É ESSE MESMO. ASSIM QUE FUI COLOCANDO NO EMULADOR A LEMBRANÇA FOI SURGINDO! OS GRÁFICOS E A DIVERSÃO ERAM BEM MELHORES NAQUELE TEMPO, MAS MESMO ASSIM ME DIVERTI POR UMA HORA AGORA HÁ POUCO! xD

      MUITO OBRIGADO MESMO!
      ENJOY SEGA MASTER SYSTEM!

      ÚLTIMO CHEFE?! NÃO PASSEI DA NAVEZINHA! KKKK!

      Excluir
  29. Cara que matéria incrível,eu tenho 19 anos e um Master 3 e não cheguei a jogar ou sequer conhecer muitos dos games aqui citados.
    a e os jogos da Turma da Mônica são péssimos.

    ResponderExcluir
  30. pra mim o melhor de todos foi o dragon crystal muito bom, adoro as musicas do jogo!

    ResponderExcluir
  31. Será que só eu jjogguei Dynamite Dux? Não é Dynamite Duke, é Dux mesmo... do cara que foi transformado num patinho boladão??? Parabéns pelo blog, a lista tá o bixo...

    ResponderExcluir
  32. EDER fabrini- 29
    adorei a lista, parabens mesmo cosmo. eu adorava jogar moonwalker, alex kid in miracle word, dinamit dux. poxa, jogos de verão joguei muito com minhas irmãs e amigos. adorei as lembranças . abraços

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pela lista, po eu na época gostei muito do jogo da monica, mas não sabia que foi feito por cima de wonder boy, acho que por isso que ficou bom rsrsrsrs. O do pato donald tambem era muito bom.

    ResponderExcluir
  34. massa faltou alguns jogos de esportes classicos como o basquete e o slap shot e tambem gostava bastante do tazmania era muito massa mas a lista é ótima parabens

    ResponderExcluir
  35. Em primeiro lugar, obrigado por fazer essa lista de um video game tão nostalgico como foi o master system.
    Mas acho que vc num era muito fã do master system, é um pecado deixar jogos como 007 e vampire que foram epicamente épicos de fora do top 5...
    e nessa lista eles não estão nem no top20.
    Vou dar mais dicas de jogos que poderiam estar ai:
    Golden Axe(épico)
    Double Dragon(épico)
    Road Rash(épico)
    Paperboy(épico)
    Columns(nunca me viciei em columns, porém esse jogo foi o primeiro da franquia e foi incrivel como um joguinho tão simples conseguiu fazer as pessoas ficarem tão vidradas no video game durante tanto tempo, meu vizinho comprou um tectoy a dois anos e ele joga apostado com outros vizinhos meus, quase todos os dias eles jogam rsrs.)

    Enfim... Joguei todos os jogos desta lista e realmente são todos muito legais, porém como é um top deveria ser os melhores jogos do console e isso não foi feito...
    No mais queria agradecer novamente por ter feito essa lista e ter relembrado a minha infancia *-*.

    ResponderExcluir
  36. concordo com a lista, realmente é uma tarefa dificil escolher somente 20 jogos do master system, faço uma menção honrosa ao double dragon e a jogos de verão. Naquela fase da aborrecencia me livrei de um monte de coisas inclusive do meu master system, alguns anos depois me arrependi amargamente e comecei a comprar tudo de novo. Zero o alexx kid só com uma vida e faço o sonic cantar no final por pura nostalgia de lembrar daquele tempo em que eu não tinha p###############ra nenhuma pra fazer, e olhava a chuva caindo por uma janela de vidro sem nenhuma preocupação. Será que um dia conseguirei fazer isso de novo?

    ResponderExcluir
  37. A pelo menos nos comentários ele apareceu Y's, cara eh um jogo muito foda, ele é extremamente IMENSO e muito bom precisa de muito raciocinio, e os chefes, realmente sao chefes, qundo eu jogava no master mesmo chegava a ficar meses pra descobrir como matar um chefe, ou sair de uma situação, quem tiver paciencia e vontade de jogar um dos melhores jogos, boa sorte

    ResponderExcluir
  38. Lembro que adorava jogar PinguinLand.

    ResponderExcluir
  39. alguem sabe o nome de um jogo, que vc conversava com um velhinho, tinha um quadrado com o rosto do seu personagem, ai tinha o do velhinho, se nao me engano, o cara soltava uns fogos pela mão, pela descrição ai acho que vai ser dificil alguem saber, mas vão chutando ai to procurando em tudo que é canto.

    ResponderExcluir
  40. é spellcaster, acabei de achar hehehehehhe

    ResponderExcluir
  41. Fala Cosmão,
    Analisando quase todos os cerca de 330 jogos lançados oficialmente para o Master System, fiz a lista dos 150 melhores, considerando critérios técnicos como jogabilidade, gráficos,efeitos sonoros, músicas e dificuldade. Infelizmente muitos bons jogos tiveram que ficar de fora da lista...
    1 Gangster Town

    2 Space Harrier 3-D

    3 R-Type

    4 Rocky

    5 Phantasy Star

    6 Alex Kidd in Miracle World

    7 California Games

    8 Land of Illusion starring Mickey Mouse

    9 Ghouls 'n Ghosts

    10 Double Dragon

    11 After Burner

    12 Michael Jackson's Moonwalker

    13 Streets of Rage

    14 Dynamite Headdy

    15 Castle of Illusion Starring Mickey Mouse

    16 Sonic the Hedgehog 2

    17 Black Belt

    18 Deep Duck Trouble Starring Donald Duck

    19 Golden Axe

    20 Wonder Boy III: The Dragon's Trap

    21 Sonic the Hedgehog

    22 Battletoads in Battlemaniacs

    23 Earthworm Jim

    24 Legend of Illusion Starring Mickey Mouse

    25 Lion King, The

    26 Lucky Dime Caper Starring Donald Duck

    27 Shadow Dancer

    28 Shooting Gallery

    29 Wonder Boy in Monster World

    30 Shadow of the Beast

    31 Psycho Fox

    32 Rambo III

    33 Wanted!

    34 James Pond 2: Codename RoboCod

    35 Krusty's Fun House

    36 Prince of Persia

    37 Thunder Blade

    38 Vigilante

    39 World Class Leader Board

    40 Aladdin

    41 Asterix

    42 Asterix and the Secret Mission

    43 Master of Darkness

    44 Altered Beast

    45 Assault City

    46 Desert Strike

    47 Chuck Rock 2

    48 Kenseiden

    49 Heroes of the Lance

    50 Jungle Book, The

    51 Global Gladiators

    52 Miracle Warriors: Seal of the Dark Lord

    53 Ren & Stimpy: The Quest for the Shaven Yak

    54 Renegade

    55 Street Fighter II

    56 The Incredible Hulk

    57 Y's: The Vanished Omens

    58 Lemmings

    59 Masters of Combat

    60 Mortal Kombat

    61 Mortal Kombat II

    62 Alien 3

    63 Cool Spot

    64 Ecco the Dolphin

    65 Ecco: The Tides of Time

    66 Out Run

    67 Olympic Gold: Barcelona '92

    68 Terminator, The

    69 Pac-Mania

    70 Poseidon Wars 3-D

    71 RoboCop vs. The Terminator

    72 Strider

    73 Janggun-ui Adeul (Korea)

    74 Alex Kidd in Shinobi World

    75 Galaxy Force

    76 Populous

    77 Pit-Fighter

    78 Road Rash

    79 X-Men: Mojo World

    80 Mortal Kombat 3

    81 Alex Kidd: The Lost Stars

    82 Ayrton Senna's Super Monaco GP II

    83 Danan: The Jungle Fighter

    84 Out Run Europa

    85 Paperboy

    86 Simpsons, The: Bart vs. the Space Mutants

    87 SpellCaster (Kujakuu Ou in Japan)

    88 Spider-Man vs. The Kingpin

    89 Zillion II: The Tri Formation

    90 Dead Angle

    91 Shinobi

    92 Aztec Adventure: The Golden Road to Paradise

    93 Bonanza Bros.

    94 Choplifter

    95 ESWAT: City Under Siege

    96 Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa

    97 Psychic World

    98 Rainbow Islands

    99 Rastan

    100 Sonic Chaos

    101 Taz-Mania

    102 Tom and Jerry: The Movie

    103 Zaxxon 3-D

    104 Rampage

    105 Speedball 2

    106 R.C. Grand Prix

    107 Basketball Nightmare

    108 Daffy Duck in Hollywood

    109 Fantasy Zone

    110 Gauntlet

    111 Ghostbusters

    112 Impossible Mission

    113 James Bond: The Duel

    114 King's Quest I: Quest for the Crown

    115 Lord of the Sword

    116 Marble Madness

    117 Micro Machines

    118 Sega Chess

    119 Zillion

    120 Zool

    121 Cyber Shinobi, The

    122 Desert Speedtrap (road runner)

    123 Dick Tracy

    124 Strider II

    125 Running Battle

    126 Golvellius: Valley of Doom

    127 Cheese Cat-astrophe starring Speedy Gonzalez

    128 Cyborg Hunter

    129 Fantastic Dizzy

    130 Missile Defense 3-D

    131 Ninja Gaiden

    132 Rescue Mission

    133 Sukeban Deka II (Japan only)

    134 Wonder Boy in Monster Land

    135 Forgotten Worlds

    136 Wonder Boy

    137 Asterix and the Great Rescue

    138 Bram Stoker's Dracula

    139 FIFA Soccer

    140 Flash, The

    141 Golden Axe Warrior

    142 Indiana Jones and the Last Crusade

    143 Klax

    144 New Zealand Story, The

    145 Penguin Land

    146 Superman: The Man of Steel

    147 Winter Olympics: Lillehammer 94

    148 Scramble Spirits

    149 Fantasy Zone: The Maze

    150 Bubble Bobble

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, mais um listão by Arnold, vou ter que olhar com cuidado, devem ter jogos aí que eu nem sequer conheço uahauhau!

      Valeu pela lista!

      Excluir
  42. Dick Tracy do master é bom! Vale a pena!

    ResponderExcluir
  43. phantasy star bate em jogos de 128 bits a jogabilidade era excelente , eu ficava horas e horas jogando

    ResponderExcluir
  44. Cara, entrei aqui por acidente, mas tenho que te falar que foi uma ótima seleção msm. Discordo de posicionamentos, mas, enfim, cada um tem sua preferência.

    ResponderExcluir
  45. joguei um jogo quando era muleke que foi lançado junto com ninja gaiden (pelo menos eu aluguei junto) me lembro vagamente que a intro era uma criança sentada olhando um parque de diversões e lembro tambem que durantes as fazes você jogava umas balinhas pros inimigos e eles ficavam meio grog ai você meio que entrava no bicho ou pegava os poderes deles não lembro bem, uma mistura de alex kid com kirby com kid chamaleon kkkkk, se alguem souber que jogo é me avise.

    ResponderExcluir
  46. Muito jogo bom. Lista é algo complicado, mas todos os jogos que estão ai são muito bons.

    Mas no black belt o lance com os chefes não esta imitando street. Esse game vem bem antes né : oP

    Um jogo bem épico, para mim, é o Sonic 2.
    Ele tem músicas penetrantes, jogabilidade variada( carrinho,asa-delta,bolhas...cada fase tem um 'feature'!), gráficos bonitos e uma dificuldade descabelante!

    Achar algumas esmeraldas só ligando para hot line hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce trabalha na oi???? Lá tem uma linha de suporte a lojistas que chama hot line ...rsrsrsrsrss ...
      Concordo com vc..... a gente se descabela pra descobrir as coisas e o legal é que cada vez que voce zera o jogo a gente descobre uma coisa novo que não tinha nem imaginado da outra vez .... kkkk... muito bom ....joga alex kid.... aquele tb deixa a gente de cabeça pra baixo .... Abraços

      Excluir
  47. Ufaaaaaaa..... acabei de ler os comentarios ..... o post é tão viciante quanto os jogos...rsrsrsr.... lembro que lá pelos meus 13 anos, eu e meu irmao juntamos dinheiro e compramos um master dois ( tenho ate hj).... já zeramos muitos jogos... mais nos comentarios e lista é imensa... e quero voltar ... cai aqui pq to baixando pra jogar no pc e parece que vou ter trabalho... quem fala que monica e taz são jogos chatos ... concerteza é pq acha com cara de jogo de menininha, mais vai jogar e tentar chegar ate o final.... rsrsrs né moleza não.... bom to com 26 anos e não me canso de jogar sempre que tenho um tempo... prefiro jogar do que ler um livro..kkkkkk
    Cosmão, Parabéns !!!! E viva a lembrança!!!! abraços Virginia

    ResponderExcluir
  48. Muito bom adorei a lista, e baixei alguns dela pra minha coleção de jogos MS aqui no emulador!

    ResponderExcluir
  49. Geente... Sou apaixonada pelo Master System fez parte de toda minha infância...
    Baixei vários roms para jogar e relembrar, achei grande parte dos jogos, mas o jogo do Encanamento não encontrei (No SNES e no NES é pipedream) mas o do Master System é mil vezes melhor...
    Se alguém encontrar esse ROM por favor me avisem ?
    Email: thamyrisrodrigues43@gmail.com
    Segue a imagem do jogo para saberem de qual jogo me refiro...
    Beeijos :*
    http://i109.photobucket.com/albums/n45/jamescostello/rupert/encanamento1.jpg

    ResponderExcluir
  50. Colocar alex kidd na frente de Phantasy Star é meio forçado né.
    Mais gosto é gosto.

    ResponderExcluir
  51. A lista é boa. Não deixou de fora Psycho Fox e Asterix. Master of Darkness poderia ter entrado também. Difícil seria dizer qual game deveria sair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado. Master of Darkness era excelente

      Excluir
  52. Muito bom. Como toda lista, ha controvérsias. Eu colocaria outros grandes jogos com GP Rider, Ayrton Senna Super Monaco GP 2, Master of Darkness, Street of Rage, Double Dragon e Ghouls 'n Ghosts.

    São tantos jogos bons que é dificil escolher só 20.
    Bons tempos os do saudoso Master System

    ResponderExcluir