quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Thunder Force II

Produtora: Technosoft
Lançamento: 1989
Gênero: shooter
1 Jogador

Confesso que nunca fui lá muito fã de jogos de navinha, ou shooters, como queiram chamar. Sempre fui um pato pra esses jogos, talvez daí venha o motivo de não me agradar tanto ficar atirando em naves, aliens ou qualquer outra coisa espacial.

Talvez o único jogo que me chamou atenção tenha sido R-Type, mas este, infelizmente, não teve nenhuma versão pro Mega Drive.

Thunder Force foi lançado, originalmente, pro SHARP alguma-coisa-sei-lá-o-quê, uma espécie de pc da época onde Adão usava cachecol rosa. Claro, pouquíssimas pessoas jogaram, mas a produtora conseguiu enxergar um relativo sucesso na franquia e fez a segunda versão pro mesmo SHARP e, numa atitude inteligente, portaram-na (palavra nova :D) pro Mega.

Não vou entrar no mérito de comparar as duas versões, até porque o foco aqui é a versão do 16 bits da Sega, portanto, se quiserem conhecer a original, procurem no Mercado Livre pelo pc Sharp X1.

A história do jogo oringinal gira em torno de um bando de maricas que se rebelaram contra a Federação Galáctica e criaram uma fortaleza poderosa num asteróide e enviaram uma mensagem: "vão se catar que nóis é que somos fodas!".

Isso gerou um enorme rebuliço na tal Federação que, na melhor das intenções, catou o primeiro idiota da fila, enfiou numa nave e falou: "vai lá meu filho, e mostra pra eles quem são os fodas"! Nem preciso dizer que esse idiota é você....ou eu......ou aquele seu primo idiota, pra quem você sempre passa o controle quando a coisa aperta no jogo...


Na segunda versão do jogo, os tais rebeldes (chamados de ORN) criaram uma enorme arma, mandaram pro inferno a Federação toda e ainda raptaram um planeta que estava sob a guarda da Federação ! Uau, que caras maus !

Enfim, sempre sobra alguém pra se vingar, pois então, a tal Federação descobriu o ponto fraco dos ORNs e mandou outro idiota lá, à bordo de uma nova nave, destruir tudo e todos EM NOME DO PODER E DA VINGANÇA !!! Puxa, parece nome de novela do SBT....

Sendo um game de nave, podemos esperar os infinitos inimigos que vem da direita, juntamente com novas enormes imitando muitas vezes insetos, tiros pra todo lado, canhões malditos colocados no solo pra acertar o rabo da sua nave e outras coisas relaxantes, certo ? ERRADO ! Nesse game tudo é diferente.....bom, quase tudo.


Posso afirmar, apesar da minha "patisse" em jogos assim, que Thunder Force II é um dos jogos mais difíceis de naves do Mega, talvez perdendo pra Truxon, sei lá.

O diferencial é que o jogo começa com uma visão de cima (top-view), como Tiger Heli, e você pode percorrer toda a superfície da fase buscando inimigos, bases e procurando por power-ups em todo canto. Além disso, sua nave não fica parada nesse modo, o que lhe obriga a sempre se movimentar e ficar de olho por onde anda....Bacana, não ? Não, não é bacana. Isso acabou tornando o game bastante difícil !

Sua nave voa em qualquer direção, inclusive nas diagonais, mas não tome isso como um ponto positivo, pois os inimigos também o fazem e muitas vezes o fazem MAIS RÁPIDO, tornando o jogo, às vezes, numa espécie de caçada de gato e rato. Claro, tudo tem um limite, e o limite aqui é até uma espécie de barreira que, se não retornar rapidamente, faltamente irá bater e perder uma vida.....O complicado é fazer isso com 2 ou 3 desgraçados no seu encalço...

Esse tipo de fase é dividida por uma espécie de campo de força, como se fossem quarteirões. Cada um tem uma "central" que, quando atingida, libera por um tempo a passagem e é desta forma que se avança por regiões ainda não exploradas. Mas, uma dica: só mude de região quando tiver LIMPADO a região anterior, ou os inimigos virão em maior número !

Thunder Force II lhe dá, pelo menos, a opção de dois tipos de tiros no começo do game: uma rajada dupla pela frente ou duas linhas de fogo, uma pela frente e outra por trás da nave ! Desnecessário dizer que isso ajuda pra cacete na fuga contra os inimigos, principalmente na fase top-view !

Esse tipo de tiro muda conforme se encontra armas pela fase, o sistema de troca de tiros é dado com o botão A ou C e é algo que precisa ser bastante testado pra evitar mortes bestas. Essa fase termina quando o jogador destruir todas as bases que ficam cercadas de canhões (umas 5, mais ou menos).


Já na segunda fase o jogo toma a forma de um shooter padrão, no qual a tela se locomove pra direita e os inimigos vem, em sua maioria, de frente. Não sei se existem outras fases top-view no game, mas acredito que sim.

Os gráficos aqui são ótimos, com muitas explosões, inimigos enormes, tiros e etc. Cacete, o que mais pode se esperar de um jogo de naves ??? TIROS, EXPLOSÕES e CHEFES ENORMES ! As músicas são pífias, tanto é que nem opção de ouví-las existe.....Merda, nem o OPTIONS existe, o jeito é partir direto pro tiroteio ou desistir de uma vez por todas !

Thunder Force II não é um jogo de todo ruim, mas não espere a mínima facilidade aqui. Só o fato da sua nave não poder ficar parada no modo top-view já aumenta muito a dificuldade do jogo. Talvez com uns freios a coisa ficasse mais divertida e menos frustrante, ao menos no começo do game...

O melhor: os tipos de tiros realmente são bacanas.
O pior: tem horas que, nas fases top-view, não se tem a mínima noção de onde está...
Sequências: Thunder Force III e IV corrigiram a maioria dos problemas deste jogo !

NOTA: 6

NEXT - Mickey Mania

4 comentários:

  1. Eu gosto muito do 3, esse não tive muita coragem de jogar

    ResponderExcluir
  2. Joguei pra porra uma versão de arcade de uns 20 anos atrás, acho que era Thunder Force AC. Muito "del carajo", melhor que essas aí (que joguei bastante também)...

    ResponderExcluir
  3. Só dei umas breves jogadas de Thunder Force 3... depois vou pegar o 2 para jogar, adoro jogo de nave.

    Cara, tô com MUITAS leituras atrasadas. Vou começar pelos trocentos posts do SHUGAMES que marquei para ler depois.

    Aliás, faltou ler o fim do Golvellius... vou lá agora mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Só zerei na base do save state...

    Qdo criança, cheguei na fase 5.

    Um top view com cavernas apertadíssimas, foda nível ghouls and ghosts

    ResponderExcluir