domingo, 8 de novembro de 2009

Retronado - Sonic the Hedgehog (Master System) Final


Essa primeira etapa é bastante fácil e sem nenhum segredo: apenas fique esperto pra pegar a vida na esteira antes que ela caia no buraco.

Além disso, a fase é repleta de buracos no teto por onde saem labaredas de fogo e por torres no chão que dão choque. Algumas portas só abrem após pisar nos botões.




A fase agora é um enorme labirinto. De começo, siga pelo único caminho disponível, suba pelas esteiras rolantes e caia no final. Agora dá pra ver uma vida trancada do lado esquerdo e uma bifurcação com dois caminhos, um que sobe e um que desce. Pegue primeiro a subida. Suba a próxima rampa e siga saltando pelos buracos, tomando cuidado com o teto da fase. No último buraco, caia.

Entre no teleporte e pegue a esmeralda à direita. Volte tudo até a bifurcação e pegue a descida. Desça até o penúltimo andar (se quiser pegar a vida do lado esquerdo, basta cair direto até lá embaixo e seguir pra esquerda, entrando no teleporte ali), salte do outro lado e pegue outro teleporte. Vais sair num local no alto de onde pegamos a esmeralda.


Desça a rampa e o portão deverá se abrir. Se por acaso ele permanecer trancado, será preciso retornar até o buraco onde pegamos a esmeralda e passar por ele, seguindo em frente. Suba as plataformas e pise no botão no alto, retornando tudo em seguida.

Depois disso, basta seguir pelas esteiras e subir pro final da fase.




A fase do chefe também é um enorme labirinto. Siga reto até quando puder cair. Passe pelo portão perto da mola e prossiga até chegar numa parte que dê pra ver a vida da fase. Pule na mola, dê a volta pelo lado esquerdo, passe pela esteira e pule na mola. Na próxima mola, siga pra direita e caia em um enorme buraco: ele vai levá-lo até a vida da fase.

Faça todo o percurso de volta até a esteira, pule na mola e agora siga pra esquerda. Vá seguindo até achar um botão, pise nele, pula na última mola e suba pro chefe.


Chefe esse que nem te enfrenta, Robotnik foge em um elevador e Sonic vai atrás dele.




A fase é à noite, ou seja: é fácil se distrair e cair em buracos fatais aqui. Existem muitos anéis para serem coletados, mas também existem muitas armadilhas para tirá-los, portanto, concentre-se em passar a fase o mais rápido possível.

Ao chegar em uma plataforma com um daqueles inimigos bola que soltam espinhos, espere pacientemente ele passar pra pular e prosseguir na fase.


A parte mais complicada da fase é quando Sonic precisa fazer uso da plataforma voadora: os raios ocorrem a cada 5 segundos, se algum deles tocar em Sonic enquanto ele estiver na tal plataforma, fatalmente uma vida vai pro saco. Pra atrasar o avanço da mesma, salte até que o raio se dissipe e passe com calma.

No final, pule nas plataformas que sobem e descem e termine a fase.




Essa é a última fase, digamos assim. Estamos num dirigível e adivinha quem é o piloto ? Ele mesmo, o HOMEM-OVO ! Robotnik armou um sem número de armadilhas aqui e, considerando que não existem anéis, TODAS elas são fatais. Pra facilitar sua vida, faça o seguinte: já que a fase começar, vire pra esquerda e olhe pra baixo. Uma plataforma voadora surgirá. Salte (com cuidado) nela e prossiga até achar outra plataforma, perto de uma escada.

Acima da escada existe uma vida que eu aconselho pegar somente se estiver seguro pra um salto no escuro depois. Se decidiu pegar, vá até a ponta da direita e salte nessa direção, caindo sobre outra plataforma voadora ali adiante. É um salto perigoso que pode lhe custar a vida recém adquirida.


Ao avistar outra plataforma voadora, prepare-se para ser rápido: pule nela e fique de olho no alto da tela. Ao avistar uma plataforma que sobe e desce, pule nela, salte na ponta do parafuso e pegue a última esmeralda do jogo.

Passe pelos últimos canhões e termine a fase.




A última tentativa de Robotnik de parar Sonic não é lá muito complicada. Ele está envolto em uma redoma de vidro e ataca de duas formas: um raio que vai e vem na tela e uma bola de energia que ele carrega e solta sobre Sonic. Para evitar maiores dores de cabeça, fique no canto esquerdo até o raio parar, corra e bata no vidro.


São cerca de 12 acertos para acabar com o gordão. Após 6 acertos, o esquema do raio muda pra algo meio randômico, complicando sua vida. Basta pegar o timing dele e continuar acertando o vidro e desviando da bola de energia. Após destruí-lo, Robotnik foge, como sempre.



Final Bom



Se tiver coletado todas as esmeraldas, no final Sonic surge há tempo de destruir Robotnik. Depois, ele usa as 6 esmeraldas para livrar a ilha de toda zica que o gordão jogou sobre ela.



Final Ruim



Se não tiver todas as 6 esmeraldas, Sonic consegue impedir a fuga de Robotnik, mas não consegue limpar sua ilha.


Espero que tenham gostado do Retronado, até o próximo !

2 comentários:

  1. Muito bom este seu retronado! Lembro que aquela parte das plataformas na Sky Base 1 era difícil mesmo.

    Meu irmão foi herói zerando este jogo com controle de Atari, pois era o único controle que funcionava. Detalhe: o joystick estava quebrado (novidade) e ele zerou só nos contatos! O máximo que eu conseguia era chegar na fase da floresta :P .

    Pior foi quando eu zerei o Sonic que vinha na memória do Master III de um amigo de um amigo: fiquei esperando os créditos com o Sonic cantando e nada, pensei que tinha dado pau. Só muito tempo depois fui saber que limaram os créditos para o jogo caber na memória. Lamentável -.- .

    ResponderExcluir
  2. @Antideus
    Seu irmão tem meu respeito ! Terminar o jogo com um controle de ATARI usando apenas os CONTATOS do controle, ufa ! É preciso balls of steel pra isso, hehehehe !

    Essa de terem limado os créditos eu não sabia, muita sacanagem !

    ResponderExcluir