segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Rocket Knight Adventures

Produtora: Konami
Lançamento: 1993
Gênero: Plataforma / Aventura
1 Jogador

Por Cosmão

Rocket Knight Adventures vem de uma época em que, qualquer animal da natureza podia virar, da noite pro dia, um herói de videogame e fazer muito sucesso.

Ora pois, o protagonista do game é um GAMBÁ (ou algo próximo disso), um dos bichos mais nojentos ever. Como um simples gambá virou a cabeça de muita gente na época com 2 games bastante caprichados ? Bom, perguntem isso pra Konami, criadora do gambazinho mais amado dos 16 bits !

Antes de qualquer coisa, vamos falar do personagem principal: seu nome é na verdade Sparkster e ele tem uma missão, resgatar uma princesa que foi raptada de seu castelo pelo malfeitor quase idêntico à ele, mas com outra cor e outros objetivos. Seus inimigos mais comuns são porcos, mas não são simples porcos, são porcos com ARMADURAS, ESPADAS e, quase sempre, montados em ENORMES ROBÔS.

Sparkster usa uma armadura bacana, com uma espada para atacar e um propulsor nas costas que o permite voar pelas fases, bem como atacar e até se defender.


A jogabilidade, ponto às vezes criticado no game, se deve pelas diversas formas de uso do tal propulsor: carrega-se com o botão de ataque, mediante uma barrinha no alto. Ao soltar o botão sem nenhum direcional apertado, Sparkster gira no chão, parado, um ótimo meio de defesa quando estiver encurralado pelos inimigos. Caso pressione pra alguma direção, ele sai em disparada, arrebentando tudo ou ricocheteando em paredes pelo caminho. É uma ótima forma de se alcançar lugares altos ou mudar de lado na tela, durante uma batalha, por exemplo.

O que muitos talvez reclamam é da forma de ataque de Sparkster: sua espada solta um projétil que acerta os inimigos de longe, mãããs, como já dito pelo Orakio no Gagá Games, se apertar várias vezes o botão de ataque, nem sempre esse projétil vai sair, o que AÍ pode permitir levar dano quando o inimigo se aproximar. Tudo isso que eu disse foi só pra explicar o seguinte: Rocket Knight Adventures não é um smash-button, é preciso certa técnica pra comandar os ataques de Sparkster nos inimigos malandrões. E eles são muitos...

Durante as fases, maçãs recuperam sua energia e bananas são melhores ainda, pois quase completam a mesma. Além disso, somente vidas e uma cápsula que o permite voar pela fase toda fazem parte dos itens do jogo.

Mesmo com essa escassez de itens, podemos dizer que RKA é um senhor jogo de plataformas. O principal motivo: CHEFES !O jogo é recheado deles. Alguns são apenas sub-chefes, mas dão certo trabalho, com certeza. Outros são colossais criaturas robóticas de meter medo realmente, todos com padrões diferentes de ataque, bem como situações diferentes também.

Enfrentamos chefes dentro da água, em carrinhos de minérios, no espaço sideral, em um dirigível em movimento, etc, etc, etc. Posso afirmar com a maior certeza: os chefes do jogo são surpreendentes, até mesmo nos dias de hoje.

Não há muito o que se falar de gráficos, pelas imagens dá pra se perceber que as cores são bem bacanas, os inimigos tem vários frames de animação e as fases são variadíssimas. A música não fica atrás, são belas canções que, com certeza, estão na memória de cada um que se aventurou por aí com o game.

A dificuldade aqui é, até certo ponto, alta. Mesmo no normal e tendo uma vasta barra de energia, é fácil ser atingido, pois, além dos inimigos e dos chefes, muitas fases são recheadas de espinhos por todos os cantos. E nada de usar o propulsor na direção deles !


Pra finalizar, já foi amplamente divulgado um remake desse game pro futuro, mas, pra alcançar a qualidade desse jogo original, acho que somente voltando na época em que a Konami nos presenteava com clássico atrás de clássico, principalmente do gênero plataforma.

Infelizmente, é uma época que não volta mais e eu temo pelo futuro do nosso gambazinho nos games que ainda virão...

NOTA: 9

O melhor: chefes supremos !
O pior: estar atacando e levar dano sem perceber !
Konami: dava aulas de como fazer jogos de plataforma na época...

NEXT - Beavis and Butt-Head

4 comentários:

  1. Eu acho esse jogo meio enjoado, prefiro as duas continuações dele

    ResponderExcluir
  2. Eu já falei que esse jogo é hypado, não é isso tudo não! Não acreditem nesse cara, ele é um farsante! :p

    Tô brincando... engraçado como todo mundo parece amar esse jogo, menos eu :) Reconheço as boas ideias dele, mas a jogabilidade não me agradou mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aê pelo blog cara, tá bem legal.
    Joguei umpouco esse game na época do SNes, era divertido e dificil, ao menos naquela época.
    Bom review!

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo é memorável... Também tive problemas por causa da jogabilidade do Gambá (Que eu pensava que era um rato) ou sei lá que bicho que é... Mas nem isso consegue atrapalhar o jogo! As imagens e a trilha sonora são muito boas! Nunca consegui zerar ele, mas com certeza foi um jogo que marcou!

    ResponderExcluir