sábado, 19 de dezembro de 2009

Addams Family Values

Produtora: Ocean
Lançamento: 1994
Gênero: Adventure
1 Jogador

Confesso que nunca vi muita graça na Família Addams, seja em desenho animado, filme ou seriado. Assisti alguns episódios do desenho quando era criança, vi algumas cenas de filme, cheguei a rir das trapalhadas da mãozinha, mas nunca passou disso. Sempre foi algo meio sem sal, forçado e sem graça. Nem o Raul Julia no papel do Gomez mudou minha cabeça....

Mas confesso que a série tem lá seu charme, os personagens são bacanas e a música tema se tornou um clássico inquestionável. Mas, e os games baseados nela?

É sobre um deles que vamos falar hoje...

Values tem seu foco em um adventure/rpg, mais voltado pra exploração de cenários. De cara, ele lembra muito Zelda, Alundra e outros similares, por sua visão ser de cima e os cenários serem cheios de passagens secretas e até alguns puzzles. Mas o jogo entrega mais que isso.

Algumas vezes é preciso procurar por chaves ou itens e entregá-los aos personagens corretos, para que esses abram passagens ou liberem algum caminho no qual devemos seguir. Esqueci de mencionar que aqui, ao contrário dos outros jogos da família, jogamos com tio Chico (Fester), ao invés de Gomez.

Tio Chico tem apenas um tipo de ataque, um raio azul que perde a força quando ele é atingido por inimigos. Com um humor ácido e sarcástico, tio Chico dá um bom tempero à história com alguns diálogos hilariantes.


Falando em história, o jogo segue quase à risca a história do segundo filme...........bom, se alguém não assistiu ou não se lembra, segundo a Wikipédia (sempre ela), o enredo gira em torno do novo filho de Gomez e Mortiça, o tal Pubert.

No game, o moleque some e cabe a tio Chico ir atrás dele, desvendando os mistérios de locais sombrios.

Não assisti ao filme e tão pouco joguei até o fim o game, mas em inúmeras partes tio Chico parece bastante preocupado com seu sobrinho, portanto, é tudo em nome do resgate de Pubert.......o que daria um sobrenome mais interessante ao game do que simplesmente VALUES.....


Enfim, histórias confusas de lado, o game tem bons gráficos e controles firmes. Em alguns momentos é perfeitamente normal ficar perdido pelo cenário, visto que algumas passagens não dão o menor indício de existir, cabendo ao jogador explorar ao máximo todos os cantinhos de florestas e dungeons.

Os cenários são bastante vivos, com vegetação se movendo, tumbas cheias de detalhes, pântanos etc. Os gráficos do jogo são bem interessantes mesmo. O que não se pode dizer o mesmo do som e das músicas, bem precários. Na verdade, eles mal aparecem no game, pelo menos...


Values tem realmente seu valor (dã), é um bom game de exploração, tem vários segredos e muitos itens pra se colecionar, só não espere muito acabamento nos combates e puzzles. É um jogo pra se jogar num fim de domingo, apenas pra relaxar, sem nada tão complicado pra resolver ou destruir...

NOTA: 7

O melhor: o jogo tem gráficos bonitos, o que pode compensar os poucos desafios;
O pior: os combates são raros, a maior parte do tempo é passada explorando os cenários;
A planta viva-falante: salve-a do congelamento e depois destrua a safada;

NEXT - Bonanza Brothers

17 comentários:

  1. Esse jogo é continuação daquele jogo escroto do NEs, Fester Quest

    ResponderExcluir
  2. joguei esse também, o dia que fechei isso foi glória, passei coisa de um ano da minha infancia alugando e jogando isso, sem sucesso nenhum!
    é o que você disse mesmo, a gente se perde fácil, tem detalhe que tá muito escondido, tem que fuçar mesmo,e na epoca, eu nao manjava muito inglês, o que me atrasava muito também!
    mas é classe A, e eu curto os sons, mesmo sendo escassos, porque são sombrios!

    ResponderExcluir
  3. @9volt
    Nem sabia disso cara !

    @Alex Kidd
    Eu nunca consegui terminar, fui até a área dos pântanos, cruzei ela todinha, achei a ponte pro deserto, achei um carinha maluco lá que tinha perdido a voz, mas não fui além disso.
    Qualquer dia preciso pegar pra terminar, pq o jogo é realmente caprichado.

    ResponderExcluir
  4. Jogaço! Muito bom..... Mas me diga Cosmão, vais ficar somente na era mega drive ou veremos outros consoles?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. @Nesbitt
    Mudanças estão acontecendo agora, o blog vai tomar formato pra justamente variar nas análises, tá ficando sacal só escrever ou ler sobre Mega Drive aqui.
    Bonanza Brothers é o último game dessa Era, que já está renomeada pra apenas Mega Drive.
    Jogos de outros sistemas vão pintar diariamente à partir de amanhã.

    ResponderExcluir
  6. Olha, meus parabéns por lembram desse ótimo jogo Cosmão, é engraçado um jogo da Família Addams ter ficado tão obsoleto.

    Muitos o criticam pela dificuldade, lentidão e jogabilidade travada, convenhamos que ele não chega a um Zelda ALttP. Sabe, o que sempre me agradou nele é o fator exploração e a sua temática, com cenários ricos em detalhes e um clima obscuro, deixando o jogo bem imersivo.

    Mas eu recomendo veemente que você jogue a versão de SNES, que possui gráficos e sons bem melhores, além de efeitos que não vi no Mega Drive, como chuva e neblina.

    Bom, vou acabar fazendo um review aqui. Mas resumindo, larguem o preconceito e joguem!

    ResponderExcluir
  7. @Sir Kao
    Vc citou clima imersivo e é bem isso que é sentido nesse jogo. Principalmente nos primeiros cenários, aquela vegetação se movendo, dá quase pra sentir o ar úmido do jardim de tão foda que ficou.
    Outro cenário foda é dentro da estufa de plantas, tudo muito bem feito, muito detalhado, os caras estavam inspirados enquanto desenhavam o game.

    ResponderExcluir
  8. E aí Cosmão...antes de mudar as 'eras' não esqueça da análise do Cyborg Justice!!! kkkk

    E se precisar de opinião sobre qual jogo fazer uma análise conta comigo, conheço bastante coisa do Nes..

    Abraços!!! Tá show o blog, e agora ficará muito melhor!

    ResponderExcluir
  9. Cara, realmente, o jogo é sombrio
    essa "bolsa de agua quente" que perde a voz, não é nem o começo do jogo,pra te falar a verdade..você ainda encontra todo mundo da familia, cada um com um problema diferente...e pra quem é fã dos Addams (como eu), o jogo fica emocionante na medida do macabro hahahaha
    os trovões, chuvas, no final e em outras fases, ficam mais pesados, mantendo o clima...
    enfim, se puder, jogue até o final!
    hahahaa
    abraço!

    ResponderExcluir
  10. @Alex Kidd
    Você me deixou curiosíssimo com esse jogo. Eu sempre desejei ir até o fim dele só pra conhecer outras regiões, já que jogo tem um bom apelo de RPG. Acho que vou fazer isso com a versão SNES, que, como disseram, tem uns enfeites gráficos à mais :D

    ResponderExcluir
  11. cara, joga mesmo!
    é demorado a primeira vez, demora demais pra achar os lugares, o mapa é IMENSO, especialmente as partes dos pantanos, são muito parecidas
    na epoca eu terminei sem detonado (epoca que internet era pra ricos, milionários!), e nao tinha uma revista que dava dicas...
    passava horas anotando passwords...
    enfim.
    mas o jogo é muito legal..o final, como sempre, é decepcionante...
    mas o jogo em si vale pela diversão! a ultima fase é a mansão, e é realmente, enorme...
    mas é legal encontrar a vandinha, feioso, o tropeço, o mãozinha...todos os addams, eu pelo menos ainda guardo o cartucho aqui! hahaha
    se jogar, me avisa, e me fala o que achou!

    abraço!

    ResponderExcluir
  12. Esse jogo é muito legal!
    Mas pra chegar longe
    tem que fuçar... fuçar muito!

    ResponderExcluir
  13. Nunca joguei essa versão. Eu joguei um pouco daquele outro joguinho da família Addams para o SNES (que também tem uma boa versão para o Master System), aquele que a gente jogava com o Gomez. É um jogo bem divertido.

    ResponderExcluir
  14. Help Galera me ajudem não consigo avançar no jogo ja falei com o cara sem voz ja entreguei a abobora para a vandinha mas não sei onde esta a vela (candle) ja achei o primo it porem ,... não sei mais oque fazer alguem ai sabe? valeww

    ResponderExcluir
  15. Cosmão se ainda tiver interesse esse é o detonado do jogo em inglês para o Snes mas os jogos são idênticos: http://www.gamefaqs.com/snes/588183-addams-family-values/faqs/57245

    ResponderExcluir
  16. @Marcel
    Valeu pela indicação Marcel, vou favoritar aqui, outro dia peguei pra jogar o game denovo, mas enrosquei lá numa ilha estranha, quero ver se termino ele algum dia.

    ResponderExcluir