segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Bonanza Bros

O fim da Era Mega Drive
Antes de qualquer coisa, um pequeno aviso: o Shugames vai mudar. Não, vão vai mudar de endereço, nem de dono, nem de layout DENOVO, e sim, de formato. Decidi avisar aqui mesmo, pois não é necessário criar um post só pra isso. Bom, A Era Mega Drive acabou cansando, tanto alguns leitores como eu mesmo, todo dia escolher um jogo de Mega e escrever sobre ele me cansou de forma extrema à ponto de quase largar tudo, mas.....por que largar tudo ? Não é mais fácil cancelar essa tal Era Mega Drive e mudar o formato do blog ? E foi isso que fiz !

Agora o blog vai abordar TODOS os sistemas ! Claro, os Retronados, Especiais e todo o resto continua como antes, o que vai mudar de fato são as análises (ou resenhas), que não ficarão mais presas ao console 16 bits da Sega. Viva a liberdade !

Bom, após a breve explicação, vamos partir pro joguinho de hoje !

Produtora: SEGA
Lançamento: 1991
Gênero: Ação
1-2 Jogadores

Quando conheci essa dupla de ladrões robóticos eu devia ter uns 11 ou 12 anos. Foi mais menos na época da febre do Master System no Brasil e foi pra esse sistema que joguei esse jogo pela primeira vez.

Lembro que um primo meu veio em casa e ficou de boca aberta com as possibilidades furtivas do game. Por esse motivo, algumas vezes penso que esse foi um dos primeiros jogos a explorar o lado de furtividade num jogo, mesmo que em tons cartunizados.

Claro, o jogo do Master era bastante limitado, mas ainda assim, me divertiu pra caramba. No Mega ? Bom, vamos ver como se saiu no Mega Drive...

A missão é simples: como contratados por um carinha ae, os dois malandros precisam roubar diversos objetos nos mais diferentes locais do mundo, como museus, cassinos, relojoarias, etc. Cada fase tem um certo número de itens que precisam ser coletados antes de dar no pé pro telhado da fase esperar o BALÃO aparecer para resgatá-los.


A primeira diferença crucial no jogo do Mega é que encurtaram a tela de jogo: como são dois irmãos, os produtores malucos tiveram a incrível idéia de dividir a tela e assim alegrar quem quisesse jogar com seu primo, vizinho, namorada ou com a mamãe.

Mas alguém esqueceu de mexer no código e a tela dividida permaceu INCLUSIVE no modo de 1 jogador......Claro, alguns podem dizer que sou um fresco desgraçado por reclamar disso, mas no Master System o jogo funcionava nas plenas 20 polegadas do meu televisor Sharp....

Embora não afete TANTO a jogatina, essa "perda" de metade da tela pode afastar alguns, dando o ar de "joguinho de festa" ou "passatempo de criança" ao game. Mesmo que este esteja longe disso. Na verdade, está MUITO longe de ser um passatempo infantil...

A dificuldade de Bonanza Bros começa quando o jogador passa de umas 2 fases e começa a enfrentar problemas na hora de atirar nos inimigo ou fugir dos mesmos.

No início, tudo são flores e coca-cola, mas depois, os implacáveis "guardinhas" te perseguem pela tela atirando e abrindo portas como loucos. E eu mencionei a dificuldade dos controles ?

Deus do céu, controlar os robozinhos fica deveras complicado quando é preciso se mexer rápido, subir escadas ou saltar, pois o jogo possui dois planos de profundidade.

Algumas vezes dá pra usar isso pra escapar, indo pro fundo da tela e dando o "balão" no inimigo, mas muitas vezes isso mais atrapalha do que ajuda.

Eu lembro que no Master eu terminava isso num final de semana, fazendo valer a locação do jogo. No Mega, apesar de nunca ter alugado, eu mal passo da quarta ou quinta fase. A pirâmide no Master era a fase mais complicada, tão complicada que não desejo nem vê-la em sua versão 16 bits.


Bonanza Brothers é um jogo bem bacana, tem gráficos estilosos e diferentes, tem muito desafio, mas é muito difícil. Requer tempo e treino. E tempo eu não tenho, infelizmente. Talvez com alguns dias de treino consiga obter alguns resultados positivos. Caso não consiga, chame um amigo, pois jogando à dois a coisa sempre melhora.

NOTA: 6

11 comentários:

  1. O jogo está longe de ser o primeiro a explorar a furtividade (talvez se limitarmos aos side-scrollings a informação esteja correta), vide Metal Gear ou Castle Wolfenstein (WTF?): http://www.gagagames.com.br/?p=4988

    A versão original é a de arcade, então é mais fácil dizer que na versão do Master o modo multiplayer foi capado e a versão é um port fiel à versão de arcade.

    Cheguei a jogar pouquíssimo no Master e no Mega só no emulador. Não sou fã e acho que ele é uma boa diversão casual hoje em dia (principalmente de dois).

    ResponderExcluir
  2. O mais legal de Bonanza Brother é que é um jogo cooperativo bastante intuitivo e acessível a todos, ou seja, consigo jogar com a minha irmã sem precisar ter que parar pra explicar como as coisas funcionam. Acho isso o mais genial do game.

    ResponderExcluir
  3. @ANTIDEUS
    Caparam da maneira correta então, a versão do Mega ficou horrenda com essa tela obrigatoriamente dividida.

    ResponderExcluir
  4. Eu smepre gostei de Bonanza, até comprei a versão para Master System quando eu o tinha, quando comprei o Mega Drive, foi um dos primeiros a alugar.

    A última fase (pirâmide do Egito) é extremamente tensa, mas tem um caminho óbvio a ser seguido.

    ResponderExcluir
  5. Aliás, Cosmo, uma sugestão minha: fazer revezamento de jogos entre sistemas, senão acaba enjoando mesmo. Busque tb sistemas alternativos como o Lynx e os computadores :)

    ResponderExcluir
  6. "e a versão é um port fiel à versão de arcade."

    Faltou "do Mega Drive" após "versão", falha minha ^^'.

    @Daniel "Talude"
    Concordo com você. O jogo mais legal que joguei no Lynx foi Road Blasters, port de arcade (existe um port para Mega Drive também). Amiga tem jogos bem interessantes também, como o Shadow of the Beast XD.

    ResponderExcluir
  7. @Talude
    Pode deixar, vão pintar jogos de todos os sistemas por aqui, inclusive Atari, PC-Engine, etc :D

    ResponderExcluir
  8. Estranho...eu não tinha feito um comentário aqui?

    ResponderExcluir
  9. @Nesbitt
    Eu acho que não.
    Não costumo deletar comentários.

    ResponderExcluir
  10. Engraçado, cada um tem seu gosto mesmo... tem gente (me included) que AMA esse jogo.

    O mais engraçado é que só fui jogar Bonanza Bros há poucas semanas, no meio da cruzada Master System lá do Gagá Games. Adorei o jogo, pirei total.

    Aliás, sobre esse seu comentário da tela dividida no modo de um jogador, vi esse problema em um jogo de corrida de motos do Master System: GP Rider. Mesmo jogando de um a tela fica dividida. O pior é que com isso a quantidade de sprites que o jogo tem que manipular DOBRA, e o jogo fica MEGA-LENTO toda hora!

    ResponderExcluir
  11. Era muito divertido jogar este jogo para 2 jogadores no Mega Drive! É um jogo simples mais muito carismático. Aliás o Mega tem um quantidade enorme de jogos multiplayer de ótima qualidade.

    ResponderExcluir