terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prisoners of War [NES]

Sistema: NES
Produtora: SNK
Lançamento: 1989
Gênero: Ação
1 Jogador

Na época do NES, era comum ligar a TV e ver filmes com o Stallone ou Schwarzenegger distribuindo balaços em montes e montes de soldados random que vinham inutilmente tentar derrubar os heróis.

Tempos bons, onde não haviam efeitos especiais aos montes, o sangue era mais real, tudo era mais bacana de se assistir.

Muitos jogos seguiram essa tendência na época, as produtoras se empenhavam em entregar jogos cada vez mais parecidos com os filmes, por isso as temáticas briga de rua e guerra eram bem comum nos games. Quase tanto como hoje....enfim, são outros tempos.

Prisoner of War te coloca na pele de Bart, um enviado das forças armadas pra servir de cobaia e ser aprisionado pelos inimigos. Não, os responsáveis por tal ato não são loucos à ponto de ver o sofrimento de um companheiro apenas por prazer, Bart está ali numa missão quase suicida: ser aprisionado, fugir e destruir os inimigos ! Uau ! Morra de inveja, Arnold !


Tudo começa com o intrépido herói EXPLODINDO a grade e escapando de seu confinamento. O jogo é basicamente um beat'n up, no qual saímos no tapa com um monte de inimigos iguais que vem quase sempre da direita da tela. Geralmente, eles vem desarmados prontos pra levar umas bicas e socos no meio das fuças, mas alguns podem vir armados com facas, granadas e até metralhadoras.

Lógico que nessas horas vale a intenção de roubar a arma do inimigo e usá-la contra ele próprio, fazendo-o provar do seu próprio castigo.


Os gráficos do jogo são bem caprichados, bastante coloridos e com cenários bem variados. Seu personagem possui apenas um chute, um soco e uma voadora estranha que é aplicada com os dois botões.

Mas pode conseguir armamento durante as fases. Algumas vezes, ao entrar em tendas, jipes ou cabanas é possível achar socos ingleses, energia e outras coisinhas meigas, tudo pra ajudar Bart a escapar desse inferno.

As fases são bem diversificadas, indo desde a prisão no começo até o quartel general dos inimigos, passando por selvas e outros perigos que todo cenário de guerra apresenta.

A dificuldade é alta, visto que alguns inimigos armados são difíceis de derrubar, principalmente quando vem em bando.

Em certos momentos, bandos de caras armados com facas cercam o pobre Bart que vira amolador de faca no meio da peleja. Como os socos são curtos, a melhor opção, mesmo que mais fraca, são os chutes.


A voadora de Bart é bem precária também, quase nunca acertando o alvo e pior, resultando em danos nele mesmo. Os motoqueiros que surgem também arrancam metade da energia de Bart numa porrada só, e acertá-los é tão difícil quanto jogar na megasena e ganhar sozinho...

Apesar dos pesares, o jogo é bem atraente e divertido, mesmo com uma dificuldade mais acentuada. Gráficos bacanas, muita porrada e um jogo no melhor estilo Rambo pra passar uma agradável tarde chutando bundas de soldados.

O melhor: soco inglês, ninguém imaginaria isso num game desses...
O pior: quando vem dois motoqueiros de uma vez...
O engraçado: socar mergulhadores é muito bacana :D

Nota do Cosmão: 8

8 comentários:

  1. Faltou mencionar que esse é port do arcade de 88... olha o video de gameplay ae

    http://www.youtube.com/watch?v=W3T9dPHtsj8

    Não curti a jogabilidade desse, o sistema de luta é muito precário, também enjoa facil ficar só chutando.

    ResponderExcluir
  2. O final do jogo poderia ser relacionado a um filme.

    ResponderExcluir
  3. @Matt
    Realmente, o jogo tem pouquíssimos golpes, mas gostei do clima dele, lembra muito os filmes dos anos 80 :D

    ResponderExcluir
  4. "Faltou mencionar que esse é port do arcade de 88... olha o video de gameplay ae"

    Matt, seu estraga prazeres!

    Cosmão, parabéns!! Análises curtas e diretas e boas screens do jogo, é isso aí!! E que venham mais jogos de NES!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. POW, também conhecido aqui no bairro(na epoca) como "PAPOCO"

    ResponderExcluir
  6. Não joguei o game da época do NES, muito menos a versão arcade....*AUTO SLAPT*

    ResponderExcluir
  7. Estava procurando esse bendito jogo há um tempão para matar as saudades... Encontrei graças a incrível ideia (acho que o Cosmão deve concordar) de escrever a super palavras chaves: nitendo 8-bits, ****soco inglês****, faca e soldado!
    Valeu galera!

    Abraços,
    Fabio

    ResponderExcluir
  8. tenho em cart genérico pra nintendinho aqui em casa, realmente é um bom jogo , mas como o colega falou, a voadora do personagem com ctza é muito estranha :p ah sim o jogo não é mole não...dificil até

    ResponderExcluir