sábado, 12 de dezembro de 2009

Relíquia Retrô - Golden Axe the Revenge of Death Adder (arcades)

Algumas vezes, na nossa vida de gamer, nos deparamos com coisas que nos fazem perguntar: "como eu nunca fiquei sabendo disso antes ?" Eu nunca tive muitas oportunidades de jogar fliperama na minha vida, mas conheci os Simpsons Arcade, joguei muito os King of Fighters da vida, os Street Fighters e Puzzle Bobble, mas nunca achei sequer um arcade de Golden Axe. Quiçá um arcade de Golden Axe the Revenge of Death Adder....

Esse game, por muito tempo, ficou no conhecimento de apenas alguns sortudos que tiveram a rara oportunidade de jogá-lo direto nas cabines esfumaçadas de algum boteco da vida. Agora, com o advento dos emuladores, muitos jogos que apenas alguns conheciam, tiveram a oportunidade de alcançar muito mais gente apreciadora dessa arte.

E foi assim que conheci esse Golden Axe tão diferente e tão único ao mesmo tempo....


Em tempo: dos personagens antigos, apenas Gillius (sempre ele) reaparece, mesmo que no lombo de um gigante chamado Goah. Fazendo a estréia, temos um parente muito próximo de Ax Battler, com o nome de Stern, uma nova moça-centauro chamada Dora e um elfo-anão, chamado Little Trix.

Certo, são todos diferentes, podem não ter o mesmo carisma dos originais, mas exercem sua função no game como nenhum outro. Na verdade, mal senti falta dos personagens antigos da série. Cacetada, pra quem tem uma centauro loura no time, é complicado sentir falta de alguma coisa.....e temos o Gillius pra manter a nostalgia acesa........ok, a centaura roubou a cena ¬¬ !

O game conta com gráficos bonitos, cheios de zoom in-out, cenários enormes, personagens e inimigos igualmente enormes e uma série de novidades. De cara, todas as montarias são novas, a maioria delas baseada em algum inseto, como os louva-deus gigantes que quebram os inimigos ao meio, os escorpiões que dão choques nos adversários e um outro tipo de besouro que toca fogo nos inimigos.

Todos eles tem animações bacanas, são bastante úteis e não são raros de aparecer. O jogo conta ainda com muitos elementos nos cenários, como pilastras pra se destruir, pessoas pra se salvar, alavancas que acendem tochas em cavernas, abrem grades com itens ou inimigos e outras coisas.

Vez ou outra, o jogador é obrigado a seguir caminho pro norte da fase, em um zoom-in muito bacana. Surge até uma oportunidade de enfrentar um sub-chefe nessas condições, o que adiciona muita variedade ao jogo.

As magias estão supremas ! Pode-se juntar uma boa quantidade de poções (na verdade, 99 delas) e ir usando conforme a necessidade vai surgindo. Mas há uma diferença: se usado em poucos inimigos, a magia concentra-se em apenas tirar energia.

Se usada em grupos grandes, uma animação mostra em close a agonia do inimigo derretendo com fogo, ou petrificando com o bafo de um demônio, ou apenas desintegrando com alguma magia.


Nem é preciso dizer que isso é muito bacana de se ver ! Sim, eu gosto de ver a AGONIA e o TERROR nos olhos dos meus inimigos !


Com ótimos gráficos, sons legais, músicas atraentes, uma jogabilidade firme e muito variado, Golden Axe the Revenge of Death Adder é um jogo que PRECISA ser jogado por todos, é um game que mostra que a série Golden Axe ainda poderia estar firme até os dias de hoje, se ainda estivesse nas mãos corretas.

Um game pra eternidade, um jogo que honra com maestria a série do passado.

15 comentários:

  1. Muito bom jogo mesmo. Joguei um pouco esse título. Ainda bem que aqui na cidade sempre houveram muitos arcades, mesmo que em lugares não muito bem frequentados.

    Esse é o quinto jogo da série, contando com os lançamentos de consoles. Agora com emuladores tudo fica mais fácil realmente. Há uns dias tava jogando o The Duel, versão de porrada da série. Muito bom por sinal...

    ResponderExcluir
  2. O The Duel eu só vi por fotos, versão do Sega Saturn. Parece ser bem bacana mesmo !

    ResponderExcluir
  3. Maneiraço, vou jogar!

    Cosmão, meu chapa, sei que você não deve curtir muito twitter, mas abre uma conta lá! Fica bem mais fácil indicar seus posts para a rapaziada, e aí a turma vai retwittando e seu blog vai ganhando visitantes.

    ResponderExcluir
  4. Conheci esse blog por causa da twittada que o Gagá deu indicando essa url =D

    ResponderExcluir
  5. Cara, esse eu vou jogar!!! muito boa as fotos, e a descrição do Cosmão mata a pau!!!
    Ver a AGONIA e o TERROR nos olhos dos meus inimigos É O QUE AH! KKKKKK

    ResponderExcluir
  6. @Sabat
    Valeu cara, esse é um senhor jogão, qualquer dia vou pegar minha esposa pra terminar esse grande clássico da porrada medieval !

    ResponderExcluir
  7. Esse é o meu Golden Axe preferido! Nunca pude jogá-lo sem ser via emulador, porque infelizmente nunca vi uma máquina com o The Revenge of Death Adder, mas mesmo assim a experiência vale a pena! Jogão!

    ResponderExcluir
  8. @Ernesto
    Valeu cara !

    @André
    Infelizmente, eu também nunca pude jogar essa raridade num arcade, acho que pouquíssimas pessoas tiveram essa oportunidade...

    ResponderExcluir
  9. Não entendi os elogios aqui... esse é horrivel!! Desonra o nome Golden Axe! :(

    ResponderExcluir
  10. @Matt
    Você será apedrejado na rua......PREPARE-SE !!!
    :p
    Pô, eu achei um baita jogo, honrou com GANA o nome do Axé Dourado...

    ResponderExcluir
  11. Que imagem linda essa mudança de cenário da floresta para a feita [historiador mode off]

    ResponderExcluir
  12. J[a tinha ouvido falar nesse jogo, mas nunca tinha jogado. Essa semana eu baixei da InterNet essa ROM e finalmente pude joga-lo. E eu ate que gostei dele...

    ResponderExcluir
  13. Esse jogo é ótimo. Tive a oportunidade de jogar nos fliperamas em 1994.
    Com aquela briga da Sega dos EUA e japonesa em 1994(32x vs. Saturn) esse e outros jogos de arcade da época (como Sonic e Spider-man por ex.)nunca foram lançados num console doméstico...

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia este jogo... Joguei muito o Golden Axe no fliperava e com um grande amigo, conseguíamos terminar com apenas 1 ficha cada !!!!

    Estou baixando a ROM para jogar no emulador !

    Obrigado pela ótima dica e parabéns pelo excelente blog !

    ResponderExcluir
  15. Como jogar esse jogo no Android?

    ResponderExcluir