quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Super Mario World (SNES)

SNES / Nintendo / 1991

Quando pensei em escrever uma análise desse jogo, logo me veio à cabeça: "o que vou falar de um jogo considerado um ícone dos 16 bits e responsável por boa parte das vendas do console da Nintendo ?" Mas eu precisava falar de Super Mario World, ou esse não seria um blog de games.

Aliás, games......essa é uma palavra que se une de forma perfeita à tudo que Mario e sua turma representou e ainda representa pra indústria dos jogos. Tendo sua principal essência na diversão, o foco aqui não é restritamente divertir o jogador. É encantar enquanto diverte !

Super Mario World foi criado pra ser lançado junto com o SNES e convenhamos: depois dele, não existiu nenhum bundle (conjunto de console+jogo no mesmo pacote) melhor que esse até hoje. Desde o Mega Drive com seu Sonic 2 incluso, o mercado não via um "combo" tão poderoso quanto SNES com SMW de brinde.

Os dois principais mascotes representando de forma ímpar toda uma geração....acho que nunca mais veremos algo desse naipe. Enfim, não vamos chorar as pintangas como velhos rabugentos, vamos falar de Super Mario World!

O jogo tem uma história: Peach foi sequestrada mais uma vez e temos que guiar Mario por diversos locais num enorme mapa para resgatá-la. Fim. Ok, a história é simples, mas Mario nunca precisou de linhas de texto pra mostrar à que veio. Talvez em Super Mario RPG. Mas aí é outra história.....

Tudo no jogo é de fenomenal pra cima. É até complicado falar sobre ele, visto que a cada 10 pessoas, 9 já jogaram e pelo menos 8 dessas já terminaram o jogo. Então, não há muito o que dizer e vou encerrar por aqui hoje. É sério. Ok, só pro review não ficar murcho e eu ser caçado por aí como anti-nintendo que só sabe falar de jogos da Sega, vou continuar falando do bigodudo no seu melhor game até hoje.


Em Super Mario World foi incluso um novo parceiro para Mario, além do Luigi: Yoshi, um simpático dinossauro que serve de montaria e que pode engolir quase tudo do cenário, inclusive inimigos. E detalhe: se for algo indigesto, pode também expelir o meliante em diversos formatos. Isso adicionou muita variedade ao jogo, visto que, com a ajuda de Yoshi, podemos chegar em lugares mais altos saltando dele durante um pulo.

Eu sei que é cruel, mas faz parte da vida....e nem vou mencionar a Star Road com suas fases truculentas onde o maior segredo do jogo se esconde....


Os gráficos podem não ter efeitos especiais o tempo todo, nem ter o charme de um Axelay, mas são bonitos, simples e funcionais.

O jogo todo é muito bem desenhado e, vamos dizer uma verdade: as fases tem um design invejável, coisa raríssima na época, onde jogos de plataformas com bichos fofinhos pulavam aos montes das prateleiras empoeiradas das locadoras.

O mapa, como eu já disse, é enorme e lotado de segredos, como fases secretas que só são vistas após muito tempo de exploração.

A dificuldade do jogo é perfeita. Não é nem descabelante nem fácil demais, eu diria que ela é auto-ajustável. Qualquer um que pegar um controle de SNES nas mãos vai saber o que fazer com Mario em questão de segundos. Agora, aprender as técnicas de pulos com a precisão dos saltos e pisadas nos inimigos, só com um bom tempo de jogo.

Além disso, as passagens mais secretas pedem mais habilidade ainda do jogador, fazendo uso de itens e macetes que só a experiência com o jogo pode trazer.

As músicas são verdadeiros clássicos de uma época de ouro dos videogames. A Nintendo caprichou em cada pixel e não foi diferente com as canções, uma mais marcante que a outra. E mais: os efeitos sonoros seguem o mesmo padrão, se tornando inesquecíveis.

Todo mundo lembra do jogo assim que ouve o barulhinho de moeda logo no início. Todos sabem de cor o som do Yoshi quando é montado. Ganhar vidas ou morrer tem sons que ficaram colados no cérebro de todos que jogaram esse game.

Enfim, Super Mario World pode ser considerado até hoje uma experiência completa de jogo, mesmo sendo um game 16 bits. Com muita coisa na época, ele mostrou os caminhos certos de como se dar bem, mesmo após anos e anos do lançamento e não há mais nada a se dizer.

O melhor: ganhar um Super NES no começo da década de 90 com esse jogo incluso e jogar por horas sem nenhuma preocupação;
O pior: N/A
Yoshi: quase duas décadas de serviços prestados ao encanador;

Nota do Cosmão: 10

10 comentários:

  1. Rox mesmo, sempre! Supremo game do Mario, pra mim não perde nem pro SMB3 :D

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo tem um toque magico incrivel, so perdendo mesmo pro Mario 3...

    ResponderExcluir
  3. @maxcarnage @JF Souza
    Muitos preferem o SMB3, pra mim os dois empatam como os melhores jogos do encanador.

    ResponderExcluir
  4. Super Mario World é um dos melhores games do Super NES com toda certeza, e o segundo melhor game da franquia Mario na minha opinião! Clássico imortal!!!

    ResponderExcluir
  5. O mario 3 leva vantagem por ter mais itens, mais segredos e ambientes mais variados, além do Vôo ser mais livre

    ResponderExcluir
  6. Nunca joguei, e francamente, nem tenho vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem Ofensas mas Então Volte A Jogar Seus Lixinhos Como Call Of Duty y God Of War,e Não Comente se Não Vai Jogar(malditos Narcisistas que pensam que são tudo) Afinal ninguem Liga se tem ou não tem vontade de jogar brother.

      Excluir
  7. Cara, MINHA ESPOSA zerou esse jogo! :)

    É nota dez tranquilo, simplesmente perfeito. Nunca consigo decidir quanto ao meu jogo favorito do Mario: o 3 ou este.

    ResponderExcluir
  8. Eu zerei as 96 fases com estrelinha XD

    ResponderExcluir
  9. O que tem de boatos e montagens de fases secretas e até mesmo histórias de terror envolvendo montagens com esse jogo... xDDD

    ResponderExcluir