sábado, 23 de janeiro de 2010

Cowboys of Moo Mesa (arcade)

Arcade / Konami / 1992

Alguns desenhos animados ficam pra sempre na nossa cabeça. É o caso dos eternos Tom & Jerry e Pica-Pau. Poderia citar ainda Caverna do Dragão, Cavalo de Fogo e tantos outros que fizeram parte da infância de muita gente. Mas existem aqueles dos quais apenas ouvimos falar e não demos muita bola, apesar de ter ficado na memória alguma imagem ou um nome mais familiar. É o caso do jogo de hoje.




Baseado em um desenho animado que passou na década de 1990 (1997, pra ser mais exato), o jogo de hoje se trata dos Valentes Cowboys de Moo Mesa, ou simplesmente Cowboys of Moo Mesa. O desenho trata de quatro cowboys estilizados como bovinos vestidos de cowboys, uma coisa um tanto estranha mas que soa normal no tema do desenho. A versão que joguei é dos arcades e desconheço qualquer outra se existe, pois o desenho não teve tanto peso assim pra gerar inúmeras versões pra diversos consoles.

O jogo segue o estilo consagrado de Sunset Riders, onde, controlando um dos 4 heróis (ou os 4, caso tenha amigos pra compartilhar o tiroteio), precisamos atravessar os cenários repletos de inimigos e armadilhas. Os gráficos do jogo lembram bastante o desenho animado e são ótimos, bem como os efeitos visuais.


Os personagens tem nomes bem inspirados: Buffalo Bull, Montana, Cowlorado e Dakota. Embora sejam bem diferentes no visual, no game eles são bem parecidos, mudando só a arma e os tiros, sendo que nenhum oferece vantagens sobre o outro. A história é a clássica: raptaram a mocinha e os quatro partem pra resgatá-la.


Como se trata de praticamente um shooter com elementos de plataforma, o jogo não tem muitos segredos. Dois botões, um pra saltos, outro pra tiros e os dois juntos fazem o personagem dar uma corrida, útil pra derrubar vários inimigos ou destruir alguma coisa dos cenários, como barris ou portões.


Sendo um jogo de tiro, power-ups estão presentes e vem na forma de galinhas que passam voando pelo cenário. Concedem tiros maiores e melhores, proteção e todo tipo de vantagem que se pode esperar de um jogo desse tipo.


Os efeitos sonoros também são bacanas, bem como as músicas, algumas reaproveitadas do desenho. Tá, confesso que nunca assisti o desenho, não sei se são reaproveitadas realmente, mas que são boas, isso são. Não enjoam, pelo menos.


É um jogo ótimo pra ser jogado em turma, a diversão é bem elevada, típica do Sunset Riders, onde o que contava eram as inúmeras piadas no meio do jogo.

Cowboys de Moo Mesa pode não ser tão lembrado como desenho animado, mas o jogo honrou o desenho, mesmo que imitando o estilo de Sunset Riders.

O melhor: juntar a galera pra jogar todos juntos.
O pior: fichas e mais fichas nos arcades, o jogo não é fácil...
Tanto faz:
os 4 personagens são praticamente iguais no jogo!


Nota do Cosmão: 7.5

9 comentários:

  1. Adorava o desenho e acho que vou gostar do Jogo.
    Parece ser uma pérola.

    ResponderExcluir
  2. Nem sabia que esse jogo existia. Como adoro Sunset Riders, esse aí parece ser diversão garantida.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom o desenho, assistia sempre, uma pena não ser mais exibido.
    Legal, saber sobre a existencia desse game, e se for nos moldes de sunset riders, realmente é muito bom! :D

    ResponderExcluir
  4. Esse eu lembro do desenho, típico desenho americano de sempre, mas a dublagem BR com seu sotaque forçado do interiorrr ficou inesquecível kkkkkkkk !!

    Fiquei sabendo da existencia dessa versão para arcade por que ele é um dos pouquíssimos games da KONAMI que aparecem na lista do excelente emulador NEBULA.

    ResponderExcluir
  5. Os gráficos são excelentes! Pena q remake desse é impossível...

    ResponderExcluir
  6. Lembro do desenho animado, mas não gostava dele. Agora o jogo parece ser mesmo um Sunset Riders com "chifres"... hehhehehee... os gráficos são muito bons e ainda é feito pela Konami, com certeza irei conferir qualquer dia.

    ResponderExcluir
  7. taí algo q nunca ouvi falar nem desenho nem jogo

    ResponderExcluir
  8. pedro alberto disse:tenho o filme mas não tenho o jogo

    ResponderExcluir
  9. . THE MASK. MICKEY MANIA. STREET FIGHTERS 2. SONIC. MEGA MAN. YUYU HAKUCHU. TARTARUGAS NINJA. DINOSSAUR RADICALS. AERO FIGHTERS. MARVEL SUPER HEROIS. X MEN. ROBOCOP VS TERMINATOR. SUPER COP. SUPER MARIO BROS. GACHIMUCHI FIGHT PORN. REAL MONSTRES. GOOF E TROOP. BATMAN.ALLADIN. SAILOR MOON. DE DESENHOS POR GAMES SNES. E SEGA E ARCADE ETC....

    ResponderExcluir