quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Hamelin no Violin Hiki (SNES)

SNES / Enix / 1995

Algumas vezes nos deparamos com agradáveis surpresas ao fuçar em diretórios de roms com milhares delas disponíveis. Hoje em dia é bem prático baixar pacotes completos de jogos de Super Nes, Mega Drive ou qualquer outro sistema, tendo em pouco tempo todo o acervo de jogos e ainda alguns que jamais saíram deste lado do planeta.

Em alguns casos, até mesmo jogos que o sistema nem chegou a ver, como protótipos e demos. Enfim, na minha lista de roms de SNES, tem um jogo que sempre me intrigou (entre vários) mas eu nunca dei atenção suficiente. Este jogo é Hamelin no Violin Hiki, um jogo de plataformas repleto de puzzles pro Super Nintendo.

O Videl, parceiro no FTW Games, já falou desse jogo uma vez nos Games Oldbscuros. Trata-se, antes de mais nada, de um jogo baseado num anime francês, com o nome de Le Violenist de Hamelin. A história do anime gira em torno da luta de Flute (personagem principal) contra demônios após a queda da rainha de seu reino. Para isso, conta com a ajuda de Hamel, especialista em usar a música como arma contra os inimigos.

No game, tudo começa com Flute sendo atacada por monstros e Hamel dando conta do recado e salvando a mocinha. Após isso, ambos partem em busca de respostas pra toda essa confusão. O enredo é bacana e é contado conforme o avanço do jogo, como se fosse um RPG de ação. Existem lojas na cidade, onde se compra desde itens pra repor energia até mais tempo pra fases entre outros trecos.


Controlamos Hamel, o tal violinista que usa um violino pra atacar (não diga). Seu violino dispara notas musicais capazes de destruir todo tipo de inimigo. Além dele, temos uma ave que é praticamente um parceiro eterno do protagonista e a Flute, a garota que é uma mão na roda no jogo (jajá falarei disso).

Os gráficos do jogo são lindos, tudo é muito colorido, muito bem desenhado e as fases possuem um design limpo e muito criativo. 

Aliás, o jogo brilha em todos os quesitos, mas nos gráficos moram a beleza maior. Tudo, desde menus, mapas e inimigos, parecem que foram feito com todo capricho do mundo, o que me faz estranhar o porque desse jogo nunca ter sido lançado por essas bandas...


As músicas são todas muito bacanas, indo desde temas mais simples até melodias complexas, mudando de acordo com o ambiente de jogo. Os efeitos sonoros não ficam atrás e cumprem bem seu papel.

Enfim, falemos então da mecânica do jogo. Flute é a peça central disso tudo. Enquanto Hamel cuida da parte pesada, Flute é usada como cérebro do jogo. O que ocorre é que Flute é capaz de se transformar em um sem número de coisas, indo desde sapos que pulam mais alto até robôs, carrinhos, uma EMA que anda sobre espinhos e mais um monte deles que nem cheguei a conhecer.


Adicionando isso ao belo design das fases e aos puzzles, temos um jogo com muita ênfase na exploração e raciocínio antes da força bruta. Claro, Hamel ataca muito bem com seu violino, pula, plana (apertando pra cima após saltar), ou seja, faz todas as peripécias de qualquer personagem de um jogo de plataforma. Mas, sem Flute, o jogo seria só mais um no imenso mar de jogos de plataforma de qualidade pro SNES.


Ambos tem energia, o que acarreta ao jogador programar muito bem cada passo. Flute não morre, mas começa a perder o dinheiro caso sua energia acabe. Para repor, existem frutas espalhadas pelas fases. Flute também aceita os comandos de seguir ou parar, fundamentais para resolver alguns puzzles. Aliás, o jogo difere-se de forma brutal de qualquer outro jogo no estilo que eu tenha jogado.


Bom, pra quem ainda não conhece, recomendo que corra atrás do jogo, existem as versões original japonesa, traduzida pro inglês e até uma tradução pro português, que ficou bem bacana. Recomendo à todos os amantes de Wonder Boy in Monster World e similares, pois ele lembra bastante essa série.

O melhor: puzzles, gráficos e a diversidade de formas de Flute;
O pior: o jogo pode se tornar complicado nas fases adiantadas;
Remake? seria bom ver um jogo desses nos consoles atuais...

Nota do Cosmão: 9

17 comentários:

  1. Já tinha visto ele no FTW. Agora estou ainda mais motivado para baixar e jogar. A mecânica dele parece muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Cosmão, graficamente esse jogo me lembrou muito um game para Mega Drive que tinha uma bruxinha que usava seu bastão mágico para ANIMAR os objetos do cenário, que ficavam com um sorrisinho besta, para depois arremessá-los nos inimigos XD

    Por coincidência, também é daqueles games que agente acabava jogando por falta do que alugar, mas que acabavam nos surpreendendo!

    ResponderExcluir
  3. @GLStoque
    Recomendo baixar e jogar, vale muito à pena.

    @Sabat
    Cara, por essa descrição, vc me deixou confuso....conheço um jogo assim, mas não lembro se é pro Mega, parece que vi algo assim no NES eu acho....vou dar uma fuçada, se achar algo eu te digo...

    ResponderExcluir
  4. @Sabat
    Acho que esse jogo da bruxinha que vc mencionou pode ser o Silhouette Mirage, mas esse é pro Saturn e Playstation. Nele alguns inimigos ficam com cara de bobos e depois vc usa-os pra arremessar nos inimigos. Um jogo BASTANTE criativo, por sinal.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de jogar e de zerar.
    Só uma questão: Acaba no ACT 4 mesmo?
    Joguei a versão traduzida e depois do anjo parece que fica faltando alguma coisa na história, terminei com todos os itens. Será que tem mais coisa? O que que se sucede?

    Você chegou a terminá-lo?

    ResponderExcluir
  6. @GLStoque
    Não terminei por falta de tempo, mas pretendo fazê-lo em breve, já que o jogo vicia demais!

    ResponderExcluir
  7. Termina e me conta.
    Essa sua análise foi tão especial que rendeu um Post igualmente Especial no GLStoque. Confere lá e Assina. Ficou Mara!

    ResponderExcluir
  8. Segue a URL, para facilitar a vida.

    http://bit.ly/6ltz9Q

    ResponderExcluir
  9. Graficamente o game é muito bonito mesmo... belo achado Cosmão!

    ResponderExcluir
  10. eu assisti um especial desse anime, a produção é japa mesmo, mas nao sei se tem origem em alguma obra da França.

    Eu terminei esse jogono tempo de zsnes de MSDOS ;p

    ResponderExcluir
  11. Esse eu joguei e é um jogo legal. O nome desse anime aqui no Brasil é O Violinista de Hamelin.

    ResponderExcluir
  12. Só faltou um multiplayer nesse jogo, talvez um controlando o Hamel e o outro controlando a Flute... Seria perfeito se desse...

    ResponderExcluir
  13. tô jogando esse jogo,gostaria de saber se há algum detonado dele,pois não consigo passar do 2 vilão

    ResponderExcluir
  14. game bonito, uma aventura épica e engraçada.. e difícil.. pérolas

    ResponderExcluir