sábado, 27 de fevereiro de 2010

Earthworm Jim (SNES)

Shiny Entertainment / 1995

Earthworm Jim, quando lançado, causou um enorme rebuliço no mercado de jogos. Principalmente nos jogos de plataforma, onde nenhum outro tinha ousado tanto quanto ele até o momento. Bom, talvez algum jogo obscuro que só otakus ou os mais fissurados conheçam, mas, mesmo assim, no sucesso não venceu Jim.


Tudo começa já com o personagem do game: idealizado por Doug TenNapel, Jim nada mais é que uma MINHOCA numa roupa bizarra e cheia de músculos.

Jim tinha uma vida normal de minhoca, quando encontrou o uniforme, a qual lhe deu poderes SUPIMPAS. A roupa, na verdade, foi fabricada pelo professor Monkey-For-a-Head, à mando de uma rainha do mal que desejava dominar o espaço sideral com os poderes da mesma.

Psy-Crow, sabendo disso, tentou obter a armadura mágica, mas ao lutar com a tal rainha, acabou deixando a vestimenta cair na Terra, onde Jim parecia esperá-la. Histórinha bacana essa, não?

Vale destacar a criatividade do time de desenvolvimento ao criar personagens tão diferentes e tão memoráveis ao mesmo tempo. Em tempos onde era natural criar um personagem fofinho que ao menos pulasse sobre os inimigos, surgir uma minhoca num traje especial metralhando inimigos era algo realmente muito bacana de se ver.


Jim não vai de mãos limpas pro combate. À disposição do jogador, temos a arma comum de Jim, uma pistola simples, armas de com poder de fogo variado, um canhão enorme e um ataque onde ele usa a si próprio como um chicote! Esse ataque serve também pra se usar nos ganchos em várias partes da fase, funcionando basicamente como um cipó.

As fases são as mais variadas possíveis, tudo com um nível de detalhes altíssimo. É bastante perceptível o capricho dos produtores em cada ponto dos cenários, cada inimigo, cada sub-chefe, arma e até mesmo nas coisas mais simples.

Todas as fases são bastante diferentes umas das outras. Enquanto em uma exploramos os cenários usando toda a gama de movimentos de Jim, em outras exploramos o espaço sideral à bordo de sua motoca voadora, em uma fase muito bacana. Em algumas partes é possível até mesmo navegar com veículos próprios pela fase toda.

O nível gráfico do jogo é bem elevado também. Earthworm é considerado um dos jogos mais bonitos dos 16 bits, rivalizando com muita coisa feita pelas próprias Sega e Nintendo. E esse nível de qualidade faz parte das duas versões mestres, SNES e Mega Drive.


O jogo gerou uma versão pra Windows também, mas, como nunca joguei, não sei dizer nada a respeito dela, além de que deve ter ficado com uma resolução melhor do que nos consoles caseiros. Se querem minha opinião, isso pouco me importou ou importa.

Earthworm Jim brilha nas músicas e efeitos sonoros também. Tudo é muito limpo e cheio de carisma. Engraçado como a voz de um personagem emprega tanta personalidade ao mesmo num jogo de 16 bits como em Earthworm Jim.

Jim tem uma voz rouca, fina, a qual combina perfeitamente com o personagem. Mesmo que ele só fale os delirantes "groove" e os gritos de quando leva dano ou acha algo importante pelo cenário, é sem dúvida uma das coisas mais bacanas do jogo.

As músicas também estão no mesmo nível de qualidade, algumas chegando a rivalizar com verdadeiras obras primas da Sega e Nintendo. Cacetada, tem horas que é difícil de acreditar que o jogo é de um 16 bits...


Pra finalizar, só não digo que esse é o melhor da série porque os caras tiveram a cara de pau de melhorar tudo no segundo game. Em breve eu falo um pouco sobre ele também.

O melhor: Jim e toda o universo do jogo;
O pior: ainda estou procurando...
Worms e Earthworm Jim: representam muito bem as minhocas nos games;

Nota do Cosmão: 9.0

10 comentários:

  1. Fala Cosmão!!

    Cara, a versão de Megadrive rola mais suave devido à velocidade do sistema e a jogabilidade é mais precisa, só que não tem botão de escolha de armas!! pegou a arma, tem que usar até acabar... falha grave dos desenvolvedores!!

    Joguei a versão do N64 e é escrota... Logo, Earthworm Jim 1 e 2 são dois dos melhores plataformas dos 16 bits ever XD JIM ETERNO!!!

    ResponderExcluir
  2. @Sabat
    Sinceramente, não sabia que não dava pra escolher armas no Mega, eu sempre gastava todas sem querer, achando que pra trocar de armas era algum comando que eu não sabia. Mas que mancada desses produtores em?
    E Earthworm Jim só presta mesmo nos 16 bits!

    ResponderExcluir
  3. O segundo jogo é o melhor. E eu tenho a versão de PC do 1. Trilha sonora maravilhosa e ainda por cima conta com uma fase extra. Recomendo ir atrás do cd de PC :D

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonado pelo segundo jogo. Nunca consegui vencer aquela corrida maldita, mas nada que Start+ComandoSafado não resolva para ver o final.

    Esse daí tem uma versão para SegaCd também, a qual estou prestes a terminar um dia. Dizem que tem duas fases a mais que a de Mega e a qualidade de som de CD.

    ;)

    ResponderExcluir
  5. Nunca joguei pra vale nenhum Jim.Eu nao consegui gostar dele, sei-lá. O carisma dele nao me catiovu.. o mesmo acontece com worms.. acho q nao gosto de vermes. kkkkkkkk
    Brilhante analise, graficamente sei que derruba muito game. A versao do mega como o sabt disse eh mais "lisa" pq o processador principal do mega eh muito mais rapido que o do snes.

    Quanto as musicas J a sabia que era fodas, graças ao composer.. Tommy Tallarico. que alias hoje é o idealizador do VIDEO GAMES LIVE, e ainda toca no mesmo. Ja presenciei ele ao vivo tocando o thema de sephiroth na guitarra oO.

    Um dia eu tento dar uma olhada, mas vai ser dificil, rs.
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Eu também curto muito o EJ2, é divertidíssimo. E o EJ de Master System até que é legalzinho...

    ResponderExcluir
  7. Eu pendei bastante pra terminar a versão Genesis. Por falar nesse jogo, tem uma porra de um Gif animado que é dele quando fica parado por muito tempo, cacete... Essa minhoca é muito micolândia...

    ResponderExcluir
  8. Ta ai mais um jogo nimal pra caramba que joguei ,mas o segundo é muito foda também esse sim e u fechei d + .

    ResponderExcluir
  9. preciso do detonado Earthworm Jim 1 para megadrive ? alguem sabe onde encontro ou se tem! me enviem por email .. brunoguitarraplayer@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  10. preciso do detonado Earthworm Jim 1 para megadrive ? alguem sabe onde encontro ou se tem! me enviem por email .. brunoguitarraplayer@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir