quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Especial TOP 5 Puzzles


Na minha vida de gamer, puzzles sempre fizeram parte. Lembro como se fosse hoje quando, ao colocar a fitinha de Columns no meu Master System, viciei na hora.

Desde então, procurei jogar todos os puzzles que passaram pelas minhas mãos. Foram muitos, muitos deles clones de TETRIS, mas a maioria era tão viciante quanto.

Então, resolvi elaborar uma lista com 5 jogos dos quais me viciei demais na minha adolescência e, se deixar, acabo viciando nos dias de hoje também. Como diria um grande amigo meu, puzzle não tem idade. Vamos lá então!




5 - Columns (arcades, Mega Drive, Master System)

Como muita gente, Columns foi meu primeiro contato com esse estilo de jogo. Eu nunca havia jogado Tetris (nem sabia do que se tratava), então foi com Columns que descobri o gênero praticamente. O objetivo é similar ao de Tetris: enfileirar 3 ou mais pedras da mesma cor, seja na vertical, horizontal ou diagonal. Sistema simples, regras estabelecidas e lá estava eu varando madrugadas jogando sem parar.

Quando peguei meu Mega, Columns foi um dos primeiros jogos que aluguei. Não tinha a mesma variedade do jogo do Master System (coisa que até hoje não entendi o porque...), mas as pedras eram maiores e era mais fácil enxergar tudo na tela.

4 - Dr. Robotnik Mean Bean Machine (Mega Drive)

Um clone muito bem feito de Puyo Puyo. Aqui temos que percorrer diversos inimigos até chegar no barrigudo do Robotnik. Só por ter alguns personagens de Sonic já valia a pena. Juntando o fato de que Puyo Puyo era um cartucho raro por essas bandas, Dr. Robotnik fez muito mais sucesso que o jogo original. Confesso: NUNCA terminei, mas tenho um amigo que o fez (Douglas) e ainda me pergunto como ele conseguiu isso....

O jogo é difícil pacas! Se eu passei do quinto inimigo foi muito, isso com horas de jogo e traçando uma boa estratégia. O modo 2 players versus é excelente e tem uma música viciante.

3 - Puzzle Bobble (arcades, Sega Saturn, Playstation, SNES)

Descobri esse joguinho pra Playstation em uma banca do camelô, totalmente sem querer. Eu já o conhecia de um arcade aqui na minha cidade, mas não sabia que existiam versões pra consoles. Mas a primeira versão que joguei foi no Saturn, com aquela capa bizarra do bebê cuspindo bolas coloridas.

Sob o nome de Bust a Move no ocidente, Puzzle Booble sempre figura em qualquer lista de puzzles. O objetivo é juntar 3 ou mais bolas coloridas, tendo pra isso uma espécie de catapulta no rodapé da tela. A mira aqui é mais necessária do que qualquer estratégia, isso porque, sem mira, é impossível vencer.

O jogo te dá uma ajuda no começo, mostrando um pontilhado do percurso da sua bolinha, mas logo essa ajuda some e aí é cada um por si. No Playstation, existem umas 5 versões desse jogo, todas bastante viciantes e com modos de criação de fases e tudo mais.

2 - Super Puzzle Fighter II Turbo (arcades, Sega Saturn, Playstation)

Na onda dos personagens SD, a Capcom aproveitou o embalo e fez um dos jogos mais viciantes de puzzle, o tal do Super Puzzle Fighter II Turbo. A manha segue os passos de Tetris: junta-se as pedras da mesma cor, só que é preciso uma pedra especial para quebrá-las e mandar tudo pro lado do inimigo.

Enquanto os jogadores quebram a cabeça pra montar estratégias, os lutadores famoso da Capcom, no centro da tela, quebram a cara um do outro a cada combo de pedras bem dado pelos jogadores. É um dos melhores jogos pros estrategistas de plantão, mas ainda não é o melhor...

1 - Tetris Plus (arcades, Playstation, Sega Saturn)

Todo mundo que curte puzzles gosta de um bom desafio. Em Tetris Plus, não existe nenhuma regra nova além do bom e velho Tetris, à não ser por um modo totalmente inovador e bacanudo: o modo PUZZLE.
Nele, o objetivo é levar o nosso amigo arqueólogo até o piso da fase, fazendo uso das peças que caem para destruir as camadas de pedras.

O homenzinho consegue escalar, caso você jogue alguma peça pra cima dele, então, é preciso cuidado. No alto da tela, uma grade de espinhos vai descendo conforme o tempo passa, obrigando o jogador a pensar rápido.

Como todo jogo assim, no começo é fácil, mas algumas fases, eu lhes digo, passei HORAS pra descobrir a melhor maneira, isso porque elas começam com várias falhas onde é preciso usar toda sua astúcia de TETREIRO pra conseguir passar.

O game tem modo 2 jogadores, onde os dois disputam quem chega primeiro no final das fases, mas o bacana é que ninguém precisa esperar o outro terminar a fase pra jogar a próxima, o que dá um toque de corrida ao game, deixando-o bem desafiante. Nunca terminei esse modo puzzle e tenho dúvidas se ele tem realmente final...

Pra quem quer mais desafio, a segunda versão existe, mas somente pra arcades. ESSA eu não me atrevo a jogar...

Bom, existem muito mais puzzles bacanas no mercado, como o mais recente Lumines (ainda não tive a oportunidade de jogar) ou Meteos, pra DS. Na lista tentei focar nos jogos mais antigos, e com certeza, como toda lista, um ou outro sempre fica pra trás.

Se alguém conhece mais algum puzzle bacana, pode deixar o nome nos comentários que eu vou atrás de jogar, afinal, uma vez viciado em puzzles, é pra sempre.

20 comentários:

  1. Eu joguei o Mean Bean no Master System e achei excelente. Depois vou experimentar o do Mega.

    ResponderExcluir
  2. Yo soy fanático del Columns, me encanta ese juego, pero todos los de la lista son grandiosos, y muy merecido el primer puesto del Tetris Plus.

    ResponderExcluir
  3. Existe uma versão do Mean Bean Machine para o SNES com o Kirby como protagonista.

    Chama-se Kirby's Avalanche, cuja jogabilidade é idêntica à versão da Sega.

    Esse foi o puzzle que mais marcou minha infância, principalmente nas disputas versus. Eu também tinha o cartucho do Tetris 2 do SNES que também era fantástico!

    ResponderExcluir
  4. @Jumafas
    Já addei seu blog nos meus links, bacana que vc fala também do X360.

    @Oráculo
    Cara, Tetris 2 do SNES é excelente, mas como eu pretendia optar por UM tetris apenas, resolvi colocar o Tetris Plus que, acredito, pouca gente conhece.
    Kirby's Avalanche é bem bacana mesmo, tem umas cores diferentes pras gosminhas ^^ !

    ResponderExcluir
  5. Cosmao, te añado a ti también en mis links. ;)
    Y sí, hablo de la X360 que es mi perdición últimamente y me está haciendo tener un poco abandonados los juegos "velhos" :)

    ResponderExcluir
  6. Sou viciado em Kirby's Avalanche. Não consigo parar de jogar. Jogo demais.

    O DS é um mar de Puzzles interessantes. Conheço dois que nunca sairam do meu flashcard e sempre me pego jogando pela madrugada. Jewel Quest Exploration é perfeito, super variado, quase infinito (ou infinito) e muito difícil (gradualmente). E Mario vs. Donkey Kong: March of The Minis já vale a jogada só pelo nome, mas é extremamente viciante. Exige muito de nossas habilidades em usar a sylus e movimentar todos os bonequinhos. A dificuldade varia, se você quer só jogar pode se quer fazer 100% também vale o desafio.

    Nossa! Isso foi um Review? Foi mau aí.
    Experimente um desses. Eles Arrasam!

    ResponderExcluir
  7. @Jumafas
    Comprei um X360 meses atrás e ele também tem me roubado preciosas horas heheheh, é muito bom!

    @GLStoque
    Joguei o Mario vs. Donkey Kong do GBA e achei criativo demais aquilo!
    No DS tenho vontade de experimentar o METEOS, do mesmo criador do Lumines.

    ResponderExcluir
  8. Então com certeza você vai
    gostar do Mario vs. DK do DS.

    Nunca joguei o Lumines, mas ouvi falar muito bem. Meteos é o mesmo caso.

    Alguém já conseguiu jogar o
    Bangai Spirits não sei o quê do DS?
    Achei muito difícil e não consegui entender.

    ResponderExcluir
  9. Se bem que Mean Bean Machine é uma cópia de Puyo Puyo

    Por: @leonardo_angelo

    ResponderExcluir
  10. Vc pegou um gênero específico de puzzle. Eu gosto mais quando misturam com outros, tipo Portal, Where in the World is Carmen Sandiego? e Krusty's Fun House.

    Nessa lista aí, acho que só faltou Dr. Mario 64. Embora não seja tão inovador, possui várias opções de jogo.

    ResponderExcluir
  11. Cosmão arrebentando XD

    Rapaz, Dr. Robotnik Mean Bean Machine provavelmente é meu Puzzle preferido de todos all universe!! Joguei demais ess enegócio, viciante demais, nem sabia o que era Puyo-Puyo nessa época! Não terminei tb, fiz uns 5 ou 6 estágios XD deu vontade de jogar ahUAHuha

    Ouzzle Bobble nunca joguai, mas esses joguinhos tipo Bubble Bobble eu adoro! E a minha noiva tb cara, eu tenho um joguinho de FUTEBOL baseado em BUble Boble no celular que ela adora jogar XD a diferença é que as bolhas são substituidas por bolas de futebol coloridas em um campo, e o jogadorzinho em baixo chuta mais bolas pra cima!

    Em fim, adoro joguinhos desse tipo, puzzles são sempre bem vindos, só não gosto daqueles que não tem final!

    Boa Cosmão ^^ Shugames ta DEMAIS cara!! Continue assim XD

    ResponderExcluir
  12. Outro puzzle no mínimo criativo é um do Master System chamado Klax (tem pra NES também mas é muito mas é feio).

    Parece chato à princípio, mas como todo bom puzzle ele acaba prendendo a atenção e quando você se dá conta já está com uma barba enorme e as mãos calejadas!

    ResponderExcluir
  13. O Columns do Mega e do Master são diferentes por um motivo apenas: O do Mega é transcrição do arcade enquanto o do Master é um jgoo original.
    Foi o primeiro puzzle que ue joguei tb.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda tenho um cartucho desse puzzle bob para SNES, só que o saco é aguentar 99 fases com a mesma música de fundo...Mas quando você perde o dinossaurinho chama "avó".

    Um outro puzzle que eu achava legal era o Wario's Woods do Snes.

    ResponderExcluir
  15. graaaande post mesmo!
    Cara eu sempre virei a cara com puzlles...sério mesmo...aí uns anos atrás eu experimentei o super puzle fighter e adorei!!!!
    Certo, nao é o meu estilo preferido mas eu gosto de jogar.tentei outros puzles sem sucesso e resolvi experimentar puzlle buboble(versao neogeo) e curti r acaramba tb... alias minha esposa AMA DE PAIXÃO o puzle buble, kkkkkk vira e meche ela liga meu xbox pra jogar o buble.. e eu simpatizo muito com os "bixinhus" dentucinhus..
    Ah, vc não colocou lá mas tem pro DS tb, e eu acho q e a melhor versão(minha esposa prefere o classico, rsrs) chama-se PUZLLE BOBLE GALAXY!
    Tipo, tem chefes de fase e etc. muito legal.. e tem STORYLINE!
    ABRAÇAO e parabens!!!


    ps: @joao do caminhão
    Cara a musiquinha eh comédia né? no neogeo tb eh só uma musica....mas eh em mais trablahada eh tão engraçada q acaba nao enjoando.. a minha esposa disse q se não tiver a musiquinha ela não joga.... KKKKKK
    Acho q esse era o pensamento na hora de colocarem apenas uma musica.. e sao tipo 40 fases, mais ou menos... ao menos no neogeo é!
    Ela TERMINOU Oo !
    abração!

    ResponderExcluir
  16. Eu pensei q vc odiasse puzzles

    Dos recentes os melhores são World of Goo e os da série Layton que trouxeram novidades pro estilo.

    Mas tem babilhões de novos bons puzlles por aí além de novas versões de puyopuyo, Puzzle Bobble, Tetris e outros clássicos

    ResponderExcluir
  17. Olá cara!
    Sou novo no seu blog, curti pra caramba. A sensação de nostalgia aumenta em cada página =D

    Bom eu vi esse post sobre os jogos estilo Tetris/puzzles e tem um em específico que estou procurando faz um tempo, mas não lembro o nome dele. É um jogo de Tetris com personagens estilo anime japonês, eles ficam fazendo careta quando estão perdendo (lembro de um que leva um tapa na cara sempre que eu realizava um combo) e tem uma reação bem extravagante quando são derrotados. É bem divertido, um dos personagens é um cachorrinho. Se vc já fez um post sobre ele, peço desculpas não encontrei porq justamente não sei o nome dele. Mas poderia me ajudar? :)

    Desde já agradeço.
    Parabéns pelo blog, excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ernest!

      Seu jogo deve ser o Final Tetris, é um puzzle hilário com diversas personalidades, até o Michael Jackson participa.

      Abraços.

      Excluir
  18. Olá Cosmão! Vlw por responder!
    Então cara, infelizmente não é esse. Nas minhas buscas sempre terminava em Final Tetris por os dois serem parecidos mesmo (principalmente por ter um cachorro rsrs) Mas oq procuro é mais moderno e estilo anime japonês mesmo, os personagens ficam no fundo da tela fazendo muita careta enquanto as peças ficam cobrindo eles. Tá osso de achar kkkk Se vc encontrar vou agradecer muito e vc vai curtir bastante, ele é bem divertido.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir