segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Gunstar Heroes (Mega Drive)

Mega Drive / Treasure / 1993

Se me pedissem pra resumir a era 16 bits em um jogo, talvez eu dissesse Sonic 1, 2 ou 3, pois, na minha adolescência, foi um dos jogos que mais joguei na vida. No caso de serem dois games, o segundo seria com certeza este que vos trago hoje.


Gunstar Heroes é a síntese perfeita entre Contra, armas insanas e destruição total, só que sem a frustração de levar um mísero tiro e morrer. Acho que é por isso que o jogo é cultuado até hoje como um dos melhores de todos os tempos...

Gunstar Heroes tem uma historinha bacana, mas nem um pouco singela. As versões americana e japonesa contém histórias diferentes, mas tudo, basicamente, gira em torno de 4 pedras místicas que caíram em mãos erradas. Para reavê-las, controlamos dois dos Gunstar Heroes e teremos que destruir uma pancada de andróides e chefes cabeludos até o fim do jogo.

Reviravoltas acontecem, mas não vou estragar o joguete contando spoilers sacanas, joguem, divirtam-se e comprovem.

Acredito que o maior chamariz do jogo sejam seus gráficos. A Treasure sempre foi famosa por extrair o máximo (ou quase isso) de seus jogos em vários sistemas, mas me parece que, com Gunstar Heroes, os caras atingiram seu ápice.

Tudo é muito bem feito, desde explosões, chefes, design de fases, design de personagens, dificuldade, história, sons, etc. Gunstar Heroes é considerado um masterpiece do Mega Drive, pois conseguiu mostrar que o Mega tinha muito potencial, mesmo sendo inferior tecnicamente ao seu rival, SNES. Efeitos de zoom-in/out, rotação e todo tipo de nomes geeks que vocês conhecem estão presentes, calando a boca de muita gente na época que achava que o Mega não fosse capaz disso.

Unindo-se à isso, temos o fator de velocidade proporcionado pelo chip do Mega, o que garante slowdowns nulos no jogo todo. Ok, podem até existir, mas eu mesmo nunca notei isso nas minhas quase 400 vezes que terminei esse game...




Os sons são perfeitos, não existem quase vozes, à não ser a gritaria dos personagens principais ou alguma outra voz mais robótica por conta dos inimigos. O resto é a nata dos sons metálicos, explosivos e viciantes. A rouquidão característica do chip de som do Mega não é notada aqui, serviço exemplar da produtora, que já devia conhecer esse histórico nebuloso do Mega e preferiu abolir sabiamente as vozes do título.

O sistema de tiro é um dos grandes diferenciais de Gunstar Heroes também. São 4 tiros principais, mas seu personagem pode equipar dois deles, que se misturam pra formar um novo. Caso deseje usar apenas um dos dois, basta apertar o botão A. Dois tiros da mesma cor tornam o mesmo mais poderoso.

No total, temos 14 tipos de tiros à escolha do jogador, um número bem bacana, considerando o self-service à gosto do freguês.


Uma segunda coisa que pode chamar atenção no game são os chefes: enormes máquinas colossais que atacam das mais diversas formas. Alguns são bastante criativos, como o quarto chefe da lista inicial, o tal do Black, em que sua fase se passa a maior parte dentro de um jogo de tabuleiro, onde jogamos dados pra avançar até ele.

Até o chefe joga dados e caminha pela arena conforme o número sorteado, resultando em ataques randômicos bem únicos.


Outro chefe a se destacar seria o Green Gunstar, sua máquina se mutaciona durante o combate e forma diversos tipos de coisas, desde cães robóticos até máquinas assassinas, pistolas e aranhas robóticas. Sua fase se passa em túneis de mineração e nosso personagem percorre tudo em um carrinho daqueles de minérios, onde podemos alternar entre correr pelo teto, paredes ou no chão conforme a fase avança.


O jogo é meio longo, mas é criativo o tempo todo. Me lembro bem quando derrotei os 4 chefes iniciais, achei que seria apenas mais uma etapa e o jogo terminaria, ledo engano meu. Até um shooter de NAVES existe aqui, e este deixaria muito jogo de nave no chinelo se fosse lançado em separado!


Posso dizer sem medo que Gunstar Heroes é uma das experiências com shooters mais completas que existem. Se gosta de explosões, tiros e chefes enormes, esse jogo tem tudo isso e muito mais.

O melhor: fases, chefes, sons, gráficos, etc;
O pior:
N/A;

Green Gunstar:
talvez o chefe mais bacana que já enfrentei na vida;


Nota do Cosmão: 10

16 comentários:

  1. Tenho no Wii, aproveitei o desconto de natal da Sega.. hehehe

    Jogaço que merece respeito, entre os top 5 do Mega Drive pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Esse explorou bem o Mega.
    Ainda não sei se a continuação é tão legal quanto pq não parei pra jogar.

    ResponderExcluir
  3. Gunstar Heroes é o melhor jogo de Ação com tiros do Mega Drive. Ouso dizer até que da era 16Bits.
    Concordo com você em número Gênero e Grau.

    Com esse dava para sentir muita inveja de quem tinha um Mega. Eu estou incluído, lógico.

    Execelente Post.

    ResponderExcluir
  4. @9VoltClub
    Adorei nossos Comments Gêmeos.
    Concebidos na mesma hora.
    Arrasamô Nem!

    ResponderExcluir
  5. Ué, existe uma continuação desse jogo? para qual console? è de Gameboy advanced?

    ResponderExcluir
  6. @Anônimo
    Existe sim, pro Game Boy Advanced, o jogo não é totalmente ruim, mas um game dessa qualidade merecia uma continuação pra um console de mesa com todos os direitos de um clássico. Talvez o erro teria sido o portátil, não o jogo, tanto é que muita gente não sabe dessa continuação...

    ResponderExcluir
  7. Cosmão do Céu, adoro esse jogo rapaz!!!

    Esse é daqueles que agente joga até cansar, ae descansa meia hora e bora jogar denovo kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Cara, ótimo post, um dos melhores jogos do Mega Drive disparado!

    ResponderExcluir
  9. Tenho que confessar... Gunstar Heroes é um game que até hoje eu não pude jogar com a devida dedicação, tudo por conta da correria do dia a dia. Mas vou ver se este ano eu o jogo de cabo a rabo! Jogão mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Gunstar Heroes é um jogo excelente!
    Já viu a versão de Game Gear?
    http://www.planetemu.net/?section=roms&dat=609&action=showrom&id=767648
    http://www.hardcoregaming101.net/gunstarheroes/gunstarheroes.htm

    ResponderExcluir
  11. @Talude
    Já vi e joguei, óbviamente é bem inferior, mas ainda assim, é um jogão pro Game Gear.

    ResponderExcluir
  12. Parece ser otimo esse game, gostei muito do design deles!!
    Esse vale uma partidinha, só para ver o que rola ;)

    ResponderExcluir
  13. Até hoje eu nunca falei sobre Gunstar Heroes no Gagá Games porque não consigo achar nenhum defeito. Aí não tem graça :p

    ResponderExcluir
  14. GunStar é o melhor jogo do Mega do gênero. Merecia continuações...

    ResponderExcluir