terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Retronado Golvellius: Valley of Doom [final]



Capítulo Final - Golvellius
A entrada pro covil do maléfico Golvellius fica realmente numa pedra embaixo de uma árvore seca (vermelha) na Crawky Forest.


Mas antes disso, faltou pegar um item láááá no Cemitério Bachular, lembram-se daquela região negra que parecia um penhasco ? Pois é, só dá pra entrar ali com a bota voadora. Ali existe uma velha que vende um colar em formato de coração. Pesquisando no nosso amigo Google, descobri que tal colar aumenta minha defesa em níveis estratosféricos!!! Bom, fica a critério do jogador ir ou não buscar, não acredito que vá fazer tanta diferença assim à essa altura do campeonato...


Antes de enfrentar o capetão, tive que passar pela última dungeon: em estilo plataforma dessa vez. E ela é longa, a maior de todas. Existem umas 7 cobras gigantes aqui, uma mais sacana que a outra e inúmeras armadilhas, mas nada tão fora da realidade do jogo.


O bom desse monte de cobras gigantes é que elas deixam energia quando morrem, podendo curar Kelesis por completo antes da batalha final.

Chefe Final: Golvellius



Ele não é difícil. Golvellius tem um padrão de ataque bastante simples se comparado com os outro chefes: ele cospe uma rajada pra baixo e depois parte pra cima de Kelesis. Basta ficar subindo e descendo a tela, atacando quando ele parar. Se ele encostar, vão embora 3 ou mais potions de uma vez, o que pode ser fatal dependendo da enegia que resta. As ervas Mea são excelentes aqui, garantindo sobrevida caso Golvellius escurrace Kelesis.
Vencido o chefe, vem então o precioso final:



Kelesis finalmente resgata Rena, os dois estão saindo da caverna quando os 7 cristais começam a brilhar. Eles vão na direção do corpo de Golvellius e o revivem. É contado, então, que um demônio chamado Goalus aprisionou a alma de Golvellius nesses cristais. Antes disso, Golvellius era do bem, como aquela velhota comentou. Os 3 saem da caverna são e salvos. Kelesis, ao retornar para o reino de Aleid, resolve que é hora de partir. Rena decide ir junto com ele, já que seu pai já apresenta melhoras. Ao saírem da cidade, dão de cara com Golvellius, que se oferece pra ir junto com os dois. Eles vão atrás da irmã de Kelesis, que sumiu faz um bom tempo...
No final, as palavras TO BE CONTINUED aparecem, deixando claro que existe (ou vai existir) uma continuação pra esse jogasso. Ela realmente já deve existir, mas pro MSX-2, chamada simplesmente de Golvellius. Nesse jogo, controlamos Kelesis novamente, mas agora o jogo tem mais toques de RPG, como uma cidade com moradores pra conversar e mais coisa pra se comprar. O jogo ainda tem o mesmo esquema, os mesmos gráficos, mapas novos e tudo mais. O problema ? Está TODO em japonês e a ÚNICA tradução que achei na net é vendida, e desconheço o fato dela, de alguma forma, ter vazado.
Portanto, meus queridos, eu peço pra quem tenha a tradução favor enviar no meu e-mail. Como gratidão, postarei o Retronado de Golvellius 2 aqui com o maior prazer.
Ou então encham a caixa de mensagens do Gagá pra ele pedir pro amigo japonês dele traduzir o jogo :P ! To zuando!
Se ainda assim fosse mais simples emular o maldito MSX-2....


Bom, fica aí o final e a curiosidade pra saber como termina essa história.
Abraços à todos que acompanharam e até o próximo, que não deve demorar...

13 comentários:

  1. Finalmente terminado hein?
    Adorei esse jogo, deu vontade de experimentar.
    Sou quase virgem de Master System.
    Legal o Zeramento. Coisa rara em jogos longos.
    Arrasou No Zeramento!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por mais um Retronado!

    Quanto a uma continuação de Golvellius, pode ficar tranquilo, pois ela nunca existiu!
    Na verdade existem três versões do jogo: uma para o MSX, outra para o Master System e por último a do MSX2/MSX2+.
    Todos são o mesmo jogo, mas a versão do MSX2+ é a mais elaborada, em minha opinião.
    Se quiser saber melhor sobre isso, veja aqui e aqui.

    Essa versão traduzida paga que você citou é da Woomb.net, que distribuía jogos do MSX legalmente, traduzidos para o inglês, mas o site fechou em 2008, por problemas de direitos autorais.
    Mas não se preocupe, como eu sou um cara legal, peço para que você visite este link aqui. É uma tradução do Golvellius do MSX2/MSX2+ para o inglês. Aviso-lhe que é diferente que a paga (a tradução da paga é melhor por sinal), mas dá para você jogar.
    Recomendo-lhe também que jogue emulando-o no MSX2+, pois o jogo fica melhor graficamente que no MSX2 (mais colorido).

    Deixo aqui uma dica também a todos aqui: se vocês gostam de jogos de MSX mas esbarram no japonês, confiram a página de traduções do Generation MSX. Há vários jogos lá, alguns em português também!

    ResponderExcluir
  3. @Eduardo Shiroma
    Vc caiu do céu! Não sabia que se tratava do mesmo game, agora me deu mais vontade ainda de jogar essa versão do MSX2.
    Valeu mesmo pelos links cara, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. @Cosmão

    Às ordens! Espero que goste do jogo tanto quanto no Master System!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por ter terminado. Nunca joguei, mas fiquei curioso em relação ao jogo agora.

    ResponderExcluir
  6. Carácula! Quando você pensa que já viu os melhores sítios sobre MSX, sempre aparecem outros excelentes!
    Valeu mesmo, Shiroma! Mais alguns pra minha coleção...

    ResponderExcluir
  7. E assim, o mestre Shu faz um gol nos Velhos!
    (Trocadilho infâme, sei)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. http://vsrecommendedgames.wikia.com/wiki/MSX/MSX2

    ainda em tempo esse site tem um bom resumo sobre jogos para o MSX

    ResponderExcluir
  10. COSMAO!!!
    COMO FAÇO PRA BAIXAR ESSA VERSAO DO GOLVELLIUS??
    DO MSX Q SHIROMA ENVIOU!!
    NAO CONSEGUI BAIXAR!! ME AJUDA..
    EU ADORO GOLVELLUS..NA DECADA DE 90 GANHEI A FITA DO MASTER E NAO CONSEGUIA ZERAR..SO CONSEGUI QDO ADOLSCENTE!! É UM JOGO MUITO BOM.
    E NAO CONSEGUI AXAR NA NET A VERSAO DO MSX!!
    ABRAÇO
    AUGUSTO

    ResponderExcluir
  11. @Marcel
    Obrigado pela dica Marcel!

    @Augusto
    Eu ainda não testei, assim que o fizer eu posto alguma coisa relacionada à ele no blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. VALEU, COSMAO!
    EXISTE TAMBÉM UMA VERSAO DO GOLVELLIUS EM 3D, MAS PARECE Q É SO PARA PC. EU VI NO YOUTUBE UMS VIDEOS. SAO AS MESMAS MUSICAS. E ATÉ O BARULHINHO DA ESPADA É O MESMO...EU GANHEI UM PLAY 2 DE PRESENTE E CONSEGUI UM CD COM JOGOS DO MASTER ...AÍ TAVA PENSANDO..POXA SERIA BOM Q EXISTISSE UMA CONTINUAÇAO OU OUTRAS VERSOES...FOI QDO VIM AKI NA NET E AXEI TEU BLOG, E TOMEI CONHECIMENTO DESSA OUTRA VERSAO..AÍ PRA QUEM REALMENTE ADORA ESSE JOGO CHEGA DÁ UMA AGONIA QUERER JOGAR AS VERSOES DO MSX E A 3D DO PC RSRSRSRSRSRSSR....MUITO LEGAL TEU BLOG..PARABÉNS!!!!!
    AUGUSTO

    ResponderExcluir
  13. @Anônimo
    Essa versão 3D que você viu nunca foi finalizada.

    Existe também outra versão, dessa vez mais parecida com a original, mas feita totalmente no RPG Maker (só não sei qual versão do programa).

    Nela o criador tentou dar continuidade ao jogo, com a princesa logo no começo contando uma nova história e etc, mas nunca foi terminada também.

    ResponderExcluir