segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Shatterhand (NES)

NES / Natsume / 1991

Quando descobri Shatterhand, me senti como se tivesse voltado na época de ouro gamística da vida de muitos que frequentam aqui: a época onde alugávamos jogos. Infelizmente, não pude jogá-lo no console mesmo, mas a mágica dos emuladores que tanto me proporciona momentos nostálgicos me deu de presente alguns jogos que nunca tive a oportunidade de jogar. Shatterhand é um deles.

Tem jeitão dos anos 80. Tem enredo dos anos 80. Tem CHEIRO de anos 80 e, por isso e pelas suas inúmeras qualidades, ele pode ser considerado um mega clássico.

Em Shatterhand, controlamos um policial chamado Steve Hermann. Steve era um policial comum, exercia sua profissão tranquilamente, até dar de frente com os Metal Command, um grupo de arruaceiros da cidade que ARRANCARAM os braços de Steve. Pessoal violento esse, não?

Mas Steve não se abalou, a Divisão de Regulamentos da Lei e Ordem lhe ofereceu dois braços cibernéticos com a missão de destruir os Metal Command e nosso policial aceitou! Cabra macho!

Assim, Steve virou algo como um Jax, com dois braços biônicos capazes de........de..........bom, de destruir robôs, humanos, paredes e muita coisa pelo caminho! Enredo simples, historia bem fantasiosa, mas quem liga pra isso?

Uma das primeiras coisas que chama a atenção no jogo são seus gráficos. Tudo é bastante caprichado, desde a atmosfera de caos futurístico até pequenos guardas ou cenários de fundo ao fim de uma tarde caótica. O jogo tem cenários belos, sujos e escuros, com muita parafernália robótica e inimigos bizarros.

A movimentação dos personagens é ótima, mas a movimentação de Steve é melhor ainda! Steve, como podem prever, só tem seus braços como arma no jogo. Seus socos dão conta da maioria dos inimigos, mesmo que precise socar várias vezes os mais fortes. Mas o charme do jogo está escondido numa espécie de power-up bastante criativo, pelo menos pra época...


Em Shatterhand coletamos três tipos de orbs. Ao juntarmos 3, uma espécie de robôs-ajudantes surge pra nos ajudar. O tipo do robô depende muito dos orbs coletados, e como são 3 tipos, algumas variações existem.

Esses itens estão dentro de uma espécie de contêiner que mais parece um refrigerador desses de hotel, onde é preciso socá-los até que liberem o conteúdo. No caso dos orbs, socando os mesmos eles trocam de símbolos, permitindo ao jogador, que já os conhece, montar seu robô-ajudante preferido.

Além desses orbs, são encontradas MOEDAS que são usadas pra se COMPRAR desde energia até uma nova roupa mais resistente para Steven. A compra se dá em algumas plataformas identificadas, o valor varia de acordo com a fase e o lugar, o que muitas vezes obriga o jogado a juntar uma boa quantidade de moedas caso necessite de energia mais adiante.

Inimigos e contêiners dão moedas, ou seja, MATAR aqui é bastante necessário!


Os controles de Shatterhand são bons, não são totalmente perfeitos por conta de um certo atraso mínimo nos pulos. O personagem tem um bom peso, não comprometendo os saltos, mas algumas plataformas são bem traiçoeiras e é extremamente comum saltar, bater com a cabeça no alto e acabar caindo em lavas, buracos ou espinhos. 

Tirando isso, atacar com Steven não é uma das tarefas mais fáceis justamente pelo alcance dos seus ataques. Mais uma vez, explorar bem as fases em busca dos orbs se torna bem necessário, a ajuda dos robôs é quase obrigatória em algumas partes.

O jogo não é lá tão difícil, mas também não é zerável logo na primeira vez que se joga, é preciso uma certa malícia com os controles e com os itens do jogo, já que Steven também escala grades. Eu diria que é um jogo difícil, mas com aquela dificuldade gostosa de se aprender.

Shatterhand é um jogo bastante criativo e caprichado. Existe uma boa profundidade de exploração de cenários, uma boa variedade de inimigos e alguma estratégia na hora de comprar HP, procurar por orbs e montar seu robô-ajudante favorito.

Os tipos são bem variados e atacam de diversas formas, o que dá um gás extra na estratégia de ataque para cada etapa ou chefe. Me espanta que poucas pessoas conheçam esse game, principalmente nos dias de hoje, onde a internet está tão difundida e jogos e roms estão tão fáceis de se achar.

Se alguém tiver o cartucho original, se considere uma pessoa de sorte. Ter um clássicos desses no seu formato original é para poucos...



O melhor: gráficos e originalidade nos itens;
O pior: alguns saltos podem irritar;
Moedas: junte várias se quiser chegar vivo no final das fases;

Nota do Cosmão: 9.5

13 comentários:

  1. É véio, esse jogo é um dos que estão na lista pra serem jogados. Só fui conhecer por intermédio do negão (Nigaz) que falou mil maravilhar desse jogo ae XD

    ResponderExcluir
  2. Na boa, eu prefiro a versão japonesa: SOLBRAIN.

    ResponderExcluir
  3. @Sabat
    Pode pegar na fé, jogão muito bacana, só que eu sou meio pato nele, ainda não consegui fechar.

    @Nesbitt
    Ainda não conhecia esse, vou atrás pra checar.

    ResponderExcluir
  4. Esse é um dos melhores games de ação que joguei no NES! Jogaçooooooo!!!

    ResponderExcluir
  5. @Nesbitt
    Esse solbrain é baseado diretamento do TOKUSATSU? interessante!

    @Cosmão
    Vei, esse jogo é FODA, uma pena que também não o fechei ainda, Dammed!
    Mas eu ei de fecha-lo, concerteza, Great Job ;)

    @André
    Gostaria que tu me indicasse alguns titulos do Nes quando puder ;)

    ResponderExcluir
  6. @Cyber Woo

    É fácil, é só visitar a seção de reviews do NES Archive:

    http://www.nesarchive.net/v3/category/jogos/analises/

    É a maior database de games do NES em português. Lendo as análises você vai vendo quais games possam lhe interessar, e aí é só jogar e ser feliz. :)

    ResponderExcluir
  7. Ótima análise cosmão, esse game aí ta na minha lista de maravilhas underrated!!! Dei um notão tb pra ele!

    @NESBIT
    é vc falou q preferia a versão tokusatsu....
    eu não, detesto essse preconceito dos japas fazerem os "baguios" só pra eles.. e o solbrain é uma porcaria tb. Winspector DETONA solbrain! ^^

    @SABAT
    Vai joga agooooooooooooooooooora! :p

    @André
    É me impressionou muito tb, principalmente a jogabilidade, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  8. @NIGAZ
    O tokusatsu pode ser ruim, mas o jogo é animal demais.....kkkk prefiro ainda SOLBRAIN...hehehe!

    ResponderExcluir
  9. Aiai...
    Ver esses jogos de NES me dão uma pontada de arrependimento... Preciso me confessar rs
    Nunca vi esse jogo, e é mais um para se jogar no meu Dingoo ;)

    ResponderExcluir
  10. Eu ia postar falando do Solbrain, esse jogo foi há um mês capa da minha comunidade, Games Alternativos :)
    Eu vim falar do Solbrain também, em todo o caso, a abertura brasileira: http://www.youtube.com/watch?v=PKogwsCIPUA e a em japonês: http://www.youtube.com/watch?v=qudfXvEuj8Q

    ResponderExcluir
  11. Nunca ouvi falar desse jogo de Nes me parece ser muito bom tenho que conferir e pela histroia interesante e também o desafio que empolga .

    ResponderExcluir
  12. helison disse: bons tempos! a versão solbrain também é boa!!! valeu

    ResponderExcluir