domingo, 28 de fevereiro de 2010

Spiderman the Movie (GBA)

Activision / 2002

Acho que todo mundo imagina o que acontece quando uma produtora resolve fazer um jogo baseado em algum filme que está bombando ou ainda vai bombar nos cinemas: devido ao fator tempo, costumam nascer os piores jogos já feitos. E essa regra vale pra muitos games baseados em filmes, principalmente na era Playstation 1, N64 e alguns dos 16 bits.

No Gameboy Advanced não foi muito diferente, exceto talvez por este game que vos trago agora.




Spiderman the Movie, como o próprio nome diz, é baseado no sucesso de bilheteria encarnado pelo cabeça de teia. Nele controlamos Peter Parker e temos várias missões à cumprir. Não me lembro muito bem do primeiro filme, mas acredito que o jogo não segue à risca a película, e talvez por isso tenha tido até um razoável sucesso, diferente das completas merdas que cagam de vez em quando.

À primeira vista, o jogo já chama atenção pelos gráficos mostrados: Spiderman tem uma ótima movimentação, suave como uma.....aranha, enquanto os inimigos, além de variados, possuem vários frames também. Os gráficos do jogo são realmente bem feitos, coisa extremamente rara em se tratando de adaptações do cinema.


Geralmente, com o orçamento em mãos, os produtores operam verdadeiros milagres pra entregar o jogo em prazos curtíssimos, e gráficos são a primeira coisa a ser sacrificada. Em segundo vem os controles.

Controlando o aranha, algumas missões precisam ser cumpridas, enquanto outras tarefas acabam servindo como bônus nas fases. Exemplo: na maioria das fases, temos uma espécie de moeda dourada em forma de aranha pra ser coletada. O número total delas varia de fase pra fase, o que acaba servindo de ótimo pretexto pra dar aquela boa e velha revirada na fase em busca das ditas cujas. Outra coisa "colecionável" no jogo são fotos, em alguns momentos aparece um aviso na tela de que é possível tirar fotos. Se apertar o SELECT na hora, uma imagem do filme fica disponível no menu do jogo para ser apreciada.

Claro, é uma coisa totalmente inútil pra quem já assistiu dezenas de vezes o filme, mas ainda assim, achei legal eles incluirem isso no jogo. Outra coisa bacana é que enfrentamos chefes que não estão no filme, como o lendário Abutre. Não cheguei a terminar o jogo, mas me adiantaram que até um tal de Puma está presente.


Em algumas etapas, é preciso destruir alguns itens de cenário, como barris ou simplesmente salvar pessoas, como o melho amigo da vizinhança faria. Isso adiciona uma boa variedade, não deixando o jogo cair na mesmice de apenas passar fase atrás de fase. E mesmice é o que passou longe daqui.

Entre as etapas, temos um bônus bem curioso onde controlamos Spidey numa visão em terceira pessoa, voando pelos prédios e tentando coletar as bombas do Duende Verde. Admito que fui reprovado em tal fase, não consegui nem pegar uma mísera bomba, o que prova que os controles aqui são horríveis ou eu sou muito pato. Ou as duas coisas.


Falando em controles, o herói tem diversos truques. Spiderman atira teias em diversas direções, podendo agarrar no topo de alguns postes e rodar, pegando impulso pra alcançar itens mais altos ou aquela plataforma com a desejada vida. Além disso, espancar meliantes faz parte da rotina, existe apenas um botão pra socar, o que aliás serve muito bem. O aranha soca, chuta e arrisca até umas voadoras nos inimigos. Juntando isso com o tiro de teia que os imobiliza, temos uma boa gama de ataques no jogo.

Além disso, o sentido aranha está presente, evitando algumas mortes bestas ou avisando que os inimigos que estão logo ali à frente são perigosos o bastante para esmagar o pobre aranha.


Quanto à jogabilidade, eu diria que ela é bastante agradável. Fazia tempo que eu não jogava um game em 2D tão bom do aranha. Ele gruda em qualquer superfície, escala paredes, prédios, muros, fica de cabeça pra baixo e faz inúmeras peripécias no ar. É bem fácil sair voando por aí usando as teias.

No aspecto sonoro, tudo está ok, e apenas ok não é o bastante. Algumas músicas ficaram bem chatas e os efeitos sonoros não são lá aquelas coisas.

Enfim, se querem ter uma experiência recompensadora com um jogo do aracnídeo mais famoso, eu recomendo experimentar Spiderman the Movie pro GBA. Apesar de carregar o fardo de ser baseado no filme, o jogo se saiu muito bem, melhor que muita porcaria pro portátil.

O melhor: jogabilidade agradável, controles firmes;
O pior: as fases de bônus são difíceis;
Fotos: tire todas e terá um filme em slides;

Nota do Cosmão: 8.0

15 comentários:

  1. Achei muito bonito o jogo e já que você diz que salvou de ser uma porcaria baseada em filme eu aceito. O Homem Aranha sofre viu?

    Uma vez li uma análise daquele jogo dele contra o Kingpin de Sega CD. O cara babou muito o ovo desse jogo, falando das cenas de desenho e tudo mais. Fui lá, baixei o jogo e joguei. Fim da história, uma merda de jogo, esquisito, o spider só da um soquinho péssimo. Foi lá no GameHall (só por curiosidade).

    ResponderExcluir
  2. @GLStoque
    90% dos jogos do aranha são um lixo completo. Acho que só um de PSX, dois do PS2 e esse de GBA que se salvaram até hoje.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostava do Spiderman vs Kingpin.......... =/

    ResponderExcluir
  4. @Nesbitt
    Verdade, me esqueci deste, um dos raros jogos do aranha que ainda é jogável...

    ResponderExcluir
  5. Olha, nunca joguei 1 só jogo do aranha para consoles caseiros que realmente prestasse, principalmente esses novos em 3D, pois é fato que mesmo eles não sendo as mil maravilhas, eu me divertia mais no passado quando jogava os beat'n ups da linha Spider man x Venom pra Megadrive.

    Esse ai eu não conheço, mas tem cara daqueles jogos dos primórdios dos games do aracnídeo para o próprio Mega!

    ResponderExcluir
  6. Primeiro jogo que eu vi em GBA, quando eu peguei em um GBA pela primeira vez, era (ainda é) impressionante.

    ResponderExcluir
  7. O Spiderman do PSX presta sim, o que não presta foi a continuação dele.

    Já os Spidermans de mundo aberto, bem, é melhor você jogar Prototype que vai se divertir mais.

    ResponderExcluir
  8. ótima analise!
    Vou dar uma olhada, bom eu acho q tem bons games pro aranha sim...alias ÓTIMOS, mas os melhores mesmo, numa escala são esses:

    1º Spider-man (PSX/N64/PC/DREAMCAST) Spiderman 2 :Enter electro

    2º Spiderman: Maximun Carnage (SNES)

    3ºSpider-Man: The Video Game (ARCADE)

    4º Spiderman:The movie(XBOX/PS2/PC)

    5ºSpider-Man: Return of the Sinister Six(NES)

    6}Spider-Man 2(xbox/ps2/Gamecube/pc)

    7ºUltimate spiderman(XBOX/PS2)

    Esses aí vcs podem jogar na confiança, sao games ÓTIMOS MESMO .
    Eu "agarantchu"! ^^

    ResponderExcluir
  9. Sempre gostei do Spiderman & X-Men VS Arcade, só não consegui passar de quem? Se respondeu do Aranha acaba de ganhar um cubinho de caramelo, mais forte que o pó-de-crê. (Risada do Esqueleto)

    Ps; blogpost motherfucker, vai obrigar-me a assinar como anônimo? Só pa acabar com a graça é o Justo.

    ResponderExcluir
  10. Serio eu nao gostei nem desse ;p

    Mas tem pior o spiderman de nes ;d

    ResponderExcluir
  11. @9voltclub
    O spiderman do NES é um jogo bom e injustiçado... apenas demora pra você se acostumar com a jogabilidade dele. O jogo é FODA e ainda por cima é baseado no arco do Sexteto Sinistro dos quadrinhos.

    ResponderExcluir
  12. @nesbitt
    DISSE TUDO! olha ele lá na lista que eu postei!
    Eu terminei ele já algumas vezes!!
    ^^
    Bons tempos!!

    ResponderExcluir
  13. Nossa nunca tinha ouvido falar desse jogo para GBA pelo vejo deve que ser muito bom vou ter que baixar pra ver .

    ResponderExcluir
  14. Hey I know this is off topic but I was wondering if
    you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter
    updates. I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

    my website ... top treatment for hives

    ResponderExcluir
  15. Spider man lethal foes do SNES é top

    ResponderExcluir