quinta-feira, 11 de março de 2010

CT Special Forces (GBA)


A guerra, na vida real, pode deixar marcas profundas que duram uma vida inteira. Mas nos games, a guerra sempre nos trouxe bons frutos gamísticos. Desde a febre do Doom e seus corredores cheios de demonhos, passando por Counter Strike e suas lan houses cheias de moleques matando aula até o mais atual Modern Warfare 2 com suas missões suicidas, o tiroteio virtual sempre foi visto com um certo preconceito, por influenciar as cabeças mais fracas a saírem matando pessoas por aí. Mas, tanto eu como você sabemos que isso só acontece com pessoas fracas. E fraco, eu não sou!



Sempre joguei jogos de tiro, desde quando descobri Doom no SNES, passando pelo Saturn e chegando hoje aos belos tiroteios do Xbox 360 e PS3. Isso nunca foi problema pra mim, nunca fui impedido de jogar, sempre tive a cabeça no lugar. Acho que uma pessoa que acaba sendo influenciada por jogos violentos, antes de mais nada, já tem alguma tendência pra isso e o videogame acaba sendo só mais um fator a desencadear todo o resto. Mas não vou discutir a violência dos jogos de tiro hoje, deixarei isso pra outro dia. Hoje vamos falar de um joguinho de tiro até que bem simples, mas, por isso mesmo, carismático ao extremo.

Aposto que 99% dos frequentadores do Shugames conhecem o clássico Metal Slug. Pombas, acho que todos vocês conhecem. Pois bem, CT Special Forces parece ter bebido da mesma fonte onde Metal Slug se fez e se criou. Só que aqui as coisas são menos arcades e mais táticas, por assim dizer.

Em CTSF, controlamos um soldado armado com diversas armas e alguns acessórios. A missão é dizimar o exército inimigo enquanto avança pelos cenários, apesar de cada fase ter uma pequena historinha inicial. Até aí, nada diferente dos mais de trocentos jogos do estilo. Agora vem o tempero de CTSF: o realismo, mesmo que em um jogo 2D.

Tudo aqui é baseado em realidade, desde os modelos dos inimigos, armas, locais e tudo mais que se possa imaginar. O jogo segue o estilo Contra/Metal Slug, mas tem um charme totalmente único, totalmente dele apenas.

Os gráficos no portátil da Nintendo estão ótimos. Tanto nosso bravo soldado, quanto os inimigos e demais coisas nos cenários possuem uma boa taxa de frames, o que adiciona mais fidelidade ainda ao game.

As armas respondem da forma correta, as metralhadoras tem sons bem próximos aos reais, granadas e bombas explodem e ferem tanto você quanto os inimigos e até veículos estão presentes. O jogo preza tanto por isso que até paraquedas e etapas com uma sniper estão presentes, todas bem simuladas no jogo.


Apesar de todo esse realismo empregado, seu personagem e nenhum outro no game sangram. É uma falha? Claro que é, mas que pode muito bem ser relevada se for levar em consideração o pacote completo que ele oferece. O personagem não morre com apenas um tiro, há uma barra de energia no alto, bem como caixotes que repõem essa energia estão espalhados pelas fases.

As missões não se resumem em andar, pular e atirar sempre. Em algumas, como eu já citei, é preciso manusear uma mira e salvar os pobres reféns dos inimigos com uma sniper invocada.


Em outra fase, controlamos um helicóptero e precisamos atravessar um deserto enorme cheio de tanques de guerra e outros helicópteros inimigos. A coisa é bem variada mesmo, em alguns momentos até surpreende a ousadia dos produtores.


Ousadia, tava faltando essa palavra nessa resenha. Se tem uma coisa nesse jogo que podemos ver logo de cara é a ousadia da Hip Games ao detalhar nas mínimas coisas as minúcias de um jogo de tiro.

As primeiras fases podem parecer até repetitivas, mas espere chegar no deserto e se infiltrar numa base subterrânea para ver como as coisas variam. Portas precisam ser destruídas, bem como lançadores de mísseis e minas terrestres estão por toda parte. Me senti o Rambo nessa fase.


CT Special Forces talvez não seja tão conhecido assim, afinal, saiu para GBA e poucas revistas na época deram a devida atenção ao game. Mas, mesmo assim, o jogo se tornou uma série de 3 games, um melhor que o outro e que valem uma experimentada. Aposto que vão se surpreender também.

Nota: 8.5

17 comentários:

  1. Taí um belo joguinho q não conhecia, GBA e suas pérolas escondidas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse jogo. Preciso fazer uma lista dessas pérolas, baixar e colocar do Flshcart.

    ResponderExcluir
  3. Taí um jogo que não conhecia do GBA! Pelas fotos, parece demais com o Metal Slug Advanced, mas pelo menos esse inova, com snippers e fase de helicóptero! Muito rox!

    ResponderExcluir
  4. Eu joguei a desconhecida versão de PS1 desse jogo

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o jogo, assim como eu curti o metal slug(vide review no retroplayers) com certeza gostarei muito desse. Baixarei em breve.

    Belo review cosmão, quando eles dão vontade de jogar o jogo em pauta é pq foram bem escritos!

    ResponderExcluir
  6. Joguei só a primeira fase.
    Vendo as outras, parece um Metal Slug + Thunder Blade + Splinter Cell. :)

    ResponderExcluir
  7. Caramba, quando vi as fotos, faleI METAL SLUG???

    Esse com certeza vou jogar !! ja até marquei o nome OO

    ResponderExcluir
  8. Esse com certeza vou jogar !! ja até marquei o nome OO ²

    O loco! Adoro game desse estilo! Não entendi bem o uso do realismo, mas jogando vou definir melhor.
    Excelente como sempre cosmão!
    Jogaço mesmo esse ai!
    O gba relamente tem muito jogo bom escondido..

    @9volt
    Ps1? E igual o game? 2d e tudo?

    Abração a todos!

    ResponderExcluir
  9. Bacana ter apresentado esse jogo pra galera, não imaginava que tanta gente não conhecesse ele.

    @9volt
    Versão PS1?? desse Special Forces ??
    Conte-nos mais...

    @nigazallucard
    o fato de ser realista se dá principalmente nos detalhes do jogo: cartuchos voam quando se dá tiros, a fidelidade nas armas, no comportamento dos inimigos e no level design também, recomendo muito o jogo.

    ResponderExcluir
  10. Nossa é a cara do Metal Slug, e parece ser muito bom por sinal!!
    Só no aguardo de um pc para jogar no emulador, hahaha!!

    Excelent post :D

    ResponderExcluir
  11. O Advanced é sem dúvidas o melhor portátil que existe; joguei muito esse jogo, é ótimo mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Ei pessoal eu querer saber como passa da fase do para quedas, alguem poder ajudar por favor????? obrigada

    ResponderExcluir
  13. tbem n sei como abre essa merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, faz tempo a pergunta, talvez vc já até tenha descoberto, mas vamos la´, quanto tem o evento do para quedas, aparecem dois medidores nos cantos da tela, o da esquerda é o movimento do personagem que podemos controlar movendo para esquerda ou direita e o medidor do lado direito é a altitude, esse é automático, perceba que há um seta no medidor da direita que vai descendo e que ambos medidores tem uma faixa vermelha bem no meio delas, vá alinhando o da esquerda bem no centro, na faixa vermelha para qdo o da direita alcançar a faixa vermelha tbm, vc aperta o botão B para abrir o para quedas com segurança e não perder vidas

      Excluir
  14. Parabéns pelo matéria Cosmão, esse jogo é fantástico, joguei muito no PS1, agora achei a rom para GBA e em breve aparece série dele no canal, tava planejando desde o ano passado qdo tentei pela rom de PS1 e não consegui, aí acabei achando a versão de GBA por acaso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rogério! O GBA conta com três versões desse jogaço, faça a festa hehehe!

      Excluir
  15. Tem um site que tem as isos do Ct special forces 1,2 e 3 para PS One segue o link http://www.ultimaroms.com/recherche.php?requete=ct+special+forces+

    não sei porque na busca do site o primeiro CT não aparece mas tem lá.

    Baixei e já testei no epsxe versão 1.90

    Lembrando que pra que o CT para PS One so achei as isos da região européia, acredito que não foi lançado este game na américa para PSX.

    ResponderExcluir