sábado, 20 de março de 2010
The Lucky Dime Caper
Demorou, mas saiu uma atualização do Shugames. Essa semana foi tão corrida, mas tão corrida, que o Flash ficaria envergonhado dos seus poderes ao me ver trabalhando e se aposentaria na hora! Enfim, não sobrou tempo pro Retronado Shining Force, nem pro Diário do Lufia 2, nem pro Clássicos até o Fim do Alundra, nem pra quase nada, visto que a última atualização do Shugames foi no domingo passado.... Mas eu vou me redimir, eu prometo :D ! Ou não.
Bom, hoje vou falar de um jogo considerado um grande clássico dos 8 bits, principalmente por quem tinha um Master System na época. Quem tinha um Master não ficava de barriga vazia de jogos baseados nos personagens da Disney, visto que a Sega trabalhava à todo vapor e despejava no console clássico atrás de clássico, principalmente com Pato Donald e Mickey na parada.
Não me lembro de nenhum jogo com o Pato Donald no Nes, bem como não existe jogo do Tio Patinhas pro Master System. Lucky Dime Caper foi o primeiro jogo do pato estressado nos consoles, pelo menos é o único que me vem na cabeça. Donald tem uma missão nada simples: salvar os 3 sobrinhos, recuperar 3 moedas especiais deles, derrotar a Maga Patalógica e recuperar a tão falada moedinha número 1, do Tio Patinhas. UFA!
Juro que pediria aposentadoria após tudo isso, mas Donald continuou aprontando das suas no Master e também no Mega Drive. Mas isso fica pra uma próxima resenha, prometo.
Em Lucky Dime Caper, como já disse, controlamos Donald. Sendo um jogo de plataforma, Donald precisa pular e atacar inimigos em boa parte do tempo. Para isso, temos 3 métodos: usando o disco como arma, um martelo ou simplesmente pulando sobre o inimigo acéfalo e previsível.
A energia de Donald é medida da seguinte forma: enquanto tiver uma das armas, estará à salvo. Sem elas, basta um inimigo esbarrar nele pro pato ir dessa pra melhor. Simples, eficaz e traumatizante, como todo bom jogo de plataforma dos 8 bits foi. E não reclame, quem jogou na época adorava esse tipo de desafio masoquista. Fomos treinados com jogos de macho!
Bom, Donald começa escolhendo uma das 3 etapas pra salvar um dos seus três sobrinhos. Após salvá-los, é hora de destruir as 3 amigas da Maga, que estão de posse das outras moedas, para então enfrentar o castelo da Patalógica e recuperar a moeda maldita do pato sovina.
As fases são todas temáticas, tendo florestinha, laguinho, deserto, gelo, vulcão, etc. Os gráficos são bem atraentes e Donald possui uma movimentação muito bem feita. Dependendo do estágio, ao deixá-lo parado, dá pra perceber o capricho dos produtores ao ver Donald se manifestar com frio ou calor, mesmo quando morre.
A dificuldade não é tão alta, mas é preciso saber onde pular e como atacar. Talvez a maioria das pessoas que tentaram jogar o game desistiram logo nas 3 primeiras etapas, e o motivo disso é a energia escassa de Donald. Se perder a arma, além de ficar limitado no ataque, se fizer qualquer cagada morre e volta pro início da tela.
Orra, em Ducktales tínhamos 3 pontos de energia, fora que dava pra aumentar com um item especial. Ducktales 2 idem e aqui temos uma mísera chance. Mas não vou reclamar.... Alex Kidd morria de primeira, o que me treinou pra enfrentar qualquer coisa na época. Morram de inveja, nintendistas! :P!
Apesar da dificuldade azeda, o jogo ainda dá algumas mordomias, como juntar 5 estrelas pra ficar invencível (basta ficar matando o mesmo inimigo pra juntar facilmente) ou ainda coletar outra arma com certa facilidade.
Lucky Dime Caper é um jogo bem legal. Talvez ele não passe de frustrante pra alguns, mas tem seu charme mesmo assim.
As músicas são simples e a maioria delas irrita logo de começo, mas ainda assim é jogo que deveria ser melhor explorado por todos.
Nota: 7.0
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Esse é um dos meus games preferidos do velho e bom Master System!
ResponderExcluirConheço pouco o Master mas parece-me um bom jogo, verei aqui. Os gráficos são lindos.
ResponderExcluirNão tem como. É, sem dúvidas, um dos dez melhores jogos lançados para o Master System.
ResponderExcluirJogo de Macho?
ResponderExcluirAcho que foram treinados com jogos de biba.
Vai ser biba pra você ver?
...
Ainda pretendo desvendar os mistérios do Master e jogas esse clássicos da Disney.
...
Boa Análise.
Arrasa Nem!
Não é dos meus preferidos. Acho os ataques, marretada e disco, muito ruins. A ação também é muito lenta se comparada aos outros jogos da Disney do mesmo console, só ver quando fica pendurado no cipó.
ResponderExcluirAcho que Quack Shot é anterior!
ResponderExcluirCara que jogão me lembro como se fosse hoje o comercial na tv quando passava do jogo me lembro que fiquei maravilhado com a abertura for a musica .Meu amigo que tinha o Master System alugou e ficamos jogando por horas mas quando tive o meu nunca consegui passar da quarta fase .
ResponderExcluirQuem critica The Lucky Dime Caper, realmente não conhece video games, até conhecem, mas só video games modernos com o Play2, Play3, XBox.Não que eu não goste mas todos sabem que os melhores gêneos do video game começaram jogando um Nes, Atari, ou até mesmo um Master System.Tenho o game do pato até hoje e ainda me diverto jogando.Foi um acerto incrível da sega, um jogo de 8 bits com cara de 16 bits.Muito bom!!!
ResponderExcluirQuem critica The Lucky Dime Caper, realmente não conhece video games, até conhecem, mas só video games modernos com o Play2, Play3, XBox.Não que eu não goste mas todos sabem que os melhores gêneos do video game começaram jogando um Nes, Atari, ou até mesmo um Master System.Tenho o game do pato até hoje e ainda me diverto jogando.Foi um acerto incrível da sega, um jogo de 8 bits com cara de 16 bits.Muito bom!!!
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