terça-feira, 2 de março de 2010

Retronado: Shining Force [1]


Enfim, galera, é hora de começar mais um Retronado no Shugames!

Demorou pra eu me decidir, estava entre 5 jogos pra fazer o próximo Retronado aqui no Shugames, mãããss, como ainda não passou por aqui nenhum jogo estratégico, resolvi optar por um grande clássico do Mega Drive. Alguns já podem adivinhar, clássico de estratégia no Mega Drive só existe um.....,sim, ele mesmo, o eterno Shining Force!




Confesso pra vocês: nunca fiz nenhum detonado/retronado/diário de nenhum jogo estratégico, mas, dando uma lida no Diário do Langrisser do Gagá e no ótimo Retroaventurando-se de Advanced Wars, ainda em andamento do meu amigo Fara (Retroplayers), acabei me animando mais. A última vez que cheguei ao final desse jogo eu nem lembro quando, de tanto tempo que faz. Vai ser ótimo revisitar alguns lugares e rever os grandes personagens do jogo, e espero que vocês curtam também!


Shining Force tem um sobrenome: The Legacy of Great Intention. Seja lá o que isso signifique, não faz muita diferença. A história gira em torno de Max, chamado aqui carinhosamente de Cosmão, que tem a missão de impedir que o vilão Darksol reviva o lendário Dark Dragon. Para isso, será preciso contar com a ajuda de vários personagens que vão travar batalhas acirradas com as tropas de Darksol por todo o território de Rune, o mundo do game. Começamos nossa aventura no Reino de Guardiana, a casa de Cosmão e lar de muitos acontecimentos do enredo.

De cara, a cena mostra Cosmão sendo treinado por um centauro do reino, o qual eu fico sabendo o nome depois: Varios. É bom se acostumar com esse tipo de personagem: centauros são praticamente uma marca registrada da série.

Pois bem, após o coronel Varios me dar um descanso, entrei na contrução acima e surge um carinha, provavelmente amigo meu, perguntando como foi o treinamento e etc. Como ele me impede de sair, voltei pra falar com Varios e, nesse momento, surgiu um soldado do reino dizendo que o Rei de Guardiana precisa conversar com Varios. Eu achei que fosse uma conversa básica entre líderes, mas Varios me alerta pra eu me preparar pra uma batalha eminente.....cruzes, já começamos com tudo, pelo visto. Voltei pra dentro da construção e o mesmo carinha ainda estava lá, assustado por ter visto a cara espantada de Varios. Pelo jeito as coisas vão esquentar aqui...

Ganhando o controle de Cosmão, estou livre pra dar uma explorada na cidade. Em Shining Force, os comandos se dão por um menu bem carismático, outra marca da série. Pra conversar com as pessoas, é preciso parar na frente delas e escolher o comando TALK. Existem outros comandos que surgem em diversas situações, aos poucos vou comentando sobre eles.

Como estou sem nenhuma grana e não dá pra sair do reino, resolvi subir até o castelo pra ver como andam as coisas. Pelo visto cheguei no fim da conversa, só deu pra escutar Varios dizendo que não há outro jeito senão me enviar com uma tropa pra um lugar desconhecido ainda...Falando com o Rei, ele explica a situação:

"Por séculos, nossos soldados tem guardado com suas vidas o Gate of Ancients. Não sabemos ainda o que existe além desse portão, mas os Ancients sabem e selaram tal portão e pediram-nos para guardá-lo. E agora descobrimos que falhamos em nossa missão. Sinais mostram que as tropas de Runefaust estão diante do tal portão e é nosso dever impedí-los de entrar."

Varios interrompe: "mas não precisamos ter pânico, temos um bom grupo de jovens e fortes guerreiros." AH TÁ!

Nova, um tipo de sacerdote e comandante do meu time, alerta pra sairmos da cidade sem deixar o povo em pânico, eles querem evitar que as pessoas entrem em desespero por conta disso. Parece que guardar o Gates of Ancients era o legado do povo de Guardiana e, com a intervenção de Runefaust, as coisas podem ficar complicadas.


Bom, sabendo da tal missão, saí do castelo e logo surge um grupinho de pessoas das mais diferentes estirpes. O primeiro se apresenta como Luke, o guerreiro, o centauro se chama Ken, e diz que está ao meu dispor. Os outros dois são Tao, uma aprendiz de feiticeiro e Hans, o arqueiro do grupo. Antes de partir, surge aquele carinha lá do começo do game, dizendo pra não partirmos sem ele. Seu nome é Lowe, um aprendiz de white mage.

Com um grupo bem balanceado, talvez não tenhamos problemas na batalha. E assim começa a formação da SHINING FORCE!
Nova surge logo em seguida e me pede pra falar com o Rei, que me dará as últimas informações. Falando com ele, ele me entrega alguns suprimentos, uma quantia em dinheiro, dá um tapinha nas costas e me deseja boa sorte. É, vou precisar realmente...

Na próxima etapa, vamos entrar em batalha e ver do que são feitos esses parceiros realmente!

9 comentários:

  1. Tá aí uma série que eu nunca botei a mão rapás!!
    Vou acompanhar esse!

    "I fear the Worst, Cosmão! Prepare Your self for True Battle!!" Eu ri pa caraio ahUHAUhauHAUh

    ResponderExcluir
  2. Adoro Shinning Force. O primeiro é um bom jogo, mas sofre de alguns problemas. Durante a jogada, repare bem nos atributos dos personagens quando subirem de nível. Constantemente o carinha só sobre o level e não aumenta nada. É foda. Fora isso é legal, tem muitos personagens secretos.

    Um dia termina o Remake para GBA que está parado na minha vida. O segundo jogo é perfeito.

    Estou acompanhando.

    ResponderExcluir
  3. Ver o seu nome em um jogo que se passa em outro lugar pode ser engraçado às vezes,como agora,ri pacas

    Por: @leonardo_angelo

    ResponderExcluir
  4. Um jogo maravilhoso e que é um dos meus pecados, joguei esse game no Dreamcast, porém lembro de nunca ter jogado até o final!!
    Gostei muito, mas não lembro o porque! hahahah!!

    Excelent retronado meu caro!

    ResponderExcluir
  5. Valeu galera, hj mesmo, logo mais, postarei a segunda parte do retronado, a primeira batalha do game!

    ResponderExcluir
  6. Aí Cosmão, to louco pra ver a batalha desse jogo. Só de ver um arqueiro, um mago, um sacerdote, um guerreiro e um Centauro já to interessado. São elementos de um RPG medieval que pra mim é o que faz a diferença, adoro jogos que envolvem esse tipo de personagens!

    Você me fez lembrar tbm que eu preciso dar sequencia no meu retroaventurando-se hahahahah

    Vou acompanhar seu retronando sem dúvida alguma, bom jogo pra vc e pra nós que acompanhamos!

    Fara

    ResponderExcluir
  7. Shining Force 2 é um dos meus jogos favoritos. Curiosamente, nunca joguei o primeiro jogo.

    Aliás, primeiro primeiro "mesmo" é o Shining in the Darkness, que estou jogando há alguns dias e pretendo terminar nesta semana. É bem legal, mas é outro estilo totalmente diferente.

    ResponderExcluir
  8. melhor jogo que existe depois de pokemon

    ResponderExcluir

  9. ola.. eu estou jogando mais não consigo upar armas mais, compro as armas mais fortes e elas não fazem nada, vou no equipamentos e utilizar e não aparecem alguém sabe o que e isso...

    ResponderExcluir