quarta-feira, 3 de março de 2010

Retronado: Shining Force [2]


Antes de partir realmente pro primeiro combate, como o rei foi generoso ao me dar uma graninha, fui torrá-la nas lojas da cidade. Comprei algumas herbs, dei pra alguns membros da equipe e resolvi seguir em frente. Em Shining Force funciona assim o esquema de itens: você compra e põe em um dos slots disponíveis de cada um dos personagens. Cada um tem 4 slots, um geralmente já vem ocupado com a arma dele, sobram 3 pra por itens, acessórios e outras bugigangas.

Bom, com a equipe armada, dei um rolê pela cidade, mas não achei nada de interessante. O castelo de Guardiana é enorme, com torres, salas e algumas coisas ainda inacessíveis (leia-se: salas cheias de baús guardadas por homens fortemente armados). Como eu ainda sou um peido perto deles, segui meu caminho, saindo da cidade.

Já que saí surgiu uma carroça que nos levou até o objetivo, uma muralha à leste do mapa. Chegando lá, problemas surgem: um grupo de goblins, alguns dwarves e um centauro-knight estão tentando abrir uma porta dentro da construção, mas são surpreendidos pelo meu grupo. Um terremoto abre uma fenda enorme do lado esquerdo do lugar, mas a batalha tem início assim mesmo!


Shining Force tem um esquema de batalha único, onde cada membro no campo de batalha tem seu turno próprio, diferente de outros jogos do estilo, onde os turnos se intercalam entre a vez do jogador e a vez da CPU. Aqui o lance é posicionar bem cada membro, pois o turno deste só vai voltar quando todos os outros se moverem. Cada vez que controlar um guerreiro, é possível andar por um determinado espaço, usar um item ou ir perto do inimigo para atacá-lo.

Dependendo da profissão do guerreiro, o grau de alcance do ataque varia. Arqueiros são ótimos pra atacar a distância, enquanto guerreiros são melhores no corpo a corpo e magos é preferível deixá-los longe da encrenca, castando magias à distância. Mas isso tudo todos vocês já devem estar carecas de saber, vamos pra batalha em si.

No campo de batalha, alguns goblins, dwarves, os centauros e meu time. Eles estão todos ao norte e pouco se movem no começo. Preciso chegar até eles movendo cada um dos membros. De longe, Ken é o que mais consegue andar, muito provavelmente por ser um centauro.

Lowe se mostra o mais inútil até o momento. Como é um white mage, fica complicado colocá-lo já de cara no meio da fogueira. Preferi poupá-lo, mesmo que essa primeira batalha seja mais simples. Tao se mostrou uma ótima maga com seu Flare level 1 nos goblins, destruindo metade do HP deles em cada ataque.

Cosmão também arranca uma boa quantidade de HP, juntamente com Ken, que pode arremessar sua arma, ganhando aí um espaço de distância do inimigo, não precisando colar no mesmo pra atacar. A leva de goblins é destroçada em poucos turnos.


Eu fui o primeiro a chegar ao level 3, aumentando meu HP para 14, seguido por Tao, Luke e Hans que alcançaram o level 2. Os dois dwarves que restaram não deram muito trabalho, apesar de quase aniquilarem Luke, pois fiz a merda de mandá-lo sozinho cuidar deles enquanto Lowe curava alguns dos membros.

Destruídos, sobrou pro centauro líder. Ele acabou por destruir Tao, infelizmente, mas o contra-ataque foi devastador, acabando com ele em 2 turnos. Uma das coisas bacanas do jogo é quando acontece um critical: o atacante ataca duas vezes, resultando num MASSIVE DAMAGE!


Bom, o centauro se vai, mas ainda berra que o Lord Kane está atacando Guardiana neste exato momento!! Cacildis, vamos voltar correndo pra lá!!!

Ao sair da dungeon, noto que a fenda causada pelo terremoto acabou por impedir minha passagem até Guardiana, me forçando a fazer o caminho mais longo, por cima. Pior, o lugar está cheio de inimigos, alguns até cercando Guardiana, todos com gritos de guerra. O bicho vai pegar por aqui...

6 comentários:

  1. Pô, que legal, tem até animação pros ataques. Os cenários das animações mudam conforme vc esteja num castelo ou em um descampado? To gostando do que estou vendo, já sou seguidor assíduo deste retronando!

    Fara

    ResponderExcluir
  2. Perdão pela minha ignorância, mas esse jogo é da mesma série de Shining in the Drakness?

    ResponderExcluir
  3. Sir Cosmão LV3!! kk

    Boa XD eu curti muito a telinha de luta tb, essa perspectiva ficou jóia!! E os gráficos da parte de exploração são melhores do que eu pensava!!

    ACOMPANHANDO xD

    ResponderExcluir
  4. @Adriano
    Os cenários mudam sim, em cada região que a luta acontece, um cenário de fundo diferente, esse é um dos diferenciais bacanas da série.

    @Oráculo
    Shining in the Darkness faz parte do universo Shining criado pela Sega, mas não tem a ver com o enredo dos dois Shining Forces. Além dele, existe o Shining in the Holy Ark, Shining Wisdom (ambos pra Saturn) e os dois Shining Forces pro PS2.

    @Sabat
    Os gráficos do jogo são excelentes mesmo pros padrões de hoje.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pelas informações!

    Vou corre atrás desses jogos, e parabéns pelo Retronado! Eu também adorava mudar o nome dos personagens dos jogos! No Crono Trigger eu chamava a Lucca de Bulma =D

    ResponderExcluir
  6. Raios, me empolguei em jogar... sorry, não vou ler o diário :) Vai em frente aí que deve ser bom demais esse negócio!

    ResponderExcluir