sexta-feira, 5 de março de 2010

Shinobi (arcade)


Durante muitos anos eu acreditei inocentemente que Shinobi havia nascido no Master System. Na melhor das hipóteses, no Mega Drive. Foi um dos primeiros jogos que joguei pro Master. Os anos se passaram e acabei descobrindo pela magia dos emuladores que o jogo nasceu nos Arcades, com esta versão. A versão do Master é a conversão direta dos arcades, o que me fez sentir-me em casa jogando essa versão.

Em Shinobi controlamos Shinobi............, bom, na verdade o nome dele é Joe, um ninja equipado apenas com shurikens e uma espada. Temos a missão de derrotar um lunático que pensa que o mundo é seu playground e colocou todos os seus amiguinhos pra brincar ali. Além disso, ele sequestrou um monte de gente igual e deixo-as amarradas no chão em diversos locais das fases. Pelo menos ele foi um pouco original. Só um pouco.




Nessa versão arcade, como é de se esperar, tem gráficos melhores, bonecos maiores e algumas diferenças básicas. Os chefes aqui dão as caras no final de cada estágio, sempre lançando alguma magia, soltando inimigos ou fazendo alguma graça. As músicas são as mesmas do Master System, o que significa que existem
apenas duas: uma pra etapa, outra pro chefe e fim de papo.

Uma das diferenças cruciais está no número de inimigos, notado principalmente no bônus. É tanto ninjinha pulando na tela que dá pra ficar maluco tentando em vão acertar todos. No jogo em si, o número é maior também, mas são os mesmos inimigos que foram pra versão do Master.

Temos o policial do Village People, os samurais com aqueles facões, os mergulhadores que saltam da água e os covers do homem aranha pendurados nas paredes da segunda etapa. Vá lá que não são tão variados assim, mas acho esses inimigos do Shinobi bastante carismáticos. Bom, mais carismáticos que qualquer jogo do Bubsy eu tenho certeza que são.


As armas de Joe são encontradas com as pobres pessoas amarradas, a maioria dá pontos, alguns dão power-ups (que melhora a espada), outros dão upgrades pras shurikens e os mais raros dão vidas. O objetivo do game é achar todos nas fases, então nem pense em tentar correr pra passar tudo logo. Uma que com trezentos inimigos pela frente fica complicado sair correndo...

Como todo bom arcade da Sega na época, Shinobi é um engolidor voraz de fichas. Gastei umas 20 delas só pra atravessar as 3 primeiras fases, que dirá as etapas mais avançadas onde existe um inimigo a cada plataforma. E quer saber? Não reclamo disso, não hoje pelo menos, quando uso uma tecla do teclado pra continuar jogando de graça. Como é doce a modernidade...


Não há mais muito o que se falar do jogo. É um jogo de plataforma onde controlamos um ninja saltitante com a missão de resgatar um exército de pessoas iguais. Ponto. O que vier além disso, certamente é lucro.


Nota Final: 7.0

15 comentários:

  1. Um jogaço, apesar da falta de criatividade e do fato do ninja revelar sua identidade secreta andando sem máscara por aí.

    Mas nesses tempos de Naruto onde os ninjas usam roupas espalhafatosas isso não é nada!

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar desse jogo. Incrível como conseguimos escarafunchar as coisas e achar artigos interessantes.

    Nem sabia que Shinobi começou no Master.
    E nem sabia que existia Ninja sem máscara. Como assim?

    Como de costume jabazarei aqui com Shinobi III. Dá uma olha lá. Foi o meu segundo texto no mundo.

    http://glstoque.blogspot.com/2009/08/shinobi-iii-return-of-ninja-master-mega.html

    Arrasa Nem!

    ResponderExcluir
  3. É importante que vc grave onde atacar e quem atacar, tipo o Decapattack, ou seja, sem gravar os movimentos, não dá. Mesmo assim, adoro esse jogo, seja nas versões de Arcade ou de Master System.

    ResponderExcluir
  4. Belo review!
    Mas não fale assim do Bubsy perto do @CaioCorraini,ou ele te dá uma voadora!
    BRINKS
    Parabéns Mr.Cosmão!

    Por:@leonardo_angelo

    ResponderExcluir
  5. @Oráculo
    Não tinha notado que ele andava sem máscara O_O

    @GLStoque
    Shinobi 3 eu terminei com GOSTO!

    @Talude
    Com certeza, essa regra se aplica a quase todo arcade antigo da Sega e até à alguns jogos dela pro Mega Drive. Acho que por isso a Sega fazia sucesso, seus jogos requeriam um planejamento, nada era jogado na louca...

    ResponderExcluir
  6. @Leonardo
    Falei de propósito sobre o Bubsy, adoro falar mal daquela porcaria só pro Caio ficar putinho :D

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ser fã da franquia, o primeiro Shinobi até hoje eu não joguei até o seu fim... mas espero fazer isso ainda este ano. Grande série, que merecia um novo jogo nos consoles atuais.

    ResponderExcluir
  8. vcs estao ressucitando minha vida flipper da minha estoria gamer T.T
    esse ai eu jogo até hj, vira e mexe ponho ele no mame.. muitas lembranças memso... rios de fichas.. aiai q saudade, foi o jogo da minha pre adolescencia.. esse e final fight.. bons tempos...nem palavras pra comentar..
    Nota 10 o review, e 10000 por "por no ar" um dos games da minha historia gamer q tenho as lembranças mais vividas ainda. E gosto dos do mega, mas esse ai foi o primeiro, e era maravilhoso.


    Vale uma curiosidade sobre ele, a versao original da SEGA tinha vozes, feias mas tinha, porem a q rolava mais nos flippers da epoca eram as bootlegs que nao tinham vozes.. e por exmplo, so o MAME emula essa rom das vozes, porem a versao q todo mundo jogava eh a verdadeira do system 16, SEM VOZES!

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Caaaara, tem até o homem-aranha rsrsrsr
    Vou jogar a versão para Master System :)

    ResponderExcluir
  10. Cara! Eu amo esse jogo, mas não o do Arcade, mas sim o do Master... A musica da primeira fase é uma das que mais me trazem lembranças, a versão remix tocada na também primeira faze do Alex Kid Shinobi é mais viciante ainda... Hey! Escreve sobre essa versão do Alex, essa eu ia ler com que nem um adolescente dando a primeira trepada...
    :-)

    ResponderExcluir
  11. @Yoz
    Aproveita então e visita o AS FASES DE UM CLÁSSICO do Alex Kidd in Shinobi World, escrevi tem um tempo já!
    http://shugames.blogspot.com/2009/12/alex-kidd-in-shinobi-world-sms.html

    ResponderExcluir
  12. Caramba esse ai é jogão viu joguei muito ele no Master na epoca nunca fechei mas curtia demais suas musicas e fases.

    ResponderExcluir
  13. Shinobi arcade é d+, joguei muuuuuuuito! Mas e agora onde encontrar esse jogo?... se alguém puder me ajudar! VLW!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Cosmão vou te dar uma ideia. Pq vc não faz um tutorial sobre o MAME? Acho que muita gente que acompanha teu blog ia se amarrar

    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Um dos melhores jogos de Arcade da minha época.

    ResponderExcluir