quarta-feira, 24 de março de 2010

Sonic Advanced (GBA)


Durante muitos anos, Sonic e Mario travaram uma saudável batalha no qual cada um estrelava uma obra prima por parte de suas produras. Se por um lado saía o estupendo Super Mario World, do outro a Sega contra-atacava com Sonic 2, 3, Knuckles. Arrisco dizer que 90% dos jogos estrelados por esses dois ícones na época dos 8 e 16 bits são obrigatórios pra qualquer um que goste de games hoje em dia.

Os tempos passaram, a Nintendo seguiu por um lado, a Sega por outro, mas ainda lançando seus petardos com suas crias, como Sonic Adventure e Mario 64. O Playstation entrou na briga e, mais tarde, com o Playstation 2, a Sega acabou por desistir do mercado de consoles e enterrar de vez o Dreamcast. E suas franquias?




Algum tempo após, ela mesma anunciava que lançaria seus principais jogos agora em múltiplas plataformas, pra alegria de muitos e lágrimas de poucos. Sonic foi um desses, que, num belo dia, contrariando todo o passado das duas empresas, resolveu brilhar num portátil da Nintendo. E como brilhou!



Sonic Advanced foi lançado em 2001, época do auge do GameBoy Advanced, e fez bonito na telinha. Sonic estava renovado, estava rápido e estava voltando onde nunca deveria ter saído: as deliciosas plataformas 2D. Desde o Mega Drive não se via um jogo tão bom com ele. Desculpem os fãs de Dreamcast, mas Sonic brilha muito mais em 2D.

Sonic Advanced tem ótimos gráficos, cheios de efeitos novos, músicas novas e algumas coisas pra trazer à tona as boas lembranças do Mega Drive. Por exemplo, temos fases em uma indústria imitando a eterna Chemical Plant Zone, outra em uma geleira que lembra bastante IceCap Zone e uma em um cassino, a qual dispensa apresentações.

Em todas as fases, novas geringonças do sádico doutor Homem-Ovo aparecem pra tentar deter Sonic. E em todas as fases, temos novos brinquedinhos pra fazer Sonic correr mais ainda. Desde corrimãos até pequenos bastões em paredes, camas elásticas, tubos, as famosas molas e toda parafernália necessária pra se obter velocidade. À cada fase alcançada, o jogador vai descobrindo novos aparatos pra testar com Sonic.


Falando nisso, no jogo podemos ainda controlar Tails, Amy e Knuckles. Todos tem os movimentos que os consagraram, como Tails voando com as duas caudas, Knuckles socando e fazendo até um dragon punch e Amy usando sua marreta que......que......Pra falar a verdade, não sei o que Amy faz aqui, ela mal consegue correr, atacar e pular. Sinceramente, o jogo estaria melhor sem ela...

O jogo tem ainda tem um modo estranho de criação daquelas criaturas que apareceram em Sonic Adventure, os Chaos. Claro, poderia não existir pois não faria falta.

O sprite de Sonic é novo, baseado no novo modelo dele criado para Sonic Adventure. Tails, Knuckles e Amy também tem novos sprites e a movimentação de todos é muito caprichada. Ele ainda pula e dá um spin-dash no ar, o que pode livrá-lo de alguns perigos com inimigos espinhudos. Existe um botão em que ele faz umas graças como sair dando cambalhotas, um ataque bem estiloso.


Uma coisa a ser elogiada é o design das fases, há exploração sem comprometer a velocidade, como os jogos do Sonic pro Mega Drive. Todas elas priorizam a velocidade, com as várias ferramentas que já citei espalhadas em lugares específicos para fazer Sonic VOAR pelas fases.

Os inimigos estão de volta, a imensa maioria nova e o outro tanto reformulado. Não existem em grande número, como em Sonic 1 e 2 do Mega, mas estão ali e cumprem bem seu papel.

O som eu, particularmente, não gostei muito. As músicas estão na média, principalmente se não compararmos com os clássicos do Mega, mas poderia ter ficado melhores. Os efeitos sonoros são os clássicos, e ainda bem que estão assim. Já mencionei uma vez que odeio pegar esses hacks onde trocam o fluido som de pulo de Sonic por algo extremamente..... imbecil.


No geral, Sonic Advanced é um ótimo jogo, traz alguma nostalgia em algumas fases que, claramente, foram inspiradas nos grandes clássicos do Mega Drive. Pode não ter uma seleção impecável de músicas, pode não trazer o sprite original e tão querido do Sonic e não ter o mesmo charme em geral, mas não deixa dúvidas de que foi uma das melhores coisas que já fizeram com o porco-espinho fora de um console da Sega.

Nota: 8.5

8 comentários:

  1. Arrasou no Review e comigo.

    Estou jogando esse jogo atualmente e pretendia fazer um post dele. Foi um alívio depois de enfrentar Sonic Bush, aquela bomba. Droga. Você acabou com minha vida. Podia ter escrito um texto ruim, assim eu poderia postar um bom texto. Agora que o seu ficou ótimo não tem mais graça.

    ResponderExcluir
  2. eu acho a saga advenced não tão legal assim. Os principais defeitos são Special Stage ruim de pegar, as músicas são regulares. Esse primeiro eu ainda acho melhor que o 2, apesar do cenários do 2 serem mais legias eu nao gosto da falta de inimigos dele e dos chefes serem sempre correndo

    ResponderExcluir
  3. È esse game do Sonic passou despercebido por mim, Dammed -_-"
    Mas parece ser bacana :D

    Sempre um grande Post Cosmão :D

    Abraço ;)

    ResponderExcluir
  4. "Desculpem os fãs de Dreamcast, mas Sonic brilha muito mais em 2D"

    Não nenhuma duvida quanto a isso amigo. Sabe que estive viajando esses dias né, adivinha o que joguei pra passar o tempo la no meio do mato: SONIC 1 na coletanea Sonic Mega Colection que eu tenho para GC! Sonic em 2D não tem comparação, nenhum outro jogo consegue igualar a diversão.

    Rapaz, e esse eu não conhecia não, como estou meio na febre de jogar Sonic (aguarde especial no Retroplayers) vou jogar esse também!! XD

    ResponderExcluir
  5. Esse jogo é ótimo, zerei ele há algum tempo atrás, mas não consegui achar todas as Special Stages... Ele tá separado para ser rejogado no Dingoo, depois de eu pagar os meus pecados :P

    Sonic é melhor que Mario.

    ResponderExcluir
  6. Que Sonic 4 seje tão bom ou até melhor do que esse. Belo review Cosmão!

    ResponderExcluir
  7. esse aí eu considero um jogao, infinatemente a melhor saga de sonic depois da saga original. Acho melhor até q os adventure os sonic "trash".
    As musicas realmente são regulares, mas são um bom trabalho, em uma geração onde musicas midi sao em 4º plano.

    Analise perfect!
    Ainda nao terminei nenhum dos dois.. ainda...

    "sonic é melhor que mario"²

    ResponderExcluir
  8. Realmente esse Sonic do gba está muito bom pelo pouco tempo de jogo que cheguei a jogar na epoca e achei também as musicas um pouquinho chatas .Mas que nada atrapalhe a jogatina o que vale é jogar e curtir e se lembrar dos velhos tempos .

    ResponderExcluir