terça-feira, 9 de março de 2010

Streets of Rage 3 (Mega Drive)


Hoje vou falar sobre um jogo que muitos consideram a ovelha negra de uma série muito prestigiada no Mega Drive. Trata-se de Streets of Rage 3, o grand finale da série clássica da Sega de bater em pessoas na rua. Mas por que muita gente odeia o jogo? Claro, não tem o ar de novidade do primeiro game, nem a evolução magnífica do segundo, mas é complicado entender o por que de tantas pessoas não gostarem dele....Enfim, eu sempre gostei e tentarei mostrar o lado bom das coisas do jogo.


Streets of Rage 3 conta uma nova história, mas pega emprestado 3 integrantes da equipe da segunda versão. Axel, Blaze e Skate estão de volta, todos com movimentos reciclados e um ou outro novo, só pra dizer. O estreante é um andróide enorme chamado Zan. Zan tem um papel fundamental na nova trama: localizar explosivos espalhados por toda a cidade e ajudar a turma a impedir que um novo lunático faça fezes denovo.

Acontece que Mr. X, o mesmo que chutamos a bunda nas versões passadas, resolveu brincar com robozinhos e, com a ajuda de um parente do Dr. Willy, está criando robôs e colocando no lugares importantes tanto da política como da segurança da cidade. E ele ainda espalhou bombas por todo canto, tudo pra despistar a polícia e os oficiais enquanto a podridão rola por debaixo do pano! Pelo menos dessa vez dá pra dizer que o maluco foi criativo.


Zan não é a única novidade no jogo. Além dele, um canguru treinado pode ser habilitado mediante uma condição simples: matar seu tratador numa luta de dois contra um. Roo, o canguru, é uma novidade bacana, diferente e que dá uma boa variada nos lutadores.

Mas ainda tem mais....Com um código, é possível liberar Shiva, o lutador que protegia Mr. X no final do segundo game e que aparece pra apanhar neste terceiro também. Shiva tem movimentos bem limitados, mas não deixa de ser uma novidade.

Sobre os lutadores, todos mudaram de visual. Blaze ainda está gatíssima, com um cabelão, saia justa mostrando as pernocas e com golpes bacanas. Mas não achei ela tão apelativa como no primeiro e segundo game. Axel ainda possui o gancho apelão do segundo game, mas ele foi enfraquecido, pra sorte dos inimigos. Skate agora tem uma corridinha como especial, substituindo o golpe parafuso que ele iniciava no ar.

Zan é um dos personagens mais enigmáticos. Por ser um ciborgue, sua força é descomunal e alguns de seus especiais sugam bastante energia dos inimigos. Zan usa a eletricidade pra torrar os bandidos e não pode coletar arma nenhuma. Aliás, até pode, mas elas se tornam uma bola de energia que é usada como uma bola de boliche que derruba os inimigos ao tocá-los.

Roo possui uma boa gama de movimentos também, alguns bem legais em que ele faz bom uso das patas traseiras. Por ser treinado como boxeador, Roo luta de luvas de boxe, mas não é um personagem muito forte. Já Shiva só está no jogo como um bônus mesmo, nem compensa falar muito de seus movimentos.


A cidade do jogo está renovada. Todas as etapas são em lugares diferentes, com caminhos diferentes, mas os inimigos são, em sua maioria, novas versões dos clássicos Garcia & cia. Em alguns trechos é possível ver neon por toda parte, em outros passamos por becos mal iluminados e até uma danceteria cheia de efeitos especiais vira palco pra pancadaria. As fases, no geral, não estão TÃO variadas assim como no segundo game, mas alguns elementos presentes nelas deixam as coisas melhores que antes.

Por exemplo, numa fase na construção, somos obrigados a avançar quebrando muros enquanto um doido montado num trator tenta desesperadamente nos atropelar. Em outra situação, tambores descem de um prédio em construção e acertam quem estiver embaixo. Além disso, na parte do metrô é preciso tomar cuidado com um carrinho que vai e vem nos trilhos. Esses elementos são simples de serem falados, mas dão um gás na jogabilidade e diversificam a pancadaria bruta.


Streets of Rage sempre foi reconhecido como um jogo onde os lutadores tem movimentos bem diferenciados e bacanas. Com Streets of Rage 3 não é diferente. Todos eles voltaram com seus golpes que fizeram fama na segunda versão, mas foram adicionadas algumas coisinhas interessantes.


A primeira delas envolve as armas encontradas pelo chão. Dependendo do personagem, ao apertar dois pra frente mais ataque, um poderoso ataque é desferido. Com Skate, por exemplo, ao pegar a faca, o moleque VOA na horizontal e sai furando quem estiver pela frente. Já Axel de posse de uma espada, aplica um shoruyken estiloso que manda os capangas pra longe.

Aposto que estão pensando que ficou fácil apelar desta vez......ledo engano! As armas tem energia, ou seja, tem durabilidade! Quanto mais usar, mais ela se desgasta e quando menos se se vê, adeus arma.....Mas é bom enquanto dura.


Além desse bônus, agora existe uma pequena barrinha azul na frente da energia que sobe aos poucos. Quando cheia, brilham as letras de OK e, ao usar um especial, a energia não é consumida. É uma mão na roda quando se está no bico no corvo e o chefe está rindo da sua cara.


Contrariando tudo e todos, temos 4 finais aqui! Claro, a maioria depende do grau de dificuldade escolhido, mas quantos jogos de porrada de rua tem tantos finais assim? Só me lembro de Guardian Heroes do Saturn.....com mais de 8 finais, mas aí é RPG misturado com luta.......ok, outro dia eu falo dele.

Algumas fases só aparecem quando se joga em dificuldades avançadas, como a floresta e a torre onde um chefe secreto lhe aguarda. Outra coisa que influencia nos finais é o tempo que se leva pra terminar as fases. Só consegui uma vez na vida chegar nessa tal floresta, e lhes digo: é uma das fases mais sacanas do jogo!


Streets of Rage 3, como podem ver, não é um jogo ruim. Aliás, está MUITO longe disso. Com 5 personagens (+ 1 bônus), várias fases, 4 finais diferentes, músicas de Yuzo Koshiro (Koshirão não estava tão inspirado aqui, confesso), modo versus (ao contrário do que muitos podem estar pensando, ficou bem divertido) e muita porrada, o jogo pode ser sim considerado o fechamento com chave de ouro da série no Mega Drive.

Algumas mudanças podem não ter sido tão adequadas, como uma frescura gráfica aqui e ali (o sprite de Axel ficou........estranho), mas os programadores incluiram muita coisa nova pra agradar à novatos e veteranos na série. Vale lembrar que a versão japonesa do jogo (Bare Knuckle 3) foi bem modificada ao ser lançada nos EUA. Basicamente as cores de alguns personagens e alguns chefes foram trocados, além da história ter sido levemente mudada com a troca de alguns nomes. Maldita seja a censura....

Acho que muita gente esperava algo no naipe de um Streets of Rage 2 na continuação, ou seja, mais do mesmo. E uma coisa que Streets of Rage 3 não pode ser considerado é mais do mesmo. O jogo realmente inovou bastante.

Nota: 9.0

28 comentários:

  1. Eu nunca vi ninguém dizer que odeia Streets of Rage 3 não. Essa afirmação para mim é novidade

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo
    Em comparação com os outros 2, Streets 3 sempre sai perdendo pra maioria das pessoas. Pra mim, ele só não supera o 2 em se tratando de variedade de fases, no resto eu acho ele muito superior.

    ResponderExcluir
  3. Tabém da pra habilitar/jogar com aquele personagem com visual de Village People e acredite ele é o mais forte dos secretos

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo
    Disso eu não sabia!!!
    Acho que vou atrás de como habilitá-lo, deve ser comédia demais!

    ResponderExcluir
  5. @Cosmão
    Tanto o Village people , quanto o Ninjinha boss lá dá pra habilitar, só faz um favor pra você mesmo: jogue a versão JAPONESA que essa americana fede!

    =D

    ResponderExcluir
  6. porra, eu achei o 3 o pior disparado. A musica eh horrivel, a fase da discoteca tem iluminação fora da pista de dança ( seila, na epoca isso me incomodou demais :P ) e aquele inimigo ninja que te dá uma carcada me incomodou demais...

    ResponderExcluir
  7. Street of Rage é simplesmente FODA!
    Gostei muito do 3, apesar de que 1 sempre será o melhor.
    Mas o 3 não faz feio e consegue ser bom naquilo que foi proposto a fazer, DIVERTIR, e divertir muito.

    Grande post meu caro ;)

    ResponderExcluir
  8. Minha versão preferida é a II. Mas não renego o III não, adoro os personagens secretos (Shiva, Ash e Roo), os golpes com a espada, que podem ser feitos sem as estrelas e os finais diferentes.

    Uma coisa q não gosto é a a utilização de armas de fogo durantre o jogo e não só no chefe final. E o Robot X é tão difícil quanto a Mandara no Shinobi de SMS.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do post, não me lembro de ter jogado todos os streets of rage pq eu era moleque e faz um tempo já. Mas sei que pelo menos o 1 eu viciei infinitos com meu irmão, zeramos várias vezes. É sem dúvida uma série de jogos dos melhores já vistos desde sempre.

    Belo post, gostei bastante!

    ResponderExcluir
  10. @Talude
    Acho que nunca enfrentei esse Robot X então....pelo menos não me lembro de algo tão traumático quanto a Mandara do Shinobi do Master...

    @Adriano
    Valeu pelos elogios Adriano, acho que o único que não zerei até hoje foi o 1.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto do Streets 3 também. Só achei o I e o II bem melhores, mas ainda assim é um jogo bem legal.

    ResponderExcluir
  12. Sempre vi as pessoas meterem o ferro
    nesse jogo assim como em DK3. As pessoas
    tem problemas sério com os números 3.

    Não me lembro de tê-lo jogado, mas não acho que seja um monte de nada comparado ao 2º.

    Farei uma marotona de SOR assim que tiver tempo.

    Gostei muito dessa análise.
    Arrasou Cosmão.

    ResponderExcluir
  13. Nunca conheci alguem que diz odiar esse jogo, na minha opnião é o melhor deles, e o único que joguei até o fim ^^

    Melhor coisa era catar a espada com a Axel e sair mandando SHORYUKENS à la Samurai Shodown.

    E sim, dê uma olhada no Bare Knuckle 3, é bem melhor.

    ResponderExcluir
  14. O grande problema do SOR 3 é que ele tem dois clássicos precedentes... O jogo é ótimo, mas se comparado aos outros da sua série, é pior de todos (não que seja ruim, veja lá). Agora, JURO que não sabia desse lances de fases secretas! Obrigatório para eu jogar agora (de novo) :D

    ResponderExcluir
  15. O que eu mais gostei desse Street é a possibilidade de jogar com o Shivas... No II dá pra fazer, mas precisa de um código, mas mesmo assim o jogo trava se fizer alguns movimentos...

    ResponderExcluir
  16. Streets of Rage 3 é o ÁPICE da série, e é o mais difícil disparado também, daí a frustração de muita gente com esse jogo XD

    Joguei e rejoguei (sempre com a Blaze, óbvio) até conseguir fazer o melhor final, e tentei terminar no hard depois mas não deu não... pqp dificil demais!!

    Nota: Cosmão, no controle de 6 botões, da pra fazer especiais sem a necessidade da barrinha azul e á hora que vc quer. Ex: especial facão da Blaze: Segura Y, meia de baixo pra cima, solta Y !! XD

    Qualquer especial do jogo pode ser feito a hora que vc quiser, eles só usam comandos diferentes! ^^

    ResponderExcluir
  17. Streets of Rage 3, tem roteiro de filme B, e o mestre Yuzo exagerou um pouco no pancadão tecno.

    Mas apesar disso continua sendo um jogo bem legal

    ResponderExcluir
  18. O Robot X é aquele robô branco que fica girando em torno do próprio eixo e que além disso, possui um temporizador em cima. Se vc não destruir ele no tempo correto e também não salvar o general a tempo, vai ver o final ruim.

    ResponderExcluir
  19. @Sabat
    True! Eu tinha o controle de 6 botões, valeu pela lembranaça Sabat.

    @Talude
    Agora que vc disse, eu acho que já enfrentei esse robô merdinha sim....

    ResponderExcluir
  20. Analise perfeita!!
    É essa versão ficou Underrated memso, pq alem de muitas mudanças, a rilha do koshiro ta muito diferente, devido a época do lançamento do game.. as influencias dele eram do trance/techno. e nao agradou a muitos.

    tem tb onde vc fala das diferenças da japa e a eua, foram muitas, alem das cores dos personagens e nomes,A HISTORIA FOI REFEITA, e ainda por cima o nivel NORMAL da americana é o HARD da japa. Eu fui saber disso a poucos anos atras, quando estava rejogando com um amigo e nao conseguimos terminar de tao dificil que tava.Dai fui conferir no wikipedia e é isso mermo.
    To marcando de pegar a japa pra zera, será q tem algun ips pra versão JAPA?
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  21. O especial com 6 botões era o com o botão X.
    O botão Y era o mesmo que apertar o B por alguns segundos e soltar.
    O botão Z era o mesmo que apertar B+C.
    Outra dica é manter apertado cima+C quando você for arremessado pelo inimigo. (esta dica vale para todos os SoR)

    Bare Knuckle 3 (a versão japonesa de SoR 3) é bem melhor mesmo. Os personagens continuam com suas cores originais (as mesmas do SoR 2), não houve censura...

    Aliás, no SoR 3 eles "esconderam" o nível Easy, e colocaram o nível Normal do BK3 como Easy, o Hard como Normal, e assim sucesivamente.

    E o "Robot X", chefão final citado pelo Talude, é verde (na versão Japonesa, pelo menos).

    ResponderExcluir
  22. Na versão japonesa tem um viado, Ash, que briga pra caralho huahuahua é muito bom.

    Eu acho SOR3 o melhor da série, pra mim sempre foi o mais difícil.

    ResponderExcluir
  23. EU nao consigo colocar cogigos nesse jogo. Como faco??

    ResponderExcluir
  24. O três eu sempre achei o melhor da série mesmo, (apesar das technos), o um é o segundo e o dois é pior, no três eles se encontraram melhor, no dois tentaram colocar novidades que só traziam frustração, no dois tiraram o carro da polícia que eu achava bem legal, e substituíram por aquele ataque que arranca sua vida, o três é o melhor disparado, (é claro que estou falando do japonês, o americano tá uma merda, até as vozes estão muito mais toscas).

    ResponderExcluir
  25. Muito bom esse jogo ele pra mim esta otimo varias inovações e mas 4 finais que doideira disso eu não sabia e nem do outro personagem secreto.

    ResponderExcluir
  26. Ai rapaz que aê de cima que história é essa de um personagem secreto você pode jogar com -Roo o Kanguru,Ash e com um dos mais irados Shiva,confira se puder!!!

    ResponderExcluir
  27. O Streets of Rage 3 é muito bom, assim como o 2 que é tbm excellete. Os dois são muito bons, ao contrário do primeiro que é totalmente podre em jogabilidade/gráficos. Ainda mais com esses golpes especiais que inovou no SOR3!! Terminou muito bem a série SOR, pq o começo dela foi ruim, penso eu.

    ResponderExcluir
  28. Meu preferido sempre será o Streets of Rage 2, por ter a melhor trilha sonora do Yuzo Koshiro na trilogia e ótimos gráficos e fases. O 1 tamém é massa, apesar dos gráficos inferiores. Agora, gostei pracaramba do 3 pela inovação, maior jogabilidade, 4 finais diferentes, poder escolher caminhos diferentes, e tal. O 2 e o 3 são excelentes, mas o 3 seria o top da trilogia se tivesse músucas melhores, na minha opinião.

    ResponderExcluir