sexta-feira, 2 de abril de 2010

Donkey Kong Country (SNES)


Demorou, mas os macacos mais famosos do mundo dos games pintaram por aqui. Donkey Kong Country foi um dos responsáveis pelo enorme sucesso do Super NES, pois além de uma jogabilidade profunda, trazia gráficos ainda nunca vistos antes.

A história é simples, a missão é resgatar todas as bananas que foram roubadas pelos Kremlings, jacarés nefastos liderados por K. Rool, e voltar a ter paz na ilha. Jacarés comendo bananas é novidade, mas em jogos quase tudo é permitido. Eu disse quase tudo, ainda não inventaram um jogo com personagens de jogos de luta voando e atirando pelo cenário...........oh, wait....

Jogamos com Diddy e Donkey Kong, que variam no peso e na velocidade, sendo que Diddy pode saltar e correr mais que Kong, que é mais bruto, por assim dizer.

Podemos alternar entre eles com um simples toque no botão select, o que traz uma praticidade enorme. Caso encoste em um inimigo ou perigo, o macaco secundário some, deixando apenas mais uma chance ao jogador antes de morrer. Esse foi um método bastante simples de "energia" criado pro jogo, o que denota a criatividade da Rare na época e que lhe falta hoje.


Em uma década onde os pixels mais comuns eram Mario e Sonic, ver um macaco quase real pulando na tela, carregando barris e coletando bananas era muito surreal para nós, pobres moleques reféns da tecnologia. DKC inaugurou um novo gênero gráfico, trabalhado na Silicon Graphics, muito elogiado tanto na época como até hoje, que era parecido com bonecos de massinha muito bem feitos se movendo pra todo canto na tela.

Desde os personagens principais até os inimigos, tudo no jogo segue o esmero que acabou se tornando padrão da Rare na época. A movimentação deles é estupenda, com muitos frames e sem comprometer a velocidade do jogo em geral.


Outro destaque no quesito gráfico vai pros cenários, bem construídos, com um ótimo level design, geralmente primam por terem muitos segredos em cada cantinho. Barris pode quebrar paredes, podem matar inimigos, podem revelar pneus que servem de molas e podem impulsionar os macacos para lugares altos e escondidos. Todas as fases do jogo tem segredos, isso se tornou praticamente uma marca registrada da trilogia no SNES.

Os muitos barris encontrados no jogo servem pra diversas coisas, desde explodir inimigos e paredes, encontrar o parceiro perdido e até jogar a macacada pro alto, como em um pimball. A maioria dos lugares secretos são achados dessa forma, o que instiga o jogador mais curioso a saltar e procurar em cada canto menos óbvio das fases.


Falando nelas, estão divididas em um mapa central, em que cada ponto gera outro mapa com várias etapas e um chefe. Concluindo, o jogo passa para o segundo ponto no mapa central, seguindo assim até o fim. Era algo novo e criativo. E não, eu ainda não enjoei de dizer a palavra criativo. Criativo, criativo, criativo. :P
Em alguns pontos do mapa é possível achar amigos da dupla de macacos, que concedem desde dicas até rotas de atalho, saves e algumas outras coisinhas.

Vale dizer também o seguinte: as fases só são completas em 100% quando surgir um ponto de exclamação na frente do nome delas. Aposto que essa você não sabia, manolo.


As músicas do jogo são livres de qualquer insinuação ou crítica. Todas são clássicas, desde a musiquinha alegre do mapa até a canção melodiosa das fases aquáticas. A Rare conseguiu unir as coisas como poucos, criando um jogo novo, bonito, profundo e claro, criativo, o que acabou naturalmente gerando continuações.

Eu poderia ficar falando por extensas linhas sobre o game, seus diversos bônus baseados em medalhões com símbolos de animais, os diversos mapas, os animais para montaria, etc, mas isso vocês todos já sabem. A principal coisa a ser dita é o seguinte: se alguém aí nunca parou pra jogar, é melhor se arrepender e correr, pois 2012 está próximo.

Nota: 9.5

22 comentários:

  1. Qual foi o critério para se tirar 0.5 da nota?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo
    A continuação do jogo superou o original, por isso merece uma nota maior num futuro review.

    ResponderExcluir
  3. O...O NOME DA FASE DO CARRINHO É
    MINE CART CARNAGE!! \m/

    é nóis

    ResponderExcluir
  4. Uma continuação não pode ser usada para pontuar seu jogo original, pois ela não existia na época do primeiro. Como assim? DKI é perfeito assim como sua continuação.

    ResponderExcluir
  5. @Anônimo @Cosmão Pra mim DKC2 é o melhor da série, um caso raro de sequencia melhor que a original, e o considero um jogo nota 9.5!
    Para esse primeiro jogo, daria nota 9.2!

    Rapaz, vc combinou com o Breder?? kkkkkkk
    Jogasso!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a nota... Tb dei 9,5! É um jogaço...

    ResponderExcluir
  7. O problema não é a nota.
    É justificar dizendo que ele não leva 10 porque a continuação é melhor. Isso é desculpa?

    ResponderExcluir
  8. @GLStoque
    Ao meu ver, se um jogo vira uma franquia e gera continuações melhores, é natural o primeiro game receber uma nota menor que suas continuações.
    Mas fica a critério de cada um, uns acham que o jogo merece 10, outros não, eu acho que DKC1 é muito precário se comparado com DKC2. Esse sim, merece um 10 com todos os méritos.

    ResponderExcluir
  9. Pra mim esse jogo é 8,5, tem gráficos impressionantes pra época, mas peca um pouco na jogabilidade (não é muito precisa) e na variedade de gameplay.

    ResponderExcluir
  10. Gosto dos três DKC, mas nunca tive a oprtunidade de jogar bem. Gostaria até, mas é um dos meus pecados. Hehehehehe Mesmo as versões para GameBoy são boas.

    Curioso é saber onde a ideia de 3D em 2D foi aplicada: No Sonic Blast do Game Gear, que a TecToy adaptaria para Master System também.

    ResponderExcluir
  11. Eu tb gosto mais do 2, coloco entre os 5 melhores jogos ja feitos

    ResponderExcluir
  12. A Rare realmente foi criativa e audaciosa, criando aspectos gráficos que impressionaram à época. DK foi o argumento derradeiro do meu amigo que tinha Super Nintendo para dizer que o console era melhor do que o Mega Drive, pelo menos nos gráficos. E eu fiquei sem respostas...

    ResponderExcluir
  13. @Cosmão
    Claro que cada um dá a nota que acha que o jogo merece. Até porque a análise é do autor. Também não tenho nenhum problema com o fato de DKI não levar um 10. O que me incomoda é justificar que DK1 não leva um 10 porque DK2 é melhor. Não dá pra usar essa justificativa. Uma sequência não dá notas para seu antecessor. O primeiro, veio primeiro, certo? É isso.

    ResponderExcluir
  14. @GLStoque
    Eu compreendo, mas, ao MEU ver, se existe uma sequência melhor, pq o primeiro game merece tirar uma nota maior ou igual à ela?
    E antes de mais nada: pra mim o DKC2 é o melhor da série toda.

    ResponderExcluir
  15. @Cosmão
    Quando o primeiro saiu não existia o segundo. Então a sequência não pode ser uma justificativa.

    Imagine a cena:
    DK1 leva nota 9 na revista.
    Redator, porque a nota 9?
    Porque acredito que o próximo DK será melhor.
    ...
    É isso. Não tem problema o DK1 tirar nota pior. A justificativa é que tá errada. Ele não tirou 10 por tais motivos (jogabilidade, repetição, desafio e etc.) e não porque será superado em um próximo jogo.

    É isso que estou questionando e não a sua nota.

    PS: Para mim o melhor é o DK3!

    ResponderExcluir
  16. @GLStoque
    Só tem um porém nesse raciocínio: estamos avaliando jogos lançados na década passada. Avaliei um dos jogos de uma trilogia já inteiramente lançada tendo em mente que o jogo foi melhorado nas continuações.

    Na verdade, o Shugames (e acho que a maioria dos blogs retrôs), não está comprometido em reviver o momento do lançamento de um game da época quando ele é avaliado. A maioria compara um jogo de uma trilogia com os outros dois já lançados.

    Se fosse um review da época de lançamento de DKC, com ctz o redator daria nota 10, como eu mesmo daria e acho que a maioria das publicações da época também deu.

    Mas, por curiosidade, pergunte à esses redatores e revistas qual o melhor jogo da série. Muito dificilmente será esse primeiro, por isso ele não merece a nota 10 na minha opinião.

    ResponderExcluir
  17. @Cosmão
    Entendo, mas não aceito.
    Ainda acho que uma continuação não pontua um jogo anterior.

    ResponderExcluir
  18. Muitooooooooo foda esse jogo passei varias horas jogando na minha prima para passar cada fase para chegar no final .As musicas são otimas combina com cada fase do jogo e os graficos surpriendentes me lembro de quando vi o comercial fiuei doido .

    ResponderExcluir
  19. Não concordo com a nota pq este tbm pra mim vale 10! Pois não vejo o DK2 superior a este, e sim os dois excellentes!! Clássico TOTAL do Super Nes!!!

    ResponderExcluir
  20. SÓ esse jogo aí já come e cospe, em todos os quesitos, TODA e qualquer porcaria já lançada pro Mega Drive. DKC sem dúvida nenhuma marcou o início da falência da Sega. É por isso que seguistas odeiam DKC. Just saying.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de ser retardado rpz... Tanto o Mega como o Snes foram grandes console, apenas idiotas dizem o contrário! Tive os dois e eles me fazem bastante falta hj em dia! Achei que pelo menos, blogs saudosista, estaria livre desse fanboylismo. Mas para ser idiota, n tem idade, não é mesmo...

      Excluir
    2. Não adianta Fagner, vira e mexe aparece alguém impondo a própria opinião como se fosse regra que todos devem seguir. Desnecessário dizer o exagero que é comparar um simples jogo de SNES (por mais relevante que seja) com toda a biblioteca de um console como o Mega Drive, berço de jogos como Phantasy Star ou Sonic.

      Enfim, é perder tempo discutindo, aproveitemos então o que existe de melhor em ambos os consoles (e em todos os outros também).

      Excluir